Coletivo Educador Ambiental Regional

Campanha contra o Aedes – parte 2

Os alunos da Com-vida fizeram um fanzine sobre os cuidados que a população em geral deve tomar em relação ao mosquito Aedes Aegypti. O fanzine traz informações sobre a dengue, chicungunha e zika como os principais sintomas e a maneira de transmissão. Também traz outras informações como maneiras de diminuir os focos do mosquito transmissor dessas doenças. Os fanzines foram distribuídos na escola em várias oportunidades, inclusive em caminhadas pelo bairro, sendo feitas três edições do material. A última edição foi distribuída em novembro.

Fanzine sobre o Aedes
Fanzine sobre o Aedes
Sintomas das doenças causadas pelo Aedes.
Sintomas das doenças causadas pelo Aedes.
Distribuição dos fanzines - 3ª edição em novembro.
Distribuição dos fanzines – 3ª edição em novembro.

Colhendo o que plantamos! (ODS 2)

Depois de muito trabalho na horta e manutenção constante, as verduras e os chás nasceram  e cresceram com toda a força, graças aos cuidados dos alunos da COM- VIDA da EMEF Getúlio Vargas.

Agora é só colher as verduras e levar pra as merendeiras preparar as refeições e os chás para quando alguém ficar doentinho. Mais um sonho realizado!

Repolhos no ponto para serem colhidos!
Repolhos no ponto para serem colhidos!
Hora de colher o repolho para usar na merenda da escola.
Hora de colher o repolho para usar na merenda da escola.
Canteiro do chá de hortelã!
Canteiro do chá de hortelã!
Alunos colhendo espinafre para levar para as merendeiras. Deu tanto espinafre que alguns alunos e alguns professores puderam levar para casa.

Revitalização da horta (ODS 2)

Os alunos da COM-VIDA da EMEF Getúlio Vargas colocaram as mãos na terra e fizeram a capina nos canteiros da horta da escola que estavam desativados, cheios de mato. Além de capinar colocaram adubo e plantaram novas mudinhas de hortaliças.

Para mantê-las, foi feito uma escala de duplas, onde os dias que não chove, uma dupla de alunos fica responsável por regar as plantas e verificar se esta tudo em ordem nos canteiros.

Alunos da COM-VIDA preparando os canteiros para o plantio de novas hortaliças.
Alunos da COM-VIDA preparando os canteiros para o plantio de novas hortaliças.
Aluno misturando o adubo com a Terra! Que calor!!!
Aluno misturando o adubo com a Terra! Que calor!!!

Reaproveitamento de resíduos! (ODS 12)

Os alunos da COM-VIDA e os demais alunos da EMEF Getúlio Vargas, durante a campanha contra o Aedes Aegypti e a Semana do Meio Ambiente, realizaram diversas atividades de reaproveitamento de resíduos(conforme o sonho da nossa agenda 21). Assim, abriu-se um novo olhar diante do “lixo” que é colocado fora e que poderia ser muitas vezes, reutilizado e reaproveitado.

Os alunos de todas as turmas da escola confeccionaram mascotes e mosquitos com materiais que seriam jogados fora, como garrafas pet, jornal, papelão, entre outros. Os novos brinquedos ficaram lindos, bem coloridos e divertidos.

As atividades realizadas de reaproveitamento foram de grande importância, pois os alunos agora enxergam no lixo novos brinquedos e demais objetos  que eles mesmo podem construir e criar, sendo muito útil no dia a dia deles.

Mosquitos confeccionados com garrafas pet e jornal!
Mosquitos confeccionados com garrafas pet e jornal!

 

Mascotes das turmas construídos durante a Semana do Meio Ambiente, com material reciclável!
Mascotes das turmas construídos durante a Semana do Meio Ambiente, com material reciclável!

 

 

Quem planta colhe.

          ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO JOÃO BATISTA                                                    

Rua Rockfeller, nº 800 – Bairro Empresa – Taquara RS – 3542 1171    CNPJ: 01.737.350/0001-06

 

Projeto: Quem planta colhe.

Nome dos alunos: Cleise, Diogo, Everton, Ester, Gabriel, Gabrielly, Julia, Luis, Maria Gabriela, Pedro Henrique, Pietro, Samuel, Valentina, Vitor, Vitoria.

Turma: Maternal IIA e Maternal IIB

Tema: Horta comunitária; lixeiras.

Justificativa:

Durante um passeio pelo bairro, alguns alunos viram na casa de uma vizinha da escola uma horta com chás, mas não reconheceram que seriam chás para eles eram saladas. Por isso se destaca a proposta de pesquisarmos e construirmos uma horta de chás.

Enquanto caminhávamos na calçada da escola, a quantidade de lixo que estava no chão chamou muito a atenção dos alunos. Ao chegar no campo próximo da escola ficaram escandalizados, não concordavam com a ideia de terem colocado todo aquele lixo no chão. Realmente ficaram incomodados.

Problema:

Por que não temos uma horta de chás na nossa escola?

Por que a comunidade coloca lixo no chão?

Hipóteses:

Ninguém quis plantar chás;

A prof. não plantou chás;

Precisamos fazer uma horta de chás;

Eu quero uma horta de chás;

Por que eu gosto de chás;

Eu não gosto de chás, mas minha mãe gosta de chás;

Como vai ser nossa horta de chás? ;

Vai ter chás, vamos plantar um montão;

Os titios esqueceram que tem que colocar o lixo na lixeira;

Vamos juntar todo este lixo;

Cadê as lixeiras? ;

Colocar o lixo no saco de lixo;

Tem que fazer lixeira;

Lixeira para os titios colocarem o lixo;

 

Objetivo:

Incentivar as crianças e as famílias a construir o hábito de consumir chás, pelos inúmeros benefícios à saúde.

Conscientizar a comunidade de que lixo é na lixeira, estimular que cuidem do meio ambiente.

Pesquisa Teórica:

Para realizarmos a pesquisa sobre hortas de chás, e hortas comunitária, assistimos vídeos:

A horta do tio Ari; conta sobre como plantar e cultivar uma horta

Quintal; vídeo musical que fala sobre agricultura familiar.

Lugar de lixo não é na rua; vídeo musical Turma da Mônica contando sobre onde se coloca o lixo e o porque.

 

Também tivemos momentos de hora do conto: Chá das dez. Usei imagens do livro reproduzidas pelo data show.

E um encontro especial com uma vó de aluna que tem uma horta de chás, e o abito de consumir seus chás, com um riquíssimo conhecimento popular sobre seus benefícios; este foi um importante momento de conversação.

Hortas; assistir imagens de variados tipos de hortas no data show. Possibilitando ampliar conhecimentos sobre layouts de hortas, modelos. Mas antes em roda conversar sobre como poderíamos fazer a nossa horta de chás; como plantar, onde plantar, quais materiais poderíamos usar…

Passeios pelo bairro para observar se há cultivo de hortas, e quais os tipos.

Passeios pelas ruas nas proximidades da escola para observar onde a comunidade coloca o lixo.

Observar se nas ruas próximas da escola há disponibilidade de lixeiras.

Todas estas ferramentas que usamos para pesquisar sobre nosso tema, colaboraram diretamente para provocar os pequenos a elaborar novos conhecimentos sobre, assim como enriquecer conhecimentos já adquiridos. Dando base para desenvolver hipóteses mais detalhadas das suas ideias.

 

Objetivo Geral:

Construir uma horta vertical de chás comunitária, e pesquisar os benefícios dos chás, para compreender a importância do hábito de consumir chá. Oportunizar que explorem os sabores e características dos chás.

Observar em quais espaços a comunidade coloca o lixo no chão, verificar se nestes locais, ou próximo tem lixeiras, conscientizar da importância de colocar o lixo na lixeira para que nossa comunidade fique limpa. Então, disponibilizar lixeiras nestes espaços.

Objetivos Específicos;

Construir uma horta vertical;

Conhecer características de chás;

Compreender a importância do abito de consumir chá;

Conhecer os benefícios do consumo de chá;

Conhecer sabores de chá;

Plantar mudas de chá;

Observar características dos chás;

Pesquisar sobre chás;

Cultivar as mudas de chá;

Observar locais que precisem de lixeiras na quadra da escola;

Disponibilizar lixeiras.

Metodologia:

Como pesquisa e para sustentar a temática, usamos vídeos, histórias, rodas de conversação com uma linguagem direcionada para a Educação Infantil, pois desejávamos envolve-los na proposta. Provocar o interesse de todos, e lhes transmitir informações necessárias para o desenvolvimento do projeto, e auxiliar na elaboração, organização e construção de hipóteses e estratégias.

Construir uma horta de chás comunitária, vai muito além do que plantar mudas de chá. Passa a atingir as famílias de uma forma direta, a conscientizá-las dos benefícios dos chás, da importância de cultivar o abito do consumo de chás.

E construir ela suspensa na vertical amplia os conhecimentos dos alunos e das famílias, pois apresentará à eles novas possibilidades, semeando em todos sentimentos de inovação e criatividade. Provocando-os a crer no novo, buscando resgatar a atenção deles para o aproveitamento do espaço.

Para a horta suspensa usamos um palet como base, e garrafas pet, arames para prender as garrafas, terra preta, e mudas de chá, trazidas de casa por voluntários.

Foi oportuno aproveitar o sentimento de indignação dos pequenos ao ver lixos espalhados pela calçada da escola e do campo, na verdade um costume tão comum e corriqueiro dos adultos que deveriam dar exemplos, mas que por vezes deixam a desejar. Este sentimento que nos impulsionou a criar junto deles estratégias para resolver esta problemática; lixo nas ruas da escola. De uma forma muito natural e espontânea surgiu a ideia de disponibilizarmos lixeiras nas proximidades da escola, e na calçada do campo. Utilizaremos baldes grandes, embalagens de margarina, presas por arames na calçada da escola, serão furadas no fundo para não acumular água.

Na Educação Infantil contamos com algo que torna tudo possível, a curiosidade e autenticidade da criança em pleno desenvolvimento. Que se dá o direito de permitir-se.

Cronograma Previsto:

Caminhada pela quadra da escola; 30 de agosto de 2016

Passeio pelo bairro; 30 de agosto de 2016

Visita ao campo próximo da escola; 06 de setembro de 2016

Limpeza calçada da escola; 30 de agosto de 2016

Limpeza calçada campo; 06 de setembro de 2016

Disponibilizar lixeiras quadra escola e quadra campo; 19 de setembro

Hora do conto; durante os meses de agosto, setembro e outubro foram realizados momentos de hora do conto enfatizando o tema, e provocando as crianças a refletirem sobre a proposta.

Momento conversação; durante nossos encontros, passeios possibilitamos momentos de diálogo.

Visita vó Yasmin, roda de conversa sobre chás; 27 de setembro de 2016.

Observar opções de hortas, modelos; 04 de outubro de 2016.

Construir horta suspensa; de 04 à 18 de outubro de 2016.

Plantar mudas de chá; 25 de outubro.

Cultivar mudas de chá.

 

Referencial Teórico:

http://ciclovivo.com.br/notica/12passosparacomeçarumahortacomunitaria/artesanatobrasil.net/como-fazer-uma-horta-com-garrafas-pets-passo-a-passo//ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_a_horta_de_garrafa_pet_do_lar_doce_lar/https://lar-natural.com.br/chas-para-cultivar-em-sua-horta/www.namu.com.br/artigos/cha-natural-como-cultivar-em-casa/ http://sna.agr.br/hortas-comunitarias-e-escolares-ganham-estimulo-com-projeto-cidades-sem-fome/ Horta Vertical em Garrafa Pet, passo a passo// A horta do tio-you tube/Quintal (música infantil)   Música sobre Agricultura Familiar -you tube/Chá das dez;Celso Sisto- FNDE  / Lugar de Lixo Não é Na Rua-you tube.

 

 

Fanzine

Confeccionamos os fanzines com as temáticas água e terra;

 

20161122_101928      20161122_100418

 

“Podemos tomar várias atitudes para evitar o desperdício, como…”

“É preciso cultivar”

;20161122_102530               20161122_102557

 

 

 

Horta comunitária. ODS

A fim de socializar a proposta da horta, construímos uma extensão dela na calçada; uma horta comunitária de chás.

20161031_105651                20161031_105639

Para sensibilizar a comunidade, registramos num painel ao lado da horta um poema do Mario Quintana; O Tempo.

Lixeiras

Confeccionamos lixeiras com baldes de margarina, no total três. Uma para cada espaço que as crianças sugeriram necessário; uma para cada pracinha da escola e uma para a calçada da escola próximo da parada de ônibus.

 

20161024_102923        20161024_102130

 

As crianças estavam bem animadas, comentaram que agora os titios que esperam o ônibus não precisam colocar o lixo no chão.

 

20161024_100639        20161024_104500

 

Plantio de Papiro e do Capim Taboa nas Margens do Arroio – COM-Vida para ação Agenda 21

Durante o segundo trimestre os alunos da Com vida plantaram nas margens do arroio e construiram flutuante feitos de garrafas pet, e colocaram as mudas de Papiro Anão e Capim Taboa, as duas plantas filtram a água retirando material orgânico da água. Segundo o palestrante Dr Carlo Nascimento em sua tese de mestrado, a água do arroio Taquara, apresenta níveis altos de coliformes fecais, na qual o plantio dessas mudas tiveram a importância de sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar sobre a importância da água potável, mostrando que a própria natureza oferece recursos para restabelecer o sistema. Os Alunos da COM-VIDA apresentaram o trabalho para todos os alunos, desde a educação infantil até o fundamental.

20160922_104101

Confecção de flutuantes
Confecção de flutuantes

20160915_163149

plantio de Papiro
plantio de Papiro

20160922_105435 20161004_143557 20161004_143604 20161004_144237

Revitalizando o Trecho do Arroio no Pátio da Escola – Ação Agenda 21

Nossa escola encontra-se no caminho do arroio Taquara, popularmente conhecido arroio Santa Rosa, por nascer e cortar todo o bairro. Com a devastação da mata ciliar e devido ao clima com grandes chuvas o trecho que corta a escola tem apresentado alguns problemas ou seja a natureza exige seu espaço. O grupo da COM-VIDA teve um olhar de atitudes para um lugar abandonado,escuro e sombrio como eles mesmo descreveram. Além de plantar o lírio do brejo para maior fixação das margens e do plantio do papiro anão  os alunos desenharam e pintaram no muro da escola, revitalizando o local, dando cor e harmonia o ambiente. 20160621_153130

Interior da escola Rosa Elsa Mertins
Interior da escola Rosa Elsa Mertins

20160621_154325 20160621_154540

 

 

 

 

 

Desenho e pintura no muro da escola
Desenho e pintura no muro da escola
Desenho no Muro
Desenho no Muro
Pintura no Muro da escola
Pintura no Muro da escola

Conscientizar faz bem – Rosa Elsa Menrtins

os alunos do com-vida e da EMEF Rosa Elsa Mertins e as turmas de sexto ao nono ano apresentaram a escola seus trabalhos sobre a coleta coletiva consciente. Campanha realizada na escola motivando os alunos a prática de boas atitudes. Debates sobre os resíduos e como podemos mudar nosso futuro com boas atitudes. As turmas criaram personagens, cenas e histórias que motivassem as ações positivas em casa. Os trabalhos foram expostos no corredor central da escola. As turmas foram convidadas a ler as histórias.

História em Quadrinhos
História em Quadrinhos
História em Quadrinho de sexto ao nono ano
História em Quadrinho de sexto ao nono ano

COM-VIDA para Ação – Agenda 21

EMEF. ROSA ELSA MERTINS

COM – VIDA    Guardiões da Vida Verde

 

SONHOS

 

METAS ODS O QUE QUANDO QUEM ONDE

 

 

1 – Revitalizar 0 arroio Santa Rosa

que passa no interior da escola e embelezar com plantio de rosas

 

13- Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos 1 – plantio de mudas árvores

2 – plantio de plantas nos arredores do arroio

3 – caminhada ecológica para conscientizarão da limpeza das águas

1 – mês julho

 

 

2 – mês de outubro

 

 

3 – mês de outubro

1 – Com-Vida e alunos

 

2 – Com-Vida

 

 

3 – Com-Vida e alunos

1 – Escola

 

 

2 – Escola

 

 

3 -Bairro

 

2 – Alimentação saudável

 

 

 

 

 

3- Assegurar padrões de consumo e produção Sustentável 1 – um dia da semana o recreio com frutas

 

2 – jornal informativo sobre horta familiar

 

3 – palestra

1 – 07/2016

 

 

2 – 09/2016

 

 

3 – 10/2016

1 – Todos

 

 

2 – 10/2016

 

 

3 – Com-Vida

1 – Escola

 

 

2 – Escola

 

 

3 -Escola

 

3 – Uma escola com atitudes sustentáveis

 

 

 

 

 

12- Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis 1 – reduzir o consumo de energia.(ventilador e ar-condicionado)

2 – reutilizações da água da chuva para limpeza.

3 – oficinas de reciclagem.

1 – 06/2016

 

 

 

2 – 07/2016

 

 

3 – 10/2016

1 – Escola

 

 

 

2 – Escola

 

 

3 -Escola

1 – Escola

 

 

 

2 – Escola

 

 

3 -Escola

 

Prática da Agenda 21: identificação das lixeiras da escola (principal ação – ODS 12)

Dentro dos problemas identificados em nossa escola ressaltou-se a falta de identificação nas lixeiras para a correta separação dos resíduos. Os alunos da COM-VIDA fizeram adesivos e colaram nas lixeiras do pátio da escola e do refeitório.

Os adesivos identificam as lixeiras para resíduos orgânicos e secos, além de dar exemplos dos tipos de resíduos que se enquadra em cada um. Essa ação classifica-se no ODS 12, cujo objetivo é assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis. Além da identificação das lixeiras os alunos ganharam folderes com a classificação dos tipos de resíduos.

15175500_998705593609537_1908931314_n
Identificação das lixeiras com adesivos.
15128703_998705576942872_1616077761_n
Distribuição de folders explicando a correta forma de separas os resíduos.

Práticas das Agenda 21 – Arborização da escola – ODS 15

Na semana de meio ambiente da escola a COM-VIDA juntamente com o projeto Mais Educação plantou uma muda de árvore no espaço da pracinha com o intuito de sensibilizar a todos os alunos da importância das árvores. Durante o plantio os alunos da COM-VIDA explicaram sobre a influência das árvores no clima e no ecossistema como um todo.

De acordo com os problemas levantados no início do ano, a escola possui pouca arborização, e portanto, essa ação faz parte da Agenda 21 da escola, dentro do ODS 15, cujo objetivo é proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade.

Alunos arborizando a escola.
Alunos arborizando a escola.
Alunos arborizando a escola.
Alunos arborizando a escola.

Combate ao Mosquito-II parte

Os alunos da COM-VIDA, saíram pela comunidade, distribuindo o jornais confeccionados pelos alunos do turno da manhã. Os jornais continham informações de como se prevenir do mosquito da dengue, os cuidados que devemos ter com os resíduos e água parada. Todos no combate ao mosquito.

Os alunos da COM-VIDA, também distribuíram os jornais nas salas de aula, para os colegas levarem para casa. Fazendo com que este conhecimento chegue também aos pais. O trabalho de distribuição dos jornais, foi feito pala COM-VIDA. Tempo: 1 hora

Distribuindo jornais para a comunidade.
Distribuindo jornais para a comunidade.
As pessoas receberam muito bem os alunos.
As pessoas receberam muito bem os alunos.
Todos gostaram da ideia.
Todos gostaram da ideia.
Os alunos da COM-VIDA, distribuiram os jornais nas salas.
Os alunos da COM-VIDA, distribuiram os jornais nas salas.

 

Educomunicação: Vídeo sobre combate ao Aedes

Os alunos da Com-Vida fizeram um vídeo, na forma de paródia da música “Metralhadora” para a campanha de combate ao Aedes aegypti de nosso bairro. O vídeo foi gravado nas dependências da escola por três alunos, com o intuito de mostrar os cuidados que devemos ter em relação aos focos de água parada que são verdadeiros criadores de mosquitos, auxiliando como meio de reprodução. O vídeo também retrata as três principais doenças causadas por este vírus.

O vídeo pode ser acessado no canal do YouTube da COM-VIDA do Alípio

Assine já o nosso canal e fique por dentro das novidades.

 

Foto da tela de exibição do vídeo sobre o combate ao Aedes.
Foto da tela de exibição do vídeo sobre o combate ao Aedes.

 

Foto da exibição do vídeo de combate ao Aedes.
Foto da exibição do vídeo de combate ao Aedes.

 

Combate ao Aedes no Alípio – parte 3

No dia 18 de novembro ocorreu a celebração de Ação de Graças na nossa escola. Aproveitamos esse momento e retomamos nosso projeto de combate ao Aedes aegypti. Todos os alunos assistiram o vídeo de combate ao mosquito Aedes aegypti feito pelos alunos da COM-VIDA no início do ano. Nesse momento houve um bate-papo entre esses alunos sobre o que eles observaram de mudanças em suas casas e na vizinhança em relação ao combate dos focos do mosquito. Os alunos expuseram tudo o que colocaram em prática nesse período e os resultados positivos e negativos ao redor da escola. Os alunos da COM-VIDA salientaram que nesse período mais quente do ano a reprodução dos mosquitos aumenta, e portanto os cuidados devem ser redobrados.

 

 

 

 

12961493_956425537739316_7799718789551044268_n 15073532_1253684964697096_5015067844705001694_n

 

 

 

 

 

Lírio do Brejo no arroio – Ação ODS13

Palestrante Caliel
Palestrante Caliel

No segundo trimestre o Com-Vida da escola Rosa Elsa Mertins realizou mais uma ação em torno do arroio. Norteou pesquisas e palestras que visavam proteger a barranca do arroio que esta desmoronando gradativamente a cada chuva forte. O estudante de Geografia Caliel Nascimento durante sua palestra nos explicou que a mata ciliar deveria ser resgatada falou ainda, sobre a importância do Lírio do Brejo, principalmente do grande poder de fixação que suas raízes podem proporcionar nas margens do arroio. Essa planta é facilmente encontrada no bairro Santa Rosa.  Após a atividade o trabalho foi apresentado para todos os alunos da escola desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Plantando Lírio do Brejo
Plantando Lírio do Brejo
Plantando Lírio do Brejo
Plantando Lírio do Brejo

20160901_16233220160901_16194620160901_162151

Jornal da Escola-Todos Contra a Dengue

Os alunos do 3º ano, da professora Daniely, confeccionaram um jornal com informações sobre o mosquito da dengue. Pesquisaram sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente. Os períodos de chuva e calor estão começando, e a população deve ficar de olho com este perigo, pois prevenir ainda é o melhor remédio para evitar que o mosquito nasça, trazendo doenças a população.

Os alunos fizeram um concurso na escola, para escolher o melhor desenho sobre a consciência de como se prevenir da dengue. Os alunos vencedores foram: Gabriela-4º ano, e Kauê-3º ano. Participaram do jornal, alunos do 3º, 4º e 5º anos. tempo de trabalho 4 horas.

Frente e contra-capa do jornal.
Frente e contra-capa do jornal.
Parte interna do jornal.
Parte interna do jornal.
Alunos confeccionando o jornal.
Alunos confeccionando o jornal.
Alunos participando do concurso.
Alunos participando do concurso.

Atividade 3 Contra o Aedes Aegypti

A COM-VIDA da Leonel Brizola retomou a campanha contra o mosquito Aedes Aegypti na escola fazendo a distribuição de adesivos lembrando sobre como um simples gesto de deixar água parada pode comprometer a saúde de todos.

A COM-VIDA visitou todas as turmas, deixando os adesivos e explicando seu conteúdo, bem como, orientando os colegas sobre onde poderiam colá-los!

Adesivo distribuído nas salas para serem enviados para casa
Adesivo distribuído nas salas para serem enviados para casa

 

Conversa sobre o que será informado nas turmas
Conversa sobre o que será informado nas turmas

 

Explicação sobre o conteúdo dos adesivos e a utilidade dos mesmos
Explicação sobre o conteúdo dos adesivos e a utilidade dos mesmos

 

IMG_20161013_153912119

Realização:

Apoio: