Coletivo Educador Ambiental Regional

Agenda 21 EMEI São João Batista

Pedras no Caminho
1° Esgoto entupido com frequência;
2° Pouca área verde na escola;
3° Melhor separação para o lixo da escola;

Sonhos
1,1° Tratamento para o esgoto da escola;
2,1° Plantio de árvores ao redor da escola;
3,1° Utilização do lixo orgânico na lavoura da escola;

Ações
1,2°Limpeza das caixas de gordura da escola, aumento dos canos de saída do esgoto;
2,2°Plantio de árvores e flores nos arredores da escola;
3,2°Utilização de recipientes corretos para separação dos lixos orgânicos;

Quando fazer?
1,3°Novembro 2015
2,3°Agosto 2015
3,3°Agosto 2015

Quem faz?
1,4°Secretaria de obras;
2,4°Com-vida e os alunos da escola;
3,4°Os alunos do com-vida, professores e funcionários;

Agenda 21 EMEI Leonel Brizola

Pedras:

1)Falta de árvores aos arredores da escola;
2)Queda de energia elétrica; ;
3) Grande quantidade de lixo:

Sonhos
1,1)Reativação do espaço externo através do plantio de flores e árvores
2,1)Verificação da rede elétrica:
3,1)Conscientizar os alunos sobre o lixo e os problemas que o mesmo ocasiona;

Ações
1,2) ; Plantio de árvores e flores nos arredores da escola
2,2)Ampliação da rede elétrica conforme a necessidade;
3,2)Realizar projetos onde oportunizam os alunos trabalhar os problemas que o lixo ocasiona;

Quando fazer?
1,3)Em agosto de 2015
2,3)Novembro de 2015
3,3)Agosto de 2015

Quem faz?
1,4)Com-vida e os alunos da escola;
2,4) Secretária de educação;
3,4)Os alunos do com-vida;

COM-VIDA para ação – EMEI Vovó Mathilde

 

Agenda 21 Escolar

Pedras no Caminho Sonhos Ação   Quando?   Quem?   Onde?
1. Gastos com energia elétrica 1. Diminuir osgastos 1.1. Trocar a fiação 1.1. A partir do 2º semestre 1.1. Direção em parceria com a SMECE 1.1. Escola
1.2. Economia de energia 1.2. Sempre 1.2. Todos os segmentos da escola 1.2.  Escola
1.3. Conscientização da comunidade escolar 1.3. A partir do 2º semestre 1.3. Equipe escolar 1.3. Escola/ Comunidade
2. Lixos e entulhos no pátio da escola 2. Ter um pátio limpo 2.1. Solicitar aos vizinhos que não joguem lixo no pátio da escola 2.1. 1ª semana de julho 2.1. Direção 2.1. Vizinho
2.2. Retirada dos entulhos depositados no pátio da escola 2.2. A partir do 2º semestre 2.2. Secretaria Distrital 2.2. Escola
2.3. Separação do lixo 2.3. A partir do 2º semestre 2.3. Equipe escolar 2.3. Escola
2.4. Retirada do lixo da nascente 2.4. A partir do 2º semestre 2.4. COM-VIDA, demais alunos e professoras 2.4. Escola
3. Utilização da água 3. Maior economia 3.1. Conscientização da comunidade escolar 3.1. A partir do 2º semestre 3.1. Todos os segmentos da escola 3.1. Escola/ Comunidade
3.2. Panfletagem de conscientização para a comunidade 3.2. No 2º semestre 3.2. Equipe escolar 3.2. Comunidade
3.3. Cisterna para captação da água da chuva para irrigação da horta 3.3. No 2º semestre 3.3. Direção 3.3. Escola

Taquara têm projetos selecionados para o III Congresso Internacional de Educação Ambiental

A Educação ambiental de Taquara teve dois projetos selecionados para serem apresentados em poster no III Congresso de Internacional de Educação Ambiental, de 06 a 13 de julho na cidade de Murtosa em Portugal.

” Cartografia Social, protagonismo juvenil e saneamento em Olhos D´àgua” desenvolvido pelo Projeto Peixe Dourado da EMEF Antônio Martins Rangel e “O uso de uma rede social comunitária como instrumento prático de inserção da Educação Ambiental no currículo escolar.”

O primeiro projeto, versa sobre o mapeamento desenvolvido pelos alunos e comunidade escolar de Olhos D´água, a partir de saídas de campo, questionários e fotografias aéreas realizadas pelos alunos com o auxílio de uma pipa gigante.

