Coletivo Educador Ambiental Regional

Programa AABB Comunidade e o Arroio Tucano

O Programa AABB Comunidade, tem realizado oficinas que visam trabalhar o meio ambiente reforçando a sua seriedade, envolvendo todas as crianças e adolescentes e tendo como finalidade despertar o interesse dos mesmos a respeito do meio ambiente.

O projeto realizado no Programa AABB Comunidade, mostra aos seus alunos a suma importância da proteção do meio ambiente, bem como, dos rios e dos arroios. Para isso, realizamos uma caminhada ecológica onde visitamos o Arroio Tucano. O nosso objetivo foi descobrir o arroio que banha nosso bairro e reconhecer o espaço verde. Com isso os alunos estão percebendo o quanto à natureza é importante e que devemos preservá-la. Também se pode debater e tomar conhecimento dos problemas ambientais que afetam os ecossistemas deixando bem claro que, a poluição e o desmatamento prejudicam os rios e os arroios do nosso país.

Caminhada Arroio Tucano – Turno da Tarde
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Vista do Arroio Tucano e suas condições

 

 

 

As águas que cercam nosso bairro

ESCOLA CARAMURU PEGA FOGO ALTO

Com-Vida da escola Caramuru, inicia o ano com boas ideias para trabalhar o projeto Rio do nosso Bairro.

Nós professores e alunos do 4º e 5º ano iniciamos em nossa escola caramuru, trabalhando com as crianças a importância da organização e o cuidado que todos nós devemos ter com a natureza, pois ela é fundamental para nossa vida.

Primeira imagem o aluno esta fazendo os canteiros de flores, segunda imagem eles estão preparando o solo para o plantio de nossa horta e  terceira e demais imagens se referem ao cuidados que nós devemos ter com a natureza.

 

coleta do lixo
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horta
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canteiro de flores
canteiro de flores

 

coleta de lixo
coleta de lixo
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unidos por um mundo melhor
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descarte do lixo
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natureza
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coleta de lixo

Nós trabalhamos com os alunos a importância de cuidarmos dos nossos recursos naturais, hoje fizemos uma visita à cascatinha que tem nas proximidades da escola, fizemos pesquisas e vimos que as águas da cascatinha vão para o Rio dos Sinos, as águas percorrem em torno de dez quilômetros de onde fomos até o rio que passa no limite de município de Taquara com Sapiranga, falamos de como é importante manter a natureza, as matas ao redor dos córregos, os alunos logo ao entrar na mata perceberam a mudança de clima devido à vegetação, também fizemos uma busca por onde passamos e coletamos todo o lixo que encontramos e fizemos o descarte correto do mesmo.

Ao retornarmos a escola conversamos com alguns moradores por onde nós passamos e falemos o quanto é importante fazermos a coleta dos lixos separando, o lixo orgânico do lixo não orgânico, para reciclagem nós estamos conscientes que devemos cuidar do nossa natureza, pois ela tudo nossos fornece para sobrevivermos.

Quem ama cuida!

 

Projeto: Rio do nosso bairro – Parte 2

Na manhã do dia 26 de abril, os 14 alunos do COM-VIDA da nossa escola (faltou 1 aluno), juntamente com os alunos do COM-VIDA da EMEF Zeferino foram visitar o Rio dos Sinos, na parte do Balneário João Martins Nunes, mais conhecido como “Prainha.”

Os alunos foram e retornaram com o ônibus escolar acompanhados pela professora Maria da Graça Chiavaro, coordenadora do Programa Mais Educação e COM-VIDA da escola e pela orientadora pedagógica da escola, professora Jerci Jaques.

Chegando ao local, o grupo foi recepcionado pela professora Zeli e alguns alunos da EMEF João Martins Nunes e também pela professora Tatiane Conrrado, da SMECE.

A professora Zeli passou algumas informações referentes ao Rio dos Sinos e Paranhana. Ela explicou o que é mata ciliar e sua utilidade e depois convidou o grupo a aproximar-se das margens do rio para observações e novas informações.

Os alunos seguiram por uma trilha para que lhes fosse mostrado o ponto onde as águas do Rio Paranhana se juntam as águas do Rio dos Sinos. Nessa trilha os alunos também puderam observar o descaso das pessoas para com o meio ambiente, pois mesmo tendo as placas de “Proibido jogar lixo no Rio ou no local de camping,” era notável a quantidade de resíduos espalhadas, restos de refeições, roupas e calçados; sem contar os cachorros que andam por lá, alguns abandonados, propiciando a proliferação de doenças.

Os alunos também puderam observar que não há o devido cuidado com relação ao esgoto uma vez que os canos desembocam no mato e o que por eles passa acaba escorrendo para o rio ou ficando exposto para proliferação de bichos e doenças.

Após essa atividade o grupo foi convidado a realizar o plantio de algumas mudas de árvores.

Após tanta caminhada, os alunos fizeram seu lanche juntamente com as professoras e, para finalizar a manhã, houve sorteio de chapéus e camisetas entre os alunos, mediante a resposta correta para algumas perguntas feitas pelos alunos que recepcionaram nossa escola.

Ao chegar na escola os alunos, juntamente com a professora Graça fizeram a avaliação da atividade quanto ao que acharam, o que observaram e o que aprenderam.

Num próximo encontro os alunos farão a pintura da folhinha que ganharam contendo desenho com a flora e fauna do rio e o plantio das sementes (sementes em saquinhos com a carinhas dos bichinhos que vivem próximos ao rio), mas isso será na escola mesmo!

 

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Arlindo Martini e os rios do Município – Rio do nosso Bairro

Como o COM – VIDA de nossa escola ainda está em formação às atividades realizadas sobre o “Rio do nosso Bairro” foram realizadas com todas as turmas da escola, envolvendo alunos do pré, 1°, 2°, 3º, 4º e 5º ano, onde cada professora dentro da sua proposta de trabalho realizou alguma atividade que desenvolvesse a conscientização da importância dos rios e também sobre sua preservação.

Na turma do pré a professora iniciou a atividade contando uma história que falava de um rio, que tinha por título “Não afunde no lixo!”. A

O Rio que queremos
O Rio que queremos

seguir realizou uma roda de conversa sobre a história e a partir daí dirigiu a conversa para a importância dos rios e falou o nome de um dos rios presentes em nosso município. Então confeccionaram um cartaz coletivo com tinta e desenhos parabenizando o Rio dos Sinos. Cada aluno também realizou um trabalho com colagens e figuras geométricas para representar o rio, onde colaram papel crepom para ser o rio e fizeram peixinhos com formas geométricas para colar no mesmo.

As turmas do 1º e 2º ano são multisseriadas, e a professora trabalhou sobre a questão da preservação dos rios e o problema da poluição, onde no momento inicial realizou uma rodinha de conversa para falar sobre os assuntos citados anteriormente e em seguida fizeram desenhos diferenciando o rio limpo do rio poluído.

A turma do 3º ano iniciou seu trabalho com uma roda de conversa onde no momento inicial a professora relatou o passeio que realizou com a turma do 5º ano, onde conheceu o Rio Padilha e o Rio da Ilha. Falou ainda sobre a importância da mata ciliar e  porquê devemos cuidar do nosso rio, sendo que o nosso município é privilegiado, pois o mesmo abrange cinco rios. Fizeram um debate sobre o assunto iniciado pela professora e depois em grupos construíram cartazes sobre as diferenças e as consequências de um rio poluído e um rio cuidado.

Preservação dos Rios
Cartaz sobre Preservação dos Rios

A turma do 4º ano primeiramente trabalhou com a leitura, debate e interpretação, em dias diferenciados, dos textos “Rio dos Sinos” e “Rio Paranhana”. Após o conhecimento adquirido sobre esses dois rios pertencentes ao nosso município, os alunos confeccionaram um cartaz coletivo representando o rio e o que existe em suas margens.

A turma do 5º ano realizou um passeio à localidade de Padilha, que foi proporcionado através da programação da 3ª Jornada “Pelo Rio do Nosso Bairro”, onde conheceram o COM –VIDA da E. M. E. F. Júlio Maurer, que apresentaram o trabalho que realizaram no ano passado sobre o Rio Padilha que atravessa essa comunidade. Os alunos também conheceram o Rio Padilha aprendendo sobre a importância da mata ciliar, da biodiversidade presente neste local, a importância de se cuidar dos rios e do que existe a sua volta. Realizaram ainda o plantio de mudas de árvores nas margens do rio. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Rio da Ilha, e no trajeto de ida e volta, também passaram pelo Rio dos Sinos, tendo então a oportunidade neste dia de passar por três dos cinco rios do município.

Os alunos da turma do 5º ano apresentaram o que aprenderam nesse passeio numa Hora Cívica realizada com as demais turmas da escola.

A poluição dos rios e suas consequências
A poluição dos rios e suas consequências

Em sala de aula realizaram uma produção textual individual a partir do passeio realizado. Também construíram um texto coletivo sobre a importância dos cinco rios existentes em Taquara, e para finalizar as atividades voltadas ao “Rio do nosso Bairro”, confeccionaram cartazes com mensagens e desenhos referentes à importância da preservação dos rios.

Os trabalhos realizados por todas as turmas foram expostos no mural e/ou corredor da escola para conscientização dos alunos sobre cada assunto trabalhado em cada turma referente as bacias hídricas do nosso município.

 

Visitas das escolas – “apresentação de projetos”.

ANTÔNIO MARTINS RANGEL e o RIO DO NOSSO BAIRRO
Entre os dias 19 e 25 de março de 2015, quatro alunos do COM-VIDA junto com a Coordenadora geral Sabrina D. S. do Amaral e a coordenadora local professora Daiana Vidal Santos receberam a visita de seis escolas (EMEF. Calisto Eolálio Letti; EMEF. João Martins Nunes; Colégio Municipal Theóphilo Sauer; EMEF. 17 de Abril; EMEF. Dr. Alípio Alfredo Sperb e EMEF. Rosa Elsa Mertins) com o objetivo de apresentar o projeto “Cartografia Social e Saneamento Ambiental em Olhos D’Água” dentro do projeto “Só se preserva o que se conhece”.
Nas dependências da escola os alunos apresentaram a construção de uma cisterna da qual é utilizada a água para mostrar um simulador de consumo humano diário de água (banho, descarga e escovar os dentes), de um simulador de chuvas em espaços e solos diferenciados e suas consequências para com os corpos hídricos e de um espiral de ervas.

Simuladores de consumo de água
Simuladores de consumo de água
Simulador de chuvas em diferentes tipos de solos.
Simulador de chuva em diferentes tipos de solos.
Espiral de Ervas
Espiral de Ervas
Cisterna
Cisterna

Logo após as escolas visitantes foram convidadas ir até a margem do Rio Rolante, onde foram tratados assuntos sobre a importância da preservação do Rio e da mata ciliar e os visitantes fizeram o plantio de árvores nativas como forma de começar um processo de conscientização e cuidado na recomposição da mata ciliar e com os nossos rios.

Rio Rolante
Rio Rolante
Professora Daiana explicando sobre as características do Rio Rolante.
Professora Daiana explicando sobre as características do Rio Rolante.
Visita ao Rio Rolante
Visita ao Rio Rolante
Os alunos contribuindo para a recomposição da mata ciliar.
Os alunos contribuindo para a recomposição da mata ciliar.

ECOTRILHA – 3ª Jornada Rio do Nosso Bairro – EMEF Dr Lauro H. Muller

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Coletivo Educador 2015 – Rio do Nosso Bairro

Atividade realizada: Trilha de reconhecimento e limpeza de percurso 01 até laje do Rio Paranhana.

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RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Professores orientadores: Joana Laura Conte, André T. Machado
Alunos participantes: Grupo de monitoras do COM-VIDA (Eduarda Michaela Kirsh, Cinddy Simonds, Larissa Francisco Klein, Elaize Francisco Klein), Auxiliares e Aspirantes a Monitores do COM-VIDA (Manuela Kleinkauf de Oliveira, Leticia Soares da Silva, João Vitor Ferreira, Lais Gabriela Oliveira da Silva, Emanuele Rheinheimer Siqueira, Julio Cesar Soares de Souza, João Pedro S. Sebem, Camille da Silva).

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A proposta de reconhecimento da trilha, muito utilizada por banhistas da região por possuir um lajeado de pedra grés em diversos pontos das margens, igualmente reconhecidamente como perigosa como área de lazer, vem de encontro à conscientização dos recursos presentes na área em que residem e da importância da manutenção do rio e seu entorno, além de ser uma ótima atividade física, lúdica e de caráter ecológico, pois aprendem sobre o ambiente, como devem se comportar ao ingressar nele e como devem mantê-lo minimamente alterado e o porque de tal importância.

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Dona Leopoldina, cuidando da água

JUSTIFICATIVA:

O Tema trabalhado “Rios do nosso bairro-Escolas cuidando da água”, surge diante da necessidade de se despertar a consciência ambiental em nossos alunos, de modo a demonstrar a importância da proteção/preservação dos nossos rios como a importância deles para a vida do ser humano.

 OBJETIVO GERAL:

Conscientizar os educandos sobre a importância da preservação ambiental a fim de que valorizem a natureza e possam garantir um desenvolvimento sustentável às próximas gerações por meio de atividades educativas que provoquem nelas mudanças de atitudes. Proporcionar momentos de reflexão sobre a importância dos rios para a vida humana, assim como sua preservação.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Promover reflexão levando o educando consigo mesmo, com o próximo, mediante a reflexão ecológica.

-Contribuir para o melhoramento da qualidade de vida.

-Oportunizar debates sobre os problemas ambientais.

-Esclarecer à comunidade local frente aos problemas causados pela poluição, queimadas, escassez e desperdício  de água e energia elétrica.

-Reconhecer a importância da preservação da água em geral, enfatizando os rios.

-Desenvolver a criatividade da criança.

RECURSOS:

-Vídeo: Série “A Água”- Rio dos Sinos.

-Confecção de maquete;

-Leitura e interpretação do texto: Por que os rios são importantes?

-Confecção de papel reciclado.

METODOLOGIA:

Iniciamos a aula com o vídeo Série “A Água-Rio dos Sinos”. Debatemos sobre o estado em que se encontra nosso rio, consequência das atitudes do ser humano. Após os alunos puderam observar no telão o mapa do ecossistema do Rio dos Sinos, as cidades por onde ele percorre e os tipos de vegetação e peixes de cada região.

Após trabalhamos a leitura e interpretação do texto “Por que os rios são importantes?” onde os alunos puderam perceber que os rios podem nos fornecer alimento, água, navegação, entre outros. Conversamos sobre a importância de colocar os lixos na lixeira e não nos rios ou no chão, ou de reciclar e reaproveitar materiais. Então, fizemos a reciclagem de papel e construímos uma maquete demonstrando a situação de nosso rio na nascente e aqui onde moramos.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DONA LEOPOLDINA

TEMA: Escola cuidando da água

PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano

PROFESSORA: Fátima Regina Farias

 

Projeto: Rio do nosso bairro – Parte 3

No dia 09 de abril, os 10 alunos do Programa Mais Educação, juntamente com os 14 alunos que fazem parte da Comissão COM-VIDA assistiram filmes referentes ao Rio dos Sinos e Mudanças Climáticas. Na sequência da oficina, os alunos do Programa Mais Educação pintaram um desenho entregue pelos seus colegas da COM-VIDA representando o rio, sua flora e fauna para identificação dos animais existentes.

Os alunos da COM-VIDA também contaram aos colegas do Programa Mais Educação o que aprenderam e viram por conta de sua visita, no dia 26 de março, ao Balneário João Martins Nunes, mais conhecido como “Prainha.”

Em função daquilo que foi mostrado nos filmes assistidos, no turno da tarde, os alunos ainda tiveram instruções práticas sobre primeiros socorros para casos de afogamento, engasgamento e picadas de cobra, além da identificação dessas como venenosas ou não-venenosas.

Após essas atividades, os alunos realizaram o plantio das sementes, (também entregue pelos colegas da COM-VIDA) em garrafas pet.

Como última tarefa, todos os alunos foram para a horta da escola fazer a limpeza dos canteiros e virada de terra para futuro plantio.

As atividades desse dia ficaram por conta da professora Maria Da Graça Chiavaro, que também é a coordenadora do Programa Mais Educação e da COM-VIDAS na escola.

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Projeto: Rio do nosso bairro – Parte 1

Com o grupo de alunos da COM-VIDA 

No dia 20 de março, o grupo de 15 alunos que fazem parte da COM-VIDA da Escola assistiram a uma apresentação de slides informativos referentes ao Rio dos Sinos e Rio Paranhana.

A atividade foi realizada em duas etapas: manhã e tarde para não interferir muito no andamento das aulas.

Por meio dos slides os alunos tomaram conhecimento de onde nasce o Rio dos Sinos, da sua importância para a cidade desde a época da chegada dos colonizadores alemães até o transporte de mercadorias e pessoas da região para a capital, Porto Alegre, e vice-versa, bem como da sua importância para o meio ambiente.

Aprenderam sobre a origem do nome “Paranhana” para o Rio, e as cidades por onde ele passa até se encontrar com o Rio dos Sinos.

Debateram sobre a questão da poluição do rio causada pela falta de cuidados dos moradores ribeirinhos e também das fábricas e empresas, a qual, entre outras coisas causa a contaminação das águas, mortandade dos peixes e contaminação, também, das pessoas que fazem uso dessa água, seja para beber ou tomar banho.

Concluíram que a maioria das pessoas que mora as margens do rio, os ribeirinhos, normalmente são pessoas com poucas condições financeiras, pouco ou nenhum conhecimento sobre cuidados e preservação ambiental e sem infraestrutura em termos de saneamento básico, mas também reconheceram que algumas empresas e fábricas não parecem ter muito interesse ou preocupação com a questão ambiental.

Após essa atividade os alunos foram verificar as condições do esgoto local e do açude que passa em frente a escola e atravessa a RS020. Observaram que o esgoto, embora com mato, estava limpo, sem lixo obstruindo a passagem da água, assim como o açude. Aproveitamos para refletir sobre a importância de não largar papéis de guloseimas, garrafas pet, latinhas ou outras coisas no pátio da escola ou mesmo na estrada, visto que esses resíduos levados pelo vento ou mesmo pela água das chuvas, podem acabar depositados nos bueiros causando entupimentos e, consequentemente, além da poluição propriamente dita, enchentes e contaminação de plantas, animais e pessoas.

Essa primeira atividade do COM-VIDA serviu, além das reflexões, para que os alunos tenham condições de saber o que deverão observar no dia 26 de março, quando faremos uma visita ao Rio dos Sinos.

Para fazer os registros nesse dia, os alunos levarão celulares ou máquinas fotográficas.

Todas as atividades foram postadas no facebook da escola, como forma de divulgação.

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Rio do nosso bairro

 

“A Gotinha Viajante”
A turma 133, juntamente com a professora Luciana Martins, está bastante empolgada com a oportunidade de levar a Gotinha Viajante e o livro de registro de atividades da mesma para casa. Os pais irão auxiliar a escrever dicas de conscientização e preservação da água no livro que acompanha a Gotinha.
As crianças também podem presentear e enfeitar a Gotinha!

 

Projeto Rio do nosso Bairro com atividades em todas as escolas de Taquara
Projeto Rio do nosso Bairro com atividades em todas as escolas de Taquara
 E MEF Emef Nereu Wilhelms sempre construindo e refletindo aprendizagens!
E MEF Emef Nereu Wilhelms sempre construindo e refletindo aprendizagens!

Rios de Taquara

Entre os dias 17 de março e 06 de abril, teremos nossa agenda de visitações nos 5 Rios de Taquara. O público alvo desta atividade é a COM-VIDA da escola, e a indicação para estes é de 15 alunos.
Toda a logística para a segurança das crianças está sendo garantida, mas pedimos que tenham a autorização dos pais para o aluno participar de tal atividade, sugerimos que aproveitem para solicitar uma autorização para todas as atividades externas da COM-VIDA assim não será necessário nova autorização a cada saída.
A atividade é rápida, porém pedimos que os alunos levem sua água e lanche. Lembramos que cada transporte será dividido entre duas escolas, o que pode acarretar em um pequeno atraso entre este trajeto.

Saída da primeira escola prevista para 8 horas.

Retorno na última escola: 11 horas.

Abaixo segue a lista de visitações.

17/03 – ANTÔNIO – SINOS (PROJETO PEIXE DOURADO)

18/03 – ARLINDO E RUDI – PADILHA ( Ao lado da ponte principal.)

19/03 – CALISTO E JOÃO MARTINS – ROLANTE (Na escola Antônio)

23/03 – THEÓPHILO E 17 DE ABRIL – ROLANTE (Na escola Antônio)

24/03 – NEREU – PADILHA ( Ao lado da ponte principal – EMEF Júlio Maurer.)

25/03 – ALÍPIO E ROSA – ROLANTE (Na escola Antônio)

26/03 – ZEFERINO E EMEL – SINOS ( EMEF João Martins Nunes)

27/03 – LAURO E GETÚLIO – PADILHA (- EMEF Júlio Maurer)

31/03 – JULIO MAURER E ANTÔNIO – SINOS  (- EMEF João Martins)

01/04 – EDUCAÇÃO INFANTIL (TODAS) EMEI TIA BETE

02/04 – EMEIS ( a confirmar)

06/04 – AABB COMUNIDADE – PADILHA

Coletivo Educador Ambiental de Taquara

O QUE É UM COLETIVO EDUCADOR

O coletivo educador constitui-se de um grupo de educadores (as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação Ambiental, educação popular e da mobilização social, compartilhando suas observações, visões e interpretações, da mesma forma que planejam, implementam e avaliam processos de formação de educadores ambientais (PROFEA, 2006).
Promove sinergia de recursos e de diferentes competências pessoais e institucionais, construídas socialmente, voltadas aos temas da Educação Ambiental, Biodiversidade, Sociodiversidade, Qualidade de Vida, Autonomia, Emancipação e Participação Social, entre outros.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO

A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual as comunidades têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.

Realização:

Apoio: