Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Coletivo Educador Ambiental Regional

Aprendendo a comer de forma saudável -ODS 02 e 03

Durante o encontro da COM-VIDA no dia 24/09, a professora Eliane que coordena esse grupo, fez uma fala sobre como se pode ter uma alimentação saudável e como fazer para produzir o próprio alimento.

Para enfatizar esse tema, foi feito um lanche especial, no qual, cada aluno montou o seu próprio sanduíche natural com ingredientes que foram trazidos de casa pelos alunos. No fim todos degustaram o sanduíche com um delicioso suco natural de laranja.

Hora do lanche!!

Seguimos na oficina de brinquedos! (ODS 4 e 12)

O tema foi escolhido por eles, já temos uma lista de pedidos das próximas produções! As crianças estão bem animadas em reutilizar materiais e estão trazendo de casa novas ideias! Nas fotos, dois brinquedos que fizemos utilizando garrafa pet!

Cuidando da nossa conquista! (ODS 2, 12, 15)

Periodicamente é necessário um olhar carinhoso para as nossas minhoquinhas, nossa escola ganhou o minhocário em setembro deste ano. Estamos aprendendo a lidar com elas e nos esmerando em seus cuidados! Colocamos folhas, serragem e as alimentamos, com o objetivo de daqui a pouco utilizar nosso adubo no cultivo de plantinhas e flores aqui na escola!

Cuidando de nossa escola estamos ajudando a cuidar do mundo ODS (3,6,12 E 17)

A decisão de cuidar do meio ambiente e da natureza não está só nas mãos dos políticos e empresários. o respeito e os cuidados devem iniciar a partir de nossa rotina diária. Assim, a E.M.E.F. João Martins Nunes vem realizando diversas ações com o objetivo de tornar a escola um” Espaço Educador Sustentável” buscando diminuir os impactos ambientais e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Apresentamos na sequência algumas dessas ações.
* A instalação da minhocasa para onde é destinado o resíduo orgânico gerado na escola, e, de onde são retirados húmus (terra preta) e o biofertilizante que são usados nas plantas da própria escola;
* Uma cisterna para a captação da água da chuva, usada para regar as plantas e/ou na limpeza;
*Eco_ponto, onde são depositados os resíduos secos tanto da escola, como aqueles que são trazidos pela comunidade cujos, valores arrecadados são usados em melhorias no espaço escola, como por exemplo a aquisição de torneiras temporizadoras para os sanitários dos alunos e plantas para dar mais vida ao ambiente escolar;
* Recolhimento de lacres de alumínio, tampinhas plásticas e outros para o Rotary Club de Taquara;
* Oficinas com o reaproveitamento de materiais;
* Distribuição e plantio de mudas nativas e o uso de copos retornáveis no bar da Com-vida;
Sabemos que essas ações são pequenas se formos pensar no todo, porém, se cada um fizer a sua parte, estaremos contribuindo para um bem maior.

Feijões mágicos ODS (2 E 4)

    Tudo começou com era uma vez…..
     No dia 25 de outubro a professora Luciana Davi, leu para seus alunos do 1º ano, a história, “João e o pé de feijão” para dar início aos estudos da letra”J”. Após conversarem sobre a história e os valores que a mesma passa às crianças, a ideia inicial era plantar feijões no algodão úmido em caixas de ovos na própria sala de aula. Então durante uma conversa na sala dos professores surgiu a proposta de usar a horta e efetuar o plantio de sementes de feijões de vagem (espécie trepadeira) que foram doadas pela professora Zeli, para que os alunos possam acompanhar o crescimento das plantas que podem chegar a 2 metros de altura, além é claro, da produção de vagens. Tivemos feriado, chuva e passaram-se oito dias até que os brotos começaram surgir para a alegria dos pequenos.

Muito cuidado com a nossa horta – EMEF. Dr. Alípio A. Sperb (ODS 3, 4, 11, 12).

Diariamente tarefas na nossa horta são realizadas, estabelecemos uma tabela com atividades onde cada aluno da COM-VIDA deve fazer essa manutenção. Essa distribuição de afazeres faz com que tenhamos uma horta cultivada, tratada e produzindo alimentos saudáveis aos alunos da escola.

Neste dia aplicamos o chorume orgânico, uma doação de outra escola. Ele foi diluído por ser então um biofertilizante muito potente.

Observando o Rio ODS06

Segue abaixo o guia de avaliação da qualidade de Água do Rio dos Sinos na localidade de Olhos D’Água do mês de outubro e foto com parte dos alunos da COM-VIDA da EMEF. Antônio Martins Rangel. Observa-se que a nota final do índice da qualidade da água encontra-se regular com uma pontuação entre 27 e 35 pontos de acordo com a soma dos dados obtidos.

Guia de outubro
COM-VIDA

Ações de cuidado com o minhocário para gerar nosso adubo – 17 de Abril (ODS 3, 4, 11 e 12).

Mantendo nosso minhocário com os resíduos orgânico da escola para coletar adubo para confecção de uma pequena horta suspensa de garrafas pet e adicionar também nos canteiros de flores. Neste dia colocamos cascas de frutas e cobrimos com folhas secas, pois na escola tem muitas árvores. Estamos com três caixas em nossa torre e estão quase todas prontas para retirar um pouco desse adubo. Essa turma da Com-vida está bem dedicada com esse cuidado para com elas (minhocas).

A Oficina de Sonhos da EMEF. Dr. Alípio A. Sperb (ODS 3, 4, 6, 11, 12, 13 e 15).

Conforme o diagnóstico realizado no início da ano com a COM-VIDA foi então descrito por eles melhorias para a nossa escola. Os sonhos na sua maioria é o plantio de árvores na frente da escola, depois mais mata ciliar e o cuidado com o rio, encanamento de uma torneira na cisterna para lavar o piso, árvores dentro da escola também e pedidos de conscientização da comunidade com o lixo. As pedras no caminho é a escola não ter dinheiro, comprar mudas, mais pessoas morando na beira do rio, o próprio plantio de árvores, as pessoas não respeitarem as regras, o corte de árvores, conseguir terra e recursos, fazer uma rifa para ter dinheiro e conversar com a atual administração do município. Dentre todos, e no nosso possível como alunos da COM-VIDA, as ações serão as seguintes:

  • Manutenção da nossa horta para oferecer alimentos saudáveis na escola.
  • Cuidados com o nosso rio, fazendo coletas e recolhendo lixos.
  • Fazer com que nossa escola seja um exemplo lixo zero.
  • Ainda se possível, plantio de árvores na frente da escola.

Oficina do Futuro com 17 de Abril (ODS 03, 04, 12 e 15).

No início do ano foi realizado um diagnóstico pelos alunos e a professora que participava com eles na COM-VIDA, e eram as seguintes questões nos sonhos: adquirir mais lixeiras para colocar no pátio; adquirir mais bancos para colocar no pátio; implantar um horta na escola; revitalizar os canteiros de flores; colocar a cisterna em funcionamento; trocar as torneiras do banheiro; adquirir lâmpadas, refletores para iluminar os fundos da escola; revestir paredes externas da escola; construir uma área coberta; cuidar da minhocasa.

As pedras no caminho: não temos lixeiras no pátio da escola; faltam bancos para sentar na hora do recreio; a horta da escola está desativada por falta de manutenção; os canteiros estão abandonados; a cisterna da escola está desativada; as torneiras dos banheiros estão pingando; falta iluminação nos fundos da escola; paredes pichadas na área externa da escola; não temos área coberta para eventos e reuniões; a minhocasa deve ser cuidada todos os dias.

Reorganizando todos esses pontos escrito por eles, concluímos juntos os que podemos realizar com as nossas ações dentro do possível.

  • Revitalizar nossos canteiros de flores para agraciar a Escola.
  • Organizar uma horta suspensa com garrafas pet.
  • Cuidar das nossas minhocas para ter o máximo de adubo.

Bem-Estar Animal e Semana da Proteção dos Direitos dos Animais – (ODSs 4 e 15)

As turmas da COM-VIDA e do Maternal II desenvolveram nos dias 30 de setembro, 02 e 04 de outubro, atividades relacionadas ao bem-estar animal e da Semana de Proteção dos Direitos dos Animais.

Durante esses dias recebemos a visita de três animais: coelho, pinto e cachorro. Foram realizadas as seguintes atividades: roda de conversa sobre os cuidados que precisamos ter com os animais, contato/carinho com os bichinhos que vieram nos visitar, hora do conto, cantiga de músicas, filme, trabalhos manuais, confecção de cartaz com o título: “Todo bichinho precisa de amor, carinho e proteção”, esse cartaz foi colocado no mural da escola.

EMEF Salzano da Cunha – Agenda 21: Ações sonho 3 (ods 15,17)

Os alunos da COM-VIDA realizaram uma pesquisa para verificar o que é lixo orgânico e como é feito o descarte em suas casas. Constataram que a maioria utiliza esses resíduos para alimentar os animais, casacas de frutas para galinhas, restos de comidas para cães e gatos, etc. Aquilo que não serve de alimento, como erva-mate, gramas e folhas das árvores são depositados nas roças e/ou hortas.

A partir desse aprendizado foram realizadas as ações para uso da composteira na escola.

Ação 1: Pesquisa no ambiente familiar, descobrindo o destino dos dejetos orgânicos.

Ação 2: Reativação do antigo espaço usado como composteira, compartilhando a ideia e pedindo a contribuição de colegas e funcionários da escola para o correto descarte.

Ação 3: Preparação de canteiros utilizando a terra da composteira.

Planejar e fazer acontecer: 3) Coleta de resíduos de difícil reciclabilidade na E.M.E.F. Luís Böes – 4, 14, 15

À princípio, os alunos queriam iniciar um projeto de coleta seletiva na escola, porém, ainda não temos um espaço eco pedagógico para coleta do lixo. Então, decidimos começar aos poucos, através da coleta de resíduos de difícil reciclabilidade. A ideia se ampliou, e os alunos do 5 ano se juntaram à nós e compraram essa ideia! Eles foram os grandes multiplicadores dessa ação. A campanha de conscientização da importância de coletarmos esse material e darmos o devido descarte a eles, iniciou na Semana do meio Ambiente com o objetivo de término, apenas no final do ano. Com isso, atingimos mais um objetivo do COM-VIDA, ampliar as ações para o maior número possível de alunos na escola!

COM-VIDA para a ação!

  • Confecção de caixas de resíduos 
  • Campanha na e

À princípio, os alunos queriam iniciar um projeto de coleta seletiva na escola, porém, ainda não temos um espaço eco pedagógico para coleta dos resíduos. Então, decidimos começar aos poucos, através da coleta de resíduos de difícil reciclabilidade. A ideia se ampliou, e os alunos do 5ª ano se juntaram à nós e compraram essa ideia! Eles foram os grandes multiplicadores dessa ação. A campanha de conscientização da importância de coletarmos esse material e darmos o devido descarte a eles, iniciou na Semana do meio Ambiente com o objetivo de término, apenas no final do ano. Com isso, atingimos mais um objetivo do COM-VIDA, ampliar as ações para o maior número possível de alunos na escola!

COM-VIDA para a ação!

  • Confecção de caixas de resíduos 
  • Campanha na escola sobre a coleta de resíduos de difícil reciclabilidade 
  • Entrega uma vez por mês na FACCAT 

OS CUIDADOS COM NOSSOS ANIMAIS – ODS 15

Durante a Semana Municipal de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, Lei 5678/2015, nossa escola realizou algumas atividades para que os alunos pudessem refletir e compreender a importância de cuidar dos nossos animais.

No dia 01 de outubro, iniciamos com o filme Fulaninho e após tivemos uma breve fala sobre a atitude de não abandonar nossos animais.

Já no dia 02 de outubro, as alunas da escola, Nicolly e Rafaela, apresentaram nas turmas o Projeto: Meu melhor amigo de “quatro patas” nas mãos do ser humano! O projeto mencionado será apresentado na Mostratec 2019, esse mês. Foi um momento de reflexão sobre a quantia de cães abandonados em nossa bairro.

Encerramos nossa semana no dia 03 de outubro com uma palestra sobre a Guarda Responsável dos Animais com a Vereadora Sandra Schaffer. Informações sobre cuidados e preservação dos animais. Nossos animais necessitam de carinho e cuidados.

Enfim, uma semana intensa de aprendizagem e reflexão sobre os animais.

Panfletos sobre cuidados com os animais. Carinho e cuidados que devemos ter com nossos animais de extimação!
Sandra Schaffer falando sobre Cuidados e Preservação dos Animais!
Palestra com a vereadora Sandra Schaffer sobre Guarda Responsável!
Alunas Nicolly e Rafaela passando nas turmas e socializando o Projeto!

Planejar e fazer acontecer: 2) Horta na escola – ODS 3, 4, 15

Aqui na E.M.E.F. Luís Böes, logo durante a nossa primeira conversa sobre o COM-VIDA , os alunos demonstraram um grande interesse em fazer uma horta na escola, muitos não tinham tido a experiência de plantar, nem ao menos sabiam por onde começar, por isso, uma das nossas ações foi justamente fazer uma pesquisa sobre como realizar esse sonho. Um dos nossos desafios, foi buscar uma forma de criar uma horta alternativa, já que nosso espaço é extremamente pequeno. A solução veio dos próprios alunos…

Uma horta de garrafas PET! Além do plantio e consumo de produtos orgânicos, há o reaproveitamento de um material tão prejudicial à natureza, quando descartado de forma incorreta: as garrafas plásticas!

COM-VIDA para ação

  • Pesquisa sobre como fazer uma horta em espaços pequenos 
  • Aquisição de materiais 
  • Confecção e plantio de mudas 
  • Cuidados com a horta

Planejar e fazer acontecer: Economia de água na E.M.E.F Luís Böes – ODS 3,4,6,13

Devido às constantes reclamações sobre o desperdício de água nas torneiras dos banheiros, principalmente o das meninas, o COM-VIDA achou importante fazer uma campanha de conscientização sobre a economia de água, tanto na escola, quanto em casa.

COM-VIDA para a ação:

  • Confecção de cartazes  
  • Campanha de conscientização 
  • Pesquisa se houve a mudança de hábito pessoal e dos colegas 

Oficina do futuro – ODS 4, 13, 16

As nossas oficinas iniciaram com a formação do COM-VIDA  e explicação do que seria a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. Após a conversa, os alunos observaram as dependências da escola e seus arredores (fotos) para mapear os principais problemas ambientais e estéticos da mesma.

Os alunos apontaram as demandas que acharam interessantes trabalhar durante o ano de 2019 e até mesmo nos próximos anos…

O grupo confeccionou uma árvore dos sonhos, onde colocaram seus desejos para melhoria da escola, relacionados à: estética, consumo e produção responsável e cuidados com o meio ambiente em geral.

Principais demandas:

  • A economia de água nas torneiras da escola – devido ao desperdício relatado diariamente pelos mesmos;
  • A criação de uma horta – por curiosidade;
  • Coleta seletiva de lixo – para ajudar o meio ambiente.

Os alunos responderam sobre indicadores de qualidade ambiental para espaços educadores sustentáveis, referente ao espaço físico.

SEMANA DOS ANIMAIS – 17 DE ABRIL (ODS 15)

EMEF 17 de Abril

Na Semana Municipal de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. Lei 5678/2015, nossa escola realizou atividades para trazer aos alunos a compreensão da importância com os bichinhos. Na segunda-feira dia 30 de setembro iniciamos com a abertura com os alunos da COM-VIDA apresentando uma cartilha de boas práticas com os animais. No dia 01 de outubro infelizmente não conseguimos nossa palestra do trabalho dos cães de busca, salvamento e resgate no corpo de Bombeiros, relato de algumas ocorrências – Soldado Sodré do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Condutor do cão Barão da Raça Labrador – 4 anos, pois de última hora ele recebeu um ofício de chamado para serviço, então ficamos de remarcar esse momento. E no dia 04 de outubro a professora Rocelei fez uma palestra trazendo informações para os alunos sobre o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais.

Ponto Ecopedagógico e Iniciativas Lixo Zero do Rosa (ODS 4, 14 e 15)

O Ecoponto da EMEF Rosa Elsa Mertins está cada vez mais movimentado! Muitos alunos tornaram dessa prática uma rotina e estão trazendo seus resíduos para o descarte de forma correta, que é de significativa importância ao nosso ambiente.
Com o objetivo de reduzir ao máximo o consumo e o descarte incorreto dos resíduos sólidos, os alunos da COM-VIDA estão atuando de forma intensa com as turmas de currículo e área. Foram implantados em cada sala um pote de vidro para a coleta de casquinhas de lápis de cor, que está servindo de adubo nos canteiros de flores do Cantão. Também consta em cada sala uma caixa de papelão para a coleta de papel picado e uma para lacres e tampinhas.Essas caixas estão trazendo um resultado bem positivo, pois os alunos estão colaborando e separando do restante do lixo seco das salas. Além disso, semanalmente a COM-VIDA passa de sala em sala com a caixinha dos materiais de difícil reciclabilidade, onde os gizes de cera usados estão sendo coletados para fabricação de novas unidades e o restante sendo levado ao estabelecimento da Nara Mattos.
Na sala dos professores também já foi posto um recipiente para coleta dos toquinhos de giz utilizados para escrever no quadro. A ideia é transformá-los em vasinhos para decorar o ambiente escolar. E por fim, no Lab. de Ciências temos um recipiente para armazenamento de pilhas, que assim que atingir sua capacidade máxima, faremos a destinação correta.
Aos poucos a COM-VIDA está contribuindo para a mudança dos hábitos de todos os alunos e esperamos em breve ter uma separação eficaz e contínua em todas as lixeiras da escola e só mandar para o caminhão do lixo os resíduos dos banheiros.

COM-VIDA registrando a movimentação do Ecoponto da escola
Registro da movimentação do Ecoponto: uma visão comum na nossa escola

Realização:

Apoio: