Coletivo Educador Ambiental Regional

EDUCOMUNICAÇÃO EMEI TIA BETE

EDUCOMUNICAÇÃO EMEI TIA BETE

  • VIDEO

A turma da COMVIDA composta por alunos com idade de 4 e 5 anos gravaram um vídeo com um teatro baseado na musica da Xô DENGUE  da Xuxa, musica esta que foi escolhida pela turma. Atividade baseada na ODS 3 MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL.

https://redesow.faccat.br/wordpress/ceataquara/wp-admin/post-new.php#

  • AUDIO

 

Spot de Rádio

Nosso áudio foi interpretado pela Aluna Julia com 4 anos  da COMVIDA, alertando que lugar de lixo é lixo, conforme endereço:

 

https://drive.google.com/file/d/0B0d5ExTqLJAvZGFDVHB3cWpIRkE/view?usp=drivesdk

  • FANZINE
  • Nosso fanzine foi construído para divulgar a nossa semana do meio ambiente conforme postado no referido evento.IMG_20160609_100514192
  • IMG_20160609_100527025

Última de 2016 da COM-VIDA para Ação conforme ODS nº 12 da Agenda 2030

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Na manhã dos dias 28 de novembro e 01 de dezembro, aconteceram as duas últimas oficinas de reutilização de resíduos para alunos interessados de todas as turmas da escola, também com a participação de funcionários.
No primeiro dia, foi a confecção de enfeites de Natal, a partir da reutilização de CDs velhos e restos tecidos, E V A, miçangas, fitas, etc. Foram pesquisadas, na internet, diferentes modelos para que os alunos pudessem usar como orientação.
No segundo dia, foi a vez dos enfeites de Natal a partir da reutilização de garrafas de vidro e resíduos de enfeites de Natais passados. Cada aluno decidiu como enfeitar sua garrafa.
Todos os trabalhos realizados foram levados para casa, pelos alunos, exceção de alguns, que quiseram presentear seus professores.
Essas atividades fizeram parte da COM-VIDA para Ação e ODS nº 12 da Agenda 2030.

Alunos confeccionando enfeites de Natal reutilizando CDs velhos
Alunos confeccionando enfeites de Natal reutilizando CDs velhos
Oficina de  enfeites de Natal reutilizando CDs velhos
Oficina de enfeites de Natal reutilizando CDs velhos
Arranjos de Natal com reutilização de garrafas de vidro
Arranjos de Natal com reutilização de garrafas de vidro
Arranjos de Natal  Prontos
Arranjos de Natal Prontos
Alunos confeccionando enfeites de Natal reutilizando garrafas de vidro
Alunos confeccionando enfeites de Natal reutilizando garrafas de vidro

COM-VIDA PARA AÇÃO… IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES … ODS 15

O grupo COM-VIDA da escola Antônio Martins Rangel, está desenvolvendo suas ações sobre as árvores desde julho de 2016, e numa de suas ações convidou o senhor Marco Aurélio Angeli, mais conhecido por “Zoreia”, morador da localidade de Açoita Cavalo – Taquara, RS para nos relatar um pouco sobre seu projeto de recuperar a mata ciliar do Arroio Açoita Cavalo. Além de aceitar o convite de falar sobre seu trabalho, nos convidou a ir até sua propriedade para que os alunos também pudessem plantar mudas de árvores na beira do Arroio. As mudas foram doadas pela EMATER que apoio a sua iniciativa.
Foi um dia inesquecível, pois tivemos a oportunidade de levar todos os alunos da escola e também convidar a E.M.E.I Henrique Fetter para um ótimo aprendizado sobre a IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES e valorizar o trabalho do senhor Marco Aurélio pela iniciativa e conscientização da importância da mata ciliar para a preservação do Arroio Açoita Cavalo.

Fala do senhor Marco Aurélio sobre a importância das árvores.
Fala do senhor Marco Aurélio sobre a importância das árvores.
Imagem de todo o grupo de alunos com as mudas a serem plantadas.
Imagem de todo o grupo de alunos com as mudas a serem plantadas.
Alunos realizando a ação - Plantar árvores.
Alunos realizando a ação – Plantar árvores.

Reutilização de mapa para confecção de jogo de trilha

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
No dia 31 de outubro, os alunos da COM-VIDA promoveram atividades de limpeza do pátio da escola, contando com a participação de ex-alunos, dos quais alguns se envolveram com a limpeza (varreção e recolhimento de resíduos) e outros se encarregaram dos cuidados com a horta e jardinagem.
Após o intervalo, os alunos da COM-VIDA decidiram realizar mais uma atividade a partir da reutilização, dessa vez, de mapas. Eles optaram por criar um jogo de trilha utilizando um mapa onde constam todos os lugares por onde o Rio dos Sinos passa.
Os alunos procuraram na internet, imagens que pudessem aproveitar e utilizaram imagens de pedras (remetendo as “pedras no caminho”) para confeccionar a trilha. O objetivo dos alunos foi de confeccionar um jogo divertido e instrutivo, que pudesse ser aproveitado nas aulas de História, Geografia e Ciências, segundo eles. Após pronto, foi enviado para gráfica para ampliação e multiplicação.

Alunos da COM-VIDA fazendo a reutilização de mapa para confecção de jogo
Alunos da COM-VIDA fazendo a reutilização de mapa para confecção de jogo
Ex-alunos realizando a limpeza do pátio da escola
Ex-alunos realizando a limpeza do pátio da escola
Jogo de trilha pronto
Jogo de trilha pronto
Equipe diretiva e de funcionários: parceria com a COM-VIDA
Equipe diretiva e de funcionários: parceria com a COM-VIDA

Iniciação científica — Lixo II

 

RESUMO

Em um debate juntamente com os alunos, conversamos sobre os problemas que degradam o meio ambiente, concluindo que o principal problema é o lixo, por falta de conhecimento ou consciência a maior da população não separa nem encaminha seus resíduos para reciclagem, além de não descartar adequadamente, colocando em lugares inadequados que acabam poluindo e degradando a natureza.

Em Taquara são recolhidos 26 toneladas de lixo por dia e deste total estima-se que somente 8% é encaminhado para empresas de reciclagem, o restante é levado para aterros sanitários onde é despejado em valas custando cerca de R$ 170,00 mil reais mensais aos cofres da Prefeitura ( neste valor está incluso o trabalho da usina, as coletas convencional e seletiva, o transporte e destino final do rejeito).

O lixo produzido é encaminhado a Usina de Moquém onde é selecionado, é recebido cerca de 800 toneladas de resíduos ao mês, mas apenas 7,5% são reaproveitados, isto representa 60 toneladas do total, o restante segue para o aterro sanitário . Se houvesse cuidados por parte da população em relação à separação do lixo seco e orgânico acreditasse que haveria uma redução de até 70% de materiais para os aterros. Pois cada morador gera aproximadamente 12 quilos de lixo ao mês,vemos cenas de lixo amontoados em terrenos baldios, margem de rios e estradas demonstrando o descaso das pessoas com o próprio lixo produzido.  As cidades de todo mundo geram toneladas de resíduos sólidos, podendo aumentar ainda mais nos próximos anos trazendo sérias consequências para o meio ambiente e saúde da população mundial. Então é necessário um maior engajamento da população para a problemática do lixo ser amenizada, tomando conhecimento dos riscos e da dimensão do problema.

CONCLUSÃO

Após tomar conhecimento da dimensão do lixo em âmbito local e mundial e discutir amplamente em sala de aula, concluímos que é preciso ocorrer uma conscientização maior por parte da população quanto à separação do lixo doméstico, para evitarmos uma crise futura em relação aos recursos naturais que poderão ser comprometidos devido ao descarte inadequados dos diferentes tipos de lixos produzidos pelas pessoas diariamente.

 

 

TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI – III parte

Com os panfletos prontos, saímos pela comunidade ao redor da escola para distribuir e conscientizar a comunidade da importância de combates o mosquito Aedes Aegypti.

20161024_08515320161024_08575620161024_085906

Os alunos distribuindo os panfletos para comunidade.

Ações Agenda 21 – Economizando Energia Elétrica

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MARTINI

APRENDENDO A ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

SONHO 3 – 1ª e 2ª AÇÃO

A terceira pedra no caminho encontrada em nosso diagnóstico foi a seguinte: Luzes acessas quando não se faz necessário, esta que se encaixa no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12 (Consumo Responsável), e o nosso sonho é: Toda comunidade escolar ter o hábito de apagar as luzes quando essas não são necessárias.

Para que o nosso sonho se torne realidade os alunos da COM-VIDA realizaram algumas ações. A primeira ação feita, foi a colocação de lembretes na chave de luz (capinhas em eva com a mensagem “AO SAIR, DESLIGUE A LUZ”), colocada na sala de aula, laboratório de informática, banheiros, secretaria, refeitório e área da escola. Os alunos da COM-VIDA foram nos diferentes espaços para colocação dos lembretes e conversaram com os demais alunos da escola, sobre o porque de estarmos realizando essa ação.

A segunda ação, era organizar uma apresentação sobre a economia de luz, mas decidimos em fazer uma mudança, então construímos cartazes, bem colorido para chamar atenção e colocamos no corredor da chegada da escola, por onde todos os alunos passam, e também pode ser visto por pais e outras pessoas da comunidade que chegam na escola.

LEMBRETE COLOCADO NAS CHAVES DE LUZ NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
LEMBRETE COLOCADO NAS CHAVES DE LUZ NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA

 

ALUNA DA COM-VIDA E ALUNA DO 4º ANO COLOCANDO LEMBRETE NA CHAVE DE LUZ
ALUNA DA COM-VIDA E ALUNA DO 4º ANO COLOCANDO LEMBRETE NA CHAVE DE LUZ

 

ALUNOS CONSTRUINDO CARTAZ SOBRE ECONOMIA DE ENERGIA
ALUNOS CONSTRUINDO CARTAZ SOBRE ECONOMIA DE ENERGIA

 

MONTANDO O CARTAZ "DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA"
MONTANDO O CARTAZ “DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA”

 

CARTAZ EXPOSTO NA CHEGADA DA ESCOLA
CARTAZ EXPOSTO NA CHEGADA DA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI – II parte

Em conversa com os alunos debatemos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, as maneiras de como ele se reproduz e como podemos eliminá-lo.

Pensando nisso montamos um folheto com dicas de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, para serem distribuídos pela comunidades dos arredores da escola para conscientizar da importância de combater este mosquito.20161024_075459 20161024_083426

Montando panfleto com dicas de prevenção com o mosquito Aedes Aegypti

VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA

Escola Luis Böes

Para finalizarmos nossa pesquisa sobre o lixo procuramos fazer uma campanha para conscientizar  as pessoas sobre a importância de reciclar o nosso lixo. Decidimos fazer então uma chamada de vídeo para ser divulgada nas redes sociais, podendo assim abranger maior número de pessoas possíveis.

Com autorização dos pais, este vídeo estará sendo divulgado em redes sociais como: facebook, whats App. Queremos de algum jeito contribuir para que as pessoas separem o seu lixo, e o mais importante se informem sobre os dias da coleta seletiva, para que seja feito um descarte adequado deste resíduos, podendo assim serem reaproveitados.                     ODS 03

20160928_13322920161013_190332

1ª FEMICTA                                                           Mostra de trabalhos da escola

Relatório Projeto de Pesquisa

RELATÓRIO DE PESQUISA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MARTINI

 

 

 

 

FRUTA E SALADA: PORQUE MUITAS CRIANÇAS NÃO COMEM?

 

 

 

 

ALUNOS:

Aline Ferreira Hilário da Silva – 5º ano

Anderson Brittes da Silva – 5º ano

Deison Wesley Petersen Martins da Silva – 3º ano

Iuri Demie Gomes – 5º ano

Ketlyn Eduarda Tedesco – 4º ano

Micael Prestes da Silva – 5º ano

Lucas Weschenfelder – 3º ano

Pedro Isaias Saldanha da Silva – 5º ano

Renata Meri de Oliveira – 4º ano

 

PROFESSORA ORIENTADORA: Camila Neves da Rosa Baptista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAQUARA, OUTUBRO DE 2016.

Resumo: Conforme a Agenda 21 Escolar, um dos problemas diagnosticados dentro da realidade em que a escola se encontra, se enquadra no tema hábitos alimentares, visto que ao observar, que quando são oferecidas frutas e salada na merenda muitas crianças não comem. Então vimos à importância de conhecer o real motivo que faz com que não comam, para que todos possam passar a ter hábitos alimentares mais saudáveis, pois ao ter uma alimentação saudável e equilibrada, consequentemente terão melhor qualidade de vida, prevenindo doenças.

“Porque muitas crianças não têm o hábito de comer fruta e salada?”, é a questão norteadora do trabalho, onde foram definidas as seguintes hipóteses: Porque os pais não incentivam; Porque não tem o hábito de comer no dia-a-dia; Porque não tem horta em casa; Porque nunca experimentaram.

Foram realizadas entrevistas com os alunos da escola e foram enviados questionários para as famílias para base da pesquisa.

O objetivo da pesquisa realizada foi descobrir o porquê que muitas crianças não comem fruta e salada quando lhe é oferecido, para a partir do resultado realizarmos ações que venham incentivar uma alimentação mais saudável, o que também já está previsto na nossa agenda 21 escolar, com atividades relacionadas a horta.

 

Objetivo geral: Descobrir o porquê que muitas crianças não comem fruta e salada, para encontrar meios de incentivá-los a comer, para que tenham boa saúde, não fiquem doentes com facilidade e cresçam saudáveis.

 

Metodologia: A pesquisa realizada se baseou em bibliografias que tratam do assunto alimentação saudável e também através de entrevistas e questionários para conhecer a realizada vivenciada de acordo com a pergunta norteadora da pesquisa.

A entrevista e o questionário foram elaborados com os alunos da COM-VIDA, sendo que as entrevistas foram realizadas com os alunos da escola e o questionário foi enviado para casa para ser respondido por pais ou responsáveis. Parte da entrevista foi realizada pela professora responsável pela pesquisa, e outras foram feitas por alguns alunos da COM-VIDA. E também foi realizada entrevista com a merendeira da escola.

 

Material: No desenvolvimento deste projeto de pesquisa os materiais utilizados foram livros e revistas da biblioteca escolar, folha de ofício, impressora, lápis, caneta, computador e gráficos sobre os resultados.

 

Resultado: Foram analisadas as entrevistas realizadas com os alunos e os questionários enviados para as famílias, e a partir destes foram construídos gráficos, para concluir se as hipóteses levantadas inicialmente estavam corretas. Foi visto que, as hipóteses não estavam corretas, pois através do questionário pode-se ver que os pais incentivam seus filhos a terem uma alimentação saudável; que a maioria come salada e fruta no dia-a-dia; e que também muitos tem horta em casa. E a partir da entrevista foi visto que, a maioria experimenta frutas e saladas, mas não gosta. Então pode-se chegar as seguintes conclusões: a maioria das crianças tem preferência por frutas, o que foi observado também em entrevista realizada com a merendeira; e que os alunos que não comem fruta e salada, na maioria, experimentaram, mas não gostaram.

AÇÃO REATIVANDO A HORTA DO CALISTO (ODS 2- ODS3 – ODS12)

Uma das ações de destaque do Com-vida da EMEF Calisto Eolálio Letti foi a reativação da horta da escola.

Através da horta os alunos tiveram a oportunidade de realizar o plantiu de algumas verduras, legumes e alguns temperos, bem como saboreá-los na alimentação escolar. Também puderam levar para suas famílias o resultado de seu trabalho.

O objetivo dos alunos é melhorar cada vez mais o espaço da horta e plantar mais variedades de verduras e legumes.

Antes
Antes
Depois
Depois

20160921_075503

FANZINE – EMEF CALISTO EOLÁLIO LETTI

Confecção do Fanzine
Confecção do Fanzine
Entrega dos Fanzines
Entrega dos Fanzines

received_1025056634231996

Os alunos do COM-VIDA da Emef Calisto Eolálio Letti confeccionaram um Fanzine.

O Fanzine foi produzido com a participação de todos os alunos da escola, que participaram de um concurso de desenhos e estas atividades integraram a programação da Semana do Meio Ambiente.fanzine frenteFanzine

EMEF CALISTO EOLÁLIO LETTI – AEDES AEGYPT

Os alunos do COM-VIDA da EMEF Calisto Eolálio Letti, ainda no combate ao Aedes Aegypt e como resultado dos trabalhos realizados, convidaram os alunos do Terceiro Ano para realizar a gravação de um vídeo.

A EMEF CALISTO EOLÁLIO LETTI NO COMBATE AO MOSQUITO

Os alunos do Terceiro Ano da EMEF Calisto Eolálio Letti a pedido dos alunos do COM-VIDA, realizaram a gravação de um áudio para complementar as atividades da Campanha contra o Mosquito Aedes Aegypt.

Conscientizando sobre o óleo residual

Segundo conversa com os alunos, era comum em muitas famílias o descarte incorreto do óleo residual, sendo que o mesmo era colocado diretamente no ralo da pia, no lixo ou no quintal, mas a COM-VIDA vem trabalhando no sentido de conscientizar cada um sobre os danos causados ao meio ambiente, a começar pelo fato de que 1 litro de óleo pode poluir milhares de litros de água e piorar o problema das enchentes. Então, desde a Semana do Meio Ambiente, quando foi realizada a campanha com momento de informação e conscientização, bem como a distribuição de garrafas PET etiquetadas, o coletor da escola está recebendo mais óleo residual, o que significa um avanço no nosso objetivo, em atendimento ao ODS 6.

IMG-20161007-WA0002

Alunos trazendo o óleo residual para o ponto de coleta
Alunos trazendo o óleo residual para o ponto de coleta

20160616_135823

Caminhão coletando o óleo na escola
Caminhão coletando o óleo na escola

COM-VIDA realizando melhorias no pátio da EMEF Jorge Fleck

Considerando as ações previstas para atingirmos o sonho de ” revitalizar o pátio da escola, mantendo-o livre de lixo, tornando-o mais agradável e bonito”, de acordo com os ODS 13 e 15, a COM-VIDA e demais alunos realizaram o seguinte:

20160801_164322

Plantio nos vasos da área coberta da escola
Plantio nos vasos da área coberta da escola
Irrigação das plantas
Irrigação das plantas

20161013_155145

Pintura do cercado da hota
Pintura do cercado da horta

20160926_162113

Organização das caixas de madeira para plantio na horta
Organização das caixas de madeira para plantio na horta

IMG-20160613-WA0013

IMG-20160613-WA0019

Plantio de flores
Plantio de flores

IMG-20160929-WA0014 IMG-20161005-WA0018

Pintura das caixas de madeira e cultivo na horta
Pintura das caixas de madeira e cultivo na horta

IMG-20160603-WA0020

Espalhando brita no pátio e organizando um novo espaço com banco
Espalhando brita no pátio e organizando um novo espaço com banco

20160825_141813

Manutenção das lixeiras suspensas
Manutenção das lixeiras suspensas

COM-VIDA da EMEF Jorge Fleck iniciando a construção da sala verde

A COM-VIDA está iniciando mais uma das ações previstas para 2016, conforme o sonho de “reaproveitar o espaço da antiga pracinha, transformando-o em uma sala verde, que poderá ser usada nas mais diversas disciplinas, bem como em momentos de descontração”, com base nos ODS 9, 3 e 4.

20161121_155323

20161121_162941 20161121_161147

20161010_162429 20161010_160135

20161201_160400 20161201_160527 20161201_162030 20161205_161202

20161205_165828 20161205_165838 20161205_165851

20161212_133037 20161212_133338 20161212_133804 20161212_135709 20161212_135751

Fanzine da EMEF Jorge Fleck informando sobre atitudes sustentáveis

O fanzine criado aborda a importância do destino correto para o óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, bem como outros resíduos, incentivando também a compostagem, de acordo com os ODS 6 e 15. Também alerta para os cuidados com o Aedes Aegypti, conforme o ODS 3. Os fanzines estão sendo distribuídos na escola e comunidade, a fim de conscientizar as pessoas sobre a adoção de atitudes saudáveis para o bem do nosso planeta e de cada um de nós.

 

FOTO FOLDER1

 

FOTO FOLDER2

IMG-20161227-WA0003 IMG-20161227-WA0002

COM-VIDA realizando a entrega dos fanzines na comunidade de Morro da Pedra
COM-VIDA realizando a entrega dos fanzines na comunidade de Morro da Pedra

 

Áudio de Conscientização sobre o Aedes Aegypti

A COM-VIDA da EMEF Jorge Fleck criou um áudio baseado na ODS 3, com parte da paródia criada em cima da música “Pra ver se cola”, instigando as pessoas a evitarem água parada, impedindo assim a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Realização:

Apoio: