Coletivo Educador Ambiental Regional

Artigo: Energia

INTRODUÇÃO

 

Atualmente, no mundo globalizado a utilização exagerada de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos vem crescendo de modo gradativo.  A energia é muito importante para todos, mas cada dia que passa as pessoas estão cuidando menos e gastando cada vez mais.

Em um mundo altamente competitivo e submetido à globalização dos mercados, a energia elétrica passa a ser uma variável estratégica de desenvolvimento sobre a qual os planejadores podem e devem atuar no sentido de moldar o estilo de crescimento pretendido. E a escolha deste estilo, certamente, terá implicações no sistema de produção de energia elétrica, pois  se encontra presente em todos os aspectos do consumo final individual e coletivo, e também como importante fator de produção”. (Borenstein & Camargo, 1999).

 

Observamos que nas escolas essa situação vem se refletindo, pois com o avanço tecnológico aumentou a aquisição de aparelhos com maior potência e com isso a rede elétrica das escolas não estão suportando essa demanda.

Analisamos que nas escolas o maior obstáculo encontrado é o grande número de equipamentos ligados ao mesmo tempo e a pouca potência da rede elétrica, tornando-se cada vez mais perigoso, pois quando se liga o ar condicionado, por exemplo, cai a chave geral.

Também nos deparamos com situações que no momento em que liga o compressor para poço artesiano é necessário desligar outros equipamentos, devido a rede elétrica estar muito velha e com pouca potência.

Foram realizadas atividades relacionadas a energia elétrica, visto que este tema consta na Agenda 21 Escolar como um dos problemas a serem superados em nossas escolas.

 

DESENVOLVIMENTO

O estudo sobre a consciência ambiental dentro das escolas relacionadas aos professores como formadores e conscientizadores de seus alunos está relacionada ao uso da energia elétrica, a contribuição para a discussão e construção de um olhar mais criterioso dos educadores e dos educandos em relação ao uso consciente de energia elétrica dentro das escolas.

O objetivo principal da Educação Ambiental, são atitudes que podem influenciar o meio ambiente, a importância da economia de energia elétrica, o conhecimento sobre a produção  e alguns cuidados relativos ao cuidado com o desperdí­cio  dentro da escola por parte de todos.

No trabalho realizado durante a prática escolar na EMEI São João Batista, foram realizados trabalhos de conscientização com atividades de orientação sobre como economizar energia, apresentando idéias e possibilidades para a economia e menos desperdício dentro do espaço escolar.

Observações no medidor de energia, os alunos puderam observar o quanto de energia é gasto quando os aparelhos estão todos ligados ao mesmo tempo; Realizaram uma conversa onde colocaram as dúvidas sobre o tema e confeccionaram um panfleto de conscientização.

Se a sustentabilidade é preencher a necessidade do presente sem danificar o futuro, é preciso criar estratégias para que haja um consumo de energia pertinente para o presente, onde todos possam contribuir sem prejuízos e alcançando os objetivos desejados, “Numa sociedade sustentável, o progresso é medido pela qualidade de vida (saúde, longevidade, maturidade psicológica, educação, ambiente limpo, espírito comunitário e lazer criativo) ao invés de puro consumo material” (FERREIRA2005).

Pensando em consumo consciente de energia, a EMEI Leonel de Moura Brizola criou um informativo no qual foi distribuído pela comunidade orientando sobre a economia de energia e com a conscientização para evitar o desperdício.

No ambiente escolar também foi trabalhado com atividades de conscientização sobre o consumo de energia, orientando e observando como se dá o consumo dentro da escola, trabalhando diariamente para evitar o desperdício e fazendo com que os pequenos levem suas aprendizagens para casa.

Segundo Maria Lúcia de Castro(2012), com o intuito de diminuir o consumo de energia elétrica e ainda promover a cultura e a educação ambiental algumas mudanças podem ser realizadas:

  • Desligar computadores e aparelhos quando não estão sendo utilizados;
  • Apagar as luzes em ambientes fechados e quando não houver necessidades da permanência de tais luzes acesas;
  • Procurar utilizar lâmpadas e aparelhos elétricos mais econômicos;
  • Instalar lâmpadas que venham equipadas com sensor de presença em ambientes onde não há necessidade de luzes acesas durante todo tempo;
  • Apagar todas as luzes e desligar todos aparelhos elétricos no final do expediente.

Na educação é fundamental “conscientizar” para a mudança, já que, por meio dela, adquiri-se informação e conhecimento.

A Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Mathilde realizou diversas ações referentes ao tema energia elétrica. As atividades de conscientização desenvolvidas envolveram principalmente os alunos da COM-VIDA e esses fizeram um trabalho de enraizamento com a turma do Maternal, professoras, funcionárias e comunidade.

Para trabalhar o tema foram confeccionados cartazes, fanzine, chamada de rádio, lembretes para serem colocados abaixo dos interruptores com o objetivo de lembrar a todos que quando saímos da sala de aula, banheiro, secretaria, etc. devemos desligar a luz.

La Taille (1992) fala que o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Sendo assim, os alunos trazem para a escola uma grande quantidade de informações da sua realidade, assim como também levam os ensinamentos adquiridos no dia a dia escolar para sua família. Por esse motivo torna-se essencial tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente, pois é desde cedo que podemos formar cidadãos conscientes sobre os problemas ambientais que estamos enfrentando.

Na EMEI Tia Bete, os alunos da COMVIDA, realizaram diversas atividades para conscientizar comunidade escolar para o disperdício de energia, para isso foi confeccionado um folder com  dicas de economia de energia. Foi também colocados lembretes nos interruptores de como economizar energia.

Os alunos fizeram uma visita ao relógio medidor de energia, para observar o seu funcionamento durante um dia de atividades, após a visita os alunos da COMVIDA realizaram com as demais turmas da escola uma roda de conversa sobre o tema em questão, onde foi colocado duvidas e reflexões sobre  a economia de energia, conforme Paulo Freire “O “conscientizar” não pode estar desvinculado bem concreta e eficaz”.

Semana Interamericana da Água

E durante o mês de outubro, os alunos trabalharam a questão da água. Foram 2 encontros de 2 horas, momentos em que os alunos utilizaram os notebooks da escola para realizarem pesquisas e assistir vídeos.
Feito isso, a etapa seguinte foi a confecção de cartazes relativos a Semana Interamericana da Água. Os alunos digitaram conteúdos de sua pesquisa e selecionaram as imagens para os cartazes, os quais ficaram expostos no corredor de entrada da escola. Como forma de divulgação o trabalho também foi postado no facebook da escola.

WP_20151001_001

WP_20151001_005

WP_20151001_006

WP_20151001_007

WP_20151001_008

WP_20151001_003

WP_20151001_009

WP_20151001_013

Semana Interamericana E.M.E.I. Vovó Mathilde

Na Semana Interamericana da Água a turma da COM-VIDA(Pré I) e a turma do Maternal II juntamente com suas professoras realizaram um trabalho sobre o uso consciente da água e sua utilidade. Em seguida cada turma realizou trabalhos manuais sobre o tema.

Alunos da turma do Maternal II
Alunos do Maternal II
Alunos da turma do Maternal II
Alunos da turma do Maternal II
Alunos da turma do Pré I
Alunos da turma do Pré I
Atividades realizadas pela COM-VIDA (Pré I)
Atividades realizadas pela COM-VIDA (Pré I)
Pré I
Pré I

SONHO 2: colocando as ações em prática

EMEF ARLINDO MARTINI

REALIZANDO AS ATIVIDADES DO PROJETO “E SE ESSAS FOSSEM AS ÚLTIMAS GOTAS D’ÁGUA?”

 

CONFECCIONANDO AS LEMBRANCINHAS:

IMG_1072 IMG_1074 IMG_1078 IMG_1079 IMG_1080 IMG_1082

 

ILUSTRANDO A HISTÓRIA CONSTRUÍDA POR O GRUPO COM-VIDA, PARA CONFECÃO DO ÁLBUM SERIADO:

IMG_1086 IMG_1087 IMG_1091 IMG_1092 IMG_1093 IMG_1096 IMG_1097 IMG_1101 IMG_1102

Projeto “E se essas fossem as últimas GOTAS D’ÁGUA?”

EMEF Arlindo Martini

Realizando ações do segundo SONHO, sobre o tema ÁGUA:

Aí vai a primeira atividade do projeto “E se essas fossem as últimas GOTAS D’ÁGUA?” pensado pelos alunos do COM-VIDA.

Atividade realizada no dia 04/11/2015

Construção de história para contar para as demais turmas abordando o tema “ECONOMIA DA ÁGUA”

 

E SE ESSAS FOSSEM AS ÚLTIMAS GOTINHAS D’ÁGUA?

 Luluzinha acordou num lindo dia de sol e foi até o banheiro lavar seu rosto, mas não tinha água.

Sua mãe queria preparar o café, mas ao abrir a torneira só saíram algumas gotinhas d’água.

O pai de Luluzinha foi dar água para o gatinho Tom e o cachorrinho Bilu, mas também não encontrou água.

Aí Luluzinha pensou:

– Bem que a professora explicou para mim que se a gente não economizasse água um dia ela iria faltar. E agora? O que vamos fazer, se só tem algumas gotinhas d’água? Não dá para fazer nada! Vamos morrer! Socorro! Socorro!

Neste momento o jornaleiro passou e entregou o jornal. Na primeira página o aviso: “Hoje irá faltar água em toda cidade, para o conserto de vazamentos nas tubulações.”

Então, Luluzinha ficou aliviada.

Quando Luluzinha chegou na escola e contou sobre o susto que levou, ela, seus colegas e a professora resolveram fazer cartazes para espalhar pela cidade com dicas sobre como economizar água.

  • Tomar banhos rápidos;
  • Usar balde para lavar o carro;
  • Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes;
  • Reaproveitar a água da máquina para lavar a calçada;
  • Aproveitar a água da chuva para regar as plantas;
  • Acumular roupas para lavar numa vez só;
  • Lavar a louça com a torneira fechada;

Depois dos cartazes pronto, Luluzinha, sua professora e seus colegas saíram pela cidade para colocar os cartazes.

COM-VIDA e professora Camila – Novembro de 2015

Ações sobre a temática ÁGUA

EMEF ARLINDO MARTINI

Atividade realizada no dia 29/10/2015

Projeto construído pelo COM-VIDA para conscientização da importância de economizar água .

Primeira AÇÃO sobre a temática ÁGUA

SONHO: Organizar um projeto para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de poupar água.

Primeira AÇÃO: Organizar um projeto que conscientize toda a comunidade escolar sobre a importância de poupar água.

PROJETO: E se só existissem mais algumas gotinhas d’água???

Objetivo: Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de economizar água, pois sem água é impossível existir vida, a fim de que coloquem em prática as atitudes que aprenderem para ajudar nessa causa.

Atividades para o desenvolvimento do PROJETO:

  • Criação de história sobre a temática para contar para os demais alunos da escola;
  • Ilustração da história;
  • Montagem de álbum seriado;
  • Confecção de lembrancinha em forma de gota;
  • Contar a história;
  • Conversa sobre utilidades da água e a importância de economizar;
  • “Brincadeira Mímica” sobre as utilidades da água;

8)    Entrega de lembrancinha para levarem para casa com a seguinte frase: “Sem água não existe vida. Não deixe acabar. ECONOMIZE!!!”

Semana Interamericana da água

Algumas atividades realizadas em nossa escola sobre a temática ÁGUA:

Desenhos sobre utilidades da ÁGUA:

IMG_0919 IMG_0929 IMG_0932

IMG_0933 IMG_0935 IMG_0936IMG_0937 IMG_0942

 

História Pingo d’água: conversa sobre ciclo da água e importância de economizar

IMG_0961 IMG_0962

Construção coletiva de cartaz para expor no mural: “E se essas fossem as ultimas gotas d’água???” PENSE NISSO!!!

IMG_0963 IMG_0966 IMG_0967 IMG_0968

Hora da história “Pingo d’água” com a turminha do pré, conversa sobre o passeio da gotinha, manuseio do livro.

IMG_1001 IMG_1003

Cartaz da Educação Infantil: Cada um fez a pintura da gotinha, que dizia “CUIDEMOS DE CADA GOTA DE ÁGUA”, conversamos sobre essa frase e construímos o cartaz “Economize água!”

IMG_1007 IMG_1009 IMG_1013 IMG_1017 IMG_1018 IMG_1022 IMG_1024 IMG_1025

Construção de livrinho ” ÁGUA, SE ECONOMIZAR NÃO VAI FALTAR”

IMG_1041 IMG_1042 IMG_1047 IMG_1048 IMG_1049 IMG_1050 IMG_1051 IMG_1053

Aprendendo sobre o Rio dos Sinos: assistindo apresentação de power point, problemas encontrados, busca por soluções, conversa…

IMG_1055

1º ano:Pintando a gotinha e desenhando formas de economizar água

 

IMG_1064

Livrinhos…

IMG_1065

Educomunicação – Rádio

No último dia 03 a COM-VIDA da 17 de Abril se reuniu para elaborar um spot para ser divulgado no Rádio. A galera se entusiasmou, se divertiu preparando o texto e treinando as vozes a ser gravada.

Após muitas gargalhadas, o produto final apresentou a seguinte mensagem: Ei você ai! Não jogue lixo no chão! Desligue a torneira enquanto escova os dentes! Economize água! A natureza agradece!! Um recado da COM-VIDA da 17 de Abril.

R1R2R3R5R6R7

Semana Interamericana da Água

No dia 10 de Outubro o Com Vida da Escola Rosa Elsa apresentou aos alunos de sexto ao nono ano a proposta da Construção de uma mini cisterna, que será reutilizada para reutilizar a água da chuva para molhar a horta escolar.
Os Guardiões da Vida Verde apresentaram várias propostas de como economizar água em casa, mudando de atitude ao utilizar a água potável.
Os Alunos José Roberto e Evelin do 6 ano, apresentaram o projeto de Pluviômetro (uso de pet e régua), realizado com o auxilio do professor Jomar de Geografia. Para essa atividade foi realizado coleta de água da chuva por uma semana, tendo uma parcial de água nesse período.
Os educandos foram incentivados a economizar água e os cuidados com o meio ambiente.
Apresentação do pluviomêtro
Apresentação do projeto nas salasApresentação do projeto
Metodos de como economizar água potável
DSCN0266

Apresentação do Pluviomêtro
Apresentação do Pluviomêtro

DSCN0278
DSCN0276
DSCN0266
Mini cisterna
Mini cisterna

DSCN0250
DSCN0247
DSCN0246

Ações da COM VIDA

Grupo da Com Vida - plantio de mudas de árvores.
Grupo da Com Vida – plantio de mudas de árvores.
Plantando Rosa
Plantando Rosa
Plantando rosas
Plantando rosas
DSCN0641
Plantio de Mata ciliar
Plantio de Mata ciliar
Plantando RosasDSCN0637Durante o mês de junho os Guardiões da Vida Verde – COM VIDA, fizeram o plantio de mata ciliar nos arredores do arroio Santa Rosa, próximo a escola. Para essa proposta foram convidados alguns alunos de sexto ao nono ano para o plantio.
No mês de outubro os alunos da COM VIDA fizeram o plantio de 15 mudas de árvores na frente da escola (na calçada). Para revitalizar e embelezar os arredores da escola. Além de iniciar o projeto de embelezamento do bairro com o plantio de mudas de Rosas, próximo do arroio, dentro da escola e no canteiro para fazer mudas.
As mudas foram doadas pela Secretaria do Meio.

Plantio de Árvores
Plantio de Árvores
Plantio de Árvores
Plantio de Árvores

A
Plantio de árvores
Plantio de árvores
mbiente de Taquara.
DSCN0166DSCN0163
Adubando a terra
Adubando a terra

Ação da Tribo COM-VIDA da E.M.E.F. Nereu Wilhelms

Colheita de bananas, distribuição na merenda escolar e para as professoras. Também reabertura da composteira, cuidados, resíduos orgânicos da escola, depositados na composteira!!!!!!

SAM_3374   DSCN4993  DSCN4986  DSCN0278   DSCN0276  DSCN5225   DSCN7058

Ação da Tribo COM-VIDA da E.M.E.F. Nereu Wilhelms

Revitalização do jardim, resgatando pneus do bairro, terrenos baldios e criando canteiros criativos envolvendo as turmas juntamente com seus professores fazendo um canteiro coletivo em forma de flor. mais uma ação da agenda 21!!!!!

 

 

SAM_5433  SAM_5432  SAM_5431  SAM_5430  SAM_4213  hj 082  hj 084  DSCN6159  DSCN6158   DSCN6157  DSCN6154  DSCN6153    DSCN6151    DSCN6152   DSCN6150  DSCN5226   DSCN5224   DSCN5223   DSCN5220   DSCN5217   DSCN5213   DSCN5079   DSCN5078   DSCN5077  DSCN5069  DSCN5068  DSCN5067  DSCN0273  DSCN0270  DSCN0267  DSCN0170  DSCN0169  DSCN0168

 

AÇÕES DA TRIBO COM-VIDA DA ESCOLA NEREU

Uma das ações que foi uma Delícia, foi o plantio dos chuchus, colheita e a degustação da receita do doce de chuchu, onde todos puderam experimentar e distribuímos para toda comunidade escolar, também fizemos compotas com embalagens de reaproveitamento de vidros e criamos o logo da nossa Tribo COM-VIDA e para as visitas eram dadas de lembrança. Segue o registro das imagens desta super ação na horta da escola envolvendo toda a comunidade escolar:

11292803_394397754086440_1874851996_n (1)
chuchu colhido da janela da direção

DSCN6035       DSCN6275   DSCN6036  DSCN6276  DSCN7049   DSCN7050  DSCN7051  DSCN7052   DSCN7053  DSCN7054      DSCN7055  DSCN7056    DSCN7057  DSCN7059   DSCN7061   DSCN7063  DSCN7064  DSCN7065  SAM_3356  SAM_3358  SAM_3359  SAM_3435  SAM_3436  SAM_3437  SAM_3438  SAM_3439  SAM_3440  SAM_3441  SAM_3442  SAM_3443  SAM_3444    SAM_3485      SAM_3486   SAM_3487    SAM_3488  SAM_3491

 

 

 

 

 

PRODUTO EDUCOMUNICAÇÃO: SPOT DE RÁDIO DA COM-VIDA E.M.E.F. NEREU WILHELMS

Na semana que antecedia a II Parada Ecológica, a Tribo COM-VIDA fez um convite através de um spot de rádio, Este spot foi divulgado para toda escola, convidando os mesmos para participar desta caminhada em prol de um ambiente mais limpo. Também contamos com a apresentação de sensibilização na praça.

Mas como não houve como passar na rádio, pois devido a muito pouco spots das escolas, e  deveria ter uma quantidade maior de spot para ser divulgado na rádio, gravamos outro com a seguinte mensagem: ” Uma ação da Tribo COM-VIDA. Ei você ai dona de casa! É você mesma! Separe seu lixo e utilize a coleta seletiva do seu bairro! Tribo COM-VIDA da Escola Nereu!”12207789_549652158515775_208595396_n

Theóphilo realiza Semana Interamericana da Água

Alunos do Com Vida e da turma 193 juntamente com os professores, Adriano Oliveira, Luciana Correa e Camila  realizaram a Semana Interamericana da Água. Todos os alunos em seu turno assistiram a palestra e teatro. Agradecemos à todos os professores da educação infantil, séries iniciais  e finais e equipe diretiva.IMG_20151022_090124788[1] IMG_20151022_104639327_HDR[1] IMG_20151022_143438641[1] IMG_20151022_154854709[1] IMG_20151022_100147038_HDR[1]

ESCOLA CARAMURU SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

Durante o mês de outubro nós do com-vida trabalhamos assuntos relacionados a água, pois estamos na Semana Interamericana da Água.

No decorrer de dois dias de aula realizemos pequisas sobre a bacia hidrográfica e sobre o rio que cruza em nosso município de Taquara o Rio dos Sinos, usamos o material que a escola já possua para construirmos  um cartas com as seguintes informações:

  • Mapa hidrográfico da Bacia do Rio dos Sinos;
  • Mata ciliar do curso da água;
  • Drenagem urbana;
  • Esgoto tratado;
  •  Água potável esta ficando cada vez mais escassa.

Além destes assuntos também falamos sobre os problemas que a nossa comunidade vem passando por causa das últimas chuvas fortes, A ZONA RURAL TAMBÉM PRECISA DE BUEIROS PARA EVITAR INUNDAÇÕES, a foto que segue junto ao trabalho é de uma casa que foi invadida pela água.

Estes foram os assuntos trabalhados pelos alunos do quarto e quinto ano da escola Caramuru

20151019_134907
Cartas sendo feito pelos alunos
20151019_134926
Escolha dos assuntos que a turma vai trabalhar.
20151019_150203
Trabalho pronto.
20151021_191543
A água corre nas estradas ao invés de correr nas valetas.
20151021_192328
Situações que se repetem na comunidade em vários pontos.

.

 

 

SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA NA E.M.E.F. NEREU WILHELMS

AÇÃO DA TRIBO COM-VIDA ENVOLVENDO TODA A ESCOLA NA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA DESTACANDO -SE A INTEGRAÇÃO DAS COM-VIDAS.

No dia 19 de outubro ocorreu na E.M.E.F. Nereu Wilhelms a abertura da semana Interamericana da água, contou com a ilustre Gotinha Viajante que nasceu no projeto do Rio do Nosso Bairro, pois a gotinha criou seu livro da vida e este irá percorrer todas as salas de aulas levando conhecimento e juntos pensando em como amenizar os problemas encontrados com a água, a Gotinha estará passando nas salas do dia 19 de outubro até o dia 09 de novembro, e neste dia faremos o encerramento com uma palestra e apresentação do livro da vida da gotinha viajante.

A Tribo COM-VIDA fez a apresentação da Gotinha para toda a escola, explicando como iria ocorrer as visitas, as mesmas serão registradas, ocorreu também no dia 22 de outubro uma integração entre as COM-VIDAS das escolas vizinhas para assistir uma palestra do PRÓ-SINOS com a professora Juliana sobre o tema, incluindo alunos das turmas de 4º e 5º anos.

 

 

11739535_449101548628895_122064411_n
Hora cívica
12181848_449101228628927_1033048747_n
Explicação do Livro da Vida da Gotinha Viajante.
12181874_449101301962253_1998496366_n
Abertura Semana Interamericana da Água.
12200671_449101168628933_1943313472_n
Semana Interamericana da Água
12188633_449101381962245_199297429_n
Primeira turma recebendo a Gotinha Viajante: pré

Palestra sobre a água do Pró-Sinos com a abertura artística das COM-VIDAs:

12048714_449103158628734_1367140279_n 12179045_449103095295407_1828462739_n 12179142_449102978628752_207339119_n 12179294_449103428628707_2028162193_n

No dia 09 de novembro postaremos mais fotos do encerramento desta atividade.

 

Realização:

Apoio: