Coletivo Educador Ambiental Regional

Plano de ação Agenda 21 EMEI São João Batista.

Problemas diagnosticado:

1-Esgoto entupido com frequencia;

2-Problemas na parte eletrica da escola;

3-Melhor  separação para o lixo da escola;

 

O que será feito?

1-Tratamento do esgoto da escola;

2- Troca da fiação d escola:

3- Utilização do lixo orgânico na lavoura da escola;

 

Quem fará?

Comunidade escolar, COM VIDA, apoio da mantenedoura;

Quando será feito?

Será realizado no decorrer do 2° semestre;

 

Porque será feito?

Será realizado as atividades para melhorar o ambiente escolar, e haver uma conscientização para um cuidado com o meio ambiente;

 

Como será feito?

Com o auxilio da comunidade escolar e o apoio da mantenedora e COM VIDA.

 

IMG_20151001_151023

IMG_20151013_094136

229

 

Plano de ação Agenda 21 EMEI Leonel de Moura Brizola.

Problemas diagnosticado:

1-Falta de área verde nos arredores da escola;

2-Problemas na parte eletrica da escola;

3-Grande quantidade  de Lixo;

 

O que será feito?

1-Construção e reativação do espaço externo da escola;

2- Verificação da rede elétrica da escola:

3- Conscientização dos alunos sobre os problemas causados pelo lixo;

 

Quem fará?

Comunidade escolar, COM VIDA, apoio da mantenedoura;

 

Quando será feito?

Será realizado no decorrer do 2° semestre;

 

Porque será feito?

Será realizado as atividades para melhorar o ambiente escolar, e haver uma conscientização para um cuidado com o meio ambiente;

 

Como será feito?

Com o auxilio da comunidade escolar e o apoio da mantenedora e COM VIDA.

 

SAM_2727

101_9633

Água, um bem essencial à VIDA!

EMEF Arlindo Martini

Pensando em realizar atividades sensibilizadoras sobre a importância e a urgência de garantirmos que a água, um bem tão precioso e essencial a vida, não venha acabar por falta de precauções do ser humano, o grupo do COM-VIDA, ao decidir o que iriam fazer para trabalhar a temática água em nossa escola, acharam válido, para um início de conversa, contar uma história para todas as crianças da escola. Mas, qual história iriam contar??? Então, ficou decidido que o grupo mesmo iria construir a história, focando bem no tema que queriam sensibilizar a todos – a importância de economizar água. E aí está o livro pronto, sendo que a história, as ilustrações e a montagem foi realizada pelo grupo do COM-VIDA. A história “E se essas fossem as últimas gotinhas d’água?” já foi contada e os alunos adoraram e entenderam o recado que queríamos passar. Valeu o esforço!!!

IMG_1356 IMG_1357 IMG_1358 IMG_1359 IMG_1360 IMG_1361 IMG_1362 IMG_1363 IMG_1364 IMG_1365 IMG_1366 IMG_1367 IMG_1368 IMG_1369 IMG_1370 IMG_1371

Semana Interamericana da Água – EMEF Rudi Lindenmeyer

Diante de tantas mudanças ocorridas no cenário mundial tantas preocupações, temos uma que se agrava a cada dia, a falta de um recurso tão precioso, NOSSA ÁGUA. Estamos em um processo de “RECUPERAÇÃO” dos nossos recursos naturais, que estão sofrendo com as ações do Homem.  A escola vem como o vínculo para agregar novos olhares, para uma conscientização e busca constante de mobilizações pela sustentabilidade. Melhorar a qualidade de vida, é a nossa principal meta, por isso fortalecemos em nossas escolas as COM-VIDAS que com suas ações buscamos um despertar para um futuro de qualidade.

Durante a reunião pedagógica foi conversado e incentivado as professoras a organizarem atividades junto com suas turmas, sendo que todas as turmas se dedicaram e realizaram seus trabalhos.

A COM-VIDA organizou cartazes de conscientização que foram apresentados nas turmas na segunda-feira, para iniciar os trabalhos.

DSCN7800
Confecção de cartazes
DSCN7712
Confecção de cartazes
DSCN7713
Confecção de cartazes
DSCN7714
Confecção de cartazes
DSCN7721
Educação Infantil envolvida
DSCN7613
Confecção de jogo sobre Água
DSCN7615
Confecção de jogo sobre Água
DSCN7616
Confecção de jogo sobre Água
Educação Infantil envolvida
Educação Infantil envolvida
DSCN7800
Confecção de cartazes
DSCN7801
Confecção de cartazes
DSCN7803
Confecção de cartazes
DSCN7806
Confecção de cartazes
DSCN7809
Confecção de cartazes
DSCN7810
Confecção de cartazes

HORTA… Colheitas de novembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMEF Arlindo Martini

Aprendendo sobre alimentação saudável na prática. Muito bom!! Os alunos adoram!!

IMG_1351

IMG_1350IMG_1348

IMG_1352IMG_1263IMG_1258

Ações sobre a temática ÁGUA

EMEF Arlindo Martini

Grupo do COM-VIDA, realizando atividades para sensibilizar a escola quanto à importância de poupar ÁGUA.

Depois do livro pronto, alunos ensaiando…                                                                                                               IMG_1453

Contando a história para o pré….                                  … para o 5º ano.

IMG_1456IMG_1463

Contando a história para 1º e 2º ano.

IMG_1472

Entrega da lembrancinha para levar para casa.

IMG_1475

Alunos fazendo a entrevista para sabermos o quanto nossa escola está preocupada com a economia da água.

IMG_1487 IMG_1489

Vamos Economizar Energia Elétrica

 

 

EMEI TIA BETE –  COMVIDA E A ENERGIA ELETRICA

 

Na EMEI Tia Bete, os alunos da COMVIDA, realizaram diversas atividades no mês de outubro de 2015 para conscientizar a comunidade escolar para o desperdício de energia, para isso foi confeccionado um folder com dicas de economia de energia. Foram também colocados lembretes nos interruptores de como economizar energia.

Os alunos fizeram uma visita ao relógio medidor de energia, para observar o seu funcionamento durante um dia de atividades, após a visita os alunos da COMVIDA realizaram com as demais turmas da escola uma roda de conversa sobre o tema em questão, onde foi colocado duvidas e reflexões sobre a economia de energia, conforme Paulo Freire ” o  “conscientizar” não pode estar desvinculado de uma ação bem concreta e eficaz”.

 

 

Cópia de IMG_20151009_091326384 Cópia de IMG_20151009_091345834 Cópia de IMG_20151009_091502892 Cópia de IMG_20151009_091512487 Cópia de IMG_20151009_091814238 Cópia de IMG_20151009_091818484 Cópia de IMG_20151009_092111091_HDR Cópia de IMG_20151009_092126240

 

PLANO DE AÇÃO

Plano de Ação COM-VIDA da EMEF João Martins Nunes100_2958 100_2959 100_2960 100_2961 100_2962 100_2963 100_2964 100_2965 100_2966 100_2967 cisterna cisterna1 100_2956 100_2957 drenagem urbana drenagem urbana1

 

Coordenação: Professora Zeli Fernandes

 

 

Problemas identificados:

  • Pouco verde no meio ambiente escolar;
  • A falta de um abrigo coberto (parada de ônibus)
  • Lixo espalhado no chão;
  • Acúmulo de água da chuva na quadra coberta.

 

O que será feito?

Plantio de mudas de árvores na frente da escola e a colocação de vasos com plantas nos corredores da escola;

A construção de um abrigo coberto junto a parada de ônibus em frente à escola;

A colocação de uma lixeira fechada na calçada em frente à escola;

A instalação de um sistema de drenagem e uma cisterna para o aproveitamento   da água da chuva.

 

Quem fará?

Comunidade escolar, alunos, pais, Com – Vida.

 

Quando será feito?

De Setembro a Dezembro de 2015.

 

Onde será feito?

Na escola E.M.E.F.  João Martins Nunes

 

Por que será feito?

1º Porque de acordo com as normas de paisagismo e urbanismo, 30% da área construída deve ser ocupada por plantas e que isso corresponde a um pouco menos da metade do tamanho do jardim e pátio, o que não ocorre em nossa escola. Por isso a necessidade do plantio de mais árvores em substituição àquelas que precisaram ser cortadas.

2º A construção de um abrigo coberto, se faz necessário porque temos um bom número de alunos que utilizam transporte coletivo e quando chove não tem onde ficar.

3º Porque a lixeira na frente da escola é aberta e os animais de rua rasgam os sacos de lixo deixando tudo espalhado na rua.

4º Para coletar a água da chuva em uma cisterna que pode ser aproveitada nos sanitário. Dessa forma além de solucionar o problema de alagamento na quadra, também pode contribuir para a diminuição no consumo de água tratada.

– A drenagem se faz necessário para evitar infiltrações e danificações na estrutura do muro. Como rachaduras e o desabamento.

Como será feito?

Solicitando materiais à mantenedora e órgãos responsáveis. As ações serão realizadas pela comunidade escolar e membros da Com -Vida juntamente com o apoio das secretarias de obras, de segurança no trânsito e/ou meio ambiente para a verificação da viabilidade de tais ações (Obras).

Ilustração de um sistema de como pode ser feito o escoamento e o reaproveitamento da água da chuva.

Educomunicação

DSCN1478 DSCN1479 DSCN1480 DSCN1482 DSCN1484 DSCN1485EDUCOMUNICAÇÃO:
Durante o ano letivo a Com – Vida, confeccionou e distribuiu, Folder na semana de “O rio de Nosso Bairro”, com dicas de como aproveitar a água da chuva e também para economizar a água. O folder foi distribuído para os alunos de nossa escola e também, de outras escolas que fazem parte do Coletivo Educado.
Na semana do Meio Ambiente os alunos do 6º ano, produziram Fanzine com o tema “Meu Mundo Não é Descartável”, fazendo a reprodução (cópias) de um deles, para enviar às famílias dos alunos.
Nos meses de junho e julho os alunos do 7º Ano e membros da Com – Vida visitaram algumas propriedades rurais para conhecer a prática da Agricultura Familiar, e a produção de frutas, legumes e verduras que fazem parte do cardápio da merenda escolar. Após a visita os alunos produziram um vídeo sobre o que aprenderam.
Na semana Interamericana da Água os alunos do 8º Ano produziram Fanzine, com o tema “Ter atitude… é usar a água com responsabilidade”. Esses foram usados para a organização do Mural na escola.
Ainda durante a semana interamericana da água os alunos Emile Laurie Oliveira 7º ano, Volnei Elias da Silva Jaques do 6º ano e Weslei Ribeiro do 8º Ano gravaram espot de rádio sobre o tema.

Figura 1 – Faznine da Semana do Meio Ambiente.

Figura 2 – Fanzine da Semana Internacional da Água.

Figura 2 – Frente do Folder Rio do nosso Bairro.

Figura 4 – Verso do folder Rio do Nosso Bairro.

Figura 5 – Vídeo sobre agricultura familiar.

Figura 6 – Spot de rádio.

Figura 7 – Spot de radio.

Figura 8 – Spot de radio.

Spot, Folder, Fanzines, Cd Vídeo.

EDUCOMUNICAÇÃO VÍDEO EMEF ZEFERINO VICENTE NEVES FILHO

Nós do COM VIDA da EMEF Zeferino Vicente Neves Filhos nos reunimos para elaborarmos um vídeo com o tema resíduos, a nossa ideia foi fazer um Jornal!

O Jornal Z!!!

Os integrantes do COM VIDA entrevistaram os moradores da nossa comunidade para descobrir o que eles faziam com os resíduos gerados em suas residências. A experiência foi muito legal, as crianças adoraram ter seu momento de repórter e a comunidade adorou a ideia do nosso jornal, destacaram a importância do destino do lixo e como é bom as crianças aprenderem desde cedo sobre o assunto.

Publicamos nosso jornal no YouTube, segue o link de acesso https://youtu.be/Sv8Cpknyukk

AÇÕES COMVIDA PARA AÇÃO 2015

COM VIDA e AÇÕES da AGENDA 21

Durante o ano de 2015 a turma da COMVIDA composta pelos alunos do PRÉ 1, com idade entre 3 e 4 anos da EMEI TIA BETE, desenvolveram varias ações da nossa AGENDA 21 com o propósito de atingirmos a sonhada escola sustentável.

Iniciamos em abril com a revisão do nosso diagnóstico do ano de 2014 com alunos, professores, direção e funcionários, logo revisamos a nossa agenda 21 de 2014 e construímos a de 2015, como não atingimos nossos sonhos em 2014, resolvemos continuar em 2015 com a mesma.

Nossa escola tem projetos permanentes envolvendo reciclagem: Reciclando, criando e brincando, e sobre alimentação saudável :Educando com a horta escolar e a gastronomia.

Agenda 21

 

Nossa Agenda 21 2015

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Construindo a nossa arvore da agenda 21

 

Nossa ARVORE da Agenda 21 2015

 

1- LIXO – Iniciamos com visita de campo nos arredores da nossa escola, e nas margens do Rio Paranhana para recolher lixo e conscientizar nossos alunos que lugar do lixo é no lixo! Construímos lixeiras para separação do mesmo, sempre com o intuito de lembrar os alunos que devemos separar o lixo, também entregamos folders nas salas de aulas, nas residências no entorno da nossa escola e enviamos através da agenda escolar para as famílias dos alunos da EMEI TIA BETE. Sempre lembrando a comunidade escolar que temos coleta seletiva todas as Quintas Feiras no bairro Santa Maria.

Visita ao Rio Paranhana

 

Trabalhinhos com reciclagem
Construção de lixeiras

Construção de lixeiras para separar o lixo

Socialização de Folders sobre Lugar de LIXO é no LIXO
Socialização

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Socialização
Socialização
Socialização
Lugar de lixo é no LIXO!
Lugar de lixo é no LIXO!

RIO-PARANHANA9-300x225[1]

Nossas lixeiras
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Entrega de Folders sobre a coleta seletiva
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Entrega de folders no entorno da escola

 

2 – ÁGUA – Durante o ano trabalhamos com a comunidade escolar sobre o consumo consciente, devemos economizar para não faltar;

Descargas funcionando
SAMSUNG CAMERA PICTURES
 
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Não escovar os dentes com torneira aberta
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Utilizar copo para escovar os dentes
SAMSUNG CAMERA PICTURES
ÁGUA cuidar bem dela para não faltar!

 

3 – HORTA – Iniciamos com a capina da nossa horta escolar, dos canteiros do jardim e plantio de arvores nativas e hortaliças:

Plantio de arvores nativas
Preparando / Capinando
Plantando e cuidando

Capinando
SAMSUNG CAMERA PICTURES
 
SAMSUNG CAMERA PICTURES
 
Educando com a horta e gastronomia
Admirando o plantio de moranguinhos
SAMSUNG CAMERA PICTURES
 

Iscas para pragas ( lesmas)

Nossas alfaces
Vamos colher
Nossa Direção aprovou!
Maternal atividades sobre alimentação saudável

Plantio de arvores nativas
Plantio de Moranguinhos
Plantio de arvores nativas

11428543_883307605048133_1175738325453233370_n[1] 11201808_883307678381459_5091797781439118398_n[1] 11390228_883307755048118_7948849513571587734_n[1]

Plantio de moranguinhos

 

EMEI TIA BETE E A SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

Durante a semana de 12 à 16 de outubro de 2015 a COMVIDA da EMEI TIA BETE trabalhou com a comunidade escolar a Semana Interamericana da Água, sempre com o objetivo de alertar para o consumo consciente, porque se não economizar água ela vai faltar! Fizeram parte das atividades: visitas as salas de aulas da escola, visitas as casas do bairro Sta. Maria no entorno da nossa escola, para entregar folders  com alerta para o consumo consciente da água!

 

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Cópia de IMG_20150929_095123773_HDR

EDUCOMUNICAÇÃO FANZINE EMEF ZEFERINO V.N. FILHO

O grupo COM VIDA juntamente com todos os alunos e professores da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho pensando no tema da nossa agenda 21 que são os resíduos resolvemos confeccionar um fanzine com o tema “O LIXO QUE É MEU, É SEU, É DE TODOS.”
Cada turma e professores contribuíram com suas ideias trazendo material para a montagem do nosso fanzine. Após a confecção do fanzine foram feitas cópias e as mesmas foram distribuídas para os alunos levarem para casa.

Confecção do fanzine.
Confecção do fanzine.

IMG_20150624_144608564 IMG_20150624_144601043

Nosso Fanzine pronto!
Nosso Fanzine pronto!

IMG_20151130_203125 IMG_20151130_203144 IMG_20151130_203028 IMG_20151130_203058

EDUCOMUNICAÇÃO CHAMADA DE RÁDIO EMEF ZEFERINO V.N. FILHO

O COM VIDA da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho reuniu-se para a elaboração da chamada de rádio, eles chegaram ao consenso de que seria interessante falar sobre os 5 R´s, a chamadinha ficou assim:
Pratique os 5 R´s, a natureza agradece!
Repensar hábitos e atitudes;
Reduzir a geração e o descarte;
Reutilizar aumentar a vida útil do produto;
Reciclar transformando num novo produto;
Recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente.
E lembres, não jogue seu lixo no chão e separe seu lixo em casa.
COM VIDA da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho

Gravação da chamadinha de rádio.
Gravação da chamadinha de rádio.

SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA EMEF ZEFERINO V.N. FILHO

Durante a Semana Interamericana da Água o grudo do COM VIDA juntamente com suas professoras reuniram-se para falar deste assunto importante que é a economia de água e a sua preservação.
Sendo assim os alunos se reuniram na biblioteca da escola para uma melhor pesquisa sobre o assunto e confeccionaram cartazes para exporem nos corredores da escola, com o intuito de sensibilizar os colegas sobre o tema. Após confeccionarem os cartazes os alunos do COM VIDA passaram de sala em sala mostrando eles e apresentando sua pesquisa para seus colegas.

Exposição dos cartazes.
Exposição dos cartazes.
IMG_20151111_154343340_HDR
COM VIDA confeccionando cartazes.

CONSTRUÇÃO FANZINE

Visto a preocupação com a poluição das nossas águas, as turmas do 1 e 2 ano da professora Marli da escola Tomé de Souza tiveram a iniciativa de confeccionar um fanzine, onde irá conter as seguintes ideias de questionar os alunos e a comunidade sobre os cuidados que devemos ter com a água.

A partir dai os alunos tiveram as ideias e o titulo á colocar no fanzine e assim poder distribuir para as outras turmas e a comunidade para podermos conscientizar a todos que devemos cuidar da nossa água pois ela é o bem mais precioso que temos.

 

SAM_3445 SAM_3437 SAM_3436 SAM_3434 20151127_180828[1] 20151127_180857[1]

EMEI TIA BETE e a EDUCOMUNICACÃO

EMEI TIA BETE

Ao longo do ano de 2015 os alunos da COMVIDA realizaram atividades de EDUCOMUNICAÇÃO, sendo Vídeo, Áudio – Rádio e Fanzine:

Educomunicação Vídeo:

Vídeo publicado na rede social Facebook “https://www.facebook.com/emeitiabete01?fref=ts”. No mês de Junho 2015: Encenamos a música “ Vamos cuidar da natureza”, que foi construída pelos alunos da COMVIDA :

Vamos cuidar, vamos cuidar

Da natureza, da natureza

E dos animais, com certeza

Com Certeza, com certeza

Nossas matas e os rios

Precisam de atenção,

Para o futuro da nossa nação

20150624_095031

Educomunicação ÁUDIO:

Para o Áudio, os alunos decidiram que deveríamos enviar para a Rádio a mesma musica utilizada na Educomunicação vídeo, o qual foi encaminhado em 14/10/2015 para Profª Sabrina, para nos auxiliar na publicação na Rádio conforme foto abaixo:

IMG-20151118-WA0010

Educomunicação Fanzine:

Para o Fanzine, no mês de Novembro de 2015 reunimos jornais, revistas, publicações na internet(figuras) para selecionar o material, e depois recortar e colar na folha de oficio e assim finalizar o nosso Fanzine, conforme fotos abaixo:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES

Artigo Biodiversidade

COLETIVO EDUCADOR
ESCOLAS: E.M.E.F. ANTÔNIO MARTINS RANGEL e E.M.E.F EMÍLIO LEICHTEVEIS
TEMÁTICA: BIODIVERSIDADE AGENDA 21 TAQUARA 2015
RESUMO
Para a construção da agenda 21 de 2015, duas escolas municipais se reuniram para trabalhar o tema biodiversidade com as COM-VIDAS. Para trabalhar o tema foi pesquisado o que é biodiversidade, as ameaças que vem sofrendo pelas ações do homem e assim envolver os alunos com atividades de conscientização e preservação do meio ambiente. Dentre as atividades foi construído hortas, floreiras, reutilização e reciclagem de resíduos. Essas foram algumas maneiras de mostrar a importância da biodiversidade no nosso dia-a-dia.

TRABALHANDO A BIODIVERSIDADE NA ESCOLA
As escolas municipais ANTÔNIO MARTINS RANGEL e EMÍLIO LEICHTEVEIS se reuniram para dar continuidade a construção das suas “agendas 21”.
Para o ano de 2015 o tema escolhido pelas as escolas foi a BIODIVERSIDADE. Após a apresentação do tema aos alunos, foi possível verificar com quais objetivos traçariam suas metas para a realização de suas ações: construção de horta escolar (Oficina do Projeto Mais Educação com alunos da COM-VIDA); construção de canteiros de flores e ervas medicinais e à reutilização e à reciclagem de resíduos.
Os objetivos foram: caracterizar o termo biodiversidade, as ameaças causadas pelo ser humano, como amenizar esses impactos com a reutilização e a reciclagem de resíduos encontrados na escola, observar a biodiversidade na horta escolar, nos canteiros de flores e ervas medicinais.
Segundo WWF-BRASIL, o termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
Infelizmente é muito visível a presença do ser humano nas alterações dos biomas. As aglomerações nas zonas urbanas e até mesmo nas zonas rurais provocaram profundos e irreversíveis danos e o distanciamento dos espaços naturais criou nas pessoas uma visão distorcida sobre o meio ambiente. Segundo SANTOS (2013), muito se tem dito sobre a “mão lesiva” do homem sobre o meio ambiente – devastações em massa, destruição de ambientes naturais, super-exploração dos recursos naturais, invenção de materiais não-biodegradáveis, entre outros. Nas últimas cinco décadas, segundo alguns especialistas, o ser humano devastou mais áreas naturais do que toda a humanidade em milhares de anos. A consequência mais funesta das ameaças à biodiversidade para MENDONÇA et al. (2009), é sem sombra de dúvida, a extinção de uma espécie. Com a perda da espécie, perde-se o patrimônio genético e, não raramente, se afeta a dinâmica das relações tróficas entre os inúmeros seres vivos que compõem a teia alimentar em que a espécie se insere.
Para PHILIPPI JÚNIOR e PELICONI (2000), o educador ambiental, poderá promover uma relação mais harmoniosa entre o homem e a natureza, baseada no respeito e responsabilidade da comunidade, a partir de uma reflexão contínua de sua ação. Segundo o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2007), a horta é um sistema agrícola produtivo que potencializa a biodiversidade ecológica com a adoção de um padrão tecnológico ético, não predatório nem agressivo ao meio ambiente, portanto, não degradante à natureza e à sociedade. Proporciona o consumo de hortaliças saudáveis, de forma econômica, observando as leis da natureza, além de momentos de distração, vida ao ar livre, oportunidade de trabalho manual (atividade física) e satisfação de ver o desenvolvimento das plantas. O uso e a importância da biodiversidade na alimentação e na nutrição remontam à própria história da civilização. De fato, o uso da biodiversidade se materializou com a domesticação das plantas e dos animais ao longo dos tempos, processo esse que continua até os dias de hoje.
Assim, educar com a horta escolar é uma estratégia pedagógica que possibilita a geração de mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde, ao ambiente e à qualidade de vida de todos, pois se apresenta como um “ecossistema”, em que educandos, professores, funcionários da escola e comunidade possam trabalhar de maneira autônoma, solidária e cooperativa em favor da aprendizagem de todos.
Após estudos e as metas traçadas as COM-VIDAS entraram em ação promovendo diferentes atividades relacionados ao tema biodiversidade. As atividades com horta escolar possibilitaram aos educandos, entre tantas coisas: resgatar a relação ser humano/natureza como revolver a terra, retirar mato, plantar, podar, regar que são ótimos exercícios físicos e representam uma maneira saudável e criativa de aprender; observar os diferentes organismos encontrados no solo, realizar a limpeza e revitalização de floreiras, recolhimento e separação de resíduos encontrados no pátio da escola, reutilização de alguns resíduos (potes, tubos, madeiras, canos, pneus, etc), compreender a importância do solo, da água e dos nutrientes; promover a análise e a reflexão sobre os desperdícios alimentares; compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde e compreender, na prática a importância da biodiversidade.

CONCLUSÃO
O presente trabalho mostrou o que é biodiversidade, as ameaças que vem sofrendo pela ação do ser humano. Pensando no papel fundamental desempenhado pela educação no que tange à formação de cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais, torna-se especialmente importante analisarmos em que nível de discussão se encontram as questões que permeiam a sustentabilidade, a defesa do meio ambiente, as alternativas menos poluidoras e mais eficientes do ponto de vista ambiental.
Por isso os grupos da COM-VIDA das escolas ANTÔNIO MARTINS RANGEL e EMÍLIO LEICHTEVEIS estão desempenhando seus papéis na defesa do meio ambiente, realizando diversas atividades relacionados ao tema biodiversidade. Essas atividades são realizadas com os demais alunos e professores de suas escolas, e esse envolvimento é muito positivo, uma vez que todos envolvidos, todos se responsabilizam em cuidar do pátio, cuidar das floreiras e dos canteiros da horta e se conscientizando sobre os desperdícios, a utilização, a reutilização e a reciclagem dos resíduos produzidos nas escolas.
Essas atividades sendo interdisciplinares e recomendadas para a abordagem de questões ambientais, permite uma evolução na formação de cada aluno, por possibilitar trocas de experiências, reflexões e tomadas de decisões coletivas e formação de equipes voltadas a pesquisas relacionadas aos diversos problemas ambientais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) Pesquisa em http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/. Acesso em agosto de 2015.
2) MENDONCA, L. B.; LOPES, E. V.; ANJOS, L. On the possible extinction of bird species in the Upper Paraná River floodplain. Brazil. Braz. J. Biol., São Carlos, v. 69, n. 2, June 2009.
3) PHILIPPI JÚNIOR, A.; PELICIONI, M. C. F. (Editores). Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: USP. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental: Signus, 2000. p.3-5.
4) SANTOS, Fernando Santiago dos em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2013/ciencias_artigos/biodiversidade.pdf. Acesso em agosto de 2015.
5) Postado por teresinha victorino em http://terevictorinoea.blogspot.com.br/2011/08/horta-escolar-como-instrumento-de.html
6) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Educando com a Horta Escolar. Cadernos 1, 2, 3, 4. Brasília – DF, 2007. Disponível em www.educandocomahorta.org.br

EDUCOMUNICAÇÃO VIDEO

Nós da escola caramuru estamos conscientes da necessidade de cuidarmos da nossa natureza, e termos um planeta sustentável, buscamos alternativa como a retirada de lixo dos arroios e das matas.

Durante a caminhada  nós retiremos vários tipos de lixos em locais inadequados e os descartamos em seus devidos lugares.

.

Realização:

Apoio: