Coletivo Educador Ambiental Regional

Minhocário produzindo! – (ODS 11)

Depois de alguns meses de trabalho no minhocário, o revitalizando, engordando as minhocas, conseguimos retirar adubo e chorume dele.
Na ocasião registrada nas fotos estamos explicando para a turma do Sexto ano quais formas de cuidado temos para que as minhocas se reproduzam e sejam bem cuidadas, evitando insetos indesejados e possíveis roedores.
Nosso processo é simples:
Colocamos a matéria orgânica,
Mexemos com a que já está ali em decomposição,
Colocamos ma serragem ou as folhas secas, ou ambos,
Fechamos ele e uma vez por semana mexemos para que na matéria em decomposição se desloque para os módulos mais baixos, se transformando em adubo.
Estamos encantados com o trabalho de nossas minhocas!
Aplicamos, diluído, nosso chorume mega power na horta e agora estamos colocando o adubo nas plantas da horta.

Rio do Nosso Bairro + Conferência na Escola – (ODS 6, 11 e 12)

No dia 30 de março de 2018 ocorreu a V CNIJMA na Escola Calisto Eolálio Letti.
Foram realizadas apresentações dos alunos dos quatro anos finais do ensino fundamental.
Cada turma defendeu um tema, que foram os seguintes:
Sexto ano: Lixo nos corpos hídricos.
Sétimo ano: Falta de reaproveitamento da água.
Oitavo ano: Esgoto não tratado.
Nono ano: Falta de Cisterna na escola.
Cada tema apresentado foi defendido com alternativas de mudar a realidade e aplicar soluções acessíveis para resolver o problema.
Todos os alunos dos anos finais assistiram e votaram e o tema escolhido foi o do Sexto Ano, Lixo nos corpos hídricos.
O envolvimento e a organização realizada pela equipe COM-VIDA explorou plenamente o protagonismo juvenil e articulação local.

Oficina de Reutilização de Resíduos Sólidos – (ODS 11 e 12)

                    Escola Emílio Leichtveis – EMEL

                    Esse encontro se deu por conta da Semana de Recuperações que ocorre trimestralmente na escola.

                    Nessas ocasiões quem não pega recuperação participa de Oficinas de Aprendizagens.

                  Os alunos que fazem parte da COM-VIDA da escola ministraram duas oficinas de Aprendizagens, nas quais ensinaram sobre Reutilização de Resíduos Sólidos.

              Divididos em dois grupos, um antes e outro após o intevalo, as alunas ensinaram colegas de diferentes turmas os conhecimentos que adquiriram referentes a Reciclagem e Reutilização de Resíduos Sólidos e, de quebra, ainda ensinaram os colegas a confeccionarem um porta-copos feito a partir da reutilização de CDs velhos, assim como retalhos de tecidos, fitas e restos de E.V.A.

                    Elas explicaram que assim como não é legal descartar CDs no meio ambiente, o mesmo não deve ser feito com relação ao E.V.A.

                    Melhor aproveitar de outra forma do que poluir e prejudicar o meio ambiente, segundo elas.

                    Finalizando, os grupos realizaram a coleta de resíduos sólidos no pátio da escola para descarte adequado.

Resíduos recolhidos prontos para descarte
Ensinando colegas a confeccionarem os porta-copos
Ensinando colegas a confeccionarem os porta-copos
Primeira turma
Recolhendo resíduos sólidos
Segunda turma
Ensinando colegas a confeccionarem os porta-copos

Reutilização de Resíduos Sólidos – (ODS 11 e 12)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Nesse encontro, os alunos que fazem parte da COM-VIDA da escola se reuniram, juntamente com a professora Maria da Graça Chiavaro, com o objetivo de conversarem a respeito das diferenças entre reciclagem e reutilização de resíduos sólidos.
Para tanto, os alunos assistiram alguns vídeos a respeito do assunto e finalizaram o encontro confeccionando porta-copos feitos por meio da reutilização de CDs velhos, acumulados pela própria escola, assim como retalhos de tecidos, fitas e restos de E.V.A.

Cortando resto de tecido
Marcado tecido e E.V.A.
Cortando tecido e E.V.A para colar no CD
Porta-copos prontos

Escola Nereu- V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente- Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas – (ODS 4 e 6)

No dia 21 de março de 2018 ocorreu em nossa escola a V Conferência que neste ano tratava sobre o cuidado com a água. Cada turma apresentou uma ideia sobre o que e como fazer para cuidar melhor da água na escola. Ao final, todos puderam votar na ideia mais urgente para colocarmos em prática.

A Turma da COM-VIDA participou fazendo a chuva de ideias nas turmas e se apresentando no dia da Conferência.

Chuva de ideias da COM-VIDA passando nas turmas.

 

COM-VIDA fazendo sua apresentação na Conferência.

 

Quinto ano apresentando suas ideias. Eles foram os mais votados.

Escola Nereu- Rio do Nosso Bairro – (ODS 6)

Na semana do dia 19 ao dia 23 de março a escola Nereu realizou atividades sobre a água nas turminhas a fim de conscientizar sobre a importância da mesma, o cuidado com os rios de onde vem nossa água e a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente- Vamos Cuidar do Brasil cuidando das águas.

Mural confeccionado pela turma do quinto ano.

 

Turma da COM-VIDA atualizando seu mural: Nosso rio, nossa água.

 

Cartaz confeccionado pela turma do primeiro ano.

 

Trabalho da pré escola sendo apresentado na Conferência.

V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Escola – EMEI Vovó Mathilde – (ODS 4 e 6)

No dia 21 de março a turma do Maternal II e Pré I participaram da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Escola.

Durante o mês de março foram trabalhadas diversas atividades relacionadas a água, onde as turmas localizaram e priorizaram um problema com relação a utilização da água no dia a dia escolar, para no decorrer do ano letivo serem desenvolvidas ações para solucinar o mesmo.

Cada turma apresentou sua proposta e as ações a serem desenvolvidas na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Escola. Algumas atividades desenvolvidas após a constatação do problema: confecção de cartazes, jogos, brincadeiras sobre o uso consciente da água e entrevistas sobre o assunto para a comunidade escolar.

A proposta escolhida foi “Cuidando das águas…preparando para o futuro”. Serão desenvolvidas as seguintes ações ao longo do ano letivo: rodas de conversa sobre o assunto, construção de cartazes e gráficos, confecção de lembretes sobre o uso consciente da água para serem colados em todas as torneiras da escola, conscientização da comunidade através de folder, jogos pedagógicos, brincadeiras, produto de Educomunicação (chamada de rádio).

Apresentação dos alunos do Maternal II.

 

Apresentação dos alunos do Maternal II.

 

Apresentação dos alunos do Pré I.

 

Apresentação dos alunos do Pré I.

 

Alunos assistindo a apresentação das propostas.

 

Professoras com o delegado e suplente da proposta eleita.

EMEF Dona Leopoldina – (ODS 6)

RIO DO NOSSO BAIRRO

Durante o mês de março, os alunos da nossa escola trabalharam e aprenderam a importância da Água, realizamos a conferencia onde todos participaram. No mês de Abril  iniciamos o projeto “RIO DO NOSSO BAIRRO”, onde as Professoras Ariane, Anelise e Eduarda juntamente com os alunos fizeram uma saída de campo para visitar o arroio próximo a escola para verificar qual a sua situação, notamos a presença de muito lixo pelos arredores, percebemos também que o arroio estava praticamente abandonado. diante dessa situação  colocamos  em ação o nosso projeto do COM- VIDA. recolhemos parte do lixo onde levamos pra escola e separamos dando um destino certo para cada tipo de lixo. também elaboramos um folder ressaltando a importância das nascentes das Águas para todos nós a importância de colocar o lixo no lugar certo, os alunos entregaram para vizinhança da nossa comunidade que se localiza na estrada da grota Morro da Pedra explicando-lhes sobre o nosso projeto induzindo-os a se conscientizar pelo meio ambiente em que vivemos pois todos necessitamos de um ambiente limpo para uma vida de qualidade. Durante os próximos meses iremos fazer novamente a saída de campo para verificar quais foram os resultados obtidos.

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar…”Ar puro Água cristalina, sons da natureza: fatores que refletem saúde e bem-estar. cuide bem da sua saúde”!.

Fazendo a entrega dos folders.

nosso folder.

Rio do Nosso Bairro – (ODS 6)

Durante o mês de março foi trabalhado com todas as turmas da escola o tema água e a importância dos rios.

Os alunos assistiram a um vídeo mostrando a importância das águas e dos rios, após debateram a importância da preservação e conservação das águas.

Uma das turmas salientou o problema das enchentes que ocorrem na comunidade, que muitas vezes dificulta os alunos de irem para a escola. Uma das alternativas para resolver este problema seria levantar a estrada nos trechos que alagam.

Cada turma construiu um painel que foi exposto na Conferência sobre a água na escola.

Rio do Nosso Bairro – (ODS 6)

Em Abril, o grupo de professoras da EMEI Vovó Domênica trabalhou com as crianças a importância de cuidarmos da água desde a sua nascente até o consumo consciente de um modo geral. Foram debatidos assuntos como: o Rio que temos e o Rio que Queremos, o cuidado com os peixes e quais as atitudes para garantirmos a qualidade e a continuidade das nossas águas; assuntos também debatidos na Nossa Conferência Nacional sobre a Água.

O resultado foi espetacular! Crianças reproduzindo para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos, famílias engajadas nas atividades propostas e a grande participação dos alunos durante nossa Conferência.

 

 

.

RIO DO NOSSO BAIRRO – ZEFERINO VICENTE NEVES FILHO – (ODS 6)

A EMEF Zeferino Vicente Neves Filho, ao longo do primeiro trimestre desenvolveu atividades com os alunos de pré a nono ano referente ao tema RIO DO NOSSO BAIRRO. O foco principal dos trabalhos realizados na escola baseou-se nas questões relacionadas à água, como maneiras de se evitar o desperdício e em como cuidar dos nossos rios e arroios, aproveitando a semana destinada aos trabalhos para a conferência na escola.

Nas turmas dos anos iniciais, as professoras trabalharam de forma coletiva com projetos correspondentes a cada faixa etária.

Nos sextos anos, os alunos fizeram reflexões e construíram juntos seus próprios conceitos sobre a qualidade da água em nosso município, com a professora de ciências, bem como a construção de diálogo a partir de vivências pessoais que abrangem a realidade das famílias do Pega Fogo.

No sétimo ano, a professora de português trabalhou com redações sobre a importância da água local  e sua origem.

No oitavo ano a professora de geografia trouxe ênfase à situação do Aquífero Guarani, a partir de aulas com debates coletivos e exposições de cartazes apontado a importância, os impactos e os danos ao planeta, como um todo.

O nono ano fez pesquisas e a construção de cartazes, expondo de onde vem a água do bairro, onde e como ela é utilizada na escola, quais as formas de se evitar desperdícios e que práticas cotidianas se pode adotar para acabar com a poluição das nossas águas.

O grupo COM VIDA assistiu a uma apresentação sobre os rios que banham Taquara, os principais arroios próximos ao Pega Fogo e como cuidar para manter este precioso recurso natural no nosso planeta. A apresentação gerou novas aprendizagens a partir de uma roda de discussões e levantamento de soluções possíveis.

Abaixo, alguns registros dos trabalhos desenvolvidos:

V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Alípio Sperb – (ODS 4 e 6)

Nossos Professores e estudantes, apresentaram projetos maravilhosos, com criatividade e muita responsabilidade, pensando na preciosidade que é a “Água” em nossas vidas e também sobre os riscos de enchentes e poluição. 


Cantamos e refletimos sobre os temas apresentados pelas 5 turmas dos anos finais, com o compromisso de colocá-los em prática.

As turmas dos anos iniciais também estudaram, refletiram e produziram sobre o rio, as águas, a vida.



Rio do Nosso Bairro – Alípio Sperb – (ODS 6)

Alguns alunos da turma 171, juntamente com o professor Bruno, realizaram a confecção de um cartaz promovendo a conscientização ambiental relacionando o lixo que é jogado na rua à água que bebemos.

A necessidade de promover alguma forma de conscientização surgiu a partir da observação de um alto acúmulo de lixo jogado nas dependências do campo do Vila Nova, local este que é utilizado para a prática de atividades físicas dos alunos da escola, tanto em momentos de lazer, quanto na prática da disciplina de Educação Física.

 

A partir da elaboração de cartazes, como este mostrado abaixo, a turma espera uma resposta positiva, ou seja, a diminuição de lixo nos arredores da escola.

Rio no nosso Bairro- Emef Arlindo Martini – Morro Negro – (ODS 6)

Hoje o grupo Com-Vida se reuniu na escola para conversar sobre o Tema:”Rio no nosso bairro”. Os alunos confeccionaram cartazes sobre os cuidados com as águas das nascentes, córregos, arroios, rios, sua preservação e o cuidado com o lixo nessas áreas. Debateram também da importância da reutilização das águas da chuva, que em algumas casas ja é feita com as cisternas.

Realização:

Apoio: