Coletivo Educador Ambiental Regional

Práticas de Espaço Educador Sustentável – (ODS 11 e 12)

Na última terça-feira (02/10) os alunos da COM VIDA iniciaram o plantio da horta divertida no Cantão (Lateral da escola, onde fica a minhocasa). Foram plantados vários pés de alface oriundos de doação. Com essa galerinha não teve tempo ruim! Eles se empenharam e deram seu melhor até em meio à chuvarada!

Práticas de Espaço Educador Sustentável -EES – (ODS 11 e 12)

A COM VIDA da escola iniciou a horta no pátio da educação infantil para proporcionar a troca de cuidados com o ambiente desde cedo. Os aluninhos ficaram responsáveis por ajudar na manutenção, juntamente da COM VIDA.

Inicialmente, os alunos fizeram a limpeza do espaço e plantaram pés de tomate e tempero verde. Além disso, toda a terra preta utilizada foi gerada na minhocasa da escola.

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: EIXOS GESTÃO E ESPAÇO FÍSICO – (ODS 11 e 12)

Durante o mês de julho e agosto a COM VIDA da EMEF ROSA ELSA MERTINS debateu e preencheu os dados sobre os indicadores de sustentabilidade. A ajuda da direção e coordenação foi fundamental para concluir principalmente os dados estatísticos.

Determinamos focar nos eixos GESTÃO e ESPAÇO FÍSICO. O grupo todo ficou bem envolvido e tivemos várias descobertas, tanto positivas como aquelas em que precisamos nos dedicar mais para minimizar os impactos. Desde então nos reunimos para planejar as ações para que nossa escola torne-se cada vez mais eficaz na transição de EES.

Levantamento dos indicadores e início da construção das pedras no caminho
Sistematização das pedras no caminho e da árvore dos sonhos a partir do levantamento dos indicadores para EES.

Práticas de Espaços Educadores Sustentáveis – Desfile Cívico – (ODS 11)

Este ano a turma da Com-Vida ganhou bastante destaque em nosso desfile cívico, a ala com os alunos da Com-vida e seus pais e os mesmos distribuíram pacotes com sementes e uma mensagem  “Salve o planeta… A solução está em suas mãos!!!”.

A turma participou também da confecção e decoração da faixa com a seguinte mensagem “Nós podemos fazer mais pelo meio ambiente. Seja consciente e nos dê uma mãozinha”.

Secretário de Educação Profº Edimar recebendo sementes da aluna Amanda.

Alunas Pietra e Mayara entregando sementes para a comunidade.

Prefeito Tito recebendo sementes da aluna Mayara

Faixa decorada pelos alunos

Fanzine pedras no caminho e arvore dos sonhos – (ODS 4, 11 e 12)

Na confecção da arvore do sonhos e pedras do caminho as alunas fizeram um questionário, fizeram as entrevistas com todos na escola para ai sim confeccionarem, elas tiveram autonomia para fazer isso, ou seja elas são autônomas, estou muito satisfeito pois a cada dia meus alunos tem dado os passos necessário para que tenhamos cada vez, uma educação de primeira, estou aprendendo muito com eles ha uma troca de conhecimento, ideia auto sustentável relacionado com o meio ambiente eles tem dado show em participação estou procurando orienta los, pois precisamos ter todo o cuidado com o meio ambiente.

 

PRÁTICAS DOS ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS – (ODS 11 e 12)

Realizamos uma limpeza na horta de nossa escola, e também colhemos algumas verduras onde os alunos levaram para casa.

Antes da limpeza
Horta limpa.
Alunos realizando a limpeza.
Alunos realizando a limpeza.
Alunos realizando a limpeza.
Aluna Isadora colheu espinafre .
Aluno Deison colheu alfaces.
Os alunos colheram alfaces, couves, beterrabas e espinafre.
Organizamos em saquinhos para que eles conseguissem levar para casa.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – (ODS 11 e 12)

04/06/18 – Caminhada: Lixo não

Os alunos da Escola Getúlio Vargas, realizaram uma caminhada de conscientização para que o lixo seja descartado corretamente.

 

05/06/18 – Hora do conto – O meio ambiente e a separação correta do lixo. Profes Daiana Schneider e  Daiane  Cunha.

 

 

06/06/18 – Palestra Minhocasa com as alunas Mariana e Camila da Escola Nereu.

 

 

07/06/18-Separação de Resíduos com Alexandre da Corelli

Video EMEF Zeferino Vicente Neves FIlho – (ODS 4, 11 e 12)

Vídeo feito na escola Zeferino da colheita de rabanetes pelos alunos do 5º ano e alguns alunos que participam do com vida, eles fizeram o plantio e fizeram a colheita na horta da escola juntamente com sua professora, foi uma festa a participação deles, o projeto também participam alunos de todas as turmas da escola, eles cuidam das plantas como flores e verduras da horta, colocam água, a participação dos alunos é muito importante, pois orientá-los a preservar o meio ambiente cultivando alimentos livres de agrotóxicos, consumindo alimentos orgânicos terão uma qualidade de vida rica, acima de tudo cuidando do ambiente onde passam uma boa parte de suas vidas, levando esse conhecimento para casa, conversei com vários pais, eles me relataram que seus filhos estão levando para casa esse conhecimento, eles estão pesquisando na internet sobre o assunto, com esse conhecimento estão indo além, conversando com a mãe de aluno do com vida até me emocionei um pouco, quando ela me relatou, pois eu não fazia ideia do que estava acontecendo eles são muito mais determinados do que eu se quer imaginava, a consciência deles irem alem,

se tornando auto suficiente, autossustentável já é uma realidade, pois hoje eles tem acesso a informação.

Radio Zeferino preserve a natureza – (ODS 4, 11 e 12)

O áudio foi feito pelas alunas do com vida, realizado na escola EMEF Zeferino Vicente Neves Filho, cuidar do meio ambiente é preciso, conscientizar a comunidade escola comum todo assim com suas famílias é muito importante, essa ideia começa na escolha, os alunos são a semente do futuro, estou muito satisfeito com o trabalho realizado com eles na escola, a horta foi feita com a ajuda deles, as pedras do caminho estão sendo retiradas e a arvore dos sonhos em grande parte ja é uma realidade.

EDUCOMUNICAÇÃO – (ODS 15)

 

FANZINE BEM ESTAR ANIMAL

Confeccionamos um fanzine explicativo de como é importante cuidarmos dos nossos animais de estimação.

VÍDEO/PARÓDIA SOBRE O BEM ESTAR ANIMAL

https://www.youtube.com/watch?v=dQ-HP3ZP5vU

 

Práticas dos Espaços Educadores Sustentáveis. – (ODS 11 e 12)

Após a limpeza dos canteiros no início do ano na frente da Escola Antônio Martins Rangel, iniciamos a preparação da terra para receber as mudas.

Este local não é apropriado para horta, mas como não tínhamos outro local este ano, fizemos ali mesmo.

Foi plantado mudas de cebolinha, salsinha e couve. As merendeiras adoram usar estes temperos na merenda escolar.

 

Plantio de mudas de couve.

 

Oficina do Futuro! – (ODS 4, 11 e 12)

Após a análise dos diagnósticos realizado pela Com Vida da Escola Antônio Martins Rangel, os alunos construíram um cartaz com todas as Pedras no Caminho. Foram várias as pedras encontradas.

Logo depois iniciou-se a construção da árvore dos sonhos. Os alunos escolheram três pedras e para cada pedra um sonho.

Cartaz com as “pedras no caminho”

 

Construção da árvore dos sonhos.

 

Árvore dos sonhos e cartaz com as pedras no caminho.

 

Indicadores de Sustentabilidade – diagnóstico – (ODS 11)

No mês de julho os alunos da Com Vida da Escola Antônio Martins Rangel, se reuniu com a Diretora da escola para responderem juntos o diagnóstico dos Indicadores de sustentabilidade. Foram escolhidos os eixos Espaço físico e Gestão.

Durante a atividade os alunos já foram identificando alguns problemas na nossa escola para a futura construção do cartaz “Pedras no Caminho”.

Diretora ajudando os alunos com o questionário.

 

Educomunicação – Fanzine – (ODS 11)

Após a semana do Meio ambiente na escola que aconteceu no mês de junho, os alunos da Com Vida construíram um

fanzine sobre algumas ações que devemos fazer para cuidar e preservar o meio ambiente.

A construção do fanzine foi conjunta onde todos os alunos participaram.

Construção do fanzine

 

Recorte e colagem no fanzine.

 

Diagnóstico e oficina do futuro – EMEF João Martins Nunes – (ODS 11)

 

No encontro da Com Vida desta semana terminamos de realizar o diagnóstico de indicadores ambientais da escola. Os eixos escolhidos para a pesquisa foram Espaço Físico e Comunidade.

Após, realizamos a Oficina do Futuro.

* Nossas Pedras no caminho:

– lixo no pátio da escola depois do recreio;

– horta pequena na escola;

– sujeira nos banheiros

– depredação de portas, bancos e torneiras da escola;

– lixo misturado nas lixeiras;

– falta de área verde;

– classes e paredes sujas por falta de cuidado dos alunos;

– quadra aberta nas laterais, ruim em dias de chuva;

– falta de cuidado com o meio ambiente;

– violência na comunidade e brigas entre alunos;

– falta de oficinas na escola, exemplo de dança.

 

* Nossa árvore dos sonhos:

– mais utilização do ecoponto da escola (separação de resíduos);

– bancos melhores no pátio e conservação;

– não ter lixo no chão;

– paredes limpas e preservadas;

– classes limpas;

– oficina de dança entre outras;

– cuidado com materiais da escola (portas, janelas, classes, bancos, etc);

– sem brigas entre alunos;

– respeito na comunidade e entre os alunos;

– Maior conscientização e cuidado com o meio ambiente.

Por fim, os cartazes foram fixados no corredor da escola para que todos possam ter acesso.

 

 

 

Realização:

Apoio: