Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto: Rio do nosso bairro – Parte 1

Com o grupo de alunos da COM-VIDA 

No dia 20 de março, o grupo de 15 alunos que fazem parte da COM-VIDA da Escola assistiram a uma apresentação de slides informativos referentes ao Rio dos Sinos e Rio Paranhana.

A atividade foi realizada em duas etapas: manhã e tarde para não interferir muito no andamento das aulas.

Por meio dos slides os alunos tomaram conhecimento de onde nasce o Rio dos Sinos, da sua importância para a cidade desde a época da chegada dos colonizadores alemães até o transporte de mercadorias e pessoas da região para a capital, Porto Alegre, e vice-versa, bem como da sua importância para o meio ambiente.

Aprenderam sobre a origem do nome “Paranhana” para o Rio, e as cidades por onde ele passa até se encontrar com o Rio dos Sinos.

Debateram sobre a questão da poluição do rio causada pela falta de cuidados dos moradores ribeirinhos e também das fábricas e empresas, a qual, entre outras coisas causa a contaminação das águas, mortandade dos peixes e contaminação, também, das pessoas que fazem uso dessa água, seja para beber ou tomar banho.

Concluíram que a maioria das pessoas que mora as margens do rio, os ribeirinhos, normalmente são pessoas com poucas condições financeiras, pouco ou nenhum conhecimento sobre cuidados e preservação ambiental e sem infraestrutura em termos de saneamento básico, mas também reconheceram que algumas empresas e fábricas não parecem ter muito interesse ou preocupação com a questão ambiental.

Após essa atividade os alunos foram verificar as condições do esgoto local e do açude que passa em frente a escola e atravessa a RS020. Observaram que o esgoto, embora com mato, estava limpo, sem lixo obstruindo a passagem da água, assim como o açude. Aproveitamos para refletir sobre a importância de não largar papéis de guloseimas, garrafas pet, latinhas ou outras coisas no pátio da escola ou mesmo na estrada, visto que esses resíduos levados pelo vento ou mesmo pela água das chuvas, podem acabar depositados nos bueiros causando entupimentos e, consequentemente, além da poluição propriamente dita, enchentes e contaminação de plantas, animais e pessoas.

Essa primeira atividade do COM-VIDA serviu, além das reflexões, para que os alunos tenham condições de saber o que deverão observar no dia 26 de março, quando faremos uma visita ao Rio dos Sinos.

Para fazer os registros nesse dia, os alunos levarão celulares ou máquinas fotográficas.

Todas as atividades foram postadas no facebook da escola, como forma de divulgação.

WP_20150319_003 WP_20150319_004 WP_20150319_007 WP_20150319_008 WP_20150319_009 WP_20150319_010 WP_20150319_011 WP_20150319_014 WP_20150319_015

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: