Coletivo Educador Ambiental Regional

Minhocasa: Coleta resultante do acúmulo de chorume dos últimos três meses na EMEF Calisto Eolálio Letti. (ODS 3, ODS 8 e ODS 15).

Os alunos do ComVida, juntamente com os alunos do 5° ano, que são os criadores da horta escolar (projeto de iniciação científica realizado pela prof Dani) tiveram um momento de trocas de conhecimento envolvendo a minhocasa e a composteira que eles também fizeram. Os alunos do Comvida explicaram aos alunos do 5º ano como se deu a acumulação do chorume, quais resíduos orgânicos foram coletados, bem como a importância da minhocasa para o cultivo de hortas sustentáveis.

Sonho 1 Realizado (ODS 3 e 15)

Após a análise dos diagnósticos realizado pela Com Vida da Escola Júlio Maurer, os alunos realizaram o primeiro sonho, a construção de um canteiro de chás em espiral, para uso dos alunos e comunidade.

Realização do canteiro em espiral
Canteiro já produzindo

Diagnóstico e oficinas do futuro: pedras no caminho e árvore dos sonhos da Júlio Maurer – (ODS 4 e 11 e 17)

Iniciamos a formação do COM-VIDA   com explicação do que seria a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. Após a conversa, os alunos observaram as dependências da escola e seus arredores para mapear os principais problemas ambientais e estéticos da mesma.

Os alunos apontaram as demandas que acharam interessantes trabalhar durante o ano de 2019.

O grupo confeccionou uma árvore dos sonhos, onde colocaram seus desejos para melhoria da escola, relacionados à: estética, consumo e produção responsável e cuidados com o meio ambiente em geral.

Estes problemas foram levados para a oficina de futuro Pedras no Caminho, onde foi citado:

  • Bebedouros com vazamento;
  • Excesso de lixo jogado no pátio;
  • Lixo orgânico e inorgânico misturados no pátio da escola e no refeitório;
  • paredes sujas
  • computadores estragados
  • Pátio sem jardim
  • Pátio sem canteiros de chás
  • vidros quebrados
  • goteiras e buracos no forro
  • pátio sem pinturas de amarelinhas para as crianças brincarem

Dentro deste contexto na oficina Árvore dos sonhos, foi citado então como gostariam que fosse:

  • paredes limpas e pintadas
  • bebedouros mais sustentáveis
  • mais computadores funcionando
  • vidros novos
  • Jardim florido no pátio da escola
  • Canteiros de chás
  • conserto do forro e telhado
  • Mais lixeiras no pátio da escola
  • Lixeiras no refeitório com a separação adequado dos resíduos
  • Pintar o espaço com amarelinhas

Foram escolhidos três problemas como prioridade para resolver:

  • pintar as paredes
  • Fazer um jardim
  • Fazer um canteiro de chás
Confecção arvores do sonhos e pedras no caminho
Sonhos e pedras

Basta de Violência! Emei Vovó Domênica

ODS 05 e ODS 10

O debate sobre a educação ambiental deve ir além da gestão dos recursos naturais, incluindo questões referentes à parte das populações que sofrem com injustiças socioambientais devido a razões financeiras, raciais, étnicas ou de gênero.

No dia 25/11, a Professora Luciana responsável pela pauta do coletivo na Emei Vovó Domênica, convidou o educador e gestor da Emei Irmã Valéria em Novo Hamburgo, Eduardo Zanette para um bate-papo com os professores da instituição sobre estes questionamentos que fazem parte do nosso cotidiano. O Mestre e Doutorando pela UFRGS, relatou discussões emergentes, como as questões de gênero, sexualidade, violências contra a mulher, relações étnico raciais e consumo.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

O maior objetivo é contribuir no processo de construção de uma sociedade mais justa e que respeite as diferenças.

Encerramos com belas palavras de Paulo Freire:

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Slides sobre a questão de gênero
Gratidão pela presença do palestrante

Semeando os canteiros com flores – EMEF. 17 de Abril – (ODS 4, 15).

Além de mantermos o minhocário com os nossos resíduos orgânicos como nossa primeira ação, semeamos muitas flores nesses canteiros. Algumas turmas participaram também plantando girassol. Antes desses momentos adubamos a terra com substrato da decomposição feita pelas minhocas.

Peneiramos esse substrato para encontrar as minhocas e recolocá-las no minhocário, e assim distribuímos pela escola toda o adubo como nossa segunda ação.

Valorize a liberdade e a igualdade (ODS 05 e ODS 10)

Ativismo contra violência de gênero

A palestra da Mônica Facio foi muito interessante, fez um trabalho de conscientização e empatia. A planta no meio do circulo no tapete (fotos), representou como devemos tratar os seres vivos, o quanto temos que cuidar, respeitar e proteger o próximo.

A COM-VIDA, deixa a seguinte mensagem:

“Somos todos iguais, porém com ponto de vistas e atitudes diferentes, por isso temos que aprender a conviver com o nosso próximo, aceitando todas as diferenças e divergências, sem julgamentos. Pois só enxergamos nos outros aquilo que também temos e somos. Portanto vamos viver em paz…” Gláucia Silva da Costa

Observando o Rio (ODS 06)

Abaixo está o guia de avaliação da qualidade de Água do Rio dos Sinos na localidade de Olhos D’Água do mês de novembro e foto com parte dos alunos da COM-VIDA da EMEF. Antônio Martins Rangel. Observa-se que a nota final do índice da qualidade da água encontra-se regular com uma pontuação entre 27 e 35 pontos de acordo com a soma dos dados obtidos.

Agenda 21: Ativação e utilização das lixeiras seletivas (ODSs 4 e 12)

A turma da COM-VIDA assistiu a um vídeo sobre a separação de resíduos “Lixo é no Lixo”. Em seguida foi realizado um diálogo sobre o assunto, onde foi explicado sobre os significados das cores das lixeiras e da importância da separação dos resíduos.

Os alunos foram até a parte externa da escola, onde foram instaladas as lixeiras seletivas, para analisar as cores e relembrar para que serve cada uma, pontuando a importância da sua utilização em nossa escola.

Realização do sonho 3

Arrumar as janelas com vidros quebrados.

Ação 1:

Realizamos uma festa junina para arrecadar fundos. ( Nunca tinha sido realizado um festa junina para comunidade).

Alunos realizando apresentação durante a festa.

Ação 2:

Verificamos os vidros, onde foi contado mais de 18 vidros quebrados.

Ação 3:

A colocação dos vidros .

A cigarra e a formiga ODS (2 e 4).

A presença de formigas na horta da escola despertou a curiosidade dos alunos, que vem acompanhando o crescimento de sua plantação de feijões.
A partir daí um aluno do 3° ano (autista), começou a trazer laranjas, de casa para alimentar as formigas, para que elas não destruam as plantas, pois não devemos mata – las.
O interesse dos alunos levou a bibliotecária á fazer uma hora do conto com a história “A cigarra e a formiga”, para a turma da pré escola que depois se dirigiram para a horta da escola, onde com o uso de lupa observaram as formigas em suas atividades.

CONSUMISMO E GERAÇÃO DE RESÍDUOS – ODS 012

Dia após dia, o consumismo vem crescendo e, consequentemente, aumentando a degradação do meio ambiente.
       São inúmeros os impactos causados à natureza por novas tecnologias e produtos como roupas, calçados, eletrônicos, cosméticos e demais itens adquiridos de forma excessiva e desnecessária.

       Pensando em consumo consciente a COM-VIDA buscou mostrar através de pesquisa e construção de um cartaz que consumir não significa ter que se privar de uma vida mais confortável, mas reduzir, reciclar e reaproveitar tudo o que for possível a fim de contribuir para a preservação do meio ambiente e com o equilíbrio do planeta.

Construindo um minhocário na E.E.E.M. Felipe Marx (ODS 2)

Durante os dias 02/10 e 16/10, os alunos do Com˗Vida (turma 204, 2º ano do Ensino Médio) desenvolveram um projeto relacionado com a construção de um minhocário na escola Felipe Marx.

O objetivo desse trabalho foi criar uma ferramenta doméstica de diminuição do lixo orgânico e reutilizar os resíduos produzidos na horta escolar.

Figura 1 ˗ Alunos construindo um minhocário na E.E.E.M. Felipe Marx
Figura 2 ˗ Etapa final do minhocário.

Figura 3 ˗ Camadas com solo humífero e matéria orgânica.
Figura 4 ˗ As alunas estão cobrindo o minhocário com um tecido escuro
Figura 5 ˗ Minhocário concluído

Agenda 21: Fanzine sobre a alimentação saudável – (ODS 3)

A turma da COM-VIDA realizou algumas atividades relacionadas a Alimentação Saudável no decorrer do ano letivo de 2019, dentre elas: roda de conversa, horta escolar, receitas, cartazes, trabalhos manuais, brincadeiras e para finalizar confeccionaram um fanzine.

O fanzine traz em seu conteúdo a conscientização sobre a alimentação saudável, receitas e passatempos.

Esse fanzine foi socializado com a turma do Maternal II, enviado para as famílias e comunidade escolar.

Semana do Meio Ambiente 2019

Apresento alguns registro da Semana do Meio Ambiente 2019 da EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb, que ocorreu de 03 a 07 de junho deste ano, e contou com a participação de pessoas especiais as quais foram abordadas temáticas como alimentação saudável, água, animais em extinção, lixo, horta e cuidado com o ambiente em que vivemos. Também nesta semana foi inaugurado o Eco ponto na escola, o qual vem funcionando de forma eficaz por nossos alunos, reduzindo o excesso se lixo nas ruas e educando-os a fazer a devida separação do lixo produzido. Assim ficando a seguinte mensagem “Vamos fazer a nossa parte, deveres e direitos. Para o mundo se tornar cada vez melhor!”

Pedra no Caminho e Árvore dos Sonhos (ODS 4 e 17) – E.E.E.M. Felipe Marx

Durante os encontros semanais, 07 de Julho e 10 de Agosto de 2019, os alunos representantes do Com-Vida (da E.E.M. Felipe Marx) desenvolveram atividades atribuídas às questões sobre “o que fazer” e “como fazer” na escola que estudam.

Figura 1 ˗ Cartaz 1 com a turma 203
Figura 2 ˗ Cartaz 2 com a turma 203

Figura 3 ˗ Turma 204 montando o cartaz sobre a árvore dos sonhos
Figura 4 ˗ Cartaz sobre a árvore dos sonhos realizado pela turma 204

Muita criatividade com os depósitos – EMEF Dr. Alípio A. Sperb (ODS 3, 4, 11).

A turma da COM-VIDA criou repositórios muito criativos para o recolhimento de tampinhas. Além dessas criações, foram criados dois novos recebimentos de lacres de latinhas e cartelas de remédios.

Alguns estão dispostos ao pátio da escola e outros na sala dos professores. Essa melhoria já esta sendo muito bem recebido pelos nossos alunos.

A COM-VIDA recolheu no bairro muitas tampinhas esquecidas pelas ruas, conseguimos encher um dos nossos repositórios.

Cuidando da cisterna para regar a horta – EMEF Dr. Alípio A. Sperb (ODS 3, 4, 11, 12).

Nosso trabalho com a horta também exige do cuidado com a cisterna da nossa escola. Realizamos a limpeza e temos o cuidado com a água, mantendo ela em um bom estado para a utilização.

A conservação da cisterna para a captação da água da chuva é uma maneira rentável para a nossa escola, pois possibilita que esse recurso hídrico seja armazenado para muitas funções do dia-a-dia.

Plantio de mudas da composteria e colheita – EMEF Dr. Alípio A. Sperb (ODS 2, 3, 4, 11, 12).

Quando nossa composteira limitou-se deixamos de fazer descartes naquele local, e para a nossa surpresa aquele acúmulo gerou mudas de muitas sementes depositadas ali, foi então que distribuímos em na horta. As plantas vieram tão lindas e grandes que ficamos maravilhados. Continuamos por semanas a fazer essas distribuições e depois desses dias de chuva elas cresceram ainda mais, e então hoje colhemos e observamos que ainda vão crescer além disso, dando muitos vegetais.

Realização:

Apoio: