Coletivo Educador Ambiental Regional

Atividade 2 Contra o Aedes Aegypti

A COM-VIDA da Leonel Brizola aproveitou o Desfile Cívico ocorrido na nossa cidade para lembrar a população de que não devemos deixar água parada. Foram distribuídos adesivos em uma campanha contra o mosquito Aedes Aegypti.

Logo, logo o calor vai aumentar e as chuvas também, por isso não podemos nos descuidar… Água parada? Nem pensar!

Adesivo distribuído à população no Desfile Cívico
Adesivo distribuído à população no Desfile Cívico

IMG_20160907_083912784_HDR

Banner da COM-VIDA
Banner da COM-VIDA

FANZINE – Educomunicação.

A COM-VIDA da Leonel Brizola confeccionou um FANZINE sobre a importância da reciclagem, assunto muito discutido em nossos encontros.

Nosso Fanzine ficou show e em breve faremos a distribuição do mesmo junto à uma campanha pela separação do lixo na escola e comunidade escolar!

Seleção e recorte das informações para o FANZINE
Seleção e recorte das informações para o FANZINE

 

IMG_20161101_152142885_HDR

FANZINE pronto!
FANZINE pronto!

img044

Ação 3 da ODS 3: Da horta ao prato!

Aproveitar os alimentos produzidos na horta da escola foi uma das ações previstas na Agenda 21 da E.M.E.I. Leonel Brizola – ODS 3: Aproveitar os alimentos produzidos na horta na preparação das refeições servidas na escola.

Depois de muita ansiedade chegou a hora da colheita! Nossas alfaces cresceram lindas e se tornaram uma deliciosa salada que TODOS (até os que nunca queriam experimentar) fizeram questão de saborear!

A colheita
A colheita

 

Da horta à mesa
Da horta à mesa

 

Maria Fernanda provando a salada
Maria Fernanda provando a salada

Ação 1 da ODS 3: Reativando a Horta Escolar.

A primeira ação prevista para a ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades – era a reativação da horta da nossa escola.

A partir do  Projeto de Pesquisa intitulado “Plantando tudo dá?”, iniciamos os estudos sobre o que era necessário para reativar nossa horta.

Nos primeiros encontros descobrimos que o solo é muito importante para o desenvolvimento das plantas, pois é dele que as mesmas retiram todas as vitaminas e nutrientes que depois consumimos na forma de alimentos. Descobrimos também, que as plantas possuem algumas partes importantíssimas, cada uma com uma função específica.

Em um dos encontros para a pesquisa, conversamos com a diretora Carmem, que mora em um sítio e entende muito de plantas, então, nesta conversa, solicitamos alguns alimentos que gostaríamos de plantar na nossa horta, e ele nos explicou que alguns alimentos nascem de sementes e outros de mudas.

Realizamos o plantio das mudas e das sementes e atualmente estamos cuidando das nossas plantas com o auxílio do Seu Lázaro, vigia da escola, que sempre que necessário nos ajuda na limpeza dos canteiros e nos disponibiliza algumas ferramentas. Também molhamos as plantas sempre que necessário, pois descobrimos que a água é muito importante para o solo e para as plantas.

Vídeo sobre a importância do solo
Vídeo sobre a importância do solo

 

Descobrindo as partes das plantas
Descobrindo as partes das plantas
Solicitação de mudas e sementes à diretora
Solicitação de mudas e sementes à diretora

 

Plantio
Plantio

IMG_20160929_092302577

 

Ação 1 sobre a ODS 13: Confecção e distribuição de lixeiras para lixo orgânico.

Uma das ações previstas na Agenda 21 da E.M.E.I. Leonel foi referente ao ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos – foi a de confeccionar e distribuir lixeiras para que em todos os ambientes da escola o lixo pudesse ser separado.

Sendo o destino correto dos resíduos muito importante para combater as mudanças climáticas, a COM-VIDA conseguiu doações de baldes em uma fábrica de congelados próxima à escola e confeccionou lixeiras para descarte do lixo orgânico. As lixeiras foram distribuídas nas salas de aula da escola e os alunos da COM-VIDA também deram algumas instruções aos coleguinhas sobre os resíduos que deveriam ser colocados nela.

 

Entrega das lixeiras pela COM-VIDA
Entrega das lixeiras pela COM-VIDA

Horta escolar- Sonho realizado! (ODS 3)

Este ano, o maior sonho da COM-VIDA era ter uma horta escolar.

O grupo e a escola inteira trabalhou para isso, e o resultado foi positivo!

Nossa horta deu lindos frutos!

Canteiro de temperos dos primeiros anos!
Canteiro de temperos dos primeiros anos!

 

DSCN0387

DSCN2784
Cenourinhas dos segundos anos!

 

 

Adote um canteiro! (ODS 3)

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Tribo COM-VIDA, fez a distribuição dos canteiros da horta e do jardim que cada turma da escola ficou responsável por fazer o plantio e a manutenção com o auxílio da COM-VIDA. Após, as turminhas foram se organizando para plantar no seu espaço.

Algumas turmas juntaram dinheiro e compraram as mudinhas e sementes, outras, os alunos trouxeram de suas casas. Todos participaram e se engajaram no projeto!

Estas atividades iniciaram no dia 09 de junho e se estenderam até o mês de agosto em função do tempo.

Alunos da COM-VIDA fazendo o plantio no seu canteiro!
Alunos da COM-VIDA fazendo o plantio no seu canteiro!

 

A supervisora Lúcia também ajudou o quinto ano, 151 a plantar as mudinhas de beterraba.
A supervisora Lúcia também ajudou o quinto ano, 151 a plantar as mudinhas de beterraba.

 

Plantando temperos!
Plantando temperos!

Limpeza do espaço da horta (ODS 3)

Com a ajuda do amigo da escola, Celso, fizemos a limpeza do espaço onde será feita nossa horta.

Esta atividade foi realizada no mês de maio!

DSCN7381 - Copia
Nosso vizinho e amigo da escola, Celso ajudando na limpeza do espaço da horta. Muito entulho foi tirado de lá!

Foram alguns dias de trabalho até limpar e fazer os canteiros. Ficou muito bom! Agora, mãos à terra para fazer o plantio!

O espaço da horta já está ficando bem melhor!
O espaço da horta já está ficando bem melhor!

Agenda 21- Revitalização do jardim suspenso (ODS 3)

A turminha 133, do terceiro ano juntamente com a professora Fernanda adotou o jardim suspenso para revitalizá-lo.

Usando latinhas de leite em pó e novos paletes fizeram um lindo trabalho.

A galerinha da COM-VIDA ajudou na pintura das latas e no plantio das flores. E todos ficaram encarregados em regar.

Esta atividade foi desenvolvida durante os meses de Julho e Agosto, pois o muro da escola também foi reformado e pintado.

 

 

Como estava nosso jardim suspenso antes da revitalização.
Como estava nosso jardim suspenso antes da revitalização.

 

DSCN0602
Novo jardim suspenso feito pela turma 133!
DSCN0604 - Copia
Depois de muito trabalho o jardim ficou assim!

DSCN9670

Lauro contra o AEDES no cemitério

Nossa escola está super engajada nos cuidados com o cemitério, e dentro destes cuidados, estão os vasos e restos de embalagens ou qualquer objeto que possam armazenar água. Estamos surpresos positivamente quanto ao cuidados nos vasos, mas tristes com o desleixo em relação ao lixo.
Em apenas três fotos não conseguiremos mostrar a dedicação e empenho, tanto de nossa equipe, quanto do pessoal da administração do cemitério, que estão caminhando lado a lado conosco pela busca da melhoria e do respeito com este local.
Estamos de olho!

Cemitério sem dengue!
Cemitério sem dengue!

COMVIDA Lauro no cemitério
COMVIDA Lauro no cemitério

20160818_101704

20161011_083223

Lauro combatendo o Aedes

Ação importante contra o mosquito, onde nossos alunos fizeram dois bonecos de garrafa PET.
Penduraram no corredor da escola, local de grande circulação.
Consciência o ano todo!

COMVIDA Lauro contra aedes
Produção contra Aedes

20160818_100024

20160804_090343

Educomunicação – Vídeo sobre a Campanha de ação contra o mosquito Aedes aegypt.

Com a conclusão do projeto “Aedes aegypt: um problema de saúde pública”, o grupo COM-VIDA criou um vídeo que resume todo o trabalho de pesquisa que foi dividido em 3 partes, mostrando a importância da conscientização de que o mosquito Aedes aegypt é o transmissor de doenças perigosas que estão aumentando muito nos últimos tempos e que todos nós temos que fazer nossa parte de prevenção e cuidados com a água parada, local de sua reprodução.
Os desenhos criados como forma de mostrar maneiras de evitar a proliferação do mosquito e as pesquisas durante o desenvolvimento do projeto foram utilizados na construção do vídeo.

Desenhos utilizados no vídeo
Desenhos utilizados no vídeo

O Vídeo se encontra no facebook de Daiana Vidal Santos; pois seu tamanho ultrapassa o tamanho do post.

Relatório de Pesquisa

RELATÓRIO DO PROJETO DE PESQUISA

 Escola: Escola de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola

Alunos envolvidos: Integrantes da COM-VIDA (Maternal II – 3 a 4 anos).

Título: Plantando tudo dá?

Tema: A inatividade da horta na Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola.

Resumo: O projeto de pesquisa iniciou pelo interesse dos alunos da COM-VIDA para descobrir o motivo pelo qual a horta da escola não tinha “salada”. A partir de então, após levantarmos algumas hipóteses sobre os possíveis motivos, iniciamos nossos estudos.

Nos primeiros encontros descobrimos que o solo é muito importante para o desenvolvimento das plantas, pois é dele que as mesmas retiram todas as vitaminas e nutrientes que depois consumimos na forma de alimentos. Descobrimos também, que as plantas possuem algumas partes importantíssimas, cada uma com uma função específica.

Em um dos encontros para a pesquisa, conversamos com a diretora Carmem, que mora em um sítio e entende muito de plantas, então, nesta conversa, solicitamos alguns alimentos que gostaríamos de plantar na nossa horta, e ele nos explicou que alguns alimentos nascem de sementes e outros de mudas.

Realizamos o plantio das mudas e das sementes e atualmente estamos cuidando das nossas plantas com o auxílio do Seu Lázaro, vigia da escola, que sempre que necessário nos ajuda na limpeza dos canteiros e nos disponibiliza algumas ferramentas. Também molhamos as plantas sempre que necessário, pois descobrimos que a água é muito importante para o solo e para as plantas.

Objetivo Geral: Reativar a horta da escola a partir das hipóteses levantadas pelos alunos da COM-VIDA, estas que partiram do problema: Porque não tem salada na nossa horta?

Metodologia:

A COM-VIDA com a orientação da professora Fernanda Pacheco realizou uma pesquisa-ação a partir da reflexão de alguns vídeos, histórias, entrevistas e pesquisa de campo.

Material:

     Os materiais utilizados durante a pesquisa foram: data show, pendrive, celular com câmera fotográfica, livros de história, mudas e sementes de verduras e legumes, material de jardinagem para a manutenção da horta, folhas A4, lápis de cor, canetas hidrocor, giz de cera e algumas imagens fotocopiadas das partes das plantas.

Resultados:

            Os resultados obtidos até o momento com a pesquisa são bastante significativos, pois levaram as crianças a refletirem sobre a origem, bem como, a importância dos alimentos em nossa vida. As mesmas também ficaram surpresas com a importância do solo não apenas para o desenvolvimento das plantas, como também, para a nossa saúde, pois é dele que são retiradas as vitaminas que nutrem nosso corpo a partir da ingestão dos alimentos.

Nossa pesquisa ainda está em andamento, mas já conseguimos perceber que tudo que plantamos (alface, cenoura, beterraba, tomate, pepino e moranga) já está se desenvolvendo, porém, não basta apenas plantar, é preciso cuidar também, para que as plantas de se denvolvam.

Em breve teremos a colheita da alface e também a visita de uma nutricionista que irá nos explicar a importância das verduras e dos legumes para uma alimentação saudável.

 

 

 

“Aedes aegypt: um problema de saúde pública”. Parte III

A ESCOLA MUNCIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO MARTINS RANGEL conclui o projeto: “Aedes aegypti: um problema de saúde pública”, dando ênfase a importância de fazermos nossa parte, cuidados que todos nós temos que fazer, pois é um dever de todos, pois somos os prejudicados com as graves doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Para a conclusão do projeto a COM-VIDA assistiu vídeos, e escolheu um para que toda a escola assistisse na tentativa de conscientizar toda a escola e comunidade escolar que dedicando alguns minutos por semana podemos estar livres do transmissor, água parada nem pensar.
A atividade realizada após assistir o vídeo, foi fazer desenhos que representasse medidas de prevenção e através desses desenhos e outras pesquisas, realizamos mais um educomunicação – o Vídeo.

Alunos assistindo vídeos para a seleção.
Alunos assistindo vídeos para a seleção.
Criação dos desenhos para conscientizar sobre a água parada.
Criação dos desenhos para conscientizar sobre a água parada.
Desenhos finalizados.
Desenhos finalizados.

COM-VIDA PARA AÇÃO – ODS 015

COM-VIDA PARA AÇÃO – PESQUISA SOBRE OS BENEFÍCIOS QUE AS ÁRVORES NOS TRAZEM.
Sabendo que as plantas desempenham um papel fundamental na manutenção do meio ambiente, o grupo COM-VIDA junto com os demais colegas fizeram uma pesquisa sobre “OS BENEFÍCIOS QUE AS ÁRVORES NOS TRAZEM…”. Após a pesquisa, construíram uma árvore a partir de um galho seco.
Para dar vida a esta árvore os alunos colaram flores, pássaros e folhas verdes de papéis. Nas folhas verdes, os alunos escreveram uma frase para representar um benefício das árvores para nós, essa frase foi construída a partir de suas pesquisas. Após a escrita da frase, as folhas foram coladas na árvore.
Através da pesquisa foi possível encontrar 48 benefícios que as árvores nos trazem, descritas por 48 alunos, isso significa que a árvore construída recebeu 48 folhas verdes.

Localização do galho utilizado na construção da árvore dos benefícios.
Localização do galho utilizado na construção da árvore dos benefícios.
Colocando o galho num vaso para começar a dar "vida" a árvore.
Colocando o galho num vaso para começar a dar “vida” a árvore.
Recortando as flores de papel para embelezar a árvore.
Recortando as flores de papel para embelezar a árvore.
Colando as flores na árvore.
Colando as flores na árvore.
Caracterizando o tipo de ação desenvolvida pelo COM-VIDA.
Caracterizando o tipo de ação desenvolvida pelo COM-VIDA.
Após a pesquisa os alunos socializavam sua pesquisa e eu (professora Daiana) escrevia no quadro.
Após a pesquisa os alunos socializavam sua pesquisa e eu (professora Daiana) escrevia no quadro.
Após a socialização, os alunos escreviam a frase na folha verde.
Após a socialização, os alunos escreviam a frase na folha verde.
Os alunos colando as folhas verdes com algum benefício que a árvore nos traz.
Os alunos colando as folhas verdes com algum benefício que a árvore nos traz.
A aluna finalizando o trabalho com algumas ornamentações.
A aluna finalizando o trabalho com algumas ornamentações.
PESQUISA DOS BENEFÍCIOS QUE AS ÁRVORES NOS TRAZEM CONCLUÍDA!
PESQUISA DOS BENEFÍCIOS QUE AS ÁRVORES NOS TRAZEM CONCLUÍDA!

Mãos em ação (Utilização consciente da água): É preciso preservar a água…

Outra ação descrita na Agenda 21 Escolar foi realizada com êxito. A ODS envolvida foi: ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

Foram feitos os reparos nos vazamentos dos canos que levam a água para a caixa d’água. A turma da COM-VIDA contou com a ajuda da tia Sandra (servente da escola), que consertou os vazamentos.

Conserto de vazamentos.
Conserto de vazamentos.
Conserto de vazamentos.
Conserto de vazamentos.

WP_20161103_14_35_23_Pro

Mãos em ação (Construção de uma horta sustentável): concretizando sonhos

Os alunos da turma da COM-VIDA fizeram uma receita de bolinho de alface. Foram utilizadas as hortaliças (alface e temperos) cultivadas por eles na horta da escola, sendo essa mais uma ação da Agenda 21 colocada em prática.

A ODS envolvida foi: ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar.

Alunos auxiliando no preparo do bolinho de alface.
Alunos auxiliando no preparo do bolinho de alface.
Alunos auxiliando no preparo do bolinho de alface.
Alunos auxiliando no preparo do bolinho de alface.
Alunos auxiliando no preparo do bolinho de alface.
Alunos auxiliando no preparo do bolinho de alface.

 

Instalação de lixeira (cuidados com o lixo) – COM-VIDA para a ação – Agenda 21.

A grande quantidade de lixo espalhados pelas ruas no entorno da escola, é uma preocupação constante e que leva, o assunto, lixo, estar sempre em pauta nas reuniões da COM-VIDA. Várias ações vem sendo desenvolvidas como forma de amenizar o contexto (mutirão de recolhimento, conscientização e projeto de pesquisa, envolvendo toda a comunidade escolar).

Em 2015 um dos objetivos era fixar lixeira adequada e fechada, evitando que a ação dos animais espalhem lixos na rua em frente a escola, após ser depositados para o recolhimento. Ao longo de 2016, esta preocupação continuou e em parceria com o CPM, foi adquirido uma lixeira,  fechada e com tampa, resolvendo parcialmente a questão do lixo em frente a escola.

0
Situação da lixeira após ação de animais.
01b
Lixeira adquirida por solicitação da COM-VIDA – Parceria com o CPM

01

Mãos em ação (Construção de uma horta sustentável): concretizando sonhos

Os alunos da COM-VIDA e os alunos da turma do Maternal II fazem a manutenção da horta escolar semanalmente, onde regam, arrancam os matinhos, etc. Após serem colhidas as verduras e temperos, os canteiros já são preparados para um novo plantio de mudas (ações da Agenda 21).

A ODS envolvida foi: ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar.

Manutenção da horta
Manutenção da horta
Manutenção da horta
Manutenção da horta
Manutenção da horta
Manutenção da horta
Manutenção da horta
Manutenção da horta
Colheita das hortaliças
Colheita das hortaliças
Colheita das hortaliças
Colheita das hortaliças

Projeto Cemitério mais bonito

20161011_09223420161011_093159

Ossário. Explicação dada de como é feito o processo de remoção dos ossos dos túmulos. Sr Paulo explicou.
Ossário. Explicação dada de como é feito o processo de remoção dos ossos dos túmulos. Sr Paulo explicou.
PROJETO CEMITÉRIO MAIS BONITO
ODS 3: Saúde e Bem Estar – Controle das doenças transmitidas por insetos e roedores.
ODS 4: Educação de qualidade – Acesso a informações e oportunidades de conhecimento fora da escola.
ODS 6: Água potável e saneamento – conhecer o que é Necrochorume.
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis – estudando o impacto de as alternativas sustentáveis para se manter um cemitério

Desde julho, estamos com o Projeto Cemitério Mais Bonito.
O nosso projeto surgiu da necessidade de mostrar a comunidade Taquarense a atual situação e a falta de respeito com que se trata este local.
Em um dos encontros da nossa COMVIDA (Dr. Lauro Müller), nossos alunos quiseram trabalhar os problemas ambientais que existem no Cemitério Municipal como vandalismo, água parada, lixo e drenagem.
A partir daí, nossas saídas de campo se fizeram necessárias e as entrevistas também.
Já fizemos 6 visitas ao local, todas registradas, e sempre informadas e autorizadas pelos responsáveis dos alunos, pela administração do cemitério e pela equipe diretiva da escola.
Exemplos de questões abordadas:

1) Para onde vai a água do processo de decomposição?
2) Onde são colocados os ossos?
3) Como se combate o vandalismo?
4) Existe um projeto para colocar muro no cemitério?
5) Existe um cuidado com os potes com água parada?
Ao total são 8 perguntas.

Além das entrevistas, nossos alunos realizam vistorias para averiguar se existem possíveis focos de dengue e depósitos de lixo.

O que estamos fazendo para algumas situações melhorarem?
Estamos reutilizando placas de campanhas políticas, que estão sendo pintadas e aplica a técnica de stencil que serão colocadas em pontos estratégicos do cemitério, para conscientização das pessoas que ali frequentam.

Na última saída tivemos a oportunidade de entrevistar o Sr. Paulo, coveiro há mais de 20 anos, e que entende e conhece muito bem o local. E o Sr. João que é o administrador do local.

O projeto ainda está em execução o projeto e algumas saídas ainda serão feitas.
Pretendemos como culminância do ano de 2016, uma apresentação a comunidade escolar com algumas conclusões realizadas.
A pretensão é de que continuemos no ano que vem, fortalecendo a dedicação e o cuidado de nossos alunos em buscar a revitalização e preservação do Cemitério Municipal de Taquara.

Realização:

Apoio: