Coletivo Educador Ambiental Regional

Quem planta colhe.

          ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO JOÃO BATISTA                                                    

Rua Rockfeller, nº 800 – Bairro Empresa – Taquara RS – 3542 1171    CNPJ: 01.737.350/0001-06

 

Projeto: Quem planta colhe.

Nome dos alunos: Cleise, Diogo, Everton, Ester, Gabriel, Gabrielly, Julia, Luis, Maria Gabriela, Pedro Henrique, Pietro, Samuel, Valentina, Vitor, Vitoria.

Turma: Maternal IIA e Maternal IIB

Tema: Horta comunitária; lixeiras.

Justificativa:

Durante um passeio pelo bairro, alguns alunos viram na casa de uma vizinha da escola uma horta com chás, mas não reconheceram que seriam chás para eles eram saladas. Por isso se destaca a proposta de pesquisarmos e construirmos uma horta de chás.

Enquanto caminhávamos na calçada da escola, a quantidade de lixo que estava no chão chamou muito a atenção dos alunos. Ao chegar no campo próximo da escola ficaram escandalizados, não concordavam com a ideia de terem colocado todo aquele lixo no chão. Realmente ficaram incomodados.

Problema:

Por que não temos uma horta de chás na nossa escola?

Por que a comunidade coloca lixo no chão?

Hipóteses:

Ninguém quis plantar chás;

A prof. não plantou chás;

Precisamos fazer uma horta de chás;

Eu quero uma horta de chás;

Por que eu gosto de chás;

Eu não gosto de chás, mas minha mãe gosta de chás;

Como vai ser nossa horta de chás? ;

Vai ter chás, vamos plantar um montão;

Os titios esqueceram que tem que colocar o lixo na lixeira;

Vamos juntar todo este lixo;

Cadê as lixeiras? ;

Colocar o lixo no saco de lixo;

Tem que fazer lixeira;

Lixeira para os titios colocarem o lixo;

 

Objetivo:

Incentivar as crianças e as famílias a construir o hábito de consumir chás, pelos inúmeros benefícios à saúde.

Conscientizar a comunidade de que lixo é na lixeira, estimular que cuidem do meio ambiente.

Pesquisa Teórica:

Para realizarmos a pesquisa sobre hortas de chás, e hortas comunitária, assistimos vídeos:

A horta do tio Ari; conta sobre como plantar e cultivar uma horta

Quintal; vídeo musical que fala sobre agricultura familiar.

Lugar de lixo não é na rua; vídeo musical Turma da Mônica contando sobre onde se coloca o lixo e o porque.

 

Também tivemos momentos de hora do conto: Chá das dez. Usei imagens do livro reproduzidas pelo data show.

E um encontro especial com uma vó de aluna que tem uma horta de chás, e o abito de consumir seus chás, com um riquíssimo conhecimento popular sobre seus benefícios; este foi um importante momento de conversação.

Hortas; assistir imagens de variados tipos de hortas no data show. Possibilitando ampliar conhecimentos sobre layouts de hortas, modelos. Mas antes em roda conversar sobre como poderíamos fazer a nossa horta de chás; como plantar, onde plantar, quais materiais poderíamos usar…

Passeios pelo bairro para observar se há cultivo de hortas, e quais os tipos.

Passeios pelas ruas nas proximidades da escola para observar onde a comunidade coloca o lixo.

Observar se nas ruas próximas da escola há disponibilidade de lixeiras.

Todas estas ferramentas que usamos para pesquisar sobre nosso tema, colaboraram diretamente para provocar os pequenos a elaborar novos conhecimentos sobre, assim como enriquecer conhecimentos já adquiridos. Dando base para desenvolver hipóteses mais detalhadas das suas ideias.

 

Objetivo Geral:

Construir uma horta vertical de chás comunitária, e pesquisar os benefícios dos chás, para compreender a importância do hábito de consumir chá. Oportunizar que explorem os sabores e características dos chás.

Observar em quais espaços a comunidade coloca o lixo no chão, verificar se nestes locais, ou próximo tem lixeiras, conscientizar da importância de colocar o lixo na lixeira para que nossa comunidade fique limpa. Então, disponibilizar lixeiras nestes espaços.

Objetivos Específicos;

Construir uma horta vertical;

Conhecer características de chás;

Compreender a importância do abito de consumir chá;

Conhecer os benefícios do consumo de chá;

Conhecer sabores de chá;

Plantar mudas de chá;

Observar características dos chás;

Pesquisar sobre chás;

Cultivar as mudas de chá;

Observar locais que precisem de lixeiras na quadra da escola;

Disponibilizar lixeiras.

Metodologia:

Como pesquisa e para sustentar a temática, usamos vídeos, histórias, rodas de conversação com uma linguagem direcionada para a Educação Infantil, pois desejávamos envolve-los na proposta. Provocar o interesse de todos, e lhes transmitir informações necessárias para o desenvolvimento do projeto, e auxiliar na elaboração, organização e construção de hipóteses e estratégias.

Construir uma horta de chás comunitária, vai muito além do que plantar mudas de chá. Passa a atingir as famílias de uma forma direta, a conscientizá-las dos benefícios dos chás, da importância de cultivar o abito do consumo de chás.

E construir ela suspensa na vertical amplia os conhecimentos dos alunos e das famílias, pois apresentará à eles novas possibilidades, semeando em todos sentimentos de inovação e criatividade. Provocando-os a crer no novo, buscando resgatar a atenção deles para o aproveitamento do espaço.

Para a horta suspensa usamos um palet como base, e garrafas pet, arames para prender as garrafas, terra preta, e mudas de chá, trazidas de casa por voluntários.

Foi oportuno aproveitar o sentimento de indignação dos pequenos ao ver lixos espalhados pela calçada da escola e do campo, na verdade um costume tão comum e corriqueiro dos adultos que deveriam dar exemplos, mas que por vezes deixam a desejar. Este sentimento que nos impulsionou a criar junto deles estratégias para resolver esta problemática; lixo nas ruas da escola. De uma forma muito natural e espontânea surgiu a ideia de disponibilizarmos lixeiras nas proximidades da escola, e na calçada do campo. Utilizaremos baldes grandes, embalagens de margarina, presas por arames na calçada da escola, serão furadas no fundo para não acumular água.

Na Educação Infantil contamos com algo que torna tudo possível, a curiosidade e autenticidade da criança em pleno desenvolvimento. Que se dá o direito de permitir-se.

Cronograma Previsto:

Caminhada pela quadra da escola; 30 de agosto de 2016

Passeio pelo bairro; 30 de agosto de 2016

Visita ao campo próximo da escola; 06 de setembro de 2016

Limpeza calçada da escola; 30 de agosto de 2016

Limpeza calçada campo; 06 de setembro de 2016

Disponibilizar lixeiras quadra escola e quadra campo; 19 de setembro

Hora do conto; durante os meses de agosto, setembro e outubro foram realizados momentos de hora do conto enfatizando o tema, e provocando as crianças a refletirem sobre a proposta.

Momento conversação; durante nossos encontros, passeios possibilitamos momentos de diálogo.

Visita vó Yasmin, roda de conversa sobre chás; 27 de setembro de 2016.

Observar opções de hortas, modelos; 04 de outubro de 2016.

Construir horta suspensa; de 04 à 18 de outubro de 2016.

Plantar mudas de chá; 25 de outubro.

Cultivar mudas de chá.

 

Referencial Teórico:

http://ciclovivo.com.br/notica/12passosparacomeçarumahortacomunitaria/artesanatobrasil.net/como-fazer-uma-horta-com-garrafas-pets-passo-a-passo//ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar/https://lar-natural.com.br/chas-para-cultivar-em-sua-horta/www.namu.com.br/artigos/cha-natural-como-cultivar-em-casa/ http://sna.agr.br/hortas-comunitarias-e-escolares-ganham-estimulo-com-projeto-cidades-sem-fome/ Horta Vertical em Garrafa Pet, passo a passo// A horta do tio-you tube/Quintal (música infantil)   Música sobre Agricultura Familiar -you tube/Chá das dez;Celso Sisto- FNDE  / Lugar de Lixo Não é Na Rua-you tube.

 

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: