Coletivo Educador Ambiental Regional

COM-VIDA para Ação EMEI São João Batista – (ODS 11)

“A nossa Agenda 21 escolar”

        Após passeios e rodas de conversa, a turma COM-VIDA da EMEI são João elencou alguns problemas, que depois de solucionados tornarão nosso Bairro e nossa escola mais bonitos e sustentáveis. O que mais chamou atenção dos alunos foi o lixo espalhado pelo chão e este será o primeiro problema a se solucionar, através de limpezas e distribuição de folders e cartazes pelo bairro onde moramos.

Esta é nossa Agenda 21 escolar
Esta é nossa Agenda 21 escolar

Leonel Brizola: COM-Vida para Ação 2017 (Agenda 21) – (ODS 11)

A COM-Vida da Leonel já está com a sua “Agenda 21 – 2017” organizada!

As ações foram planejadas a partir da aquisição de alguns materiais com o recurso do PDDE Escolas Sustentáveis. Estes materiais contribuirão muito para a conscientização de todos na preservação dos recursos e destinação correta de resíduos, e também na nossa trajetória rumo à uma escola mais sustentável.

COM-VIDA para ação – “A nossa Agenda 21 na Escola” – (ODS 11)

                                                PEDRAS NO CAMINHO          

                                                                1. Lixo misturado nas lixeiras                                                        

                                                           2.Pracinha com sol na maioria do tempo                                 

                                                3.Sala verde com pouca estrutura e acesso limitado  

        SONHOS

              1.Coleta Seletiva na Escola

             2.Árvores para dar sombra

                            3.Uma sala verde mais estruturada

AÇÃO:

1.1 Criar coletores para salas de aula

1.2 Adquirir coletores para o pátio

1.3 Ensinar os alunos a utilizar os coletores seletivos

2.1 Conscientização dos alunos da importância de cuidar das plantas para crescerem e assim alcançar o objetivo de sombrear a a pracinha

2.2 Plantar Árvores

2.3 Construção de um Pergolado Verde com intuito de sombrear a pracinha escolar,cuidando dos alunos e professores

3.1 Limpeza da Sala Verde

3.2 Reorganização da sala Verde

3.3 Construção de Bancos e Mesas de Concreto para a realização de tarefas,momentos de reflexão e interação na nossa Sala Verde

QUANDO?

1.1,1.2,1.3 no 1º Semestre de 2017

2.1,2.2,2.3 no 2º Semestre de 2017

3.1,3.2,3.3 no 2º Semestre de 2017

QUEM?

1.1 Alunos da COM-VIDA

1.2 Direção da Escola

1.3 Professoras e Alunos da COM-VIDA

2.1 Professoras e Alunos da COM-VIDA

2.2 Alunos da COM-VIDA

2.3 Direção da Escola

3.1 Alunos da COM-VIDA

3.2 Alunos da COM-VIDA 

3.3 Direção da Escola

ONDE?

  1. 1. Na sala de aula e no Pátio da Escola
  2. 2. No Pátio próximo da Pracinha
  3. 3. Na Sala Verde

Agenda 21/2017- EMEF 17 de Abril – (ODS 11)

Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril

COM-VIDA para Ação

Agenda 21/2017

Problemas Materiais adquiridos com recursos PPDE Ações Quando Onde Quem
 

 

 

Lixo

 

 

– Minhocário

 

– Lixeiras seletivas

Adquirir um minhocário visando a conscientização e a mudança de atitudes sobre a problemática do lixo e suas consequências ambientais.  

Ao longo de 2017

 

Na escola

 

COM-VIDA

 e  Direção

Distribuição de lixeiras em locais específicos.  

1º semestre de 2017

 

Na escola

COM-VIDA

 e Direção

Campanha de conscientização sobre os cuidados com o lixo Ao longo de 2017  

Na escola

 

COM-VIDA

 

 

 

 

 

 

Água

 

– Caixa d’água.

– Torneiras temporizadora.

– Caixa de descarga.

– Cano de PVC.

– Cimento.

– Cola branca.

– Tijolo.

– Areia.

– Bóia.

– Argamassa

 

Construir um reservatório para captação da água da chuva..

 

1º Semestre de 2017

 

Na escola

 

COM-VIDA

e Direção

Reforma hidráulica

 

 

1º Semestre de 2017

 

Na escola

 

DIREÇÃO

 

 

Campanha de conscientização sobre o uso da água.

 

 

 

Ao longo de 2017

 

 

Na escola

 

 

COM-VIDA

 

 

Eficiência energética e Espaço Exterior

– Lâmpadas Econômicas.

– Terra

– Tela

– Mourão de concreto.

– Tinta ecológica

 

 

 

Revitalização das floreiras

 

 

 

1º Semestre de 2017

 

Na escola

 

COM-VIDA

 

Revitalização da horta

 

 

1º Semestre de 2017

 

Na escola

 

COM-VIDA

 e Direção

Mutirão semanal de limpeza e cuidados com o espaço exterior. Ao longo de 2017 Na escola COM-VIDA

COM-VIDA para Ação 2017 – (ODS 11)

O planejamento das ações a serem desenvolvidas pela COM-VIDA nesse ano foram organizadas de acordo com o Plano de Ação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

 

.com vida para ação

COM-VIDA para Ação: parte 1 – (ODS 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
E no dia 20 de abril, como programado na COM-VIDA para Ação, os alunos que fazem parte da comissão organizaram-se para dar início as atividades propostas.
Num primeiro momento eles confeccionaram mini cartazes para fixar em diversos pontos do ambiente escolar, como forma de orientar os demais colegas a cuidarem da limpeza de cada espaço.

Alunos confeccionando cartazes
Alunos confeccionando cartazes
Cartazes prontos
Cartazes prontos

Na sequência os alunos montaram uma mini horta de chás, reaproveitando galões de produtos de limpeza que normalmente seriam dispensados na lixeira comum. As funcionárias da limpeza auxiliaram na separação dos galões.
As mudas de chás foram doações das funcionárias do refeitório da escola.
Futuramente os integrantes da comissão farão pesquisa sobre a utilidade de cada chá e colocarão as informações visíveis para todos no local da horta.

Preparando o espaço para plantar as mudas
Preparando o espaço para plantar as mudas
Horta de chás pronta
Horta de chás pronta

Finalizando as atividades do dia os alunos da comissão realizaram a coleta e separação dos resíduos encontrados no ambiente escolar.

Alunos fazendo a coleta de resíduos no pátio
Alunos fazendo a coleta de resíduos no pátio
Resíduos coletados para posterior descarte
Resíduos coletados para posterior descarte

Rio do nosso Bairro – E.M.E.F. Rosa Elsa Mertins – (ODS 6)

Rio do nosso Bairro – E.M.E.F. Rosa Elsa Mertins

O grupo da Com – Vida, reuniu-se nas dependências da escola, Guardiões da Vida Verde e os alunos dos 7ºs anos para assistirem uma palestra sobre o “Rio do nosso Bairro”, com a professora Daione Prass, no qual foi falado sobre a poluição do Arroio Taquara. A palestra ocorreu as margens do Arroio que corta o interior da Escola.20170420_154558[1]20170420_154844[1]

20170420_154750[1]20170420_154452[1]

 

As atividades do Rio do nosso Bairro, tiveram continuidade com a professora Marilei Diléia Luz, juntamente com seus alunos da turma 141, como projeto “Educar para a Vida”, onde os alunos trabalharam sobre o “meio ambiente que temos e o meio ambiente que queremos”, assim conheceram mais sobre as plantas e suas funções, o dia internacional da água, confeccionaram cartazes, apresentaram trabalhos e realizaram uma caminhada de reconhecimento do Arroio Taquara.

CIMG1444CIMG1441

CIMG1438CIMG1436

Rio do nosso bairro- Parte II- Escola Nereu (ODS 6)

A segunda parte da atividade sobre o “Rio do nosso Bairro”, ocorreu durante a semana de 27 a 31 de março onde os alunos da COM-VIDA confeccionaram uma história intitulada: A triste história da poluição do rio.

A história foi contada apenas através do cenário que ia sendo mudado dia após dia no fundo do refeitório da escola e onde todos os alunos tinha acesso e puderam acompanhar.

No fechamento da atividade, reunimos toda a escola e contamos a história com a ajuda daqueles que quiseram participar e fizemos uma brincadeira de perguntas e respostas sobre a história, sobre a água e sua importância e sobre nossos rios.

A história foi confeccionada com material reciclável e a turminha da COM-VIDA também esteve em todas as turmas chamando à atenção das mesmas para a história que deveriam observar durante a semana.

Primeira parte da história onde mostra o rio vivendo feliz, tranquilo e limpo em seu leito.
Primeira parte da história onde mostra o rio vivendo feliz, tranquilo e limpo em seu leito.
Segunda parte da história contou a chegada das pessoas e formação das cidades próximas ao rio.
Segunda parte da história contou a chegada das pessoas e formação das cidades próximas ao rio.
Ainda na segunda parte, mostrando a utilização da água do rio pelas pessoas.
Ainda na segunda parte, mostrando a utilização da água do rio pelas pessoas.

 

Muitas casas, fábricas e corte das árvores e mata ciliar do rio.
Muitas casas, fábricas e corte das árvores e mata ciliar do rio.

 

Projeto Rio do Nosso Bairro – EMEF 17 de Abril (ODS 6 e 14)

A

Entre as atividades desenvolvidas no período de 17 de março a 04 de abril, foi trabalhado o Projeto Rio do Nosso Bairro. Todas as turmas, do Pré ao 6º ano, realizaram atividades relacionadas a água, fazendo referência ao Projeto. Considerando que o bairro é banhado pelo Arroio Tucanos, adaptamos o projeto para: “O Arroio que temos , Arroio que queremos”.

No dia 20 de março os integrantes da COM-VIDA realizaram uma atividade de campo no Arroio Tucanos. O objetivo da atividade foi coletar seres a fim de verificar as espécies encontradas e quantidade de cada uma para posterior avaliação da qualidade da água no local. Após o recolhimento e classificação, concluíram que a qualidade da água do Arroio é ruim por apresentar significativa poluição orgânica.

Já na escola, foram criados cartazes e painéis com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do Arroio. Os alunos também participaram de um concurso, apresentando o melhor desenho sobre o “Arroio que temos e o Arroio que queremos”.

Encerrando as atividades do Projeto os integrantes da COM-VIDA participaram de um momento cívico as margens do Rio Paranhana, no dia 04 de abril.

B
Integrantes da COM-VIDA recendo instruções da Professora Sabrina Amaral
C
Integrantes da COM-VIDA as margens do Arrio Tucanos.
F
Integrantes da COM-VIDA coletando macroinvertebrados no Arroio Tucanos.
D
Separação dos macroinvertebrados.
E
Painel construído pelo 6º ano – O caminho do Arroio.
G
Integrante da COM-VIDA participando do encontro das águas em ato cívico as margens do Rio Paranhana.
H
Integrantes da COM-VIDA as margens do Rio Paranhana
I
Desenho realizado por aluna do 5º ano – Como deveria ser.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades marcam o Dia Mundial da Água – EMEF 17 de Abril – (ODS 6)

z1 

Para lembrar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia  22 de março, a COM-VIDA, direção, professores e alunos da EMEF 17 de Abril, com o tema “cada gota conta”, entre os dias 17 e 23 desenvolveram atividades de conscientização e reflexão sobre a água.

As turmas do Pré, trabalharam a importância da água, destacando que “sabendo usar não vai faltar”. As turmas de 1º ao 5º ano confeccionaram cartazes e apresentações. Já a turma do 6º ano desenvolveu, na disciplina de matemática e geografia, uma pesquisa relacionada ao consumo e qualidade da água.

No 22, a Coordenação Pedagógica organizou um ato cívico, em comemoração ao dia da água. No momento as turmas, puderam socializar os trabalhos realizados, divulgar dados e realizar apresentações.

As atividades encerraram-se no dia 23 com uma palestra com a professora Andreza Schimit. Esta instigou os educandos sobre a importância dos cuidados com água.

t1
Alunos do Pré confeccionando trabalhos.
t3
Roda de conversa sobre o tema: água.
t4
Palestra sobre o tema água com a Professora Andreza Schimitt.
t5
Painel em construção coletiva.
t7
Hora cívica em comemoração ao dia mundial da água.
t8
Apresentação sobre a água.
t9
Alunos observando o espaço da água no planeta.

Semana de Conscientização – EMEF 17 de Abril – (ODS 6)

Entre os dias 17 de março, dia do Rio dos Sinos, e 04 de abril, dia do Rio Paranhana, a COM-VIDA em parceria com o corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril desenvolveram diversas atividades, com o tema “Cada gota Conta”, tendo como objetivo, a conscientização da comunidade escolar em relação as fontes hídricas.

Neste período, as turmas de Pré ao 6º ano, desenvolveram pesquisas em relação a água, construíram cartazes e painéis, participaram de atividades de campo, oficinas e palestra, instigando atitudes de conscientização e preservação da água.

z3
Trabalho de pesquisa em sala de aula.
z2
Trabalho desenvolvido em sala de aula.
z4
Hora cívica em comemoração ao dia Mundial da água.
z5
Atividade de campo as margens do Arroio Tucanos

z1

 

 

 

 

 

O Rio do nosso Bairro, Visita ao Arroio Sonda. – (ODS 6)

No dia 28 de março a turma da COM-VIDA, da EMEI São João Batista, realizou uma visita ao Arroio Sonda, próximo a nossa escola, para analisarmos a situação em que o arroio se encontra. Infelizmente nos deparamos com uma cena lamentável, quando íamos nos aproximando já começávamos a sentir o mau cheiro, também havia lixo espalhado por toda parte.

Roda de conversa com os alunos Com-vida sobre o Rio do nosso Bairro.
Roda de conversa com os alunos Com-vida sobre o Rio do nosso Bairro.
Durante o percurso os alunos foram instigados a analisar o estado das ruas.
Durante o percurso os alunos foram instigados a analisar o estado das ruas.
As crianças ficaram impressionadas com o que presenciaram no Arroio.
As crianças ficaram impressionadas com o que presenciaram no Arroio.

DSCN0037 DSCN0029

Este é o estado do Arroio Sonda no Bairro empresa, localizado próximo a EMEI São João Batista.
Este é o estado do Arroio Sonda no Bairro empresa, localizado próximo a EMEI São João Batista.

 

Ao voltarmos para a escola as crianças foram indagadas a falarem sobre o que acharam daquela situação, eles ficaram tristes com a falta de peixes no arroio, também indagaram quem colocou aquele lixo todo no arroio. Conversamos também sobre o que poderíamos fazer para tentar ajudar este lugar e combinamos de fazermos uma limpeza coletiva das ruas ao redor do arroio.

O Rio do nosso Bairro “Vamos Cuidar de Cada Gotinha” – (ODS 6)

No dia 22 de março as turmas MIA e MIB, da EMEI São João Batista, realizaram atividades alusivas ao Dia Mundial da Água. Foram realizadas rodas de conversas com alunos alertando-os de nossa dependência pela água para tudo, água é vida e portanto devemos cuidar e preservar este bem tão valioso. Em seguida os alunos realizaram atividades artísticas para ilustrar o que aprenderam.

 

Roda de conversa com a Tuma MIB e a Profª Luana sobre o cuidado que devemos ter com a nossa água.
Roda de conversa com a Tuma MIB e a Profª Luana sobre o cuidado que devemos ter com a nossa água.
Turma MIA realizando uma arte coletiva “Vamos cuidar de cada gotinha”
Turma MIA realizando uma arte coletiva “Vamos cuidar de cada gotinha”

 

Nossa escola vem desenvolvedo com os pequenos, ações de concentização para a prevervação da água e do meio ambiente, pois acredita que tais ações devem começar desde de cedo, para que nossos alunos se tornem cidadões conscientes e possam ajudar a tranformar o mundo num ambiente melhor e sustentável.

Rio do nosso bairro – (ODS 6)

Escola Luís Böes

No dia 17 de março, dia do Rio dos Sinos começamos a trabalhar com os alunos a importância da água e os cuidados que devemos ter; cada professora fez com a sua turma um trabalho de conscientização.

Contei para os meus alunos a história Chico Bento e a pescaria e conversamos sobre a importância de não jogarmos lixos nos rios e na natureza, o quanto a água é importante para nós e todos os seres vivos.

Como não temos rio perto da escola, os alunos fizeram desenhos e cartazes mostrando como eles querem que sejam as águas dos nosso rios, etc…

Meus alunos do primeiro ano com seus peixinhos da pescaria do Chico Bento
Meus alunos do primeiro ano com seus peixinhos da pescaria do Chico Bento.

20170407_152735 20170407_152748

Trabalhos dos alunos do 4 e 5 anos sobre o Rio dos Sinos

 

RIO DO NOSSO BAIRRO – (ODS 6)

Dos dias 17 de março até o dia 04 de abril,todos alunos da Educação Infantil até o 5º ano da EMEF Rudi Lindenmeyer realizaram atividades com o tema ÁGUA.

Os alunos da COM-VIDA realizaram uma caminhada ecológica até o arroio Irma Schuck que fica no entorno da escola.

durante a caminhada puderam perceber que em algumas partes do arroio está acontecendo o assoreamento por conta da retirada de algumas árvores do entorno do arroio.

Os alunos perceberam também a dificuldade dos moradores de utilizar corretamente as lixeiras,pois na maioria as sacolas de lixo estavam no chão ao lado da lixeira e não dentro delas como seria o correto.Foram recolhidos lixos encontrados na beira da estrada durante o trajeto da escola até o arroio.

Já na escola foram criados cartazes e maquetes sobre a conscientização da preservação das águas e também da importância da água para a nossa sobrevivência.

 

 

Segue abaixo um pouco das atividades realizadas.20170323_094722 20170323_095456 20170323_102138 20170323_164407 DSCN1141 DSCN1149 DSCN1177 DSCN1183 DSCN1216 DSCN1219 DSCN1220 DSCN1226DSCN1141 DSCN1149 DSCN1202 DSCN1216 DSCN1219 DSCN1227 DSCN1233 DSCN1239

Rio do Nosso Bairro – EMEF Arlindo Martini – (ODS 6 e 14)

No decorrer dos dias 17 de março a 04 de abril, todas as turmas da nossa escola (da pré-escola ao 5º ano) se empenharam em realizar atividades voltadas à proposta do RIO DO NOSSO BAIRRO, cada uma em sua sala de aula, onde realizaram trabalhos muito ricos e de acordo com o objetivo desta programação, aprendendo um pouco mais sobre os rios e arroios do município de Taquara.
O grupo do COM-VIDA, organizou um mural informativo sobre a hidrografia do município (arroios e rios), destacando “Os Arroios que temos” com alguns impactos ambientais que os mesmos sofreram e “Os Arroios que queremos” como seria o rio ideal, com o objetivo de toda comunidade escolar ter mais conhecimento sobre esse assunto, assim como os visitantes que chegam à escola.
As turmas realizaram atividades diversas, com a professora regente a e a professora de hora atividade, assistiram a vídeos sobre os nossos rios, apresentações de Power Point, conversaram sobre a realidade dos mesmos e a importância destes, visando à conscientização da preservação dos rios.
A turma do pré ainda ouviu a história “Chi, o pingo de chuva viajante”, com o auxílio de fantoches”. Confeccionaram cartaz com gotinhas, sobre as utilidades da água; assistiram vídeos educativos sobre o ciclo da água, sobre o não desperdício, observaram fotos sobre os problemas encontrados nos rios do nosso município e construíram um cartaz coletivo “Vamos preservar os rios da nossa cidade!”.
A turma do 1º ano trabalhou sobre os cuidados com a água e construiu um cartaz informativo “Cuidemos de cada gota de Água” e assistiu ao vídeo “Luna-como a água vira chuva?”
As turmas do 2º e 3º ano trabalharam sobre a utilidade do Rio para a natureza, descobriram maneiras de como a água chega nas suas casas, construíram acrósticos sobre o rio e ilustraram figuras representando o Rio dos Sinos, descaram a importância da água para o corpo humano e também confeccionaram cartazes “Preserve a água do planeta”.
A turma do Pré também confeccionou cartaz, representando o RIO QUE TEMOS e o RIO QUE QUEREMOS. Os cartazes foram expostos nas salas de aula e no mural da escola.
Os alunos do 4º e 5º ano ainda realizaram produção textual sobre a importância e utilidades do rio, leitura de textos sobre Rio dos Sinos e Rio Paranhana e estudaram o conceito de hidrografia através de textos, imagens e desenho. Tudo com diálogos dirigidos, visando sensibilizar as pessoas a terem atitudes que ajudem na preservação ambiental.
Ao observar o que foi realizado, acreditamos que nossa escola atingiu o objetivo desta Açõa tão importante, pois todos os alunos passaram a conhecer um pouco mais da hidrografia do nosso município e sua importância para cada um de nós. Apesar de não termos nenhum rio em nossa localidade, entenderam que os rios são muito importantes, e que eles devem ser bem cuidados, para o bem de todos, para conservação da vida e das espécies que vivem nestes locais.

Encontro1 (6)

Água (5)

COM-VIDA EMEI Leonel Brizola – Rio do Nosso Bairro – (ODS 6)

No dia 23 de março a COM-VIDA da Leonel reiniciou suas atividades com um grupo novo e bem bacana!

Depois de conversarmos sobre a importância da COM-VIDA na escola, iniciamos nossos trabalhos sobre o “Rio do Nosso Bairro” e no dia 30 de março realizamos uma saída de campo até o arroio próximo da escola.

O caminho até o arroio foi bastante significativo, pois, ao nos depararmos com muito lixo na rua, pudemos refletir sobre a importância de cada um na preservação do meio ambiente, descartando corretamente o lixo que produz.

As crianças ficaram bastante decepcionadas com o que encontraram no arroio… lixo e mau cheiro.

No encontro do dia 6 de abril retomamos a visita ao arroio através das imagens registradas lá e conversamos sobre a pouca quantidade de água limpa e própria para o nosso consumo que temos disponíveis no planeta. A partir disso iniciamos uma campanha para o uso consciente da água…

IMG_20170323_145720200_HDR
Primeiro encontro da COM-VIDA
IMG_20170323_152622828
Vídeo “Um Plano para Salvar o Planeta – Turma da Mônica”
IMG_20170323_154845316
Confecção de um cartaz para uso consciente da água!
IMG-20170411-WA0001
Cartaz pronto… “ÁGUA… Bem precioso que precisamos cuidar para que nunca venha a nos faltar! Não Polua; Não Desperdice; Preserve; Use com consciência!
IMG_20170330_145824460_HDR
Saída de Campo ao Arroio
IMG_20170330_151244341_HDR
Muito lixo na rua 🙁
IMG_20170330_152150255_HDR
Chegando no arroio…
IMG_20170330_152242230_HDR
… Mau cheiro e…
IMG_20170330_152248865
… lixo!
IMG_20170406_150947636_HDR
Retomando a visita ao arroio

 

Rio do Nosso Bairro: Paranhana – (ODS 6 e 14)

Atividade: Rio do Nosso Bairro

E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb

Público envolvido: Todos os alunos da escola e comunidade escolar

 

O Projeto Rio do Nosso Bairro vem sendo desenvolvido na escola Alípio desde 2014. Considerando que o bairro é banhado pelo Rio Paranhana é de suma importância ensinar os alunos sobre os cuidados e os impactos antrópicos sobre o rio. A comunidade do bairro sofre constantemente com as enchentes nos períodos úmidos, geralmente ficando até desabrigados em função de alagamentos. Com o intuito de conhecer melhor o nosso rio, a COM-VIDA organizou as atividades deste ano da seguinte forma.

Todas as turmas desenvolveram atividade em sala de aula com seus professores regentes, tendo como produto final um cartaz com medidas padrões para todos, chamado de retalho. Posteriormente os alunos da COM-VIDA “costuraram” esses retalhos em uma grande colcha, que mostra o panorama geral de todos os temas abordados durante a semana dos rios. Muitas técnicas diferentes foram trabalhadas como pesquisas de campo, poesia, contação de histórias, desenho, oficinas de pedras no caminho e árvore dos sonhos.

041- O peixinho Dourado visita o Paranhana

051- A história do Peixe Dourado

111- Vamos cuidar dos nossos peixes

121- o rio que queremos

131- O rio que temos

141- O que temos e o que queremos

151- Pesquisa com as famílias sobre as enchentes

161- Memórias do nosso rio

171- Rafting no Paranhana

181- Rio e poesia

191- Pare para pensar, pense para mudar

A COM-VIDA e os alunos do nono ano, acompanhados pela professora Camila Soares, realizaram uma saída a campo para observar os principais impactos no trecho do rio Paranhana próximo a escola e aplicar um teste de qualidade da água utilizando macroinvertebrados como bioindicadores. Porém, não foi possível coletar nenhum tipo de macroinvertebrado naquele momento, o que gerou a dúvida nos alunos se o rio esta tão poluído a ponto de não possuir esses animais.

Como culminância do projeto todos os alunos foram reunidos em ambos turnos para assistirem uma apresentação da COM-VIDA sobre impactos ambientais no Rio Paranhana.

Muitos relatos sobre as enchentes surgiram durante o desenvolvimento das atividades, bem como perguntas sobre o que poderia ser feito para que quando chovesse não alagasse as casas da comunidade. Dentro desse contexto a comunidade escolar propôs realizar uma reunião juntamente com os órgãos competentes com a finalidade de buscar ajuda para mitigar os problemas.

 

Coleta de macroinvertebrados
Coleta de macroinvertebrados

 

17553765_1400019400063651_7407949316076092316_n
Coleta de macroinvertebrados
17553577_1400019320063659_3106808519943348977_n
Alunos do COM-VIDA e nono ano às margens do Paranhana
17796083_1405680346164223_6454220729003089337_n
Alunos do COM-VIDA apresentando sobre impactos no Paranhana
17760076_1405681579497433_5654733688259250865_n
Aluno do primeiro ano explicando o retalho da turma
17796482_1405681199497471_125130380426120367_n
Alunos da COM-VIDA e ao fundo a colcha de retalhos
17796787_1405680019497589_4175287558314949877_n
Alunos assistindo a explicação da COM-VIDA

 

 

Realização:

Apoio: