Coletivo Educador Ambiental Regional

Atividades mês do meio ambiente EMEF Dona Leopoldina – (ODS 4 e 15)

Durante o Mês de Junho nossos alunos realizaram algumas atividades relativas ao Meio Ambiente.

 Plantio de flores em garrafas Pets, mostrando o quanto é possível reaproveita-las, e a beleza que fica.

 Reconstrução do canteiro em frente a Escola.

 Saída de campo com objetivo de conscientizar a comunidade, em prol do meio ambiente.

 

EMEI TIA BETE-Diagnóstico AG-21-Como foi Feito o Relato? Como foi a Oficina do Futuro? – (ODS 4 e 12)

 

O Diagnóstico da escola será com base nos Eixos Gestão e Espaço Físico.

Como foi feito o Relato?

O nosso relato foi feito atrávés de rodinhas de debates entre os alunos em sala de aula, onde a professora conversou com os mesmos a respeito de problemas na escola com o auxílio do diagnóstico realizado pelos mesmos, explicando todo o processo da AGENDA 21, para a realização da nossa Oficina do futuro, os alunos também saíram a campo detectando os problemas mais visíveis em nossa escola. Infra Estrutura-

Água- Verificação do nosso medidor;

Recolhimento de Lixo nos arredores da Escola- Contribuindo para preservação do Nosso Meio Ambiente.

Como foi feita a nossa Oficina do Futuro?

Nossa oficina do futuro foi feita através de dinâmicas e empenho das famílias do Pré da Manhã na separação do seu lixo contribuindo com o nosso ECO PONTO.

Dinâmica com o Alexandre da Coreli Separação do Lixo que as famílias trouxeram para contribuir para o nosso ECOPONTO.

Campanhas na Comunidade

Onde os alunos do maternal II saíram à campo consciêntizando a comunidade a respeito de como evitar o desperdício da água.

Semana do Meio Ambiente EMEI São João Batista – (ODS 4, 6 e 11)

Na semana entre os dias 11 a 15 de junho nossa escola realizou a semana do meio ambiente, com várias atividades lúdicas visando o bem-estar do nosso Planeta Terra. As atividades envolveram toda a escola, bem como professores e funcionários, os quais se empenharam muito para que os alunos pudessem absorver todo o conhecimento ofertado durante essa semana.

Dentre as atividades destacamos a Cerimônia de Abertura onde a COM-VIDA realizou uma linda apresentação artística da música “Água” e a atividade de limpeza dos arredores da escola.

As crianças participaram ativamente das atividades propostas, fazendo da nossa semana do meio ambiente um verdadeiro sucesso!

Abertura da Semana do Meio Ambiente – Tuma BIIB
Abertura da Semana do Meio Ambiente – Turma MIA
Abertura da Semana do Meio Ambiente – Turma MIB
Abertura da Semana do Meio Ambiente
Abertura da Semana do Meio Ambiente
Abertura da Semana do Meio Ambiente – Turma MIIB
Abertura da Semana do Meio Ambiente
Hora do conto “Lunático”
Hora do conto “Lunático”
Hora do conto “Lunático”
Hora do conto “Lunático”
Hora do conto “Lunático”
Hora do conto “Lunático”
Limpeza dos arredores da escola
Limpeza dos arredores da escola
Limpeza dos arredores da escola
Limpeza dos arredores da escola
Limpeza dos arredores da escola
Limpeza dos arredores da escola

Oficinas do Futuro – (ODS 11 e 12)

Após serem diagnosticadas as Pedras no Caminho, elaborou-se um plano de ação afim de colocarmos em prática, resolver os problemas.

                                        Árvore dos Sonhos

* Troca da fiação elétrica;

* Instalação de ar condicionado nas salas de aula que faltam;

* Cobertura da  quadra de esportes;

* Aquisição de computadores para o laboratório de informática através de SMECE;

* Instalação do Ecoponto;

* Professor qualificado para a sala de recursos;

* Solicitar através da Secretaria de obras que a mesma providencie a construção da faixa de segurança em frente à escola.

Indicadores de Sustentabilidade (Diagnóstico) – (ODS 4 e 11)

Após respondermos o questionário, diagnosticamos aspectos que devem ser reestruturados na escola, o fim de beneficiar o público escolar.

Dentre alguns problemas encontrados ao que se refere ao Espaço Físico da Escola, destacamos:

   Pedras no Caminho

* Capacidade de subestação de energia elétrica insuficiente;

* Algumas salas de aula sem ar condicionado;

* Construção da cobertura para quadra de esportes;

* Sala de recursos desativada;

* Laboratório de informática insuficiente;

* Não há coleta seletiva de lixo – Ecoponto

* Ausência de faixa de segurança em frente à Escola.

 

BEM-ESTAR ANIMAL 2018/1 – (ODS 15)

Wisp, o cão que desperta sorrisos!

A COM VIDA realizou no dia 09/07/2018 um evento sobre o Bem-estar animal. Os alunos organizadores falaram sobre o bem-estar animal e as exigências básicas de cuidados com a vida dos nossos animais de estimação. Após a fala, os alunos receberam na escola a palestrante Gabriela Krug, para falar sobre a capacidade canina em aprender truques.

A Gabriela é assistente social e desenvolve um trabalho extraordinário no CRAS, em Campo Bom, com um cão chamado Wisp. Após contar a emocionante história dela e de Wisp, Gabriela realizou no auditório os truques desenvolvidos com sua companheira de trabalho. As duas são muito unidas e treinam juntas diariamente para levar seu show até as pessoas que mais necessitam despertar sorrisos e sentirem-se amadas. O trabalho e a história delas é tão bacana que elas já ganharam até uma premiação de uma empresa de rações!

Os alunos organizadores ficaram muito satisfeitos pelo sucesso do evento. As turmas da escola Rosa Elsa Mertins mostraram-se bastante entusiasmadas e felizes com a palestra e o show de acrobacias. Os alunos ainda puderam aproveitar a companhia de Wisp para abraçá-la e tirar fotos no término do evento.

 

*OBS:* Um agradecimento enorme à Gabriela, por se dispor voluntariamente com a Wisp em nossa escola e compartilhar conosco esse lindo trabalho!                        

Minhocasa – (ODS 12)

Estamos convidando as turmas para conhecer nossas minhocasas e explicarmos o que é e a importância das mesmas. Os alunos se mostram muito interesse em saber cada vez mais!

Bem-estar animal/Áudio e Vídeo sobre a Dengue/ Oficina de Futuro – (ODS 3, 6, 12 e 15)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL

Nesse encontro da COM-VIDA, as alunas aprenderam sobre o quê são maus tratos com animais: quais são e como acontecem; como evitar e como ou a quem deunciar. Para tanto, além de assistirem a um vídeo sobre o assunto e conversarem a respeito, também participaram de uma brincadeira, através da qual deveriam imitar pássaros cantando até a exaustão. O objetivo era que, por meio da brincadeira elas pudessem compreender como os animais se sentem quando são explorados e, consequentemente, maltratados pelo ser humano.

Assistindo ao vídeo sobre competição de canto de pássaros

 

Brincando: Competição de pássaros

 

Pintando e confeccionando cartazes

 

Na sequência montaram o mural da escola com pinturas e mensagens referentes ao assunto.

Colando cartazes e mensagens no mural

 

Mural concluído

 

As alunas ainda tiveram tempo para fazer um áudio e um vídeo sobre a Dengue, os quais podem ser acessados através do facebook da escola.

Para finalizar o encontro, as alunas retomaram o Disgnóstico dos Indicadores e fizeram o levantamento desses para a Oficina de Futuro: Pedras/Ações/Sonhos

Retomando Diagnóstico e registrando

 

Registros feitos para a Oficina de Futuro

Oficina Vasos Inteligentes (autoirrigáveis) atividade Semana da Alimentação – (ODS 3)

Mudinhas nos vasos inteligentes

 

No fim do mês de junho, com o objetivo de utilizar o adubo produzido nas minhocasas e reutilizar resíduos, os alunos da Com Vida confeccionaram vasos de plantas autoirrigáveis, que chamaram de Vasos Inteligentes, onde plantaram mudas de couve, alface crespa e roxa, cebolinha e rúcula.

A cada semana, verificamos o crescimento das mudinhas e a quantidade de água em cada vasinho.

No dia 10/07 realizamos a apresentação do projeto para as turmas do turno da tarde (de 1° a 5° ano), para os professores e funcionários da escola, onde explicamos sobre o funcionamento das minhocasas, como confeccionar os vasos autoirrigáveis, bem como reforçamos a importância de reutilizar resíduos e após descartar corretamente.

Neste dia, o Secretário de Educação do município estava visitando nossa escola e pode assistir nossa apresentação.

 

 

Bem Estar Animal 1° e 2º semestres – (ODS 15)

Bate papo, troca de experiências, debate sobre a importância dos animais na natureza e para nós seres humanos. Os cuidados que devem ser tomados em relação a esses seres, o respeito.

Animais domésticos, como devem ser cuidados: alimentação, cuidados com a saúde, abrigo…

Uma ave (um frango) veio visitar nossa escola, onde os alunos dos anos iniciais tiveram a oportunidade de dar carinho à mesma.

Já no segundo semestre os alunos participaram de uma palestra e tiveram oportunidade de brincar com um cachorro adestrado, adquirindo mais conhecimento sobre respeito, cuidados e como agir em situação de abandono.

 

FANZINE – (ODS 4 e 15)

Mel é saúde

Os alunos da COM VIDA construíram o fanzine partindo de pesquisa sobre o Dia do Apicultor, julgando ser esse assunto de grande importância, além disso, o cultivo do mel faz parte de nossa realidade.

 

 

PRÁTICAS DOS ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS – Horta na EMEI São João Batista – (ODS 3 e 11)

No último dia 10 de maio a COM-VIDA da EMEI São João, realizou a revitalização da Horta Escolar. Foi uma tarde bem produtiva e para a qual contamos com, a ajuda da Tia Débora (cozinheira) e da Dáia (servente).

As crianças participaram de todo o processo desde a limpeza e organização dos canteiros, escolhas dos vegetais até o plantio dos mesmos. Essa experiência além de lúdica auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, também serve de estimulo para que os alunos tenham uma alimentação mais saudável e nutritiva na escola e em casa.

OFICINA DE FUTURO – (ODS 3, 4, 6, 7 e 12)

 

Logo depois que diagnosticar os problemas encontrados na escola e escolher as “Pedras no Caminho”, elaboramos um plano de ação, ou um plano prático para promover as mudanças em nossa escola. Usamos como prioridades, a gravidade ou urgência do problema; custos e resolução; facilidade das pessoas em envolver-se num particular processo de mudança.

Em nossa “Árvore dos Sonhos”, encontramos os seguintes sonhos:

  • Conscientização para utilizar as luzes somente quando necessário.
  • Ter uma biblioteca completa com bibliotecária.
  • Reaproveitar os papéis usados.
  • Ter um laboratório de informática , com internet e um professor de informática.
  • Projetos para combater a violência na escola.
  • Conscientização da utilização da água da cisterna e diminuição do consumo de água.
  • Trocar lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas.
  • Palestras sobre a prevenção de doenças.

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE (DIAGNÓSTICO) – (ODS 4 e 11)

 

 

 

 

 

 

Realizamos o disgnóstico e identificamos os aspectos nos quais concluímos ser um problema e realizamos a montagem das pedras no caminho. Dentre vários problemas que encontramos em nossa escola priorizamos alguns de mair importância referente ao espaço físico.

Nossas pedras no caminho:

*Violência na escola.

*Não há prevenção de doenças.

*Consumo excessivo de água.

*Laboratório de informática sem condições de uso.

*Consumo excessivo de papel.

*Biblioteca com poucos recursos.

*Uso de lâmpadas comuns .

*Desperdício de energia elétrica.

Junho – Mês do Meio Ambiente nas escolas de Taquara

O mês de junho foi repleto de atividades nas escolas municipais de Taquara.

As escolas participantes do Coletivo educador Ambiental – CEATAQUARA, construíram programações locais de cinco dias, com atividades de sensibilização, conscientização e de práticas para a sustentabilidade ambiental.

As programações foram divulgadas neste site, e durante o mês de Julho, imagens e relatos das atividades foram socializadas, também por aqui.

Visando tornar as atividades visíveis a toda a comunidade, a coordenação de Educação Ambiental, construiu um painel com atividades que foram relatadas no site e expôs na recepção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Convidamos à todos para conhecerem nossas atividades.

Painel de imagens das atividades do mês do Meio Ambiente nas escolas de Taquara

Mês do Meio Ambiente na EMEI Vovó Domênica – (ODS 3, 4 e 15)

No mês de junho foram realizadas inúmeras atividades de reflexões e ações sobre o meio ambiente. Destacamos o envolvimento de alunos, professoras e comunidade escolar. Foram praticadas no turno da tarde as seguintes práticas: piquenique saudável com a ajuda dos familiares; hora do conto, confecção de cartazes, desenho com o uso de folhas; brincadeiras sustentáveis que não agridem o meio ambiente; visita de cães e cuidados com os animais domésticos.
Por fim, a emei realizou a gincana junina e trouxe uma tarefa de revitalização da escola. Foram arrecadados os mais diversos recursos sustentáveis, movimentando toda a comunidade escolar.

Realização:

Apoio: