Coletivo Educador Ambiental Regional

Aquisição de novas torneiras para economia de água / E.M.E.F. Nereu Whilhelms – (ODS 6 e 12)

No mês de março deste ano durante a realização da quinta conferência que tratou sobre os cuidados com a água, cada turma apresentou uma ideia sobre o que e como fazer para cuidarmos melhor da água em nossa escola. Na ocasião, os alunos de todas as turmas tiveram a oportunidade de conhecer e votar na ideia mais urgente para colocarmos em prática.

A turma 501, do quinto ano apresentou a ideia mais votada que foi a sugestão da troca de torneiras nos banheiros feminino e masculino e o conserto de vazamento no encanamento da cozinha.

Portanto, foi agilizada a compra de 10 novas torneiras. Os alunos haviam observado que a turminha dos “pequenos”, pré-escola e primeiros anos tinham dificuldades em abrir e fechar as torneiras, pois estas eram apertadas e difíceis de manusear.

A COM-VIDA passou nas salas de aula explicando para os alunos sobre os cuidados com as novas torneiras e como estas devem ser usadas, bem como, relembramos a responsabilidade de cada aluno sobre a conscientização da economia de água.

Fanzine / E.M.E.F. Nereu Whilhelms – (ODS 11 e 12)

O Fanzine da COM-VIDA está pronto! Ficou muito bacana! Todos envolveram-se com a escolha do assunto, onde demos ênfase ao Ecoponto, considerando que a comunidade escolar está demonstrando efetiva participação na campanha de arrecadação.

Na capa do jornalzinho identificamos o nome da COM-VIDA da nossa escola, na parte de dentro, relembramos os tipos de materiais que devem ser separados, arrecadados e trazidos para a escola, bem como, as cores de cada lixeira. E na última folha, colocamos uma dica de saúde e um passatempo. A ideia foi conscientizar e informar pessoas de diferentes faixas etárias para que haja um envolvimento da comunidade de uma forma geral.

Na semana seguinte, faremos a distribuição para todos os alunos e suas famílias, como também, faremos a distribuição para a comunidade próxima à escola.

Horta de chás e temperos / E.M.E.F. Nereu Whilhelms – (ODS 3)

Os alunos da COM-VIDA mobilizaram-se na arrecadação de chás e temperos, fazendo uma caminhada pelos arredores da escola pedindo de casa em casa a doação de mudas para o plantio. Todos mostraram-se engajados na construção da nova horta. Capinamos, espalhamos a brita, preparamos a terra,  colocamos chorume e plantamos. Em razão do constante período de chuvas, está um pouco mais complicado a manutenção da horta, mas não iremos desistir. Pretendemos brevemente, colhermos e fazermos bom uso da nossa produção.

Escolha dos eixos indicadores: gestão e espaço físico / E.M.E.F. Nereu Whilhelms – (ODS 4 e 12)

Os alunos da COM-VIDA em parceria com a equipe diretiva e escolar realizaram as perguntas do questionário referente aos indicadores dos eixos: gestão e espaço físico. Após o levantamento e análise das respostas, diagnosticamos e construímos uma maquete, através das fichas vermelhas, sinalizamos os problemas, que são as “pedras no caminho”, e as fichas verdes apontam as idealizadas soluções, que é a “árvore dos sonhos”.

Constantemente estamos em busca de ações que tornem o meio ambiente melhor e mais feliz, dentro e fora da escola.

Oficina reutilizar antes de reciclar – (ODS 4 e 12)

Na última semana o pessoal da COM VIDA da EMEF João Martins Nunes esteve envolvido numa oficina de reutilização de garrafinhas pet que foram trazidas ao EcoPonto da escola. O objetivo é confeccionar vasinhos onde serão plantadas mudinhas, utilizando o adubo das minhocasas.

OFICINA DE FUTURO- Árvore dos sonhos- Pedras no caminho – (ODS 11 e 12)

Após os alunos do COM-VIDA terem concluído o diagnóstico indicadores de sustentabilidade, onde foi lido com calma á eles todas as questões de cada eixo, para que eles pudessem escolher 2, eles chegaram em um acordo e foi escolhido o eixo gestão e o eixo espaço físico, fomos lendo pergunta por pergunta até que fossem concluído todas as questões, e a partir dali já diagnosticamos quais serão as nossas Pedras no Caminho, então cada aluno criou seus sonhos com base a cada pedra que encontramos no caminho, e então assim a gente pode criar nossa Árvore dos sonhos.

O grupo COM-VIDA criou uma árvore repleta de sonhos onde cada um decorou como achou melhor seus sonhos, montamos o caminho com as pedras.

Para que tudo ficasse lindo, e com o jeitinho deles.

Alunos decorando seus sonhos.
Árvore dos Sonhos.
Grupo COM-VIDA com a árvore dos sonhos.
Aluno Deison, com a árvore dos sonhos.
Aluno Gabriel, com a árvore dos sonhos.
Aluna Raiane, com a árvore dos sonhos.
Aluno Lucas, com a árvore dos sonhos.
Aluna Isadora, com a árvore dos sonhos.
Aluna Franciele, com a árvore dos sonhos.
Grupo COM-VIDA da Escola Arlindo Martini, com as pedras no caminho.

Práticas dos Espaços Educadores Sustentáveis – (ODS 4 e 11)

Quando voltamos as aulas no início do ano, nossos canteiros na frente da escola onde sempre fazemos nossa horta, estava

tomado por mato. Logo que a Com vida se organizou começou o processo de limpeza destes canteiros.

Foi um trabalho difícil mas feito com muito carinho pelos alunos.

Limpeza dos canteiros

 

Limpeza dos canteiros

 

Limpeza dos canteiros

 

Pedras no Caminho, Árvore dos Sonhos e COM-VIDA para Ação – (ODS 4, 11 e 12)

Escola Municipal Emílio Leichtveis – EMEL

Nesse encontro, os alunos que fazem parte da COM-VIDA fizeram a retomada do que foi pontuado por conta do Diagnóstico dos Indicadores e montaram as Pedras no Caminho e a Árvore dos Sonhos.

Para tanto usaram restos de E V A e fizeram o reaproveitamento de um banner que, em outra situação seria descartado na lixeira.

Na sequência os alunos fizeram a verificação dos espaços da escola, quanto aos cuidados, ou descuidos e decidiram fazer novos cartazes, os quais foram fixados em um mural do corredor de entrada.

Também já haviam rascunhado o cronograma do COM-VIDA para Ação onde, de início, apareceram quatro situações (Pedras)

Confecção das placas para o banner
Montando Árvore dos Sonhos e Pedras np Caminho
Banner pronto
Reorganizando Com-Vida para Ação e cartazes do mural
Fixando os cartazes
Como cuidar do Ambiente Escolar
COM-VIDA para Ação (em análise)

Bem estar Animal – (ODS 15)

O carinho pelos animais é algo muito forte entre as crianças, percebido claramente em nossas rodinhas de conversa, passeios pelos bairros e até mesmo durante os projetos que envolvem os mais diversos animais.

Entre as turminhas tiveram participações especiais o cachorro, um cavalo que despertou curiosidade durante um passeio pelos arredores da escola e até a minhoca, essencial para a horta!

Dentre as atividades também teve passeio ao zoológico!

   

 

Mês do Meio Ambiente EMEI Vovó Domênica – (ODS 3 e 11)

Junho foi o mês no qual nossa Escola realizou diversas atividades sobre o Meio Ambiente, envolvendo toda a comunidade escolar.

Tivemos pic-nic; preparação de salada de frutas, estimulando o cuidado e o consumo de frutas; construção de uma horta e também uma especial participação das famílias no nosso mutirão em prol da revitalização do pátio da escola.

 

Indicadores de sustentabilidade (Diagnóstico) – (ODS 4 e 11)

Pesquisa de Indicadores, Eixo de Gestão e Eixo de Espaço Físico.

O grupo COM-VIDA da escola se reuniu para realizar a pesquisa de indicadores de sustentabilidade, eles escolheram os eixos de Gestão e Espaço Físico, algumas das questões conseguiram responder entre o grupo, outras eles foram observar o pátio da escola e a estrutura, e quando ficaram com dúvida os alunos questionaram a diretora , a merendeira e a servente da escola

Grupo respondendo as pesquisas.
Alunos Deison e Raiane com a Diretora Silvania.
Aluna Raiane, com a merendeira Veridiana.
Aluna Raiane, com a servente Elaine.

Fiscais da água – (ODS 4 e 6)

Fiscais da água tem como finalidade cuidar da água, e também cuidar de regar a plantas da escola, como as flores a horta, verificar o desperdício de água em toda a escola participam alunos desdo pré ao 9º ano. Tornando assim alunos mais responsáveis, já estamos colhendo os frutos, em um primeiro momento participam desse projeto alunos responsáveis, em comportamento em sala de aula e em todo o ambiente escolar, a participação dos professores na escolha dos fiscais tem sido criteriosa, temos que valorizar eles em seu dia dia escolar conscientizar desde de ja a terem responsabilidade com os cuidados com meio ambiente, teremos no futuro cidadãos melhores.

 

Colheita rabanete dos alunos do 5º ano com a professora Fatima – (ODS 3)

Alunos 5º ano juntamente com sua professora eles realizara o plantio das sementes de rabanete, realizando nesse momento a colheita foi uma festa para eles, conscientizar desde pequenos a valorizar seu trabalho, plantio totalmente orgânico a participação de toda a comunidade escolar é essencial, qualidade de vida não tem preço .

Colheita rabanete dos alunos do 5º ano com a professora Fatima – (ODS 3)

Os alunos do 5º ano juntamente com sua professora fizeram o plantio das sementes de rabanete, nesse momento fazendo a colheita a alegria deles a espontaneidade nessa tarefa de colher, aprendemos com eles, fizeram a colheita com uma naturalidade, depois de feito a colheita as merendeiras fizeram com cervas para a merenda dos alunos, com todo esse trabalho teremos alunos mais conscientes com o cuidado com o meio ambiente terá influencia na qualidade de vida.

 

Radio fanzine – (ODS 3, 4 e 15)

radio fanzine~4

Radio vídeo feitos por alunos do com vida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho o Fanzine feito de conscientização dos cuidados com o meio ambiente, assim com a água, alimentação, no ambiente comum todo.

 

Realização:

Apoio: