Coletivo Educador Ambiental Regional

Concretizando sonhos: Dramatização sobre a economia da água – (ODS 6)

Dia 22 de setembro, realizamos na EMEI Vovó Mathilde, o evento Escola e Comunidade e Mostra de Trabalhos. Neste dia a turma da COM-VIDA realizou uma ação da Agenda 21 voltada para a economia de água.

Após realizar atividades envolvendo o tema Água, foi organizado e ensaiado um pequeno teatro sobre a economia da água.

Os alunos realizaram uma belíssima apresentação sobre o tema para a comunidade escolar, onde foi ressaltada a importância de economizar água, pois ela é um bem precioso e precisamos muito dela no nosso dia-a-dia. As famílias adoraram!

Apresentação sobre a Água
Apresentação sobre a Água

 

Apresentação sobre a Água
Apresentação sobre a Água

 

Apresentação sobre a Água
Apresentação sobre a Água

 

COM-VIDA para a ação – Palestras nas salas da nossa escola – (ODS 6 e 7)

Nos dias 17 e 24 de outubro a turma da COM-VIDA da EMEI São João Batista, realizou duas palestras para as turmas MIA, MIB, MIIA e MIIB, referente ao consumo consciente dos recurso de água e energia. Estas turmas possuem entre 2 e 3 anos e muitas vezes fazem o uso incorreto da toneira, pois adoram abir a torneira e “brincar”  com a água, assim dispersando este recurso natural tão precioso.

A palestra seguiu da seguinte maneira, a COM-VIDA fez um breve relato do porque devemos cuidar da natureza e dos recursos que ela nos concede, e também deu simples exemplos de pequenas atitudes que fazem a diferença, tais como: usar a torneira com moderação e fechá-la após o uso. As turminhas ficaram atentas a cada palavra que escuta

Palestra sobre economia de energia
Palestra sobre economia de água
Palestra sobre economia de água
Palestra sobre economia de energia

ram e se comprometeram de ajudar a cuidar do nosso Planete Terra.

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Paisagismo feito pelos alunos
Inauguração da Cisterna

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EMEF João Martins Nunes- Preparação para Conferência da Água – (ODS 6)

Os alunos do COM VIDA do João Martins Nunes fizeram uma visita à Corsan ( Companhia Riograndense de Saneamento) do município de Taquara, para conhecer o sistema de tratamento da água que consumimos em nossas residências. A Corsan é responsável pelo abastecimento de água tratada no estado do Rio Grande do Sul.
Os alunos viram que a água que é coletada do Rio dos Sinos passa por vários tanques e filtros e são adicionados produtos, como o cloro e o flúor, até que esteja devidamente pronta para consumo, então é encaminha para as residências. Todos ficamos preocupados porque em nosso município não há tratamento de esgoto.A água que é coletada do Rio dos Sinos e que é feito o tratamento na Corsan, para assim chegar às residências, toda a sujeira que é retirada desta água retorna para o rio novamente sem tratamento nenhum. Com essa informação chegamos à conclusão de que está mais que na hora de no nosso município ter uma estação de tratamento de esgoto.

Visita à Corsan
Visita à Corsan
Tanques onde se dá o tratamento da água
Tanques onde se dá o tratamento da água
Processo de limpeza da água
Processo de limpeza da água

COM-VIDA para Ação – energia parte 3 – (ODS 7)

Depois dos trabalhos realizados sobre energia o grupo COM-VIDA da Escola Antônio Martins Rangel iria passar nas turmas para falar sobre o uso consciente de energia, mas os mesmos resolveram fazer um teatro sobre o tema, pois na opinião deles era uma forma mais interessante de passar o recado.

O teatro foi criado pelos alunos e apresentado para todas as turmas da escola. A história contada foi de uma família que estava se descuidando do consumo de energia, o filho mais novo esquecia tv do quarto, video game e a luz sempre ligada quando ia para a escola, os banhos de todos eram bem demorados, usavam muito o ar condicionado entre outras coisas. Esta família se deparou com a conta de luz muito alta. Foram se queixar com o vizinho que a luz estava muito cara e levaram uma lição de moral sobre como economizar luz. Daí surgiu a conscientização da economia.

Filho mais novo jogando no quarto.
Filho mais novo jogando no quarto.
Alunos assistindo o teatro.
Alunos assistindo o teatro.
Conversa com os vizinhos sobre conta de luz.
Conversa com os vizinhos sobre conta de luz.
Conversa em família no final do teatro para economizar a luz!
Conversa em família no final do teatro para economizar a luz!

COM-VIDA para ação – energia parte 2 – (ODS 7)

O grupo da COM-VIDA da Escola Antônio Martins Rangel, após a pesquisa realizada nos encontros sobre energia e debates realizados, produziu cartazes para as salas de aula, banheiros, cozinha… com recadinhos para economizar energia.

Estes cartazes (lembretes) foram colocados próximos as chaves de luz dos ambientes com recadinhos como: Ao SAIR, DESLIGUE A LUZ!! Com o objetivo de chamar a atenção e diminuir desperdício de energia .

Construção dos cartazes em duplas.
Construção dos cartazes em duplas.
Grupo trabalhando na construção dos cartazes.
Grupo trabalhando na construção dos cartazes.

 

 

COM-VIDA para ação – Energia – (ODS 7)

No mês de maio os alunos da COM VIDA fizeram uma pesquisa sobre todos os tipos de energia existentes.

Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer…

Com a pesquisa vimos que o ser humano foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Há muitas maneiras de adquirir energia por meio de fontes renováveis ou não renováveis.

Na pesquisa encontraram energia hidráulica, solar, eólica, geotérmica, combustíveis fósseis e energia nuclear, sendo as duas últimas fontes não renováveis que causam diversos problemas ambientais.

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Pesquisa na internet
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Pesquisa em livros.

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1ª Semana Municipal da Alimentação X EMEI TIA BETE – (ODS 2)

No primeiro dia 16 de outubro nossa escola participou da abertura da 1ª Semana  Municipal da Alimentação às 19:00 Horas no Cine Viena, no dia 17/10 nossa Diretora Professora Priscila  e a  Coordenadora Professora Caroline estavam presentes

Durante a 1ª Semana Municipal de Alimentação nossa escola participou ativamente em todos os dias conforme segue:

16/10/2017 – Cine Viena – Professora Ana Maria / Coletivo Educador-  participou da abertura;

17/10/2017 – Cine Viena – Formação Diretores, nossa Diretora Profª Priscila e Coordenadora Profª Caroline – participaram;

18/10/2017 – Câmara de Vereadores – Mesa Redonda – Profª Ana Maria – participou;

19/10/2017 – Atividade na escola : Neste dia a COMVIDA da nossa escola organizou duas atividades, um vídeo sobre a importância  da alimentação saudável https://www.youtube.com/watch?v=9wN-UQwFxiM e organizou uma mesa com verduras, legumes e frutas para seus coleguinhas. Logo após entregamos para as responsáveis pela merenda da nossa escola.

20/10/2017 – Atividade na escola: A COMVIDA elaborou um painel com recorte de figuras para ilustrar alimentos que são saudáveis e alimentos que não são saudáveis.

O que mais nos chamou atenção nas atividades práticas, foram os alunos do berçário até o pré  podendo tocar nos alimentos e tirar suas duvidas, tais como: que alimento era, se era fruta, verdura ou legumes.

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COM-VIDA em Ação – CISTERNA – (ODS 6 e 11)

Seguindo o planejamento das atividades a ser desenvolvidas durante o ano de 2017, com o objetivo de reduzir o consumo de água, durante os encontros de setembro, os integrantes da COM-VIDA, realizaram uma pesquisa para saber, o que é uma cisterna, como funciona e quais os benefícios que ela proporciona para a comunidade e para o Meio Ambiente. Neste mesmo mês, foi construído a cisterna da escola. A turma da COM-VIDA acompanhou o andamento da construção.

A água armazenada será usada para regar as plantas, horta e lavar calçadas.

 

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Integrantes da COM-VIDA
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Integrante da COM-VIDA inaugurando a Cisterna.
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Cisterna – Uma ação de sustentabilidade
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Integrantes da COM-VIDA

 

 

 

Campanha- Cada gota conta (economia de água) – (ODS 6)

Teatro sobre a poluição do rio. Grupo de Teatro da escola na Semana do Meio Ambiente.
Teatro sobre a poluição do rio. Grupo de Teatro da escola na Semana do Meio Ambiente.

 

Nossa escola recebeu este ano a Cisterna para reaproveitamento da água da chuva, assim, estamos trabalhando a campanha: Cada gota conta, a fim de conscientizar alunos, pais, professores e funcionários para a importância da água em nossas vidas e como podemos economizar.

Na semana do meio ambiente foram feitos muitos trabalhos sobre o assunto, bem como apresentações e discussões. A COM-VIDA achou necessário colar plaquinhas informativas nos banheiros e cozinha para relembrar que é preciso fechar a torneira.

A alunas colando as plaquinhas no banheiro masculino onde há mais incidência de torneira aberta.
A alunas colando as plaquinhas no banheiro masculino onde há mais incidência de torneira aberta.

 

Plaquinha na cozinha!
Plaquinha na cozinha!

 

Plaquinha no banheiro das meninas.
Plaquinha no banheiro das meninas.

 

Apresentação da turma 121, Nossa água, nossa vida!
Apresentação da turma 121, Nossa água, nossa vida!

 

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JÚLIO MAURER: FANZINE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÁGUA (ODS 6)

O grupo COM-VIDA da escola Júlio Maurer, no mês de setembro e início de outubro, elaborou um fanzine de conscientização sobre a importância da água, e distribuiu para moradores da comunidade de Padilha, no horário de saída das empresas de calçado situadas na localidade.

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Campanha – Se ligue nessa ideia! ( Economia de energia elétrica) – (ODS 7)

A Turma da Com-Vida está trabalhando para a economia de energia elétrica na escola e na comunidade.

O tema se fez necessário após a escola conseguir instalar seus ares – condicionados com a verba do PDDE sustentável. Dessa forma, alertamos a todos para importância do uso correto do ar, bem como outras dicas importantes que podem ajudar a diminuir o valor da conta de luz e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

Saída no bairro entregando informativos com dicas de economia de energia.
Saída no bairro entregando informativos com dicas de economia de energia.

 

Alunos da COM-VIDA conversando com morador do bairro sobre a importância de economizar energia elétrica.
Alunos da COM-VIDA conversando com morador do bairro sobre a importância de economizar energia elétrica.

 

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COM-VIDA fazendo uma intervenção surpresa para toda a escola conscientizando sobre a economia de energia.
COM-VIDA fazendo uma intervenção surpresa para toda a escola conscientizando sobre a economia de energia.

 

Todas as turmas recebendo dicas de como usar o ar condicionado com consciência ecológica.
Todas as turmas recebendo dicas de como usar o ar condicionado com consciência ecológica.

JÚLIO MAURER: Minhocasa – (ODS 11)

O grupo COM-VIDA da escola Júlio Maurer, com auxílio da direção, fizeram a perfuração das caixas e montaram sua própria minhocasa. As minhocas foram doadas por uma professora da escola retiradas de sua própria composteira. Assim que montada a minhocasa, já foi posta em uso para reaproveitar cascas de alimentos que sobravam da merenda como composto orgânico.

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Alunos efetuando a perfuração

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Aluno despejando as cascas na minhocasa.

Com-Vida da Arlindo Contra a Dengue – (ODS 3)

Ação de Prevenção contra o Mosquito da Dengue

No dia 23 de setembro, Dia da Mostra de Trabalhos Escolares, o Grupo Com-Vida da EMEF Arlindo Martini realizou a Campanha contra o aedes aegyptie.

Distribuiu Mimos para as Floreiras e Receita de Repelente:

“Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.”

Ação de Prevenção contra a Dengue
Ação de Prevenção contra a Dengue

Link para inscrição

O link expira hoje

Não esqueçam o  link abaixo é para inscrição no coletivo educador de 2017, para gerar certificado no final do ano. É importante que todos façam sua inscrição porque senão depois teremos dificuldade de gerar os certificados.

Link para inscrição no Curso – Coletivo Educador Ambiental de Taquara – Faccat

Projeto de pesquisa: As enchentes do rio Paranhana no bairro Santa Maria – Taquara/RS

As enchentes do rio Paranhana no bairro Santa Maria – Taquara/RS

Professoras Orientadoras: Melissa Vilches Pires e Sandra Goretti Henz Zimmermann

Alunos da Turma 151 e da COM-VIDA

 

TEMA

O rio Paranhana e as enchentes no bairro Santa Maria.

 

RESUMO

Considerando que o bairro Santa Maria é historicamente atingido por enchentes advindas do rio Paranhana e que as pessoas da comunidade são geralmente afetadas, é de extrema importância realizar um estudo que vise identificar as causas das enchentes, para possibilitar um plano de ação que seja eficaz na melhoria da qualidade de vida desta comunidade. Para tanto realizou-se entrevistas com as famílias dos alunos que residem no bairro, e foi feito outra entrevista com a bióloga da prefeitura além de uma visita à CORSAN. Baseado em todas as informações levantadas conclui-se que cabe a Secretaria de Meio Ambiente do município traçar estratégias sustentáveis para prevenir as enchentes e que os habitantes do entorno podem colaborar com ações simples como a correta destinação dos resíduos, plantando árvores nas margens do rio, fazendo campanhas de educação ambiental que mobilizem a população a colaborar, fazer mutirões de limpeza nas margens do rio e sugerir que a prefeitura faça limpezas sistemáticas das bocas de lobo do bairro. Esse trabalho se enquadra no ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Cúpula das Nações Unidas, 2015), que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas.

 

JUSTIFICATIVA

Considerando que o bairro Santa Maria é historicamente atingido por enchentes advindas do rio Paranhana e que as pessoas da comunidade são geralmente afetadas, ficando até mesmo desabrigadas e impossibilitadas de entrarem e saírem de suas residências perdendo todos seus pertences constantemente é de extrema importância realizar um estudo que vise identificar as causas das enchentes para possibilitar um plano de ação que seja eficaz na melhoria da qualidade de vida desta comunidade.

É importante responsabilizar todas as partes, pois não são apenas os governos e as ONGs (Organizações não governamentais) que precisam tomar atitudes a respeito da degradação acelerada do meio ambiente. Para que as mudanças sejam efetivas todos os indivíduos devem assumir responsabilidades, adotando hábitos mais sustentáveis no seu dia a dia.

Esse trabalho é de extrema importância para a comunidade local além de ir ao encontro dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015 composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. O ODS 6, no qual se enquadra esse trabalho, visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas (https://nacoesunidas.org/pos2015/ods6/ ).

 

 

PROBLEMA

Por que ocorrem enchentes no bairro Santa Maria em Taquara/RS?

 

HIPÓTESES       

As enchentes no bairro Santa Maria em Taquara/RS ocorrem em função das ações antrópicas.

 

OBJETIVO GERAL

Identificar de que forma as ações antrópicas tem colaborado para as enchentes do rio Paranhana no bairro Santa Maria em Taquara/RS.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Verificar com os órgãos ambientais responsáveis quais as ações que tem sido feitas para melhorar as condições ambientais no entorno do rio e do bairro.

– Promover ações que melhorem a conduta dos moradores ribeirinhos e da comunidade em geral no que diz respeito à conduta com o meio ambiente.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde as civilizações mais antigas, o ser humano procura áreas adjacentes a rios para iniciarem seus povoados. As razões iniciais seriam a disponibilidade de água e também de alimento. Porém, muitas habitações continuam sendo feitas ás margens dos rios mesmo diante de leis que protegem uma faixa de 30 metros para cada lado do rio.

Dentro deste contexto o problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades. Infelizmente, todo o ano é a mesma coisa: na região sul, entre os meses de junho a setembro os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias que, quase sempre, poderiam ser evitadas.

Conforme Pena, 2017, as causas das enchentes podem ser naturais ou antrópica. No caso da antrópica, os motivos são variados, como a disposição irregular de resíduos sólidos, falta de drenagem urbana adequada, ocupação irregular e suas consequências como desmatamento da mata ciliar, erosão e assoreamento. A impermeabilização do solo nos centros urbanos também auxilia as enchentes, uma vez que, impede a penetração da água da chuva no solo, restando apenas à alternativa de escoar para os corpos d’agua, e dessa forma aumentando o nível dos rios.

Para combater esse problema é necessário analisar cada situação separadamente. Mas com certeza a prevenção é a melhor forma de lidar com esse problema que pode ser administrada através da construção de sistemas eficientes de drenagem, a desocupação de áreas de risco, criação de reservas florestais nas margens dos rios, diminuição dos índices de poluição e geração de lixo, além de um planejamento urbano mais consistente, sendo que todos esses itens já estão em legislação vigente, restando apenas uma fiscalização eficiente.

Alguns estudos já foram realizados em áreas atingidas por enchentes. Segundo (Freitas et al, 2012), a redução de riscos de desastres deve combinar um conjunto de políticas que previnam a ocorrência e as consequências provenientes dos desastres ambientais em geral. Isto envolve um conjunto de estratégias que tornem as comunidades aptas a responder adequadamente aos eventos através de medidas sustentáveis e seguras.  (Freitas e Ximenes 2012).

O tema de estudo deste projeto é a situação de enchente com as águas do rio Paranhana, um dos rios que banham o município de Taquara e alagam o bairro Santa Maria em épocas de chuvas abundantes. O Rio Paranhana é um rio de grandes correntezas que nasce no município de Canela e desagua no rio dos Sinos. Sua confluência é no limite entre os municípios de Parobé e Taquara no Balneário João Martins Nunes, em frente à localidade de Passo do Mundo Novo, interior do município de Taquara.

Ao longo de seu vale estão localizados os municípios de Igrejinha, Parobé, RolanteRiozinho, Taquara e Três Coroas, com economias e interesses convergentes que resultaram na organização da micro região do Vale do Paranhana (Wikipédia, 2017)

A população do bairro Santa Maria em Taquara é de aproximadamente 1.532 habitantes, composto por 768 homens e 764 mulheres. Dados obtidos do (Censo do IBGE de 2010, https://applocal.com.br/populacao/bairro/santa-maria/taquara/rs/)

 

METODOLOGIA

Este projeto faz parte de um projeto em nível municipal, chamado de Rio do Nosso Bairro, onde colaboram para a execução alunos da turma 151, sob orientação da professora Sandra Goretti Zimmermmann e da COM-VIDA, com a coordenação da professora Melissa Vilches Pires. O referido trabalho foi apresentado na Mostra Científica da E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb e na Feira Científica do município de Taquara.

Este trabalho foi executado de acordo com dados levantados em uma pesquisa quali-quantitativa. A pesquisa quantitativa foi baseada em dados levantados por questionários respondidos por familiares dos alunos do 5º ano que moram no bairro estudado. A idade dos entrevistados variou entre 25 a 50 anos sendo que o tempo de residência no bairro girou entre 15 a 43 anos.

A pesquisa qualitativa foi realizada pelos alunos da COM-VIDA e alguns do 5º ano, através de informações obtidas em uma entrevista com a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente do município de Taquara. Também foi realizada uma saída a campo acompanhada da bióloga com o objetivo de visualizar os impactos que estão colaborando para o cenário de enchentes e a CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) para compreender como é o processo de captação e tratamento da água e esgotos.

O estudo foi realizado preferencialmente as segundas feiras nos dois últimos períodos, nas quintas feiras também nos dois últimos períodos e sempre que surgiu um fato novo ou ideia que pode acrescentar créditos ao trabalho. Durante as aulas os alunos produziram textos, debates e desenhos sobre o assunto.

As saídas a campo foram realizados no horário da COM-VIDA, acompanhados por alunos do 5º ano e da Professora Sandra Goretti Heinz Zimmermmann.

Todas as informações foram registradas no caderno de campo e anexadas no portfólio.

 

 

CRONOGRAMA

Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro
Levantamento bibliográfico x x x x
Aplicação dos questionários x
Aulas com debate do tema (textos, desenhos) x x x x x x x
Entrevista com a bióloga x
Saída de campo x
Análise de dados x
Apresentação dos resultados x x x

 

 

 

 

ORÇAMENTO

Valor (R$)
Impressões 30,00
Saídas a campo 50,00
Material de escritório 20,00
TOTAL 100,00

 

 

RESULTADOS

Conforme as respostas obtidas com as entrevistas das famílias todos os entrevistados relataram que ocorreram mudanças significativas na qualidade da água do rio bem como na paisagem ao entorno. A maioria disse que ajuda a proteger não jogando lixo no chão e no rio e que as possíveis soluções seriam o interesse das autoridades para a dragagem do leito do rio, plantio de árvores nas margens e consciência de todos.

Conforme as informações obtidas junto a Secretaria de Meio Ambiente do município as principais causas das enchentes no rio Paranhana no trecho do bairro Santa Maria é a falta de mata ciliar em função da ocupação irregular e suas consequências como erosão e assoreamento. Relata também que os órgãos competentes para fiscalizar as margens do rio são a Secretaria de Meio Ambiente e a PATRAM, sendo que os responsáveis em promover o desassoreamento são a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Secretaria de Planejamento do município. No entanto, informa que não há vistorias sistemáticas no rio e que as providências não são tomadas em função da falta de recurso.

Na visita da CORSAN o responsável explicou como era feito o tratamento da água e que o ponto de coleta da água do município de Taquara se localiza no Rio dos Sinos antes do ponto de inserção do Rio Paranhana. O mesmo disse que o rio dos Sinos possui uma classe de menor potencial poluidor antes da confluência com o Rio Paranhana, pois este é muito mais poluído em função de sua extensão e da quantidade de municípios por onde ele passa. Informou que a água coletada no rio dos Sinos necessita menos tratamento do que a água coletada do Paranhana pelo município e Parobé.

Após análise dos dados levantados com base nas entrevistas aplicadas nas famílias como as informações obtidas com a bióloga da prefeitura, aponta como principais causas para as enchentes: ocupação irregular, destruição da mata ciliar, erosão e assoreamento.

Conforme pesquisa bibliográfica os alunos pesquisaram esses quatro impactos, verificando o que consistia cada um.

Ocupação irregular: é quando as pessoas habitam áreas de risco, sem infraestruturas adequadas, como as margens de rios.

Destruição da mata ciliar: para poderem construir casa nas margens dos rios, as pessoas desmatam a mata ciliar, que serve de proteção às margens, impedindo o desmoronamento das barrancas entre outras funções.

Erosão: Quando há falta de mata ciliar, as barrancas dos rios começam a desmoronar para o leito, acumulando grande quantidade de material no leito do rio.

Assoreamento: O material depositado no leito do rio oriundo da erosão chama-se assoreamento, e ele impede o fluxo normal da água no rio, e quando em grandes quantidades ocasiona o transbordamento, chamado de enchente.

Baseado em todas as informações levantadas conclui-se que cabe a Secretaria de Meio Ambiente do município traçar estratégias sustentáveis para prevenir as enchentes e que os habitantes do entorno podem colaborar com ações simples como a correta destinação dos resíduos, plantando árvores nas margens do rio, fazendo campanhas de educação ambiental que mobilizem a população a colaborar. A maioria dos entrevistados sugeriu fazer mutirões de limpeza nas margens do rio e sugerem que a prefeitura deveria fazer limpezas sistemáticas das bocas de lobo do bairro.

 

            CONCLUSÃO

            Baseado no levantamento de dados através das entrevistas como moradores e as informações fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente do município, as principais causas para as enchentes do rio Paranhana em Taquara/RS são atribuídas as ações antrópicas, principalmente a ocupação irregular nas margens dos rios, a destruição da mata ciliar, o processo de erosão e o assoreamento. Conforme os órgãos ambientais não tem sido tomado atitudes em relação a esse problema por falta de recurso. Além da cobrança junto a esses órgãos é necessário fazer um programa de educação ambiental com as famílias ribeirinhas visando o que eles podem fazer por conta própria para diminuir os impactos no ambiente em que eles vivem bem como se previnir das consequências das enchentes.

 

REFERÊNCIAS

 Pesquisa sobre desastres climáticos, pelo instituto Paracleto – parte I. Disponível em: <http://institutoparacleto.org/2013/03/13/pesquisa-sobre-desastres-climaticos-pelo-instituto-paracleto-parte-i/>. Acesso em: 17 abr. 2017

< https://applocal.com.br/populacao/bairro/santa-maria/taquara/rs/>

Imagem Google @ 2017 CNES/ Airbus @ 2017  4 <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/enchentes.htm>. Acesso em 20 ago. 2017

<https://nacoesunidas.org/pos2015/ods6/> Acesso em: 5 ago. 2017

Folheto explicativo CORSAN/ disponível em anexo

 

 

Horta Suspensa: 3ª ação – manutenção (ODS 2 e 11)

Horta suspensa da E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb

3ª ação dessa meta: manutenção da horta

Desde o plantio das mudas no início de agosto a horta tem sido constantemente monitorada pela COM-VIDA e pelos alunos do pré ao 5º ano, que possuem dias fixos na semana para irem té os canteiros e fazer a manutenção das mudas. Os alunos observaram o crescimento das mudas e a germinação das sementes, regaram com a água da cisterna, tiraram matinhos e até algumas lagartas.

Hoje os alunos retornaram para colocar casca de ovo na horta no intuito de afastar as lagartas. Ao colocar as cascas observaram que muitas mudas estavam florescendo e que tinha insetos pousados nas flores. Foi explicado sobre o ciclo reprodutivo das plantas com floresceram e que, nessas flores se formariam sementes daqui uns dias. Também foi explorado o assunto de polinização, em que os alunos ficaram muito entusiasmados em saber os insetos são importantes para os vegetais em geral.

Não foi necessário molhar hoje uma vez que o solo estava úmido em razão das chuvas.

Os estudantes aguardam ansiosos o momento de colher o que plantaram.

Nas fotos acima podemos verificar os alunos observando as inflorescências, retirando as lagartas, colocando cascas de ovo e assistindo um inseto polinizando a inflorescência.
Nas fotos abaixo podemos verificar os alunos observando as inflorescências, retirando as lagartas, colocando cascas de ovo e assistindo um inseto polinizando a inflorescência.

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Cisterna que coleta água da chuva, utilizada para molhar a horta e lavar os banheiros.
Cisterna que coleta água da chuva, utilizada para molhar a horta e lavar os banheiros.

COM-VIDA – V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – parte 1

Escola Emílio Leitchtveis – EMEL
Nesse encontro, os alunos que fazem parte da COM-VIDA tomaram conhecimento das Conferências Infanto Juvenis que já aconteceram e dos resultados obtidos por meio dessas em prol das questões ambientais.
A partir de tais informações, os alunos começaram a pensar na V Conferência Infanto Juvenil que deverá ocorrer na escola, no mês de outubro, juntamente com o Fórum Estudantil.
Nesse encontro eles confeccionaram os primeiros cartazes de chamada para o evento e sua importância, para o qual despertaram o interesse e engajamento dos professores de Ciências e Geografia, além de postarem sugestões e chamadas no facebook da escola.
Finalizando o encontro, os alunos organizaram o estande da COM-VIDA para a Mostra de Trabalhos no Escola e Comunidade, quando selecionaram fotos de atividades já realizadas para exposição.

Chamada da COM-VIDA
Chamada da COM-VIDA
Sugestões no facebook da escola
Sugestões no facebook da escola
Sugestões no facebook da escola
Sugestões no facebook da escola
Confeccionando os cartazes V Conferência
Confeccionando os cartazes V Conferência
Confeccionando os cartazes V Conferência
Confeccionando os cartazes V Conferência
Cartazes sobre a  V Conferência
Cartazes sobre a V Conferência
Estande da COM-VIDA
Estande da COM-VIDA

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