Já o projeto “O uso de uma rede social comunitária como instrumento prático de inserção da Educação Ambiental no currículo escolar”, relata a estratégia de Consolidação do enraizamento da Educação Ambiental na educação formal, por meio de um processo permanente que promove a busca de conhecimento, pesquisa e geração de saber e a ação transformadora norteado pela participação do grupo de educadores ambientais da rede municipal de educação de Taquara – RS, no projeto Rede Sow.

Confira as imagens  abaixo

.poster 1 Banner - Redes Sociais

PAPA PILHA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TOMÉ DE SOUZA

PROJETO: PONTO DE PILHA E BATERIAS.
PROFESSOR ORIENTADOR: JÉSSICA ADRIANA OLIVEIRA WINCK
PARTICIPANTES: COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL.

O meio ambiente está sofrendo com muita poluição, devido o excesso de lixo que é jogado nele, a maioria do lixo pode ser reutilizado e reaproveitado, mas muitas pessoas não sabem separar devidamente os tipos lixo e destiná-los ao local certo. Em vista disso e enfatizando a importância da escola como formação e conscientização do cidadão, bem como, do mal que esses materiais alcalinos fazem para a natureza, foi proposto um projeto de ensino e aprendizagem no qual os alunos do 4.º e 5.º Ano da Escola construíssem um boneco usando material reciclável, junto com os alunos escolhemos o nome dele, que se chama: Jr. Papa Pilha. Após a construção do mesmo, convidamos toda a escola e comunidade a participar desse projeto trazendo suas pilhas e baterias usadas para o nosso ponto de pilha e baterias, explicamos o perigo de descartá-los no meio ambiente. Toda a comunidade local e escolar estão contribuindo, trazendo pilhas e baterias e por isso já estamos com a metade do boneco cheio de pilhas, este projeto está dando certo e por consequência estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente em virtude de estarmos conscientizando e auxiliando na divulgação de como destinar as pilhas para o destino certo e assim preservar a natureza.

Colocando as pilhas no boneco.
Colocando as pilhas no boneco.
Apresentando o boneco para as turmas.
Apresentando o boneco para as turmas.
Escolhendo o nome do boneco Papa Pilha.
Escolhendo o nome do boneco Papa Pilha.
Apresentando o boneco para as turmas.
Apresentando o boneco para as turmas.

Educomunicação – Fanzine

EMEF Rudi Lindenmeyer

Durante a Semana do Meio Ambiente, conforme combinado durante a reunião pedagógica do mês de maio, os alunos do 3° ano, 4° ano, 5° ano e COM-VIDA, realizaram oficina de fanzine, sendo que este foi escolhido para representar a escola.

Fanzine
Fanzine
Fanzine
Fanzine

COM-VIDA para ação

20150610_142605 20150610_143044

EMEF Dona Leopoldina

Fizemos a Árvore dos Sonhos, baseada no ano de 2014, pretendemos em 2015, concluir nossos sonhos.

Todas as turmas e todos os alunos participam.

Algumas coisas já conseguimos realizar, mas pretendemos alcançar nossos objetivos no decorrer do ano.

Professora do coletivo educador: Solange Teresinha da Silva

 

 

IMG_1767IMG_1760IMG_1759

 

IMG_1840IMG_1974IMG_1763IMG_184820150612_162531

COM-VIDA para Ação EMEF Arlindo Martini

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Martini

Representante:Camila Neves da Rosa Baptista

 

COM-VIDA para Ação – “A nossa Agenda 21 Escolar”

Pedras no Caminho:

1. A escola não ter lixeiras específicas (plástico, papel…);

2. Não são realizadas campanhas de sensibilização para reduzir o consumo da água;

3. Luzes acessas quando não se faz necessário;

Sonhos:

1. Ter lixeiras de acordo com cada tipo de resíduo gerado;

2. Realizar campanhas e/ou projetos para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de poupar água;

3. Toda comunidade escolar ter o hábito de apagar as luzes quando essas não são necessárias;

Ações:

Ações para o Sonho 1:

1.1 Compra de lixeiras específicas;

Quando? 04/08/2015

Quem?A Escola

Onde? No comércio

1.2 Apresentação sobre para a comunidade escolar sobre a importância de separar os resíduos e descartar corretamente;

Quando? 11/08/2015

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

1.3 Cuidado e manutenção da composteira da escola;

Quando? A partir de julho de acordo com escala organizada;

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

 

Ações para o Sonho 2:

2.1 Organizar um projeto que conscientize toda a comunidade escolar sobre a importância de poupar água, gastando somente o que realmente se faz necessário;

Quando? 18/08/2015

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

2.2 Construção de cartazes informativos e de conscientização;

Quando? 25/08/2015

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

2.3 Entrevistar a comunidade escolar mensalmente sobre o que está fazendo para poupar água na escola, para após analisar os dados e construir cartaz com gráfico para avaliar o trabalho realizado até o momento;

Quando? Na última terça-feira de cada mês

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

 

Ações para o Sonho 3:

3.1 Campanha de conscientização;

Quando? 08/09/2015

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

3.2 Entrevista e apresentação dos resultados;

Quando? 15/09/2015 e 22/09/2015

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

3.3 Confecção de cartazes e fanzine;

Quando? 29/09/2015,  06/10/2015 e 13/10/2015.

Quem? Alunos COM-VIDA e profª Camila

Onde? Na escola

Educomunicação EMEF Getúlio Vargas

 

Os 15 alunos da COM-VIDA da Escola Getúlio Vargas nos últimos encontros confeccionaram fanzines de diferentes assuntos: alimentação saudável, preservação de animais, poluição ambiental e preservação da água. Também, os alunos estão confeccionando um mascote para a COM-VIDA da escola. Os fanzines foram reproduzidos e entregues para todos os alunos da escola.

 

IMG_0638 IMG_0639 IMG_0640 IMG_0641 IMG_0642 IMG_0643 IMG_0644 IMG_0645 IMG_0646 IMG_0647 IMG_0648

EDUCOMUNICAÇÃO/fanzine E.M.E.F Nereu Wilhelms

A palavra fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, que significa em português revista de fãs. E o que isso significa? Significa que os fanzines são publicações feitas por pessoas e para as pessoas que gostam de um determinado tema em comum, sejam elas amadoras ou profissionais(Por Fabrizio Yamai).

Pensando em sensibilizar a comunidade, bem como divulgar o projeto no bairro da Tribo Com-Vida, resolvemos produzir um Fanzine para uma maior divulgação. Nos reunimos e confeccionamos no mês de junho uma das tarefas desenvolvida pela COM-VIDA, sendo a produção de um FANZINE para distribuirmos pelo bairro em que nossa escola está localizada. Em breve as fotos da entrega dos fanzines no bairro.                                 
fanzine 1     fanzine 2     fanzine 3

COM-VIDA para ação – EMEF Getúlio Vargas

ESCOLA: Getúlio Vargas

Representante: Joana Laura Conte e Cálida

COM-VIDA para ação “ A nossa agenda 21 Escolar”

Pedras no caminho Sonho Ações Quando? Quem? Onde?

 

 

Resíduos

 

 

Praticar os 5 Rs: Repensar, reduzir, Recusar, Reutilizar e reciclat Sensibilizar

Recolher resíduos e reaproveitar

Ao longo de todo o ano Alunos, professores e comunidade escolar Escola e Bairro

 

 

COM-VIDA para ação E.M.E.F Nereu Wilhelms

A oficina de futuro originou a COM-VIDA para ação sendo abordados os seguintes assuntos e resultando em uma tabela de ações a serem desenvolvidas: Problemas (que apareceram no diagnóstico da escola) escolhidos como urgentes. Sonhos (no mínimo 1 sonho para cada pedra que foi escolhida) Ação(no mínimo 3 ações para tornar cada sonho realizado) Quando. Quem. Onde.

com vida para ação 1 com vida para ação 2

COM-VIDA para Acao

Os 15 alunos do COM-VIDA , se reuniram para identificar as acoes da agenda 21, com foco nos cuidados da Agua do Arroio Santa Rosa.

Sonho

1. Concervacao e recuperacao do Arroio – Expaco interno e externo da escola.

Acoes: Limpesa dos arredores do arroio, plantio de mata acíliar, e paisagismo no expaco interno da escola.

Sonho

2. Área Verde (espaco exterior).

Acoes: Plantio de Árvores, flores e mata cíliar.

Sonho

3. Revitalizacao do arroio Santa Rosa

Acoes: Incentivar bons Hábitos, caminhada ecológica, placas e folhetos.

COM-VIDA EM AÇÃO

Pensando nas “pedras do caminho”-  Estética ambiental da escola, o grupo COM-VIDA da escola Antônio Martins Rangel sensibilizaram seus demais colegas para que os “sonhos” –  Deixar a escola mais bonita, com vasos e canteiros comecem a se tornar realidades.

A partir da horta, o aluno tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar e colher. Alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies.

alunos com enxada

Alunos na oficina do mais educação preparando as mudas de hortaliças.
  Alunos na oficina do mais educação preparando as mudas de hortaliças.

alface

 

Para que a escola continue sendo um ambiente agradável e bonito, os alunos trataram de cuidar da entrada da escola e plantar flores nos canteiros próximos ao portão de entrada, mudando assim a estética da escola.

Entrada da escola – antes
Entrada da escola – atualmente
Plantando mudas de flores

planta em vasos   plantando árvores

Nosso COM-VIDA para ação está em andamento, em breve teremos mais novidades para compartilhar com vocês!!

 

Educomunicação – Prove a Diferença

Os 15 alunos do COM-VIDA, Guardiões da Vida Verde, criaram um fanzine incentivando o uso de alimentos naturais, botando em primeiro lugar a saúde.

Com dicas e cardápios de como usar os alimentos em nosso dia a dia, o incentivo a  reduzir ou eliminar o consumo de alimentos gordurosos  e artificiais….

“Prove a diferença”, é a proposta do COM-VIDA da escola Rosa Elsa Meretins

Fanzine
Fanzine

DSCN0225

COM – VIDA para ação

NOSSOS SONHOS – ESCOLA JÚLIO MAURER

Tema: RESÍDUOS.

A partir dos trabalhos iniciados no ano passado, os alunos da COM-VIDA darão continuidade as atividades elaboradas na Árvore dos Sonhos. E para realização do nosso sonho, que é termos um lugar bom para estudarmos, os componentes do grupo iniciaram um primeiro trabalho de recolhimento de lixos aos redores da nossa escola, para deixarmos o ambiente escolar sempre limpo e agradável.

O objetivo é divulgar e conscientizar todo o grupo escolar para o cuidado e preservação do meio em que vivemos. Para isso, será criada uma tabela com a organização das turmas das séries iniciais e finais para o recolhimento semanal dos resíduos encontrados no pátio da escola. Além disso, o grupo da COM-VIDA irá produzir cartazes de divulgação de como cuidar do nosso espaço. O primeiro passo já foi dado, que foi a produção do Fanzine sobre qualidade de vida e meio ambiente.

100_7659     T3

100_7663

COM-VIDA PARA AÇÃO

COM-VIDA para ação 2015:

 

ESCOLA ANTÔNIO MARTINS RANGEL

 

Diagnóstico: BIODIVERSIDADE

 

Oficina do futuro: dar continuidade ao trabalho desenvolvido na escola no ano de 2014, enfatizando a estética ambiental da escola e reestruturando a horta escolar para incentivar os alunos a ter hábitos alimentares saudáveis.

Pedras no caminho Sonhos Ação Quando? Quem? Onde?
Estética ambiental da escola Deixar a escola mais bonita, com vasos e canteiros. 1-    Plantar canteiros de flores, vegetais e leguminosas;

 

 

2-    Plantar vasos com folhagens para os corredores;

 

 

 

3-    Plantar árvores no pátio da escola.

1-    Em andamento

 

 

 

2-    Em andamento

 

 

 

 

 

3-    Em andamento

1-    Grupo COM-VIDA e oficina do mais educação.

 

 

 

 

2-    Grupo COM-VIDA

 

 

 

 

 

3-    Grupo COM-VIDA

 

1-    Na escola

 

 

 

 

 

 

 

 

2-    Na escola

 

 

 

 

 

3-    Na escola

 

 

 

COM-VIDA para ação

 

 O PLANETA QUE QUEREMOS PARA NÓS.

Quando falamos em Planeta  sustentável, estamos falando do que a natureza tem a nós oferecer agredir o Meio Ambiente, nós da Escola Caramuru estamos buscando conscientizar alunos e moradores de nossa localidade através de panfletos e agora um fanzine, sobre um Planeta Sustentável, nele consta;

  • que devemos ter um consumo consciente;
  • buscar alternativas energéticas renováveis;
  • investir na educação ambiental;
  • Diminuir a emissão de gás carbônico.

Também estamos trabalhando o COM-VIDA para a ação, nas imagens iremos mostrar um pouco do nosso trabalho que estamos realizando na Escola Caramuru com os alunos do 4º e 5º ano.

 

20150422_140540
preparo do solo para plantar flores
20150422_125015
organização do solo para fazer a horta

20150422_124530

20150526_142906
sementes plantadas em copinhos
20150527_133405
mudas

 

 

20150717_094710
fanzine
20150610_161647
entrega do fanzine
20150610_161723
entrega do fanzine
20150629_154057
flores ja floridas

http://ceataquara.eco.br/

 

COM-VIDA para Ação/ EMEF 17 de Abril

Agenda 21 Escolar

 

Tendo como ponto de partida a oficina “caminho das pedras”, a “arvore dos sonhos” e um questionário (diagnóstico socioambiental) a COM-VIDA em parceria com a comunidade escolar identificou os principais problemas ambientais da escola e sonhos que gostariam de ver se tornar realidade.

De ambos foi escolhido os três principais, estabelecendo ações e determinando prazos.

Planejamento da Agenda 21 da EMEF 17 de Abril.

21

Realização:

Apoio: