Coletivo Educador Ambiental Regional

Rio do Nosso Bairro _ EMEI São João Batista – (ODS 6)

O Tema ÁGUA foi amplamente discutido e trabalhado nas turmas da EMEI São João Batista durante o mês de março, pois no dia 23 do mesmo mês foi realizado na escola a primeira etapa da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, também comemoramos o Dia Mundial da água (22/03) e dos rios de nossa região.

Nas rodas de conversa as turmas discutiram muito sobre o desperdício e quais atitudes tomar para que esse bem tão precioso nunca nos falte e assim foram surgindo as propostas apresentadas em nossa conferência, realizamos uma proposta lúdica tão legal, tão consciente e significativa com os alunos, que os resultados dessas ações já estão aparecendo diariamente em nossa escola.

As crianças fizeram um desenho livre sobre a proposta que escolheram
As crianças fizeram um desenho livre sobre a proposta que escolheram
As crianças fizeram um desenho livre sobre a proposta que escolheram
As crianças fizeram um desenho livre sobre a proposta que escolheram
As crianças fizeram um desenho livre sobre a proposta que escolheram
Registros da conversa sobre a conferência com a turma Maternal IIA
Registros da conversa sobre a conferência com a turma Maternal IIA
Registros da conversa sobre a conferência com a turma Maternal IIA
Atividade realizada pela turma MIA
Atividade realizada pela turma MIB
Atividade realizada pela turma MIB

V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente _ Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Água – (ODS 4 e 6)

Na última sexta-feira 23 de março, nossa escola realizou a V Conferência Infantojuvenil para o Meio Ambiente, tendo como tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”, onde cada turma trabalhou o tema em sua sala e elaborou uma proposta para cuidar da água.
No dia da conferência, todas as turmas se reuniram para que fossem apresentadas as propostas para o grupo e após foi realizado a eleição de uma ação para que a escola como um todo realize. A proposta escolhida pelos alunos foi a distribuição de folders explicativos de práticas que devemos adotar para cuidar da qualidade da água e para que este bem tão precioso nunca nos falte.
Ao final das apresentações cada aluno recebeu, como forma de agradecimento e participação, uma medalha para firmarmos o compromisso de sermos: Protetores da Água.

turma do Maternal IB fazendo a apresentaçaõ de sua proposta
Vídeo infantil Peixonauta “O Caso da Água que Sumiu” exibido no inicio da conferencia
Vídeo infantil Peixonauta “O Caso da Água que Sumiu” exibido no inicio da conferencia
Vídeo infantil Peixonauta “O Caso da Água que Sumiu” exibido no inicio da conferencia
Turma do Maternal IIA interpretando e cantando a música “A Água” de Cristina Mel

Aluna Maria Luiza entregando o panfleto da proposta da turma do Maternal IIB
Turma do Maternal IIA fazendo a apresentação de sua proposta

turma do Maternal IA fazendo a apresentação de sua proposta

Turma do Maternal IIA interpretando e cantando a música “A Água” de Cristina Mel

Medalha entregue aos alunos e professores participantes da conferência, como símbolo da aliança que firmamos de “Protetores da Água”

Rio do Nosso Bairro – (ODS 6)

Colégio Theóphilo Sauer
Durante os meses de março e abril tivemos a comemoração de dos rios de nossa região. Por debatermos sobre este assunto, o COM-VIDA, levou até aos professores dos Anos Iniciais que para abrilhantar e ornamentar a Conferência, realizaram belos painéis, displays e cartazes tratando o assunto, falando da importância tanto do uso (doméstico) quanto dos cuidados que o ser humano deve ter com as águas dos rios que nos é extremamente necessário. Pois não nos adiante termos em quantidade se não tivermos uma água de qualidade!

 

Colégio Theóphilo Sauer, Edemar Souza     Colégio Theóphilo Sauer, Josenei Duarte    Colégio Theóphilo Sauer, Josenei Duarte 

RIO DO NOSSO BAIRRO – (ODS 6)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Aproveitando que o assunto da V Conferência Infanto Juvenil de 2018 foi “Água,” nesse encontro do grupo da COM-VIDA os alunos conversaram, fizeram leituras e aprenderam algumas coisas referentes a cuidados e preservação da mesma.
Começaram pesquisando a respeito do Rio dos Sinos, que é o Rio do Nosso Bairro, sua nascente, flora e fauna; bacia hidrográfica e mata ciliar; aprendendo um pouco a respeito de cada coisa e sua importância para o meio ambiente e qualidade de vida dando ênfase aos cuidados e formas de preservação da água.
Cientes de que somente 1% da água do planeta é potável, a gurizada achou importante alertar outros colegas, professores e funcionários sobre algumas atitudes simples que podem ter/fazer no dia-a-dia para economizar esse precioso líquido, seja na escola e/ou em suas casas. Assim sendo, a partir de um folder confeccionaram panfletos e distribuíram na escola.

Verificando mata ciliar e poluição
Leituras sobre o Rio dos Sinos
Visita as turmas
Distribuição de panfletos a colegas e professores
Distribuição de panfletos a funcionários

Todos contra a Dengue! – (ODS 3, 4 e 6)

A COMVIDA da EMEI TIA BETE iniciou o ano letivo alertando os seus coleguinhas para os cuidados com o Mosquito Aedes Aegypti, nome complicado para nossos pequenos,então chamamos ele de “MOSQUITO DA DENGUE“. Visitamos as turmas para falar de atitudes simples tais como: não deixar agua parada em potes de flores e colocar areia, não jogar lixo na rua e sim na lixeira, pneus sem água e se possível fazer furos, também alertamos para os sinais da doença como febre, manchas vermelhas e que todos nós podemos ajudar a combater o mosquito da Dengue!

22 de Março dia d’Agua – (ODS 6)

A  COMVIDA da EMEI TIA BETE iniciou a comemoração do dia da ÁGUA com a historia ” Era uma vez uma gotinha de Água”de Maria Leite, logo após iniciamos a construção de um painel para fixar na entrada da nossa escola, como forma de alertar a comunidade escolar para uso consciente da ÁGUA!

 

Hora do conto: Era uma vez uma gotinha de água

Painel com dicas de consumo consciente da Àgua

Semana da alimentação – (ODS 3)

Durante a semana da alimentação a Com -VIda fez atividades sobre alimentação saudável.

No primeiro dia, confeccionamos e jogamos com os alunos um joguinho para reconhecimento dos alimentos como frutas, verduras e legumes.

No segundo dia, fizemos uma salada de fruta com três turmas do turno da manhã.

Confeccionando o jogo: Qual é o alimento?

 

Confeccionando a salada de fruta.

Minhocasa- Apresentação – (ODS 11)

A COM-VIDA preparou uma apresentação sobre o funcionamento e utilidade da Minhocasa e demonstrou para toda a escola.

Os alunos puderam tirar dúvidas e entender a importância da reutilização do resíduo orgânico.

Confeccionando os cartazes para apresentar a Minhocasa.

 

Apresentando a Minhocasa para os alunos da escola.

 

Apresentação sobre a Minhocasa e o que pode ser colocado nela.

Utilizando a água da cisterna – (ODS 6)

Uma das importantes aquisições deste ano com a verba do PDDE sustentável foi a Cisterna para reaproveitamento da água da chuva.

Essa água foi usada para regar a horta e o jardim da escola. Cada turminha, juntamente com a COM-VIDA era responsável por isso em um dia da semana. assim, mantivemos a escola mais bonita e sustentável!

Alguns alunos dos quintos anos observando a cisterna e regando a horta.

 

Aluna Anna utilizando a água da cisterna para a manutenção do jardim.

 

Os alunos do terceiro ano também ajudaram muito a manter a nossa horta e jardim regados com a água da cisterna.

Campanha para redução do consumo de energia – (ODS 7)

Juntamente com os quintos anos da escola, a convida fez uma pesquisa sobre o uso consciente de energia e confeccionou um belo cartaz que foi usado na caminhada de conscientização pelo bairro e fixado na escola para que todos pudessem ver.

Cartaz confeccionado para a campanha de energia.

 

Pesquisando…

 

Cartaz em processo de construção.

Campanha Aedes Aegypt – (ODS 3 e 6)

Os alunos fizeram uma paródia e posteriormente gravaram um vídeo da paródia. Essa paródia foi exibida para as turmas da escola.

 

 

Vídeo disponível no youtube: http://youtube.be/ci3U-FVX314

 

 

Práticas da agenda 21 – (ODS 3, 6 e 11)

1- CISTERNA

1.1- Realizar a manutenção da cisterna: depois de instalada os alunos realizaram a manutenção da Cisterna, cuidando para que a água não ficasse acumulada e realmente fosse usada para seus devidos fins.

1.2 -Utilizar a água da Cisterna para a limpeza da Escola e regar as plantas: os alunos da Com Vida, além de usarem a água para regar os canteiros, consciencializaram as funcionárias da higenização a utilizarem a água da Cisterna para a limpeza da escola e da importância de economizar água.

1.3- Apresentar a Cisterna para os alunos e comunidade: Apresentaram a Cisterna para as turmas.

2 PERGOLADO

2.1-Criar um Viveiro de Mudas: com algumas sementes e uma técnica do Coletivo Educador, plantamos sementes.

2.2 – Distribuir algumas mudas do viveiro no Bairro: depois das sementes germinadas distribuímos nas casas do nosso bairro.

2.3 -Plantio de Roseiras (Projeto Rosa pelo Rosa): fizemos canteiros, onde plantamos mudas de flores e algumas roseiras.

3 MINHOCASA:

3.1 – Preparar corretamente o local para a implantação da Minhocasa: com a ajuda do Sr. Almeida(Porteiro), preparamos o local ideal para a nossa minhocasa.

3.2-Demonstrar para os demais alunos da e escola e comunidade como funciona a Minhocasa: demonstramos como funciona a minhocasa para funcionários e alunos da escola

3.3Preparar a matéria-prima da Minhocasa, para em uma caminhada distribuir para a comunidade escolar : preparamos a matéria-prima da minhocasa, ainda em pequena quantidade para usarmos em nossos canteiros.

EMEF Getúlio Vargas – Semana da Alimentação – (ODS 3)

Na semana da alimentação escolar a turma da Com-vida aproveitou para trabalhar com as turmas a importância de uma alimentação saudável e através das verduras colhidas na horta da escola puderam proporcionar a todos um cardápio mais saudável e incluir na merenda da escola.

EMEF Getúlio Vargas – Educomunicação/Fanzine – (ODS 4)

Como preparativos da semana do Meio Ambiente os alunos da Com-vida da Emef Getúlio Vargas confeccionaram um Fanzine e neste teve o envolvimento de toda a escola, pois foi realizado um concurso para escolher os mais criativos desenhos sobre o Meio Ambiente para fazerem parte do fanzine. Os fanzines foram entregues para a comunidade na Semana do Meio Ambiente.

EMEF Getúlio Vargas – Com-vida para ação – Minhocasa – (ODS 11)

A EMEF Getúlio Vargas, através da verba do PDDE Sustentável realizou a compra de Kits de Minhocasa e de minhocas californianas para a produção de humus. A turma do Com-vida está trabalhando com dedicação utilizando o material orgânico descartado pela merenda da escola, como restos de cascas de verduras e legumes para alimentar as minhocas.

EMEF Getúlio Vargas – Com-vida para ação – Cisterna – (ODS 6)

Um dos temas de grande importância trabalhado pelo Com-vida foi a água e dentro deste tema foram realizadas diversas atividades de conscientização com os alunos da escola e comunidade escolar sobre a importância da água, os cuidados que devemos ter. Uma das formas escolhidas pelo grupo foi a construção de uma cisterna para captação da água da chuva, através do recurso do PDDE Sustentável. Os alunos já estão utilizando a água captada da cisterna para regar as plantas da horta e do jardim.

Realização:

Apoio: