Coletivo Educador Ambiental Regional

Rio do Nosso Bairro – Visita no Rio Paranhana – (ODS 6)

No dia 04 de abril, junto à COM VIDA, a Escola toda foi convidada a ir até as margens do Rio Paranhana para participar de uma atividade com a EMATER, logo em seguida os alunos da COM VIDA fizeram uma presentação artística mostrando a importância do rio.

Grupo COM VIDA
Grupo COM VIDA

IMG-20170410-WA0025

Secretaria de Educação e EMATER
Secretaria de Educação e EMATER
Secretaria de Educação e EMATER
Secretaria de Educação e EMATER

Rio do nosso bairro – (ODS 6)

No Dia 22 de março, o dia da água, os alunos da escola assistiram o documentário “planeta oceano”, após houve um pequeno debate sobre a importância de cuidarmos da água, logo em seguida cada grupo de alunos produziram cartazes falando do cuidado que devemos ter com a água.

assistindo ao documentário
assistindo ao documentário

20170322_090348

20170322_101738

20170322_101800

20170322_101925

20170322_102103

20170322_102121

20170322_102135

20170322_102142

20170322_102146

20170322_103356

20170322_105504

20170322_114259

EMEF Getúlio Vargas – Rio do Nosso Bairro – (ODS 6)

Iniciamos as atividades do COM-VIDA e conversamos sobre o papel dos alunos dentro da escola, bem como reforçamos a importância das ações que eles irão desenvolver no decorrer do ano letivo de 2017.

O assunto de destaque foi a Água e a proposta de trabalho foi o Projeto “Rio do Nosso Bairro”.

Os alunos discutiram sobre o assunto, confeccionaram um cartaz sobre a água, decidiram passar nas turmas e conversar com os demais alunos sobre a importância da água e os cuidados que devemos ter, reforçando sobre os bebedouros, que foram comprados para cada sala de aula e sobre a utilização consciente dos mesmos.

Após a visita do COM-VIDA nas turmas, os alunos, percebendo a importância sobre o assunto, realizaram diversas atividades.

Para finalizar o Projeto “Rio do Nosso Bairro” fizemos a visita ao Rio Paranhana.

Confecção do cartaz
Confecção do cartaz
Trabalho das turmas
Trabalho das turmas

received_1148520725271170

O rio que temos e o rio que queremos
O rio que temos e o rio que queremos

20170323_135210

Conversando com as turmas sobre a importância da água
Conversando com as turmas sobre a importância da água
Visita ao Rio Paranhana
Visita ao Rio Paranhana

Rio do nosso bairro- Parte I -Escola Nereu – (ODS 6)

No dia 23 de março de 2017, a turma da COM-VIDA fez a visita ao arroio Tucanos como primeira atividade do “Rio do nosso bairro”.

Como alguns integrantes da turminha continuam os mesmos, puderam comparar o estado do arroio com o ano passado. Concluímos que este ano o arroio já não tem mais tanto lixo ao seu entorno e que recuperou um pouco a mata ciliar, onde no ano passado havia aterro.

Os alunos concluíram também que há esgoto caindo direto no arroio por conta do cheiro forte e das casas que estão localizadas muito próximas ao mesmo.

Ao retornar para a escola, os alunos puderam fazer questionamentos e apontamentos sobre a poluição dos rios onde pesquisaram na internet os principais rios de Taquara, encontraram uma reportagem que aponta o Rio dos Sinos como o quarto rio mais poluído do Brasil.

Vista de cima do lado esquerdo o Arroio Tucanos.
Vista de cima do lado esquerdo o Arroio Tucanos.

 

Visita dos alunos ao arrio Tucanos, próximo a nossa escola.
Visita dos alunos ao arrio Tucanos, próximo a nossa escola.

 

Juntando lixos encontrados ao entorno do arroio.
Juntando lixos encontrados ao entorno do arroio.

 

17457488_636590039880044_7692063949791988218_n

COM-VIDA para AÇÃO – (ODS 11 e 12)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Na manhã de hoje os integrantes da COM-VIDA fizeram o levantamento dos recursos adquiridos pela escola por conta do P.D.D.E Sustentável.

COM-VIDA fazendo levantamento dos recursos adquiridos
COM-VIDA fazendo levantamento dos recursos adquiridos
COM-VIDA confeccionando Árvore dos Sonhos
COM-VIDA confeccionando Árvore dos Sonhos
COM-VIDA elaborando a COM-VIDA para Ação
COM-VIDA elaborando a COM-VIDA para Ação

A partir disso, os alunos conversaram sobre os problemas que deram origem a aquisição de tais materiais; confeccionaram a Árvore dos Sonhos e decidiram, em grupo, sobre o quê poderiam fazer, quando e como.
Conforme discutiam e decidiam, eram feitos os apontamentos na tabela.
Todos participaram com opiniões e sugestões.

COM-VIDA para Ação (pronta)
COM-VIDA para Ação (pronta)
COM-VIDA colando placas informativas
COM-VIDA colando placas informativas

Rio do Nosso Bairro – EMEI Vovó Mathilde – (ODS 6)

No dia 21 de março a turma da COM-VIDA e as professoras visitaram a nascente localizada no terreno da nossa escola, sendo que essa deságua no Rio Gravataí. Durante a visita a nascente, os alunos foram questionados sobre o lixo encontrado na sua proximidade, sobre a preservação do meio ambiente e sobre a poluição. Na sala de aula foram realizadas algumas atividades: roda de conversa, confecção de cartaz, decoração de gotinhas com frases de conscientização sobre os cuidados com a água (trabalho dos alunos da COM-VIDA e Maternal II) para a confecção de painel/mural.

Quarta-feira, 22 de março, os integrantes da COM-VIDA, realizaram um momento de enraizamento para a turma do Maternal II, onde apresentaram ações de conscientização sobre a preservação da água que devemos ter no dia a dia. Após cada aluno levou sua gotinha para que fosse anexada ao painel/mural.  Na sexta-feira, as gotinhas foram enviadas para as famílias com o recadinho sobre a importância da água e de sua economia.

 

Visita a nascente.
Visita a nascente.
Visita a nascente.
Visita a nascente.
Apresentação e conscientização sobre a preservação da água.
Apresentação e conscientização sobre a preservação da água.
Painel decorado com as gotinhas.
Painel decorado com as gotinhas.

Rio do Nosso Bairro – parte 2 – (ODS 6)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
No dia 24 de março, dando continuação as atividades da COM-VIDA pelo “Rio do Nosso Bairro”, os alunos que fazem parte da Comissão propuseram aos demais colegas da escola, nos turnos Manhã e Tarde, assistir a três vídeos informativos sobre o Rio dos Sinos.
Após assistirem os vídeos, eles também fizeram uma pequena fala sobre o que já aprenderam sobre assunto.

Vídeo sobre o Rio dos Sinos
Vídeo sobre o Rio dos Sinos
Turma de alunos assistindo videos sobre  Rios dos Sinos
Turma de alunos assistindo videos sobre Rios dos Sinos

Encerrada a parte de vídeos, os integrantes da COM-VIDA confeccionaram cartazes relativos não só ao Dia do Rio dos Sinos, mas também ao Dia da Água, como forma de sensibilização com relação a cuidados e preservação da Água para o Meio Ambiente como um todo.

Cartazes prontos
Cartazes prontos
Aluno da COM-VIDA mostrando a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Aluno da COM-VIDA mostrando a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Alunos da COM-VIDA confeccionando cartazes
Alunos da COM-VIDA confeccionando cartazes

Rio do Nosso Bairro – parte 1 – (ODS 6 e 14)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Na manhã de 22 de março, “Dia da Água”, uma turma de alunos da escola, aproveitou a aula de Ciências, a convite da gurizada da COM-VIDA, para realizar uma atividade de campo em uma sanga próxima.

Recolhendo macroinvertebrados
Recolhendo macroinvertebrados
Grupo de alunos na sanga
Grupo de alunos na sanga

O objetivo da atividade foi coletar seres macroinvertebrados a fim de verificar as espécies encontradas e quantidade de cada uma para posterior avaliação da qualidade da água no local.
Após recolhimento, classificação e contagem, os alunos concluíram que a qualidade da água da sanga é ruim por apresentar significativa poluição orgânica. Eles também constataram que existe uma valeta construída para escorrer a água das chuvas que ficam acumuladas nos terrenos próximos e mesmo na estrada, e que essa vala desemboca exatamente na sanga cuja água eles avaliaram.

Avaliação da água da sanga
Avaliação da água da sanga
Macroinvertebrados encontrados
Macroinvertebrados encontrados
Separando macroinvertebrados
Separando macroinvertebrados

O vídeo onde os alunos contam sobre a atividade realizada pode ser encontrado em: https://youtu.be/_AYKbMPwdjg

MOSQUITO AEDES

EMEI TIA BETE

Combate ao mosquito AEDES

Em nossa escola temos o projeto constitucional “ Xô mosquito você não é bem vindo”, onde todas as turmas da escola desenvolvem atividades relacionadas ao combate do mosquito AEDES. A COMVIDA por sua vez, mensalmente relembrou através de diversas atividades como panfletos entregues na comunidade escolar, construção de protótipos do referido mosquito para elucidar os cuidados com o mesmo e suas consequências, encenou teatro ressaltando a importância de não deixar lixo acumulado e potes de plantas com água parada conforme vídeo https://youtu.be/cZhewcW5li8, e cartazes pela escola. Outras turmas da nossa escola, onde destacamos duas, PRÉ turma 42 com a Professora Maria Goreti e Maternal II com a Professora Taiz, conforme fotos abaixo, desenvolveram atividades relacionadas ao combate do mosquito AEDES.

IMG-20161212-WA0003
Turma Mater II
IMG-20161206-WA0007
PRE Turma 42 Ciclo do mosquito
IMG-20161206-WA0012
Construção do protótipo
IMG-20161206-WA0037
Video da Pepa sobre o mosquito
IMG-20161206-WA0042
Painel construído pelos alunos

IMG-20161206-WA0008 IMG-20161206-WA0013 IMG-20161206-WA0025 IMG-20161206-WA0027 IMG-20161206-WA0038 IMG-20161206-WA0044 IMG-20161206-WA0015 IMG-20161206-WA0019

Relatório projeto pesquisa “COMER SALADA É SAUDÁVEL!”

EMEI TIA BETE

RELATÓRIO PROJETO DE PESQUISA: Comer salada é saudável!

 

Iniciamos o nosso projeto de pesquisa “COMER SALADA É SAUDÁVEL!” com a turma da COMVIDA, onde verificamos que a maioria da turma não gosta de salada, então partimos para questionar o porque não gostar, eles alegaram que tinha gosto ruim, e que em casa não tinha para comer. Perguntamos para os pais, e eles em sua maioria alegaram que estava muito caro e que eles não gostavam. Percebemos que teríamos que partir para o convencimento, iniciamos com a semeadura de alface e posteriormente plantarem nossa horta escolar. Juntamente visitamos a cozinha da escola e conversamos com as merendeiras, onde ressaltaram a importância de se consumir saladas. Em nossa sala assistimos um vídeo “EDUCAÇÃO NUTRICIONAL SP YOUTUBE” sobre a chegada dos alimentos, para a merenda escolar e a importância de se consumir verduras. Construímos com “recorte de panfletos” a nossa PIRAMIDE ALIMENTAR, e também acompanhamos a chegada dos produtos HORTI FRUTOS na nossa escola e como é transportado. Encerramos com um sanduiche natural na sala com alface colhida da nossa horta escolar. Chego a final deste projeto com o objetivo alcançado, porque dos onze alunos da COMVIDA a sua maioria passou a consumir saladas, ou seja, oito gostam e três não aceitam de jeito nenhum. E também conseguimos conscientizar os outros colegas da escola a importância de se consumir saladas e o cuidado com a nossa horta escolar.

Alunos da COMVIDA e Profª Ana Maria Machado

 

 

 

IMG_20160819_131911761_HDR
a semente cresceu, hora de plantar
IMG_20160815_082529410
regando as alfaces
IMG_20160718_113906258
entregando para preparar o sanduiche
IMG_20160607_151337737
assistindo vídeo alimentação saudável
IMG_20160525_095722874_HDR
semeando alface

Alunos da COMVIDA e Profª Ana Maria Machado

Educomunicação – Vídeo

Os alunos da turma do Pré I gravaram um vídeo para conscientizar a todos sobre os cuidados que precisamos ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ficou uma graça!

Segue o link abaixo para a visualização do vídeo:

https://www.facebook.com/pg/EMEI-VOV%C3%93-Mathilde-227825520635105/videos/

 

Educomunicação Chamada de Rádio

Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Martini

CHAMADA DE RÁDIO

      A Chamada de Rádio realizada pelos alunos da COM-VIDA da nossa escola, traz um recado bem importante sobre o meio ambiente no geral.

      Alguns alunos ensaiaram e se empenharam para deixar uma mensagem que faz pensar, dizendo o seguinte:

“A Escola Arlindo Martini quer dizer mais uma vez,

Que cuidar do planeta é cuidar de vocês.

Economize, reutilize, recicle!

Pense nessa ideia e pratique!”

Ouça a seguir:

 

Ensaiando a Chamadinha de Rádio
Ensaiando a Chamadinha de Rádio

 

 

Alunos ensaiando II
Alunos ensaiando II

Juntos contra o mosquito Aedes Aegypti – 3ª postagem

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) e Maternal II realizaram mais uma atividade de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas por ele.

Foram confeccionados cartazes e os mosquitos de sucatas visitaram a turma novamente. Os materiais confeccionados foram expostos no mural da escola. A turma da COM-VIDA, também fez  

um vídeo sobre o assunto.

Alunos confeccionando o cartaz.
Alunos confeccionando o cartaz.
Cartaz da turma do Mater
Cartaz da turma do Mater
Mosquito visitando os alunos da COM-VIDA
Mosquito visitando os alunos da COM-VIDA
Cartaz de conscientização
Cartaz de conscientização

Mãos em ação (Utilização consciente da água): É preciso economizar água…

Outra ação da Agenda 21 teve que ser substituída (construção de uma cisterna). Organizamos um material sobre a economia da água. A ODS envolvida foi: ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

A turma da COM-VIDA conversou com os alunos do Mater II e também com as funcionárias sobre a importância de economizar água, pois ela é um bem muito precioso e se não cuidarmos um dia pode faltar. Posteriormente, entregaram gotinhas com frases de conscientização sobre o tema.

 

Conscientização sobre a economia de água
Conscientização sobre a economia de água
Entrega das gotinhas para alunos do Mater
Entrega das gotinhas para alunos do Mater

Mãos em ação (Energia elétrica de qualidade): É preciso economizar energia…

A ação descrita na Agenda 21 Escolar sobre a “economia de energia” foi realizada pelos alunos da COM-VIDA. A ODS envolvida foi: ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

Os alunos da COM-VIDA confeccionaram um folder (tipo fanzine) sobre a importância de economizar energia.

Após realizamos a entrega desses folders na comunidade onde está localizada a escola e para os pais.

 

Confecção do material
Confecção do material
Entrega dos folders
Entrega dos folders

Aedes Aegypti III

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MARTINI

LEMBRANDO DOS CUIDADOS PARA COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

COM O CALOR, OS MOSQUITOS VOLTAM A APARECER, E É IMPORTANTE LEMBRAR DOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER, PRINCIPALMENTE COM A QUESTÃO DE NÃO DEIXARMOS LOCAIS COM ÁGUA PARADA PARA O MOSQUITO NÃO SE PROLIFERAR.

O GRUPO DA COM-VIDA DA NOSSA ESCOLA, CONFECCIONOU EM EVA UMA LEMBRANCINHA PARA TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA, LEMBRANDO ASSIM DOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA ACABARMOS COM O MOSQUITO E CONSEQUENTEMENTE COM AS DOENÇAS QUE O MESMO TRANSMITE.

FOI FEITO UM MOSQUITO EM EVA, ONDE FOI ESCRITO “XÔ DENGUE!!!”, ESTE QUE FOI COLADO NUM PALITINHO DE CHURRASQUINHO, PARA LEVAREM PARA SUAS CASAS E COLOCAREM DE ENFEITE NOS VASOS DE FLOR, LEMBRANDO ASSIM SUAS FAMÍLIAS TAMBÉM.

COM - VIDA CONFECCIONANDO A LEMBRANÇA
COM – VIDA CONFECCIONANDO A LEMBRANÇA

 

MODELO DA LEMBRANCINHA
MODELO DA LEMBRANCINHA

 

COM-VIDA ENTREGANDO A LEMBRANCINHA PARA LEVAREM PARA AS FAMÍLIAS
COM-VIDA ENTREGANDO A LEMBRANCINHA PARA LEVAREM PARA AS FAMÍLIAS

 

Aluno da COM-VIDA entregando lembrete contra a dengue para aluno do 5º ano
Aluno da COM-VIDA entregando lembrete contra a dengue para aluno do 5º ano

 

Aluno do 5º ano com lembrete ao Combate do Aedes
Aluno do 5º ano com lembrete ao Combate do Aedes

 

 

 

APRENDENDO A ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA II

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MARTINI

APRENDENDO A ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA II

SONHO 3 – 3ª AÇÃO

Na última semana realizamos a última ação relacionada à ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA. No início do ano letivo, ao planejar as ações da COM-VIDA, pensando na nossa Agenda 21 Escolar, havíamos planejado um fanzine como a 3ª ação relacionada a essa temática, mas como construímos um fanzine sobre a Semana do Meio Ambiente, mudamos um pouco essa ação.

Todas as turmas da escola foram envolvidas, alguns orientados pela professora responsável pela COM-VIDA, e outros orientados pela professora regente da turma, mas realizaram a mesma atividade, onde primeiramente assistiram a vídeos aprendendo como a energia elétrica chega até nossas casas, porque devemos economizar, dicas de como economizar e ainda um vídeo que falava de energia e sustentabilidade.

Num segundo momento conversamos sobre os vídeos assistidos, e após cada aluno recebeu um folheto, que não estava totalmente completo, pois cada um iria dar a sua contribuição. Foi realizada leitura do folheto, momento de conversa e após cada aluno completou com desenho e pintura, sendo instruídos a entregarem o folheto para sua família, contando ainda sobre o que aprenderam.

No folheto foi abordado os seguintes assuntos: Porque devemos economizar energia elétrica, O Brasil e a Energia Elétrica e Dicas de Economia.

E com essa atividade encerramos as três ações, que contemplavam o ODS 12, que trata sobre Consumo Responsável.

Assistindo aos vídeos educativos
Assistindo aos vídeos educativos

 

Assistindo aos vídeos educativos II
Assistindo aos vídeos educativos II

 

Exemplo do folheto informativo
Exemplo do folheto informativo

 

Aluna confeccionando o folheto sobre economia de energia
Aluna ilustrando o folheto sobre economia de energia

 

Alunos do 1º e 2º ano com os folhetos prontos para levarem para casa
Alguns alunos com os folhetos prontos para levarem para casa

Relatório Agenda 21 EMEI TIA BETE

Emei TIA BETE

Professora: Ana Maria Machado

Turma: PRE Manhã e Tarde

Relatório Agenda 21/ 2016

COM- VIDA para a ação “ A nossa agenda 21 escolar”

Oficina de Futuro:

Como de costume iniciamos nossas conversas nas nossas rodinhas, onde debatemos o que a nossa escola precisa para participar da Agenda 21, o que é necessário para a nossa escola ser legal, falamos sobre o uso da água, nosso lixo e a nossa horta. Após seguimos para passear pela escola como fizemos em anos anteriores. No inicio do mês de Abril de 2016, nossos pequenos a turma do PRÉ Manhã- composto de 15 alunos com idade entre 4 e 5 anos, na nossa sala temos um banheiro onde as descargas dos vasos sanitários e torneiras das pias estavam com vazamentos, fomos fazendo nossa lista de pedras no caminho. E assim fomos andando pela escola e verificando a necessidade de consertar descargas e torneiras. Outra dificuldade encontrada foi a nossa horta que estava desativada, em virtude do período de férias, eles também elencaram como pedra, e que gostariam de plantar alface, chazinho, tempero verde e flores pela escola. Outra pedra que elencamos foi a falta de separação do lixo, faltam lixeiras adequadas na escola, em outros anos fizemos com caixa de papelão e com ação do tempo elas estragavam.

Resumindo:

Construção do cartaz – Pedras no Caminho:

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Cartaz Pedras no caminho
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Arvore dos Sonhos

Sonhos

1) HORTA – Reativar Horta Escolar

2) ÁGUA –    Reduzir consumo de Água

3) LIXO –      Separar o Lixo

Ação:

Neste ano conseguimos doação de bambonas com o pai de um aluno do maternal da nossa escola, para confeccionáramos as nossas lixeiras para a separação do lixo. Pintamos com tinta guache as referidas bambonas, juntamos alguns lixos que estava pelo pátio da escola e trouxemos para a sala para exemplificar como devemos separar o lixo, mas nosso desejo é ter lixeiras adequadas, como não temos como comprar essas serão as nossas lixeiras.

– ODS 3 – Meio Ambiente saudável.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Pintando as futuras lixeiras

IMG_20160803_075647708_HDR

  • Passamos pelas outras turmas fazendo a conscientização que lugar de lixo é na lixeira.
  •  Nossa Escola tem um Projeto Institucional “ Criando, Reciclando e brincando” , sendo assim criamos vários brinquedos com material reciclado, tais como: Jogo com pente de ovos, com garrafa Pet e cabo de vassoura cavalos de pau, com garrafa Pet “Bilboque” e muitos outros.
  •  Nosso trabalho em relação a AGUA foi de conscientização das turmas para economia de água, passamos em todas as turmas alertando para que ao escovar os dentes não deixem a torneira aberta. Visitamos as casas no entorno da escola para conscientizar os vizinhos sobre o uso adequado da água. Visitamos o hidrômetro da escola para verificar o consumo de água.

IMG-20160413-WA0005[1]

IMG_20160510_115636880IMG_20160607_151411614IMG_20160608_093240401

 

  •  Ainda não conseguimos comprar Torneiras com temporizador: Não foi possível realizar visto a falta de verba para comprar.
  •  Conserto das descargas: foi providenciado pela direção da escola mensalmente.
  •  Bebedouro para os alunos, porque tem muito desperdício quando os alunos vão encher suas garrafinhas ou canecas, ainda não foi possível comprar também por falta de dinheiro.
  • ODS 6 Utilização consciente da água.
  • Reativamos a Horta em março, iniciamos com a capina com os alunos, claro que os professores tiveram que limpar o local, e as crianças são muito pequenas, e como não conseguimos alguém para limpar sem custo, as mudas foram compradas pelos professores.(Alface,Couve, Temperinhos e chazinhos, flores e moranguinhos e arvore frutíferas)

IMG_20160812_110341668IMG_20160815_082505433IMG-20160812-WA0029IMG_20160525_095718540IMG_20160318_092115738

  • Iniciamos com os alunos a plantação em Março.
  •  Aumentar o numero de canteiros: em dezembro foi iniciamos o aumento dos canteiros com um voluntario cedido pela prefeitura.
  • ODS 2 Horta Escolar e ODS 12 Plantar e Produzir.-Resgate histórico: Como nossos alunos não sabem ler, foi através das nossas rodinhas que debatemos e achamos soluções para os nossos problemas, e com os pais e professores nas reuniões rotineiras. 

    Conclusão:

    Enfrentamos muita dificuldade para realizar a agenda 21, mas com apoio e colaboração dos nossos colegas e alunos, conseguimos realizar grande parte da nossa tarefa, ressaltamos que contamos com nosso PPP o Projeto da Horta Escolar e o Projeto de Educação Ambiental “ Criando, Reciclando e Brincando” . Ainda precisamos realizar alguns itens no ano de 2017, mas com o envolvimento de toda comunidade escolar da nossa escola com certeza estaremos no caminho certo que é um planeta melhor.

IMG_20160328_090303188_HDR

Realização:

Apoio: