Coletivo Educador Ambiental Regional

Educomunicação – vídeo nas margens do arroio

O grupo da Com-Vida realizou gravação de um vídeo na margem do arroio que corta a escola. Nesse vídeos eles fazem uma reportagem com alguns componentes do grupo, perguntando as ações e resultados da com-vida no trecho do arroio que corta a escola, como: o plantio de papiro e capim taboa que tem a função de filtrar resíduos orgânicos da água, e o plantio do lírio do brejo que tem a importância neste projeto de fixarem suas raízes nas margens do arroio evitando erosão e desmoronamento das margens do arroio. O vídeo foi divulgado no grupo do ceataquara.

Proteger, Conscientizar e Economizar a Luz da escola – Açaõ Com -Vida

Uma das propostas da Com-Vida para ação foi o conserto de tomada nas salas de aula. O grupo reuniu-se com a direção da escola para expor o projeto, no qual foi aceito e incentivado pela mesma. O grupo responsabilizou-se por fazer uma campanha de economizar luz, deste modo o ultimo a sair da sala desliga a luz e ventiladores. Também ao serem trocadas ou tampadas tomadas de luz, foram colocadas plaquinhas de atenção e cuidado com as tomadas. Os educandos foram incentivados a tomar os mesmos cuidados em suas casas.

tomadas estragadas
tomadas estragadas

20160621_151659

Conserto e colocando plaquinhas
Conserto e colocando plaquinhas

20161124_162156

 

 

 

 

 

20161124_161740

Apresentando o projeto
Apresentando o projeto

Ação: Como separar os resíduos conforme correta classificação (ODS 12)

Após orientações dos alunos da COM-VIDA sob as metas da agenda 21 escolar os alunos da turma 111, sob orientação da professora Vanessa Fernanda da Silva, trabalharam os tipos de resíduos e as maneiras de separar corretamente. A professora utilizou o folder e o fanzine distribuído pela COM-VIDA para dar início as atividades.

A professora trouxe revistas e jornais onde os alunos recortaram os mais diversos tipos de ilustrações de resíduos. Alunos colocaram roupas de acordo com a cor de tipo de lixeira, e os demais iam classificando os recortes de acordo com a correta separação. Essa atividade também foi apresentada na Semana de Meio Ambiente da escola para todos os alunos e deu início às atividades relacionadas ao ODS 12 da Agenda 21.

Apresentação da atividade de separação dos resíduos conforme cores.
Apresentação da atividade de separação dos resíduos conforme cores.

Educomunicação: Spot de rádio

Os alunos da COM-VIDA do Alípio gravaram um spot de rádio sobre o combate do mosquito da dengue. Spot é um instrumento de educomunicação que usa a interpretação humana (um ou mais locutores) e elementos sonoros (músicas, efeitos especiais), para a construção de uma peça sonora pensada para o veículo do rádio e é exibido dentro da estrutura da uma rádio, durante os intervalos comerciais (o famoso break comercial) e intervalos de programas especiais.

A principal função do spot de rádio é o de fixar no ouvinte a mensagem e nesse caso utiliza-se uma mensagem de educação ambiental. O spot foi gravado na ONG Vida Breve, com a parceria de seus professores e alunos.

 

Aluna da escola e professora da ONG após gravação.
Aluna da escola Cássia Cardoso e professora da ONG Vida Breve Danúbia Shirmer, após gravação.

Aedes Aegypti 2ª parte CM Theóphilo

No dia 04 de outubro, os alunos da Com-Vida do Colégio Municipal Theóphilo Sauer realizaram nas turmas da escola uma orientação de como prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Foram realizadas várias verificações dentro do ambiente escolar a fim de encontrar foco do mosquito. Após tirar fotos e identificar possíveis locais com potencial de o mosquito se reproduzir, os alunos da Com-Vida se reuniram com a direção da escola para que ações pudessem ser realizadas. Após isso, os alunos então foram orientados que, em casa se tivesse cuidado para que não houvesse locais com água parada, o mosquito não iria se reproduzir.
IMG_20160623_152318143

IMG_20160711_110644360

IMG_20160623_153555754

IMG_20160419_150738091

Projeto de Pesquisa do CM Theóphilo Sauer

PROJETODE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME DA ESCOLA: COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
CIDADE: TAQUARA
TÍTULO DO TRABALHO: APROVEITAMENTO DE ESPAÇOS OCIOSOS NO COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
ALUNOS: GRUPO COM – VIDA
NOME DO PROFESSOR E ORIENTADOR: ADRIANO DOS SANTOS OLIVEIRA

TEMA
Otimizando e aproveitando os espaços ociosos no Colégio Municipal Theóphilo Sauer.

JUSTIFICATIVA:
O presente projeto justifica-se por observar que algumas escolas do país sofrem por falta de espaços como salas, área verde e pátio. Locais na qual os professores poderiam utilizar para ministrarem suas aulas e terem momentos de lazer.
O colégio, por ser grande, possui a necessidade de utilizar melhor os espaços exteriores e interiores para otimizar seus atendimentos aos alunos e comunidade.
Ao observar este diagnóstico, que foi realizado pela Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) da escola, ficou constatado a necessidade de melhorar e aproveitar os espaços ociosos. Por isso justifica-se a importância deste projeto.
PROBLEMA: Como melhorar e aproveitar os espaços ociosos da escola?

HIPÓTESES:
– Desocupando locais com entulho.
– Utilizar espaços ociosos como espaços educativos.
– Formar parcerias com a comunidade e entidades para compra e mão de obra para realização de bem feitorias.

Objetivo geral:
– Propor utilização de espaços ociosos.

Objetivos específicos:
– Realizar pesquisa sobre como utilizar melhor os espaços ociosos;
– Conscientizar alunos da importância de cuidar dos espaços existentes;
– Orçar gastos e verificar disponibilidade de parceiros na realização de mudanças na prática;
– Destacar na mídia local a ajuda dos parceiros e alunos;

PESQUISA TEÓRICA:
Uma escola participativa e atraente é conhecida por seus espaços exteriores. Onde as estruturas devem ser seguras e que chame atenção do individuo que olha, ou seja, um lugar divertido. Dessa forma a equipe diretiva e professores em parceria com outros órgãos devem desenvolver projetos de manutenção, preservação e recuperação dos espaços exteriores da escola através de um curriculo alternativo.
Segundo Azambuja, “dar maior atenção às características sócio-físicas dos ambientes e às relações entre estes e a criança, garantindo a ela oportunidades de contato com espaços variados, tanto construídos pelo homem quanto naturais, é uma maneira de proporcionar à infância condições plenas de desenvolvimento, gerando a consciência de si e do entorno que são provenientes da riqueza experiencial”.

METODOLOGIA:
– O levantamento de informações e dados será realizado através de um questionário desenvolvido pelos alunos da COM-VIDA e distribuído a comunidade interna da escola.
– Entrevista com alguns alunos, professores, funcionários e direção.
– Oficina de conscientização.

CRONOGRAMA:
DATAS AÇÕES
02 DE AGOSTO Construção e aplicação do questionário.
16 DE AGOSTO Realização de pesquisa.
23 DE AGOSTO Planejamento e sondagem e metodologia..
27 DE SETEMBRO Conscientizando os alunos na hora do recreio.
04 DE OUTUBRO Conclusão do projeto.

RECURSOS: Para realizar a pesquisa será necessário o uso de computador, impressora, folhas de ofício, canetas,cópias digitalizadas.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que a comunidade escolar seja beneficiada com o uso de todos espaços ociosos possíveis a fim de que a escola seja sempre um lugar agradável e favorável à aprendizagem.

Quem planta colhe relatorio

 

Projeto “Quem Planta colhe”

O grupo de alunos que participam deste projeto são crianças muito curiosas e observadoras.

Enquanto passeávamos pelas proximidades da escola paramos para observar a horta de uma vizinha, num primeiro momento acreditavam que seria uma horta de saladas. Então fui instigando eles, que saladas seriam aquelas. Perceberam que não conheciam aquela salada, não tinham comido, ou até mesmo visto uma salada daquelas. Logo começaram a me questionar o que eram aquelas plantas. Neste momento disse que aquela horta não era de saladas, era uma horta de chás. Começaram a expor suas informações sobre o que sabiam de chás. Informações muito bem elaboradas, convincentes; “Minha mãe me dá chá quando minha barriga dói; Minha vó me dá um chazinho quando está frio”…

Assim que viram uma horta com chás, dentre as muitas hipóteses apresentadas, a principal questão discutida foi “Por que não temos uma horta de chás na nossa escola?” Foi quando decidimos  fazer uma horta de chás. Começamos outra discussão: “Onde faremos a horta; Como faremos a horta; O que precisamos para fazer a horta”…

Fomos atrás dos materiais necessários; Palet, terra, garrafas pet, mudinhas de chá, arrame, alicate, prego… Começamos a juntar tudo que precisávamos. E logo à trabalhar, manusearam todos os materiais, mas com o arrame, alicate e prego fui eu quem trabalhei apenas acompanharam. Plantar, colocar a terra e regar foram eles que fizeram, eu os acompanhei.

No nosso momento de conversação discutimos muitas informações sobre chás. A maioria já sabe que tomamos chás quando estamos dodói, ou quando está muito frio. Também contaram que preferem chá docinho. Quanto aos cuidados todos aprenderam que plantamos as mudinhas na terra, e que as mudinhas precisam de calor do sol e da aguinha da chuva, e quando não chove precisamos regar todas as mudinhas. Ficaram impressionados como os chás são diferentes entre si. Tem chás com folhas pequenas, tem chás com folhas grandes, tem até chá com flor… E cada um tem seu cheirinho.

 

Ficaram felizes que nossa horta ficaria na calçada, por que assim todas as pessoas que não tem horta de chá poderá ter;  “Essa hortinha será de todos nós. Todos podemos colher, e todos podemos cuidar.”

Todos participaram com alegria da construção da horta comunitária. Empenhados e dedicados em cultivar a horta comunitária. Estão felizes que a comunidade está ajudando a cuidar.

 

 

Todos contra o Aedes!! Parte 2

Na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, os alunos da COM- VIDA da EMEF Getúlio Vargas construíram um painel bem grande para ser colocado do lado de fora da escola para que toda a comunidade possa ver e se conscientizar. Os alunos da COM- VIDA passaram em todas as turmas da escola lembrando e retomando os cuidados que todos devem ter para não acumular água em suas casas.

Os alunos da COM-VIDA deram dicas para os demais alunos da escola e fizeram demonstrações de como se deve fazer para que realmente não se acumule água em nenhum cantinho. Também reforçaram os cuidados que os alunos devem ter nas casas dos vizinhos e de familiares alertando sempre que possível. Lembrando também dos 10 minutinhos semanais para fazer a limpeza em suas casas identificando os focos de mosquito para tomar as devidas providencias.

Painel exposto na parte externa da escola para que toda a comunidade possa ver!
Painel exposto na parte externa da escola para que toda a comunidade possa ver quando passar na frente!

 

Alunos da COM-VIDA , na sala de aula dos pequenos retomando a campanha contra o Aedes.
Alunos da COM-VIDA , na sala de aula dos pequenos retomando a campanha contra o Aedes.

 

Alunos da COM-VIDA passando o recado para os maiores!
Alunos da COM-VIDA passando o recado para os maiores!

Mãos em ação (Energia elétrica de qualidade): É preciso economizar energia…

A ação descrita na Agenda 21 Escolar sobre a “economia de energia” foi realizada pelos alunos da COM-VIDA. A ODS envolvida foi: ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

Com base nas entrevistas realizada com as famílias a turma da COM-VIDA organizou uma apresentação para os alunos do Mater II e para as funcionárias sobre a importância de economizar a energia.

Após a apresentação colaram lembretes sobre a economia de energia próximo as tomadas das salas de aula, cozinha, refeitório e secretaria.

Conversa com a turma do Mater
Conversa com a turma do Mater
Colagem dos lembretes.
Colagem dos lembretes.

Mãos em ação (Energia elétrica de qualidade): Consumo consciente de energia…

Tivemos que substituir umas das ações que envolvem a Energia, pois essa visava a troca da fiação elétrica da escola, sendo que está previsto para ocorrer no ano de 2017. A atividade realizada para substituir essa foi o envio da seguinte entrevista para as famílias: Estamos trabalhando o Consumo Consciente de Energia, para isso pedimos que converse com seu(sua) filho(a) sobre as atitudes realizadas pela família com relação a economia de energia. Registre suas ações abaixo através da escrita e de desenhos:”  A ODS envolvida foi: ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

Com base nas entrevistas realizada com as famílias a turma da COM-VIDA confeccionou cartazes e apresentou para os demais alunos da escola.

Confecção de cartaz.
Confecção de cartaz.
Confecção de cartaz.
Confecção de cartaz.

Aedes 3- Teatro: A jovem chapeuzinho e o caso da dengue

Para a terceira atividade sobre o Aedes Aegypt a turma da COM-VIDA quis fazer um teatro. Foram muitos encontros elaborando, fazendo o texto, as falas, escolhendo os personagens ensaiando.

Nosso teatro está pronto e será apresentado na próxima terça-feira, 29/11, nos dois turnos em nossa escola.

Vejam algumas fotos do último ensaio.

A mamãe e a jovem Chapeuzinho!
A mamãe e a jovem Chapeuzinho!
O mosquito da dengue após ter picado o lobo.
O mosquito da dengue após ter picado o lobo.
Todos cantando: "Que mosquito é esse?" A música que fecha o teatro.
Todos cantando: “Que mosquito é esse?” A música que fecha o teatro.

Agenda 21: Implantação de espaço verdes no ambiente escolar com reutilização de material descartado (ODS 12 e 15)

Com base no diagnóstico realizado pela COM-VIDA um dos problemas levantados foi a falta de espaços verde no ambiente escolar. Desta forma esse tema se tornou uma das metas da Agenda 21 de nossa escola. Juntamente com outros espaços dentro e fora da escola, os alunos da COM-VIDA construíram canteiros com pneus usados (ODS 12) e descartados de forma incorreta no bairro em terrenos baldios. Os pneus foram limpo e pintados, e dispostos na forma de vasos. Espécies vegetais foram plantadas, sendo todas provenientes de doações da comunidade escolar (ODS 15). Também foi colocado placas de identificação do escola em conjunto com a ONG Vida Breve, que é parceira na manutenção dos espaços fora da escola.

 

Canteiro feito com pneus usados.
Canteiro feito com pneus usados.

Educomunicação – Vídeo (ODS 12)

Os alunos da COM-VIDA da EMEF Getúlio Vargas, fizeram uma fala para a gravação de um vídeo sobre a separação dos resíduos na escola, como forma de divulgação das atividades realizadas. O vídeo foi gravado no refeitório da escola.

Depois de muitas tentativas, muito nervosismo das crianças e muitos erros de gravação, o vídeo finalmente deu certo.

Fala do vídeo:

Aluno 1: -Olá somos da COM-VIDA da Escola Getúlio Vargas.

Aluno 2: – Nós nos reunimos todas as quartas feiras para realizar ações para melhorias na escola e no bairro.

Aluno 3: -Como por exemplo: separamos os resíduos, aqui temos o lixo orgânico e o aqui o lixo seco(demonstração).

Aluno 4: -Todo o lixo orgânico produzido tem um destino: a nossa horta.

Aluno 5: -Na nossa horta plantamos verduras para nossa merenda escolar.

Todos juntos: – Nós estamos fazendo  a nossa parte, e você?

OBS: Não consegui postar o vídeo, apenas as fotos em quanto gravávamos.

Durante a gravação do vídeo.
Durante a gravação do vídeo.

 

No final da gravação. As carinhas já ficaram mais descontraídas.
Finalizando a gravação. Ufa!

 

Aedes 2- O rap do pneu

A turma da COM-VIDA fez um rap para conscientizar a galera da escola e da comunidade sobre os perigos da água parada nos pneus que são deixados no ambiente sob chuva. Esse rap foi cantado no dia em que apresentaram o projeto para a escola na Semana da Criança, e também durante uma caminhada no bairro, onde levamos a caixa de som que tocava o rap. Esse rap também é o ádio da nossa Educomunicação.

O rap do pneu

Seja consciente, faça diferente

Pneu e água parada é igual a dengue

Se você quer ter saúde é só ter atitude

Descarte corretamente, reutilize seu pneu

Você não quer ter dengue? Nem eu!

Durante a criação do rap
Durante a criação do rap

 

Procurando ideias para nosso rap.
Procurando ideias para nosso rap.

 

Apresentando o projeto sobre pneus e cantando o rap.
Apresentando o projeto sobre pneus e cantando o rap.
Levando o rap pra rua!
Levando o rap pra rua!

 

Personalizando Lixeiras (ODS 13)

O Colégio Municipal Theóphilo Sauer também trabalhou a ODS 13 em 2016 que trata de medidas urgentes para combater mudanças climáticas e seus impactos. Para isso, durante algumas semanas foi realizado um mutirão de limpeza na escola, com o objetivo de tornar a escola limpa e consciente de que cada atitude nossa em relação ao lixo, poderá trazer graves consequências para nosso planeta.
Foram realizadas algumas atividades de conscientização, dentre as quais destacamos a personalização das lixeiras.
Os alunos da Com-Vida juntamente com o grafiteiro Jonilson idealizaram e realizaram a mudanças nas lixeiras, para que ao os alunos verem as mesmas, eles pudessem sentir atraídos à colocar seu lixo na lixeira.

IMG_20160711_130956698

IMG_20160711_130851948

Lixeiras novas!!! (ODS 12)

No início do ano letivo na EMEF Getúlio Vargas, os alunos da COM-VIDA  da escola realizaram um diagnóstico, identificando os principais problemas a serem solucionados. Um desses problemas era a falta de lixeiras no interior da escola. Por esse motivo então, os alunos resolveram criar novas lixeiras usando pneus velhos para colocar no pátio e pintar os pneus de forma colorida para chamar mais atenção dos demais colegas da escola.

Em uma tarde de muito calor, os alunos lavaram os pneus e pintaram, deixando até a semana seguinte para a tinta secar por completo. Já na semana seguinte, eles montaram as lixeiras usando arames para prender os pneus uns aos outros, colocaram então as lixeiras no pátio com sacos plásticos para colocar o lixo seco, e o lixo orgânico é colocado nas lixeiras velhas que já existiam na escola. Só resta agora criar uma tampa para as novas lixeiras.

Perfurando os pneus para prender com os arames com a ajuda do Sr. Benê.
Perfurando os pneus para prender com os arames com a ajuda do Sr. Benê.
Lixeiras prontas no pátio da escola!

 

Promovendo Sombra e Espaço Verde na Escola (ODS 3)

O Colégio Municipal Theóphilo Sauer através da Agenda 21 2016 tem realizado diversas ações em prol da educação ambiental. A ODS que trata da promoção do bem estar à todos, foi aplicada através do plantio de árvores e melhoramento de áreas ociosas que foram transformadas em espaços úteis. Os alunos identificaram na escola diversos espaços que não se utilizava e ainda pior, algumas destas áreas eram verdadeiros depósitos de lixo e materiais inutilizáveis. Com o apoio da direção escolar realizamos algumas ações em parceria com alguns professores e funcionários.IMG_20160628_142904668_HDR

IMG_20160503_141836522_HDR

IMG_20160503_142652880_HDR

IMG_20160607_161251901_HDR

Educomunicação- Fanzine (ODS 12)

Os alunos da COM-VIDA da EMEF Getúlio Vargas, perceberam que na escola não estava acontecendo  a separação dos resíduos de maneira correta. Por isso resolveram criar um fanzine com dicas de separação dos resíduos e informações sobre alguns resíduos específicos.

Durante os encontros os alunos recortaram imagens e informações de jornais e revistas, agruparam e montaram então um fanzine , para distribuir para os colegas das outras turmas, alertando sobre a separação correta dos diferentes resíduos.

Alunos recortando as imagens para construir os fanzines.
Fanzine pronto!
Fanzine pronto!

Theóphilo confeccionando Fanzine

O Colégio Theóphilo realizou um fanzine com imagens e informações sobre diversos itens sobre a educação ambiental. Após confecionado, o fanzine foi exposto num dos murais da escola, assim para que cada aluno ao visualizar os assuntos pudessem se questionar e refletir.
IMG_20160426_141956603

IMG_20160419_153157240_HDR

Realização:

Apoio: