Coletivo Educador Ambiental Regional

Quem planta colhe relatorio

 

Projeto “Quem Planta colhe”

O grupo de alunos que participam deste projeto são crianças muito curiosas e observadoras.

Enquanto passeávamos pelas proximidades da escola paramos para observar a horta de uma vizinha, num primeiro momento acreditavam que seria uma horta de saladas. Então fui instigando eles, que saladas seriam aquelas. Perceberam que não conheciam aquela salada, não tinham comido, ou até mesmo visto uma salada daquelas. Logo começaram a me questionar o que eram aquelas plantas. Neste momento disse que aquela horta não era de saladas, era uma horta de chás. Começaram a expor suas informações sobre o que sabiam de chás. Informações muito bem elaboradas, convincentes; “Minha mãe me dá chá quando minha barriga dói; Minha vó me dá um chazinho quando está frio”…

Assim que viram uma horta com chás, dentre as muitas hipóteses apresentadas, a principal questão discutida foi “Por que não temos uma horta de chás na nossa escola?” Foi quando decidimos  fazer uma horta de chás. Começamos outra discussão: “Onde faremos a horta; Como faremos a horta; O que precisamos para fazer a horta”…

Fomos atrás dos materiais necessários; Palet, terra, garrafas pet, mudinhas de chá, arrame, alicate, prego… Começamos a juntar tudo que precisávamos. E logo à trabalhar, manusearam todos os materiais, mas com o arrame, alicate e prego fui eu quem trabalhei apenas acompanharam. Plantar, colocar a terra e regar foram eles que fizeram, eu os acompanhei.

No nosso momento de conversação discutimos muitas informações sobre chás. A maioria já sabe que tomamos chás quando estamos dodói, ou quando está muito frio. Também contaram que preferem chá docinho. Quanto aos cuidados todos aprenderam que plantamos as mudinhas na terra, e que as mudinhas precisam de calor do sol e da aguinha da chuva, e quando não chove precisamos regar todas as mudinhas. Ficaram impressionados como os chás são diferentes entre si. Tem chás com folhas pequenas, tem chás com folhas grandes, tem até chá com flor… E cada um tem seu cheirinho.

 

Ficaram felizes que nossa horta ficaria na calçada, por que assim todas as pessoas que não tem horta de chá poderá ter;  “Essa hortinha será de todos nós. Todos podemos colher, e todos podemos cuidar.”

Todos participaram com alegria da construção da horta comunitária. Empenhados e dedicados em cultivar a horta comunitária. Estão felizes que a comunidade está ajudando a cuidar.

 

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: