Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto Água

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TOMÉ DE SOUZA

PROJETO: ÁGUA
PROFESSOR ORIENTADOR: MARLI DA SILVA PONCIO
PARTICIPANTES: COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL.

Fizemos uma caminhada ecológica, do caminho do lixo até o riacho, sendo como nosso objetivo observarmos a quantidade de lixo que há na rua e até mesmo dentro do riacho. Lá, tivemos o privilégio de encontrarmos com uma senhora que mora ao lado do riacho, e ela então relata que os moradores jogam muito lixo na rua e até mesmo no riacho. A moradora conta que, por causa da atitude errada de algumas pessoas, a enxurrada da rua mudou o curso devido aos lixos que foram jogados. Ela comentou também, que a enxurrada atravessou o seu terreno em direção ao riacho, causando assim um deslizamento de terra, derrubando também o seu muro.

A partir de todas as observações e explicações, as crianças tiveram um espaço para citar algumas soluções, como por exemplo: lixeiras maiores das que ali encontraram e não jogar lixo no chão ou no riacho, mas sim, nas lixeiras.

A professora com a turma, questionou quem seriam os responsáveis por essas situações, além, é claro, daqueles que jogaram lixo naquele local. Os alunos do segundo ano, escreveram cartinhas, e os do primeiro ano, desenharam, ambos sobre o que viram na caminhada ecológica, tudo para serem entregues ao secretário do meio ambiente. Eles esperam, que com isso sejam construídas lixeiras maiores, para que suportem uma maior quantidade de lixo e não sejam jogados no chão ou no riacho.

Caminhada ecológica na semana do meio ambiente.
Caminhada ecológica na semana do meio ambiente.
Caminhada ecológica da semana do meio ambiente.
Caminhada ecológica da semana do meio ambiente.
Lixeiras transbordando.
Lixeiras transbordando.
Lixo jogado na beira da estrada levado pela enxurrada.
Lixo jogado na beira da estrada levado pela enxurrada.
Moradora conscientizando as crianças sobre a importância de cuidar do nosso lixo.
Moradora conscientizando as crianças sobre a importância de cuidar do nosso lixo.
Moradora mostrando como a enxurrada atravessou a rua e entrou no seu patio.
Moradora mostrando como a enxurrada atravessou a rua e entrou no seu patio.

Educomunicação – Vídeo

O grupo COM-VIDA da EMEF Antônio Martins Rangel junto com os demais colegas que participam da oficina horta do projeto Mais Educação montaram um vídeo sobre BIODIVERSIDADE, mostrando a realidade da escola e como eles estão realizando o COM-VIDA para ação na construção de sua Agenda 21.
Para a montagem do vídeo os alunos fotografaram suas rotinas na manutenção dos canteiros de verduras e flores e gravaram um áudio sobre o que Biodiversidade e a importância da horta escolar.
Segue abaixo as fotos mostrando como foi feito o vídeo.

Escola Antônio Martins Rangel
Escola Antônio Martins Rangel

Alunos estudando o texto para gravação de áudio.
Alunos estudando o texto para gravação de áudio.

Preparando os canteiros de flores.
Preparando os canteiros de flores.

Belo canteiro de flores.
Belo canteiro de flores.

Alunos limpando os canteiros.
Alunos limpando os canteiros.

Alunos cuidando dos canteiros de verduras.
Alunos cuidando dos canteiros de verduras.

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COM-VIDA PARA AÇÃO

Pedras no caminhoProblemas (que apareceram no diagnóstico da escola) escolhidos como urgentes Sonhos (no mínimo 1 sonho para cada pedra que foi escolhida) Ação ( no mínimo 3 ações para tornar cada sonho realidade)  

Quando?

 

Quem?

 

Onde?

 

Estética ambiental da escola

 

 

Deixar a escola mais bonita, com vasos e canteiros

 

1-            Plantar canteiros de flores, vegetais e leguminosas;

 

1-            Em andamento 

 

 

 

 

1-      GRUPO COM-VIDA E OFICINA DO MAIS EDUCAÇÃO 1-      Na escola
2-            Plantar vasos com folhagens para os corredores;  2-            Em andamento 

 

2-      GRUPO COM-VIDA 2-      Na escola
3-            Plantar árvores no pátio da escola. 3-            Em andamento

 

3-      GRUPO COM-VIDA 3-      Na escola

Produto de educomicação: vídeo

Produto de educomunicação: vídeo

E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb

Professora Melissa Vilches Pires

Os alunos da COM-VIDA fizeram uma paródia da música É preciso saber viver – Titãs com letra referente ao meio ambiente enfatizando o tema da escola que é resíduos. Após fazer a letra, o áudio foi gravado com o auxílio de um celular e com a colaboração do professor Alex Barbosa que tocou violão. Em seguida foi pesquisado imagens na internet referente a passagens da letra música e então a professora Melissa V. Pires montou uma apresentação no programa Movie Maker introduzindo a música gravada ao vídeo formado pelas imagens.

Os alunos se divertiram muito ao fazer essa atividade e já se programaram para a próxima que será um spot de rádio. Também se mobilizaram para que o vídeo fosse passado para a comunidade em uma próxima reunião de pais ou alguma festividade da escola.

 

O vídeo pode ser assistido através do endereço abaixo:

https://www.facebook.com/melissa.vilches.3/videos/vb.100004103165670/736739253139507/?type=2&theater&notif_t=video_processed

 

Segue a letra da paródia:

Quem pensa que o mundo

Não tem mais solução

Pode até ficar maluco

E jogar o lixo no chão

Mas precisa ter cuidado

Pra não se arrepender

Você deve o mundo proteger

 

Sem lixo no caminho

Você pode ajudar

E uma bela floresta

Você pode admirar

Se o bem e o mal existem

Você deve escolher

Sábia escolha você deve fazer

Vamos todos proteger

Vamos todos proteger

Vamos todos proteger

Proteger

Proteger…

 

 

Alunos gravando a paródia da música sobre resíduos e meio ambiente para fazer o vídeo de educomunicação.
Alunos gravando a paródia da música sobre resíduos e meio ambiente para fazer o vídeo de educomunicação.

Agenda 21: COM-VIDA para Ação

Dessa vez o trabalho foi mais simples: A bibliotecária da escola enfeitou uma das paredes da secretaria com a Árvore dos Sonhos e nela os alunos da COM-VIDA e do Programa Mais Educação fixaram os três sonhos de acordo com o que foi apontado na Agenda 21. Os sonhos surgiram a partir do que se observou e apontou como “pedras no caminho” e para a concretização desses foram definidas três ações e quando e como seriam realizadas. As ações definidas pelo grupo foram simples, mas deverão ser constantemente postas em prática.
Feito isso e após os trabalhos e estudos realizados até então – referentes a preservação do Meio ambiente e da Água; os alunos fizeram, no computador, um panfleto para ser distribuído entre professores, funcionários e demais alunos orientando quanto as várias formas de economizar água.
Alguns cartazes foram fixados nas paredes, mas ainda falta fazermos placas em medeira para colocar na horta e no pátio da escola.

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1ÁRVORE

3LIMPEZA

4RESÍDUOS

5CAIXA DESCARGA

7PANFLETAGEM FUNCIONÁRIOS

8PANFLETAGEM FUNCIONÁRIOS

9PANFLETAGEM FUNCIONÁRIOS

10PANFLETAGEM ALUNOS

11PANFLETAGEM PROFESSORES

12PANFLETAGEM PROFESSORES

COM-VIDA para ação

Agenda 21

Pedras:

1.Lixo seco e orgânico misturados nas lixeiras.

2.Desperdício de água.

3.Não valorização de merenda saudável.

Sonhos:

1.Separação adequada do lixo.

2.Uso consciente da água.

3.Alimentação mais saudável.

 

Ações:            Quando:               Quem:                   Onde:

1.a)Aquisição de lixeiras adequadas .

agosto   –   direção, CPM   –     corredores da escola

1.b)Divulgação da correta separação do lixo.

agosto  – alunos do COM-VIDA – escola

1.c)Recolhimento do lixo orgânico p/ horta.

todas as sextas -feiras – COM -VIDA – escola

2.a)Confeccionar e colocar lembretes próximo às torneiras, alertando para o uso consciente da água.

outubro  – alunos do 5º ano  –  escola

2.b)Captação da água da chuva.

outubro  – COM-VIDA e CPM  – telhado do refeitório da escola

2.c)Conscientização das famílias, através da “gotinha ambulante”.

outubro  – alunos 4º e 5º ano –   em suas residências

3.a)Reativar a horta.

julho   – alunos das séries iniciais – horta da escola

3.b)Feira dos alimentos.

agosto – Prof.º Mauro e séries finais- na escola

3.c)Divulgar hábitos de alimentação saudável.

agosto – 5º ano e COM-VIDA  –  escola

 

 

II Parada Ecológica

Os alunos e professores da EMEF. Antônio Martins Rangel participaram da II Parada Ecológica que aconteceu no centro de Taquara e que reuniu várias pessoas na Praça para assistir apresentações sobre o meio ambiente.

O grupo COM-VIDA da nossa escola ficou responsável por fazer um mimo  para ser distribuído para as pessoas presentes na caminhada junto com mudas de flores.

Grupo COM-VIDA com mudas de flores e mimos.
Grupo COM-VIDA com mudas de flores e mimos.

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Durante a caminhda
Durante a caminhada
Distribuição das mudas para as pessoas que assistiam ao evento.
Distribuição das mudas para as pessoas que assistiam ao evento.
Algumas apresentações na praça.
Algumas apresentações na praça.

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COM-VIDA na Passeata Ecológica no centro da cidade

E no dia 22 de agosto aconteceu uma Passeata Ecológica no centro da cidade de Taquara/RS. A passeata contou com a participação das escolas e suas COM-VIDAs.
Nossa escola também foi representada pela Banda de Sucatas, cuja maioria dos alunos pertence a COM-VIDA.
Após a passeata com apresentação de nossa banda, alguns alunos trocaram de camiseta e colocaram a da COM-VIDA para distribuir os fanzines que confeccionaram. Durante a distribuição dos fanzines, os alunos aproveitaram para explicar a comunidade sobre a importância e necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente.
Na praça central, em frente a Prefeitura Municipal, houve apresentações de algumas escolas e entidades e também do grupo de alunos que compõem a Prefeitura Mirim, incluindo os nossos.

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Referencial teórico: Tema Resíduos

E.M.E.F. Dr. Alípio A. Sperb

Professora Melissa Vilches Pires

Atividade: Referencial teórico sobre resíduos

Conforme Mandarino (2002) a industrialização, o consumo e o lixo são questões diretamente ligadas. Toda produção, seja ela industrial ou domiciliar, estimula o consumo que acarreta em algum momento o descarte e a transformação da matéria em lixo. Bidoni (1999) já atribuia ao aumento da geração de resíduos nas áreas urbanas o aumento do poder aquisitivo das populações. Justifica ainda, que grande parte da migração da população da área rural para os centros urbanos ocorre, dentre outros fatores, ao usufruto de melhores serviços públicos como saúde e educação. Dentro desse contexto deve-se definir o que é lixo e o que é resíduo. Segundo Zanetti (2003) o conceito de resíduo é diferente de lixo, o “lixo” é um termo que dá sentido a algo que precisa ser jogado bem longe e de preferência o mais rápido possível. Já o resíduo, essa relação muda, porque as pessoas associam o termo de resíduos às questões de reutilização e reciclagem de diversos tipos de materiais que foram descartados.

Uma alternativa viável para a sustentabilidade da existência humana seria a gestão de resíduos sólidos, que proporcionaria uma melhor qualidade de vida para a população uma vez que abrange atividades referentes à tomadas de decisões estratégicas à organização desse setor, envolvendo instituições, políticas, instrumentos e meios. Para José Silva Quintas, quando uma problemática for trabalhada dentro da educação ambiental ganha uma nova abordagem, que está na contestação do consumismo e do desperdício, com ênfase na ação individual por meio dos três R (reduzir, reutilizar e reciclar), até aquela que toma esta problemática como conseqüência de um determinado tipo de relação sociedade – natureza, histórica e socialmente construída, analisa desde as causas da sua existência até a destinação final do resíduo e, ainda, busca a construção coletiva de modos de compreendê-la e superá-la.

BIDONE, F.R.; POVINELLI, J. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC-USP, 1999

MANDARINO, A. Produção crescente de resíduos sólidos: pode ser sustentável esse processo? Rio de Janeiro, Garamond, 2002, pp. 213-224

QUINTAS, J.S. Educação ambiental e sustentabilidade. Brasília: IBAMA, 2003. (doc. Mimeo).

ZANETTI, Izabel Cristina Bruno Bacellar. Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos e Sustentabilidade: Um estudo de caso sobre o sistema de gestão de Porto Alegre/RS.2003. 176 p. Tese de Doutorado em Política e Gestão ambiental. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

Semana da Água: Rio do Nosso Bairro

E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb

Semana da Água: Rio do Nosso Bairro

Durante a Semana da Água ocorreram atividades com todos os alunos da E.M.E.F. Dr. Alípio Alfredo Sperb. Durante o perído de 20 a 28 de abril, os alunos do sexto e sétimo ano assistiram o vídeo “A história das Coisas” seguido do “O Príncipe da água”, trabalhando sobre a geração de resíduos e a consequante poluição das águas. O oitavo e nono ano assistiram a reportagem Matéria de Capa: Água, escassez e soluções, e o vídeo “A história das Coisas”, trabalhando o consumismo e escassez de recursos naturais, com ênfase na água. Os alunos da COM-VIDA visitaram o Rio Paranhana e comparam a atual situação com fotos mais antigas, observando o aumento dos impactos ambientais. Esses dados juntamente com fotos e o relato da visita a E.M.E.F. Antônio Martins Rangel, sede do Projeto Dourado, foram os apresentados para todas as turmas de primeiro a nono ano, no turno da manhã e da tarde no dia 28 de março.

Os alunos de primeiro ao quinto ano também tiveram atividades durante esse período:  o primeiro ano estudou a importância da água, o segundo desenvolveu um projeto “Mais amor à agua do nosso planeta, o terceiro estudou as características da água, o quarto e o quinto ensaiaram uma encenação “Consertando o mundo”, seguido da música Planeta Água.

Sendo que o compartilhamento das experiências ocorreu no dia 28 de março à tarde.

Alunos recompondo a mata ciliar através do plantio de mudas nativas no Rio dos Sinos.
Alunos recompondo a mata ciliar através do plantio de mudas nativas no Rio dos Sinos.
Alunos assistindo vídeo na Semana da Água.
Alunos assistindo vídeo na Semana da Água.
Saída a campo para o Rio Paranhana.
Saída a campo para o Rio Paranhana.
Alunos observando o Rio Paranhana.
Alunos observando o Rio Paranhana.
Visita à E.M.E.F. Antônio Martins Rangel
Visita à E.M.E.F. Antônio Martins Rangel
Alunos ouvindo a Professora Sabrina falar sobre o Rio dos Sinos.
Alunos ouvindo a Professora Sabrina falar sobre o Rio dos Sinos.

EMEI TIA BETE – AGENDA 21

 

                                                              Escola Municipal de Educação Infantil Tia Bete

                                                                              COM-VIDA para ação        

                                                                               “Agenda 21 Escolar”

Pedras no Caminho:Problemas (que apareceram no diagnóstico da escola) escolhidos como urgentes Sonhos: (no mínimo 1 sonho para cada pedra que foi escolhida) Ação (no mínimo 3 ações para tornar cada sonho realidade)   

Quando?

  

Quem?

  

Onde?

  

1.   LIXO

 1. LIXEIRAS       1.1.Construir                 Lixeiras 1.1. Junho 1.1. Com-Vida 1.1.Sala Aula
1.2.Conscientizar Comunidade 1.2. Durante Ano 1.2. Com-Vida 1.2.Agenda/Visitas Comunidade
1.3. Reduzir 1.3. Durante Ano 1.3. Escola 1.3. Escola
1.4. Reciclar 1.4. Durante Ano 1.4.Professores/Alunos 1.4. Salas Aula
  

2. ÁGUA

  

2. ECONOMIA

2.1.Torneiras com Temporizador 2.1. Até final ano 2.1.Direção 2.1.Escola
2.2.Conserto Descargas 2.2. Maio 2.2.Direção 2.2.Banheiros
2.3.Bebedouro Pequeno Pátio 2.3. Até final ano 2.3.Direção 2.3. Area Coberta
  

3. HORTA

  

3. REATIVAR

 

3.1.Capinar Canteiros 3.1. Julho 3.1.Professores/Alunos 3.1. Pátio
3.2. Plantar/Semear 3.2. Julho 3.2.Professores/Alunos 3.2. Pátio
3.3. Ampliar Horta 3.3. Até final ano 3.3.Professores/Alunos 3.3. Pátio

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES
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Agenda 21: BIODIVERSIDADE – parte 3 – Reaproveitamento + reutilização de material entulhado = preservação do meio ambiente escolar II

Em tempos de preocupação com o meio ambiente, uma maneira consciente de dar destino ao lixo que cada um produz é estimulando a reciclagem e a reutilização de materiais.
Essas atitudes conseguem retardar a geração de lixo e, consequentemente, a proliferação de animais peçonhentos e a transmissão de doenças tanto aos animais domésticos quanto aos seres humanos.
Em nossa escola estamos cuidando disso!
Os alunos aproveitaram bem o seu tempo lixando e pintando as cadeiras estragadas que estavam empilhadas em um canto do pátio juntamente com algumas tábuas que já haviam servido como andaime, para transformá-las em bancos para o ginásio. Aqui está o resultado do trabalho e empenho deles: hoje já puderam assistir aos jogos no ginásio sentados em seus bancos.

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Agenda 21: BIODIVERSIDADE – Reaproveitamento + reutilização de material entulhado = preservação do meio ambiente escolar – Parte 2

Os alunos estão aproveitando o tempo para pintar os palets que servem de suporte para os vasos de flores e ao mesmo tempo lixar e pintar cadeiras estragadas para transformá-las em bancos.
A ideia de pegar as cadeiras estragadas, sem acento e enferrujadas, que estavam jogadas em um canto do pátio da escola foi dos próprios alunos. O objetivo deles é confeccionar bancos compridos para colocar no ginásio (não tem arquibancadas) a fim de que possam assistir aos jogos nos intervalos de aula e do Mais Educação (12h as 13h)
Isso, além de fazer com que diminuam os entulhos no pátio da escola e, consequentemente, a proliferação de animais peçonhentos, ainda propicia a confecção de objetos úteis a partir do reaproveitamento e reutilização desses materiais.
São aprendizagens que os alunos levam para casa e para a vida!

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Agenda 21: BIODIVERSIDADE – Ação “Pente Fino” no pátio da escola – Parte 1

“O desconhecimento da Natureza gera ações predatórias cujas conseqüências muitas vezes podem ser irreversíveis, […] Daí a importância da Educação Ambiental estar presente na vida do ser humano desde muito cedo.” VICTORINO
A Constituição Federal de 1988, reconhecendo essa importância, dá à sociedade brasileira o direito fundamental à educação ambiental nos termos dos artigos 205 e 225. No inciso VI do artigo 225. Esse documento permite ao Poder Público, por meio da educação ambiental, criar condições para a coletividade de defender e proteger o meio ambiente para todas gerações. Referente a isso o MEC instituiu a Portaria 678, que diz respeito a inserção da Educação Ambiental nos sistemas de ensino em todas as instâncias, níveis e modalidades, permeando todo o currículo, visando atender às demandas do cotidiano “numa visão ampla da educação e sem a criação de matérias e disciplinas específicas,” (PEDRINI, 2008 apud Victorino).
Assim reconhecendo a importância de abordar e trabalhar questões ambientais na escola, dentro do Programa mais Educação foi incluído um espaço para essa finalidade. Dessa forma, semanalmente ou quinzenalmente, conforme a disponibilidade tanto da professora quanto dos alunos que fazem parte da COM-VIDA, juntamente com os do Programa Mais Educação, realizam atividades voltadas as questões ambientais. Essas atividades incluem a limpeza dos canteiros da horta, limpeza e revitalização de floreiras, recolhimento e separação de resíduos encontrados no pátio da escola, reutilização de alguns resíduos (potes, tubos, madeiras, canos, etc) e fotografias, entre outras coisas.
Temas ambientais, sociais e éticos que envolvem a questão dos resíduos, preservação do meio ambiente, cuidados com o espaço escolar são discutidos e trabalhados durante e após o desenvolvimento das atividades.
Em algumas situações são confeccionados panfletos informativos, os quais são distribuídos pelos alunos da COM-VIDA, aos demais colegas, professores e funcionários da escola.O material que sobra é deixado na secretaria da escola para ser distibuído a outras pessoas que ali compareçam, por algum motivo.
É assim que a gurizada da COM-VIDA se movimenta na escola EMEL!
Dessa vez eles promoveram uma “ação pente fino” no pátio da escola. Já haviam realizado a limpeza em outra oportunidade e agora passaram para verificar se houve melhoras com relação aos resíduos que eram deixados espalhados pelo pátio, inclusive nas floreiras e canteiros. Além disso, colocaram placas de aviso para manutenção da limpeza.

Fonte: teresinha victorino Victorino às 11:17 AM em http://terevictorino-ea.blogspot.com.br/2011/08/horta-escolar-como-instrumento-de.html

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Resíduos Sólidos – Introdução

Escola Getúlio Vargas – Joana e Cálida

 

Resíduos:

O crescimento constante das populações urbanas e a industrialização resultam na geração de materiais diversos, também  a melhoria do poder aquisitivo vem acelerando a geração de resíduos sólidos, chamados popularmente de lixo que por sua vez é uma palavra derivada do latim lix, que significa cinzas ou lixívia. (BIDONE E POVINELLI, 1999)

Conforme Bidone e Povinelli  (1999) inicialmente a humanidade produzi resíduos como excrementos, depois com a difusão da atividade agrícola e industrialização surgiram os restos da produção e os próprios objetos após a utilização. Os resíduos produzidos atualmente possuem diversas naturezas, sendo que no Brasil o valor médio verificado nas cidades mais populosas é a produção por ano de 180 Kg por habitante.

Bibliografia:

BIDONE F. R. A. e POVINELLI J. Conceitos Básicos de Resíduos Sólidos. São Carlos. EESC/USP, 1999. 120p.

Realização:

Apoio: