Coletivo Educador Ambiental Regional

Rio do Nosso Bairro

O RIO QUE QUEREMOS!

A COM-VIDA da EMEI Leonel Brizola realizou algumas atividades que levaram à reflexão sobre a realidade não apenas do rio do nosso bairro, como de diversos outros rios do nosso país. A partir da análise de algumas imagens de rios poluídos e também de rios limpos, as crianças perceberam como o lixo deixa o rio “feio” e os peixinhos “tristes”.

Depois da reflexão realizada num primeiro momento, as crianças tiveram a oportunidade de “limpar” o rio de uma maneira bastante lúdica, assim como, criaram um lindo painel no corredor da escola para que todos da comunidade escolar possam ver “O Rio que queremos!”, promovendo a conscientização da importância da preservação ambiental. Este é o RIO QUE QUEREMOS: Sem lixo, apenas com os peixinhos e tudo que precisam para sobreviver.

Analisando as imagens do rio que temos e do rio que queremos
Analisando as imagens dos rios
Conversando sobre o rio que queremos
Conversando sobre o rio
Limpando o Rio
Limpando o Rio

 

 

 

 

 

 

Pintando o painel do rio que queremos
Pintando o “Rio que queremos”
Painel do rio que queremos!
“O Rio que queremos”

 

Conhecendo nosso Riacho

No dia de hoje, pela manhã, os alunos da COM VIDA foram conhecer e identificar os problemas que existem no Riacho Pereira, entre as maiores dificuldades estava: falta de conscientização dos moradores, em relação ao lixo, pois nas mediações contém muito lixo. Fizemos também o plantio de árvores doadas pelo senhor Pedro, morador da região.

Após esta saída de campo, nós da COM VIDA, começamos a confecção de cartazes para expor pela escola Zeferino Vicente Neves Filhos, para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos problemas encontrados no Rio do Nosso Bairro. #TodosPelaComVida

IMG-20160412-WA0010
Aluno cavando o buraco para colocar a árvore
IMG-20160412-WA0012
Grupo da COM VIDA da EMEF Zeferino Vicente Neves Filhos
IMG-20160412-WA0011
COM VIDA com a árvore, pós plantio

Educomunicação: Fanzine

No dia 29 de março os alunos da COM-VIDA da E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb confeccionaram um fanzine priorizando os dois assuntos trabalhados em toda a escola no mês de março e início de abril: o rio do nosso bairro, Rio Paranhana e o combate ao mosquito Aedes.

O fanzine, jornal feito a partir de colagens, apresenta informações sobre os principais rios do município, incluindo as datas oficiais de cada um. Possui também conceituação dos impactos observados ao longo dos rios, bem como consequencias dos mesmos. Possui uma sessão especial dedicada ao combate ao mosquito Aedes, fornecendo informações como sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, cuidados no combate de focos de reprodução.

Os fanzines foram distribuídos na caminhada ecológica feita no bairro na semana seguinte (detalhes da atividade em publicação específica).Este foi o segundo fanzine elaborado pela COM-VIDA, e é possível observar um grande interesse dos alunos em fazer e ler o material elaborado. Segundo Cássia Cardoso (aluna da COM-VIDA) “Eu tenho o conhecimento sobre os assuntos mas acho importante passar para os outros”.

13233481_866010336879064_2032826441_n
Alunos confeccionando o fanzine.
13235894_866011100212321_1415536459_n
13246094_866010783545686_74219824_n Fanzine pronto
13235921_866010876879010_2009689928_n
Fanzine

 

 

13236294_866010470212384_1104436015_n
Alunos fazendo o fanzine.

 

13250471_866010523545712_1409990099_n
Alunos confeccionando o fanzine.

 

Rio do nosso bairro- Nosso Rio, Nossa água, nossa vida (EMEF Nereu Wilhelms)

Entendendo a necessidade da água. Corrida em volta do campo onde no final sentiram Sede!
Entendendo a necessidade da água.
Corrida em volta do campo onde no final sentiram Sede!
Assistindo o vídeo: Água-Vida e Alegria no Semiárido (Poluição dos rios)
Assistindo o vídeo:
Água-Vida e Alegria no Semiárido (Poluição dos rios)
Confeccionando o cartaz: Nosso rio, nossa água, nossa vida
Confeccionando o cartaz:
Nosso rio, nossa água, nossa vida
Apresentando nas turmas!
Apresentando nas turmas!
Ainda percebendo a necessidade da água Desenhando na areia sobre de onde vem a água que mata nossa sede!
Ainda percebendo a necessidade da água
Desenhando na areia sobre de onde vem a água que mata nossa sede! As atividades foram iniciadas com a turminha da Tribo COM-VIDA tentando fazê-los perceber a importância da água em suas vidas.
Conscientizando para a preservação do arroio
Conscientizando para a preservação do arroio
Limpando o Arroio Tucanos
Limpando o Arroio Tucanos
Visita ao Arroio Tucanos
Visita ao Arroio Tucanos

 

No primeiro momento, os alunos foram desafiados a dar algumas voltas em torno do nosso campo. Ao final foram questionados sobre o que estavam sentindo, e a resposta foi:sede! Logo, desenharam com as mãos na areia algo que representasse de onde vem a água que mata nossa sede. Logo, pediram para lavar as mãos, percebendo mais uma vez a importância da água nas nossas vidas e assim iniciamos a conversa sobre a poluição dos rios.

Ao voltar para a escola, lavaram as mãos, beberam água e assistiram ao vídeo:Água, vida e alegria no Semiárido (Poluição dos Rios), conversando após, sobre os nomes dos rios e arroios da nossa cidade e sobre o arroio Tucanos, que é o arroio do nosso bairro e comentando sobre como os rios ficam poluídos e como isso afeta nossa vida. Em seguida, confeccionaram um cartaz representando um rio poluído e apresentaram nas turmas da escola falando a respeito do perigo que corremos poluindo nossos rios, que é de onde vem a água que usamos para tudo em nosso dia-dia, estimulando a todos a fazerem a sua parte.

Na mesma semana, a Tribo COM-VIDA fez uma visita para conhecer o arroio Tucanos e tiraram fotos segurando plaquinhas de conscientização para a não poluição dos rios. A partir do trabalho do grupo do COM-VIDA, toda a escola se envolveu no tema fazendo trabalhos, cartazes e estudos relacionados.

RIO DO NOSSO BAIRRO

Nossa escola Antonio Martins Rangel é privilegiada por ser banhada por três rios (Rio da Ilha, Rio Rolante e Rio dos Sinos).

Pensando nisso os alunos da COM-VIDA pesquisaram e construíram um fôlder sobre a localização e características do Rio Rolante, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o rio que está tão próximo e tão importante para a comunidade local e sem muito conhecimento para os mesmos.

 

pesquisa folder

 

 

pesquisa folder 1

Alunos pesquisando no laboratório de informática da escola

 

 

folder pronto

Alunos fazendo a dobra do fôlder

 

Depois de prontos foram distribuídos com a participação de todos (alunos e professores) da escola durante uma caminhada ecológica com o objetivo de conscientizar e preservar o rio Rolante.entrega do folder

Entrega do fôlder para comunidade

Semana do Rio do Nosso Bairro e do Combate ao Aedes

A COM-VIDA da E.M.E.F. Alípio Alfredo Sperb mobilizou alunos, professores e comunidade em geral nesta última semana em relação aos cuidados que devemos ter com nossos corpos hídricos, enfatizando o rio do nosso bairro, o Rio Paranhana, além das precauções no combate ao mosquito Aedes.

Os alunos da COM-VIDA confeccionaram um mural sobre o Rio do Nosso Bairro alusivo ao Dia do Rio Paranhana, 04 de abril, com fotos de fatos importantes ocorridos no bairro com relação ao rio. Alguns alunos da COM-VIDA elaboraram um fanzine com diversas informações sobre o Rio Paranhana e sobre a dengue, chikungunya e zika. Todas professoras de pré a 5º ano trabalharam em sala de aula as medidas de combate ao mosquito Aedes através de atividades diversas e auxílio de vídeos assistidos na tela interativa.  A professora do 3º ano Débora Moraz juntamente com seu esposo e o zelador da escola Leandro confeccionaram um túnel de sensibilização sobre o combate ao mosquito Aedes. Nesse túnel as crianças encontravam importantes informações como nome das doenças, sintomas e precauções além de um cenário dos locais mais comuns de reprodução do mosquito como pneus, vasos e potes em geral. Todos os 250 alunos da escola conheceram o túnel no decorrer da semana além de duas turminhas da E.M.E.I Tia Beti . Após desenvolverem atividades relativas ao Rio Paranhana em sala de aula, como o estudo dos principais impactos, causas das enchentes e ações que podemos desenvolver para mitigar esses impactos, os alunos do 5º ao 9º ano visitaram na quarta-feira o Rio Paranhana dando um abraço simbólico no rio. Ainda nesse dia os alunos do turno da tarde fizeram uma caminhada pelo bairro, coordenada pela COM-VIDA com a distribuição dos fanzines e vistoria em algumas residências para verificar a existência de focos do mosquito e informar a comunidade dos cuidados necessários. Nessa caminhada os alunos visitaram a E.M.E.I Tia Bete, a ONG Vida Breve e o posto de saúde Jenifer Shirmmer onde distribuíram fanzines e fizeram uma breve apresentação do seu projeto.

Na sexta-feira foi a culminância do projeto, onde os alunos foram reunidos em seus respectivos turnos onde prestigiaram uma bela encenação musical intitulada Água e assistiram um vídeo de uma paródia (Metralhadora – Pegue sua vassoura) sobre o combate ao mosquito Aedes feito por alunos da COM-VIDA.

As atividades foram publicadas pelo site da Prefeitura Municipal de Taquara, Jornal Correio do Povo e NH.

 

 

Cenário dos principais locais de reprodução para mosquitos.
Cenário dos principais locais de reprodução para mosquitos.

 

Túnel de sensibilização dos cuidados com o Aedes
Túnel de sensibilização dos cuidados com o Aedes

 

Mobilização pelo bairro contra o Aedes.
Mobilização pelo bairro contra o Aedes.

 

12963915_1080769488655312_2926230643869816872_n
Mobilização pelo bairro contra o Aedes.

 

Mobilização pelo bairro contra o Aedes.
Mobilização pelo bairro contra o Aedes.

 

Mobilização no posto de saúde contra o Aedes.
Mobilização no posto de saúde contra o Aedes.

 

Mobilização contra o Aedes na Ong Vida Breve
Mobilização contra o Aedes na Ong Vida Breve

 

12961734_842805062532925_1858106983864783027_n
Mobilização na E.M.E.I. Tia Bete

 

Distribuição de fanzines.
Distribuição de fanzines.

 

Visitação ao Rio Paranhana.
Visitação ao Rio Paranhana.
Abraço ao Rio Paranhana.
Abraço ao Rio Paranhana.

 

carol
Alunas do COM-VIDA cantando Água.

 

12961493_956425537739316_7799718789551044268_n
Divulgação das atividades no Jornal NH.

Rio do Nosso Bairro: Colégio Theóphilo visita Arroio Tucanos

No dia 29 de março os alunos da Com Vida do Colégio Municipal Theóphilo Sauer participaram do Projeto: Rio do Nosso Bairro organizado pelo Coletivo Educador Ambiental de Taquara. Os alunos visitaram o Arroio Tucanos, que é um dos 25 arroios da cidade. Os alunos verificaram o percurso do rio, sua mata siliar que em algumas partes é bem rara, e ficaram chocados ao verem algumas crianças se banhando naquele local impróprio para banho.

Com os dados e fotos do local foi realizado um painel com dados históricos e curiosidades sobre a atividade no arroio. Também complementamos o trabalho fazendo uma apresentação na escola para os alunos sobre a importância de cuidar de nossas águas.

6
Percurso do Arroio Tucanos
IMG_20160412_092857665[1]
Painel confeccionado pelos alunos

Arroio Tucanos – EMEF 17 de Abril

Entre os dias 21 de março a primeiro de abril, a COM-VIDA da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de abril, em parceria com as professoras de Português, Ciências, História e Geografia, organizou várias atividades pedagógicas com o objetivo de desenvolver a consciência hídrica da comunidade escolar.

No dia 22 de março durante as aulas de Português e ciências visitamos as margens do Arroio Tucanos. Iniciamos nossa caminhada partindo da escola até a ponte que da acesso ao Rio da Ilha. No local, a professora Elise chamou a atenção dos alunos, sobre a urgência de tomarmos novas atitudes com o meio ambiente, falando da necessidade da recuperação da mata ciliar do arroio. Após, seguimos a caminhada pelas margens do arroio, onde observou-se, no local, uma erosão com maior proporção, em relação ao ano anterior. Segundo a professora Elise, “consequência direta dos atos inconsequentes do homem. Já a COM-VIDA chamou a atenção dos alunos para a grande quantidade de lixo acumulado as margens do Arroio e da importância de preservar o meio ambiente.

Já as professoras Daniela e Emily através da interdisciplinaridade relacionaram o tema ao conteúdo da grade curricular e desenvolveram atividades utilizando a memória e os pontos de referência. A professora Elise desenvolveu com os 6º anos filtros, salientando a necessidade do uso consciente da água. Para encerrar as atividades a COM-VIDA desenvolveu um cartaz, situando a escola no bairro e conscientizando a comunidade escolar sobre a importância do Arroio e os cuidados que devemos ter com ele e o Meio Ambiente.

i
Mapa do Bairro construído pela COM-VIDA – Referência (Escola – Arroio)
j
Reflexão ao lado da ponte de acesso a Rio da Ilha – Tema: Erosão.
h
Alunos da COM-VIDA construindo mapa do Bairro.
a
Professora Elise falando sobre Erosão e mata ciliar.
b
Professora Emily trabalhando o tema Memória.
f
Trabalho realizado em História – Memória.
g
Trabalho realizado em História – Memória.
d
Aluno do 6º ano construindo croqui utilizando os pontos de referência.
e
Alunas do 6º ano construindo filtro.
c
Professora Daniela ministrando uma aula expositiva sobre o Arroio Tucanos.

 

 

 

Rio do Nosso Bairro

No dia 29 de março a turma da COM-VIDA e as professoras visitaram a nascente localizada no terreno da nossa escola, sendo que essa deságua no Rio Gravataí. Durante a visita a nascente os alunos foram questionados sobre o lixo encontrado na sua proximidade e da importância de preservar o meio ambiente. Na sala de aula foram realizadas as seguintes atividades: confecção de cartaz com fotos das crianças em piscina, praia, etc. e a produção de um móbile com gotinhas.

Nesta mesma semana organizamos uma atividade relacionada as sensações, “Mural das Sensações”, onde as crianças tiveram contato com água em diferentes temperaturas. Após a participação de todos os integrantes da COM-VIDA, foi organizado um momento de enraizamento para a turma do Maternal II, onde esses também participaram da atividade das sensações e para finalizar foi deixado um recadinho para eles sobre a importância da água e de sua economia.

Visita a nascente.
Visita a nascente.
WP_20160328_14_50_33_Pro
Visita a nascente.
WP_20160330_14_21_58_Pro
Cartaz.
WP_20160330_14_23_19_Pro
Atividade “Mural das Sensações”. Alunos da COM-VIDA participando.
WP_20160330_14_45_27_Pro
Atividade de enraizamento realizada com a turma do Maternal II.
WP_20160330_14_50_24_Pro
Aluno da turma do Mater II participando da atividade.

O Arroio do nosso bairro!

Os alunos da COM-VIDA da E.M.E.F. Getúlio Vargas, do bairro Eldorado, tiveram em sala de aula uma explicação dos rios e arroios de Taquara .

Depois de uma longa conversa, duvidas e perguntas, os alunos  assistiram um documentário sobre o Rio dos Sinos, o qual  se surpreenderam  com o que viram. Eles não queriam acreditar que a água que nascia tão limpinha no Caraá, ficava tão suja e poluída por causa da ação do homem.

Comentamos brevemente sobre o Arroio Muller, que é o arroio do nosso bairro, e fomos fazer uma visitinha pra conhecermos esse nosso arroio. Chegando no arroio as crianças se surpreenderam com a quantidade de lixo no caminho e na beira do arroio, algo que pra eles não havia explicação pois no trecho em que  fomos não tinha moradores perto do arroio.

Na semana seguinte, as crianças se propuseram a confeccionar cartazes e  passar nas outras salas de aula para divulgar o que fizeram, explicar o que estava acontecendo com o nosso arroio e como devemos agir daqui pra frente, visando um arroio mais limpo e preservado, assim como toda a água do nosso planeta.

Nessa ação estavam envolvidos os alunos da COM-VIDA , alguns professores, a direção e um vizinho da escola que foi com os alunos mostrar o caminho do arroio. Aproximadamente 25 pessoas.

No caminho para o Arroio encontramos restos de materias de construção descartados incorretamente!
No caminho para o Arroio encontramos restos de materias de construção descartados incorretamente!
Alunos confeccionando os cartazes sobre o Arroio Muller!
Alunos confeccionando os cartazes sobre o Arroio Muller!
Apresentação do trabalho realizado nas demais turmas da escola!
Apresentação do trabalho realizado nas demais turmas da escola!
Cartazes expostos para toda a comunidade ver!
Cartazes expostos para toda a comunidade ver!
Alunos na pontezinha do Arroio!
Alunos na pontezinha do Arroio!

 

Rio do Nosso Bairro – Rosa Elsa Mertins

Os Quinze alunos da COM-VIDA, Guardiões da Vida Verde, fizeram visita ao arroio Santa Rosa. Iniciamos nossa caminhada no interior da escola, onde pontuaram a destruição do meio ambiente, a poluição e odores.
Durante está caminhada os Guardiões apontaram compromisso com o meio ambiente, na escola, na suas casas e no bairro. Posteriormente, foram convidados a andar perto da margem do arroio, reforçando a conscientização hídrica.

A poluição foi o ponto marcante nesta caminhada ecológica, assim como a erosão e o desmatamento. Também salientaram a importância da água potável para todos os seres. Ao retornar para a escola os alunos tiveram um bate papo com as 3 turmas de 6°ano.

Arroio Santa Rosa - Interior da Rosa Elsa Mertins
Arroio Santa Rosa – Interior da Rosa Elsa Mertins
Ponte sobre o Arroio, próximo a escola.
Ponte sobre o Arroio, próximo a escola.
Caminhada Ecológica
Caminhada Ecológica
Arroio Santa Rosa
Arroio Santa Rosa

Semana de Combate ao Aedes Aegypti – 04 a 08 de abril

Escola Emílio Leichtveis – EMEL. Foram dois encontros seguidos, com duração de 6 horas onde, no primeiro, os alunos da COM-VIDA assistiram a um vídeo informativo referente a Dengue, confeccionaram mosquitos da dengue utilizando palitos de picolé, tinta têmpera e cartolina e também uma mosquitoeira utilizando garrafas pet, além de um cartaz referente ao assunto para exposição no corredor de entrada da escola.
Os alunos também fizeram um vídeo no qual ensinam a fazer uma mosquitoeira.
Esse vídeo foi postado no You Tube em: https://www.youtube.com/watch?v=y7aK7L8Zu4s e no facebook da escola.
No segundo encontro, após os intervalos de cada turno, alunos de todos os anos (200, aproximadamente), acompanhados de seus professores, bem como equipe diretiva, pedagógica e setores, foram recepcionados na sala de vídeo da escola EMEL pelos alunos da COM-VIDA para assistir ao vídeo informativo sobre a Dengue e ao vídeo feito pelos alunos da COM-VIDA ensinando a confeccionar a mosquitoeira.. Ao final, os alunos da COM-VIDA distribuíram a todos os presentes, um folder informativo para que levassem a seus familiares.

Apresentação do vídeo sobre a Dengue e do vídeo feito pelos alunos da COM-VIDA
Apresentação do vídeo sobre a Dengue e do vídeo feito pelos alunos da COM-VIDA
Cartaz confeccionado pelos alunos da COM-VIDA exposto no corredor de entrada da escola
Cartaz confeccionado pelos alunos da COM-VIDA exposto no corredor de entrada da escola
Alunos da COM-VIDA assistindo vídeo sobre a Dengue
Alunos da COM-VIDA assistindo vídeo sobre a Dengue
Alunos da COM-VIDA que distribuíram os folders a todos que assistiram aos vídeos
Alunos da COM-VIDA que distribuíram os folders a todos que assistiram aos vídeos

O Rio do Nosso Bairro em Nossa Escola

EMEF ARLINDO MARTINI

No decorrer dos dias 17 de março a 04 de abril, todas as turmas da nossa escola (da pré-escola ao 5º ano) se empenharam em

Mural Hidrografia do Município
Mural Hidrografia do Município

realizar atividades voltadas à proposta do RIO DO NOSSO BAIRRO, cada uma em sua sala de aula, onde realizaram trabalhos muito ricos e de acordo com o objetivo desta programação, aprendendo um pouco mais sobre os rios e arroios do município de Taquara.

O grupo do COM-VIDA, organizou um mural informativo no corredor da escola sobre a hidrografia do município (arroios e rios),alguns impactos ambientais que os mesmos sofreram e como seria o rio ideal, com o objetivo de toda comunidade escolar ter mais conhecimento sobre esse assunto, assim como os visitantes que chegam à escola.

1º e 3º ano assistindo Power Point sobre Rio dos Sinos
1º e 3º ano assistindo Power Point sobre Rio dos Sinos

As turmas do pré ao 4º ano assistiram a vídeos sobre os nossos rios e algumas destas turmas também viram apresentações de Power Point, conversaram sobre a realidade dos mesmos e a importância destes, realizando trabalhos visando à conscientização da preservação dos rios.

A turma do pré ainda ouviu a história “Não afunde no lixo”, e após construíram os cartazes RIO DOS PESADELOS (rio poluído e

Cartaz "O RIO QUE TEMOS" e "O RIO QUE QUEREMOS"
Cartaz “O RIO QUE TEMOS” e “O RIO QUE QUEREMOS”

sem vida) e RIO DOS SONHOS (rio conservado, sem poluição). As turmas do 1º, 2º e 3º ano também confeccionaram cartazes, representando o RIO QUE TEMOS e o RIO QUE QUEREMOS. Os cartazes foram expostos nas salas de aula e no mural da escola.

Os alunos do 4º ano ainda realizaram produção textual sobre o Rio dos Sinos, debate sobre a importância e utilidades do rio, leitura de textos sobre Rio dos Sinos e Rio Paranhana e estudaram o conceito de hidrografia através de textos, imagens e desenho.

Jogo "TRILHANDO NO RIO"
Jogo “TRILHANDO NO RIO”

A turma do 5º ano além de estudar as partes do rio, trabalharam com textos sobre o Rio Paranhana e dos Sinos e confeccionaram um jogo de trilha: TRILHANDO NO RIO, visando sensibilizar as pessoas a terem atitudes que ajudem na preservação ambiental.

Ao observar o que foi realizado, pode-se concluir que nossa escola atingiu o objetivo desta data tão importante,

Rio dos Pesadelos e Rio dos Sonhos
Rio dos Pesadelos e Rio dos Sonhos

pois todos os alunos passaram a conhecer um pouco mais da hidrografia do nosso município e sua importância para cada um de nós. Apesar de não termos nenhum rio em nossa localidade, entenderam que os rios são muito importantes, e que eles devem ser bem cuidados, para o bem de todos, para conservação da vida e das espécies que vivem nestes locais. 1º e 3º ano assistindo Power Point sobre Rio dos Sinos.

 

 

Rio do Nosso Bairro

Escola Emílio Leichtveis – EMEL. Foram dois encontros, que tiveram duração de 4 horas cada. Os alunos assistiram vídeos informativos referentes a mata ciliar e a biodiversidade do Rio dos Sinos e cuidados com a água. Confeccionaram fanzines sobre diferentes formas para cuidar e economizar água e um cartaz para exposição num dos murais do corredor principal da escola.
Concluída essa etapa, o grupo fez visitação as turmas falando sobre o Rio dos Sinos e sua importância e entregaram, tanto para os alunos quanto para os professores e funcionários, um folder contendo informações, curiosidades e brincadeiras, todas relacionadas ao Rio dos Sinos. Aproximadamente 200 alunos receberam o folder e as informações dos alunos da COM-VIDA.
Finalizando, o grupo fez a visitação ao arroio ao lado da escola para verificar as condições de limpeza ou descuido

Água que vai para o arroio próximo a escola
Água que vai para o arroio próximo a escola
Alunos da COM-VIDA próximos ao arroio ao lado da escola
Alunos da COM-VIDA próximos ao arroio ao lado da escola
Alunos da COM-VIDA em frente ao mural com o cartaz confeccionado
Alunos da COM-VIDA em frente ao mural com o cartaz confeccionado
Alunos confeccionando cartaz sobre cuidados com a água para expor no mural da escola
Alunos confeccionando cartaz sobre cuidados com a água para expor no mural da escola
Alunos assistindo ao desenho da Turma do Chaves: "Vamos cuidar da Água"
Alunos assistindo ao desenho da Turma do Chaves: “Vamos cuidar da Água”

Rios do nosso bairro

EMEF DONA LEOPOLDINA

Título; Rios do Nosso bairro

 

Os alunos do 3º, 4º e 5º anos, assistiram um documentário , que mostrava a nascente do Rio dos Sinos, em Caraá. Puderam observar a diferença da água na nascente e como ela fica quando chega à cidade. Ouviram depoimentos de moradores sobre a poluição e o descuido para com o rio.

Os alunos visitaram o Arroio da Grota, próximo da nossa escola, afim de observar a água, seus arredores, e se a população está cuidando ou não deste ambiente. Pudemos observar que na maioria dos lugares, a população está cuidando, haviam poucos lugares com lixo próximos ao arroio.

Fizeram acrósticos e confeccionamos cartazes com fotos de rios.

Aproximadamente 42 pessoas trabalharam, por 4 horas.

Cartaz com fotos de rios.
Cartaz com fotos de rios. 5º ano.
Fotos de alguma atividade feita no rio.
Fotos de alguma atividade feita no rio.
Acróstico do 4º ano
Acróstico do 4º ano
Cartaz com base nos afluentes. 3º ano
Cartaz com base nos afluentes. 3º ano

 

 

EDUCOMUNICAÇÃO – Rosa Elsa Mertins

Os 15 Alunos da COM VIDA produziram um vídeo e gravação de voz para proposta EDUCOMUNICAÇÃO. As filmagens foram realizadas nos arredores do arroio Santa Rosa.
Musica:
Tem muita gente fazendo o bem acontecer
Só depende da ajudinha feita por você.
0500 2015 001 Pra se conscientizar.
002 Pra você mudar.
003 Pra você plantar
E água economizar. AJUDA AI.
Quem recebi ganha, quem reutiliza também.
COM VIDA GUARDIÕES DA VIDA VERDE. PARECERIA ESCOLA ROSA ELSA MERTINS.DSCN0190DSCN0186

Realização:

Apoio: