Coletivo Educador Ambiental Regional

Pergolado QG Guardiões da Vida Verde – (ODS 11)

Através de verba do PDDE, conseguimos construir nosso pergolado onde será a sede dos Guardões da Vida Verde. Organizamos da melhor forma possível para se tornar  em um ambiente agradável ao ar livre.

.

Plantamos mudas para que ainda fique mais lindo!

Fizemos um viveiro de mudas para plantarmos em nossos canteiros e distribuir em nosso bairro.

 

V Conferência Infanto Juvenil EMEF João Martins Nunes- Cuidando das nossas Águas – (ODS 6)

No dia 26 de outubro aconteceu a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na EMEF João Martins Nunes, o tema a ser trabalhado este ano é: Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas.

Os alunos dos Anos Finais participaram de uma palestra sobre a importância da água com os alunos da Feevale Lucas e Mirele. Em um segundo momento apresentaram propostas sobre projetos para serem trabalhadas na escola e no bairro envolvendo o tema água. Ao todo foram apresentadas 5 propostas, das quais os alunos escolheram uma para ser colocada em prática na escola. A proposta mais votada foi a da turma 181, cuja proposta é a de colocação de uma cisterna nos banheiros dos alunos que será abastecida com a água das chuvas através das calhas do telhado, a escola economizaria água com esta ação e na falta de água da Corsan os banheiros não ficariam sem água. Os alunos da Com Vida presentearam os colegas com uma belíssima apresentação de dança da música Planeta água de Guilherme Arantes.

Alunos do 8º Ano apresentando sua proposta
Alunos do 6º Ano apresentando sua proposta
Alunos votando as propostas
Grupo de alunos da Com Vida apresentando coreografia da músiva Planeta Água

Educomunicação e COM-VIDA para a Ação – (ODS 6 e 7)

No dia 21 de novembro a Com-Vida da Emei São João realizou uma atividade dupla, um vídeo

o qual contempla dois projetos, primeiro a última ação da nossa Agenda 21 e em segundo  a

Oficina de Educomunicação. O Vídeo fala sobre cuidados que devem ter para que nossos

recursos de Água e Energia não se acabem.

As próprias crianças elencaram ações que devem ser tomadas para cuidar destes recursos

tão preciosos, tais como: não deixara toneira aberta e ao sair desligar a luz. Em nossa escola

este assunto está sempre presente nas rodas de conversas, pois acreditamos que cada

um fazendo a sua parte teremos para sempre um lindo planeta Terra.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9Rc-X7KUAbY[/youtube]

COM-VIDA PARA AÇÃO – (ODS 11)

COM – VIDA PARA AÇÃO (2017)

 

 

SONHOS

 

METAS

 

O QUE

 

QUANDO

 

QUEM

 

ONDE

 

Lixo no Lixo

 

Conscientização de que lugar de lixo é no lixo

1-Aquisição de mais lixeiras;

 

2-Conscientização para colocar o lixo na lixeira adequada;

 

3-Uso correto das lixeiras.

 

 

Ano de 2017

1-COM-VIDA;

 

 

2-COM-VIDA demais alunos;

 

 

3-Comunidade escolar.

 

 

Na escola

 

 

Alimentação saudável

 

 

Consumo de alimentos saudáveis

1-Reorganização da horta escolar;

 

2-Plantio e colheita de verduras e legumes;

 

3-Uso destes produtos na produção da merenda escolar.

 

 

Ano de 2017

1-COM-VIDA;

 

 

2-COM-VIDA merendeiras;

 

3-Alunos consumir esta merenda.

 

 

Na escola

 

 

Minhocasa

 

 

Aquisição da Minhocasa

1-Organização minhocasa;

 

2-Cuidados com minhocasa;

 

3-Recolhimento e utilização do adubo.

 

 

Ano de 2017

2018

1-COM-VIDA;

 

2-COM-VIDA, alunos

3-COM-VIDA.

 

 

Na escola

Chamada de Rádio – (ODS 3)

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) realizou algumas atividades relacionadas ao combate do mosquito Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas por ele.

Também fizeram a chamada de rádio conscientizando sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

 

Gravação da Chamada de Rádio

 

Gravação da Chamada de Rádio

Juntos combatendo o mosquito Aedes Aegypti – (ODS 3)

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) e Maternal II realizaram atividades de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas por ele.

As crianças receberam a visita dos mosquitos feitos com sucatas, a partir desse momento iniciamos um diálogo sobre o assunto. Cada criança levou um “tema” para fazer com a família, onde deveriam escrever e/ou desenhar ações que praticam para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Foi realizada uma roda de conversa onde as crianças apresentaram essas ações e posteriormente organizamos um mural com esse material.

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) também fez a chamada de rádio conscientizando sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

 

Apresentação para os colegas

 

Construção do painel
Construção do painel

COM-VIDA em Ação: Agenda 21- Sustentabilidade – (ODS 6 e 7)

Dando continuidade na programação para o ano de 2017, foi realizado mais uma ação da Agenda 21, a conscientização sobre o uso consciente da energia elétrica e da água. Primeiramente em nossos encontros semanais foi listado situações do nosso dia-a-dia, em que podemos economizar.

Um dos encontros foi dedicado para a construção de um adesivo de alerta para o uso consciente das fontes energéticas e hídricas. Os mesmos foram fixados acima dos interruptores de energia e torneiras. Fechando com a construção de um cartaz de alerta, que foi apresentado para todas as turmas e posteriormente fixado no mural da COM-VIDA.

Integrantes da COM-VIDA confeccionando cartaz
Em reunião integrantes da COM-VIDA apresentando adesivos após confecção.
Integrante da COM-VIDA fixando adesivo de conscientização no refeitório.
Integrante da COM-VIDA fixando adesivo de conscientização – Energia
Mural da COM-VIDA – Cartaz confeccionado exposto.

 

 

 

 

 

Semana da Alimentação Saudável (ODS 2)

O projeto Alimentação Saudável que tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados ao bom hábito alimentar. O tema abordado é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem nossas casas e tornam os hábitos alimentares inadequados.

Refletindo sobre o assunto, no dia 19/11, a aluna Evelyn de Abreu, que teve a melhor redação do agrinho, com o tema Alimentação Saudável, juntamente com a aluna Maria Eduardaa M. Hoffmann,   apresentaram para os alunos da turma 141 um pouquinho de conhecimento sobre o assunto. Logo após fiz uma fala sobre a alimentação e a prática de esportes. Cada aluno ainda, ao pedido da profe Mariéli Luz, trouxe uma fruta de sua preferência , onde todos ajudaram a fazer uma deliciosa salada de frutas!

 

 

Horta suspensa: 4 ª Ação da Agenda 21: Colheita de hortaliças – (ODS 2 e 11)

Colheita de hortaliças na horta suspensa

E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb

 

No início do mês de novembro os alunos da COM-VIDA realizaram a primeira colheita de hortaliças na horta suspensa. Foi um momento muito alegre e de grande emoção, em que eles puderam concluir um ciclo, desde o preparo do canteiro, plantio das mudas, manutenção dos canteiros e por último a colheita.

A hortaliça coletada, couve, foi utilizada na merenda dos alunos da tarde. A COM-VIDA informou os colegas que aquela couve que estava sendo servida era produto na nossa horta suspensa.

 

Aluno colhendo couve na horta suspensa.
Alunos mostrando as hortaliças.

Semana da Alimentação Saudável – (ODS 2)

 

Atividade: Incentivo a alimentação saudável

E.M.E.F. Dr. Alípio Alfredo Sperb

A COM-VIDA organizou uma atividade de incentivo ao consumo de alimentos sudáveis na escola durante a Semana da Alimentação Saudável Municipal. Primeiramente foi passado um vídeo para todos os alunos em ambos os turnos com informações importantes sobre os benefícios da alimentação saudável. Novamente as turmas foram visitar a horta sob orientação da COM-VIDA onde puderam observar práticas de um horta sustentável.

Em sala de aula, do pré ao quarto ano, as professoras fizeram refeições saudáveis com seus alunos, mostrando como é possível se alimentar bem sem perder o sabor.

Tendo em vista a consolidação do hábito de alimentação saudável, a partir desta semana não será mais vendido balas, pirulitos, chicletes no bar da escola. Foi montado um cronograma gradual de introdução de alimentos saudáveis. Na primeira semana durante dois dias semanais terá para venda sanduiches naturais, suco natural, mix de frutas além da proibição dos alunos consumirem salgadinhos, balas, chicletes e alimentos semelhantes. O cardápio fez tanto sucesso que já esta sendo servido quatro vezes na semana, deixando então apenas um dia para o consumo de alimentos não saudáveis.

Alunos assistindo a palestra o vídeo introdutório a alimentação saudável.

 

Alunos do terceiro ano se divertindo com sua merenda.

 

Alunos colocando os resíduos orgânicos na composteira da escola.

Atividade de Combate ao Aedes Aegypti – (ODS 3)

Atividade de combate ao Aedes

E.M.E.F. Dr Alipio Alfredo Sperb

Público-alvo: todos os alunos

 

Com a chegada do calor nossa escola voltou a se mobilizar em relação ao combate do mosquito Aedes aegypti. Foi realizado uma palestra pela professora Melissa onde todos os alunos de pré a nono ano assistiram no refeitório da escola. Na palestra foi  reforçado os cuidados que todos os cidadãos devem ter em suas residências para não deixar água parada considerando que o mosquito necessita deste ambiente para se proliferar. O vídeo feito no ano passado sobre o Aedes pela COM-VIDA foi novamente reproduzido para todos os alunos e publicado no facebook para compartilhamento dos alunos e familiares.

Os alunos fizeram perguntas e contaram que veem diariamente no bairro diversos depósitos irregulares de resíduos, onde muitos acabam armazenando água.

Em sala de aula as professoras como auxílio dos alunos da COM-VIDA realizaram atividades no decorrer da semana para enfatizar ainda mais os cuidados que devemos ter em relação a este assunto. Entre as atividades foram confeccionados cartazes, desenhos e pinturas do mosquito e alguns móbilis.

Foram distribuídos fanzines confeccionados pelos alunos do quinto ano anteriormente na semana de meio ambiente.

 

Alunos assistindo a palestra sobre o mosquito.

 

 

Alimentação Saudável – (ODS 2)

Alunos das turmas do 4º e 5º anos realizaram um trabalho de pesquisa sobre Alimentação Saudável. Após construíram mini cartazes sobre o tema.

As turmas do 4º e 5º anos visitaram as demais turmas da escola expondo seu trabalho, onde houve troca de experiências. Na sequência os alunos afixaram os cartazes nos corredores da escola, de fácil visualização por todos.

Além disso, fizeram o plantio de sementes de pepino, alho, salsa, feijão de vagem e acerola na horta da escola. Os alunos do 3º ano também pensando em Alimentação Saudável, fizeram o plantio de hortaliças na horta da escola.

20171026_090350 20171026_090414 20171026_090419 20171026_090428 20171026_090458 20171026_090510 20171026_090524 20171026_090529 20171026_090727 20171026_090735

20171030_132207 20171030_132246 20171030_132352 20171030_132428 20171030_132640

Embelezando a Escola – (ODS 11)

O grupo COM VIDA está sempre em busca de embelezamento da escola, com plantio de flores e organização de canteiros. Cuidam também da horta escolar.

Além disso, o COM VIDA contribui mantendo a escola limpa e organizada.

20170518_085039 20170518_085052 20170817_164443 20170927_080402 20170927_080559 20170927_081427 20170927_081931 20170927_090948 20171025_092700 20171025_105430 20171025_105621

Campanha Aedes Aegypt – (ODS 3)

Os alunos participantes do COM VIDA desenvolveram uma pesquisa sobre o mosquito Aedes Aegypt. Como resultado encontraram de provem esse inseto, ambiente em que se proliferam, quais doenças que transmite ao ser humano e algumas curiosidades que lhes chamaram a atenção.

Terminada a pesquisa os alunos passaram a construir o Fanzini. Este ficou bem colorido, chamando a atenção dos alunos, com colagem de fotos de ovos, larvas e mosquito adulto, informações e curiosidades sobre o inseto, assim como algumas atividades educativas.

Em aulas de ciências, para os alunos dos anos finais, foram trabalhados conteúdos relacionados ao tema, assim como para alunos de anos iniciais. Ao término dos estudos sobre o mosquitos Aedes Aegypt, foi entregue a cada aluno um exemplar do Fanzini construído pelos alunos.

Todos na luta para não deixar água parada e acumulada em recipientes, evitando assim a proliferação do mosquito.

20170913_102609 20170913_102648 20170913_103828 20170913_103920 20170914_113406 20170914_113316

Concretizando sonhos: Conscientização da comunidade escolar, através de material impresso – (ODS 7)

Os alunos da COM-VIDA realizaram uma ação da Agenda 21 Escolar sobre a economia da energia elétrica.

Em uma roda de conversa, as crianças listaram situações do dia-a-dia, em que podemos economizar a energia. Posteriormente decoraram o desenho de lâmpadas e colaram esses lembretes.

Após esse material foi entregue para os demais alunos, professoras, funcionárias, famílias e comunidade.

 

Confecção do material.
Confecção do material.

 

Material concluído
Material concluído

 

Entrega do lembrete para as professoras da escola
Entrega do lembrete para as professoras da escola

COM-VIDA em Ação – Sustentabilidade – (ODS 11)

Dando continuidade nas ações de Sustentabilidade em nossa Escola, adotamos o sistema de compostagem doméstica, com minhocas californianas (minhocasa), tendo como objetivo a reciclagem do lixo orgânico. Após encontro dos alunos participantes da COM-VIDA, para entender o processo, foi passado nas salas de aula para explicar para os alunos e colocar a disposição dos professores para atividades pedagógicas.

22852171_1915941328727504_9010970052909781665_n
Integrantes da COM-VIDA preparando a minhocasa.
22780271_1915942142060756_6518196109601446097_n
Cuidados com a Minhocasa.
22792149_1915941492060821_2352017626294853344_o (1)
Integrantes da COM-VIDA em sala de aula – Momento Conscientização.

 

 

 

COM-VIDA em Ação – Aeds – (ODS 3)

 

Dando continuidade nas ações de conscientização da comunidade escolar sobre o mosquito Aeds, a COM-VIDA, em parceria com as demais professoras, distribuiu um Fanzine (confeccionado anteriormente através de uma ação realizada com todas as turmas sobre o problema. Após palestra e pesquisa sobre o tema, os alunos realizaram uma produção textual, onde os organizadores escolheram o melhor texto), e proporcionou um momento para refletir sobre as atitudes de cada, em relação ao problema.

22829788_1915962255392078_7199154185719293718_o
Integrantes da COM-VIDA e alunos da turma 151 apresentando fanzine sobre a dengue.
22770662_1915963248725312_8429139752126877079_o
Integrantes da COM-VIDA em momento conscientização.
22829023_1915962382058732_1617696629706174905_o
Professora Rosana e turma 121.
22770805_1915962582058712_9006234769009635954_o
Integrantes da COM-VIDA apresentando fanzine.

 

 

 

 

 

1ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO da Escola Antônio Martins Rangel – (ODS 2)

Na semana do dia 16 até o dia 20 de outubro ocorreu no município de Taquara a 1ª Semana  da Alimentação com o Tema: “Rumo à consciência alimentar”.

A Escola Antônio Martins Rangel realizou atividades em sua dependência sobre esta consciência de uma alimentação mais saudável. Nos dias atuais, ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada.

No dia 19 de outubro na quinta-feira a merenda escolar foi salada de frutas.

No dia 20 de outubro os alunos do 8º e 9º ano olharam um vídeo “Sid alimentação saudável”, após houve um debate do vídeo, ressaltando a importância de uma alimentação saudável. Em seguida houve a construção da pirâmide alimentar pelos alunos.

Após todo o trabalho realizado, foi escolhido um grupo de alunos para falar sobre a pirâmide alimentar e a alimentação saudável para as outras turmas da escola.

Como culminância cada aluno na hora do lanche montou o seu sanduíche natural com alface, cenoura, tomate…

 

Filme do Sid Alimentação saudável.
Filme do Sid Alimentação saudável.
Debate com os alunos sobre o filme.
Debate com os alunos sobre o filme.
Construção da Pirâmide Alimentar pelos alunos.
Construção da Pirâmide Alimentar pelos alunos.
Pirâmide alimentar.
Pirâmide alimentar.
Alunos explicando a pirâmide para outras turmas.
Alunos explicando a pirâmide para outras turmas.

 

Turma que estava em Educação física também parou para escutar sobre alimentação saudável.
Turma que estava em Educação física também parou para escutar sobre alimentação saudável.

 

Merendeiras ajudaram na construção dos sanduíches.
Merendeiras ajudaram na construção dos sanduíches.

 

Os alunos aprovaram o sanduíches.
Os alunos aprovaram o sanduíches.

Realização:

Apoio: