Coletivo Educador Ambiental Regional

Planejamento da Agenda 21 – EMEI Leonel Brizola

Após o “Diagnóstico” dos problemas da nossa escola e da realização da “Oficina de Futuro” pela COM-VIDA, a EMEI Leonel Brizola realizou o Planejamento da Agenda 21 – 2016.

O planejamento partiu da escolha de três sonhos da nossa “Árvore dos Sonhos”, e estes foram embasados nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) para a Agenda 21.

Tabela de Planejamento da Agenda 21 - 2016.
                                Tabela de Planejamento da Agenda 21 – 2016.

Oficina de Futuro – 2ª Parte: “Árvore dos Sonhos”.

A COM-VIDA da EMEI Leonel Brizola realizou no dia 10 de maio a segunda parte da “Oficina de Futuro”.

Após uma conversa sobre como poderíamos resolver os problemas diagnosticados e listados no cartaz “Pedras no Caminho”, nós pensamos em algumas ações/sonhos que resolveriam nossos problemas! Esta conversa bastante produtiva resultou no cartaz “Árvore dos Sonhos”, que foi confeccionado com a ajuda de todos e, assim como o cartaz “Pedras no Caminho”, foi exposto na entrada da escola para que todos possam ver quais são nossos sonhos para uma escola sustentável.

Desenhando as mãozinhas que darão origem à Árvore dos Sonhos!
Desenhando as mãozinhas que darão origem à Árvore dos Sonhos!
Colorindo os frutos/sonhos da nossa árvore
Colorindo os frutos/sonhos da nossa árvore.
Relembrando nossos sonhos...
Relembrando nossos sonhos…
A Árvore do Sonhos - Para uma escola Sustentável!
A Árvore do Sonhos – Para uma escola Sustentável!

 

Oficina de Futuro – 1ª Parte: “Pedras no Caminho”.

Após realizar o diagnóstico dos problemas encontrados na escola, a COM-VIDA da EMEI Leonel Brizola realizou a primeira parte da “Oficina de Futuro”.

A partir de um diálogo sobre todos os problemas encontrados na escola, montamos o cartaz intitulado “Pedras no Caminho”. O mesmo foi exposto na entrada da escola para que todos pudessem ver!

 

Pedras no caminho...
                       Pedras no caminho…
...Mais pedras...
                         …Mais pedras…
Listando os problemas representados pelas pedras
Listando os problemas representados pelas pedras
Cartaz: "Pedras no Caminho"
           O cartaz “Pedras no Caminho” exposto na entrada da escola.

Identificando os problemas da escola (Diagnóstico).

No dia 3 de maio a COM-VIDA da EMEI Leonel Brizola participou da Hora do Conto: O Mundinho. A história conta a realidade de um mundo (Mundinho) onde todos os seres viviam em harmonia no meio ambiente até a chegada dos “homenzinhos”, que com muita ambição começaram a destruí-lo. Percebendo os grandes estragos que estavam provocando, deixando o Mundinho muito triste, os homenzinhos decidiram preservar aquele que era o seu lar para que tudo voltasse ao normal.

Após ouvirem a história e refletir sobre ela, a COM-VIDA realizou um passeio pela escola e identificou vários problemas, entre eles: desperdício de água e energia elétrica; lixo misturado; horta inativa; pátio com poucas árvores/sombra; desperdício de comida… Entre outros.

O Mundinho
                       O Mundinho
Hora do Conto
                           Hora do Conto
IMG-20160510-WA0002
        Conversa e reflexão sobre a história
Passeio Diagnóstico... Entulho
           Passeio diagnóstico… Entulho
Mais um problema... Horta Inativa
                    Nossa horta inativa

 

Agenda 21 Escolar

Após a realização da Oficina do Futuro, foi reorganizada a Agenda 21 da escola, tendo suas ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Agenda 21
Agenda 21

Agenda 21 – COM-VIDA em Ação

3
Integrantes da COM-VIDA listando os problemas identificados na Escola
arvore1
Integrantes da COM-VIDA construindo o Mural – “Pedras no Caminho” e “árvore dos Sonhos”
arvore2
Painel – Pedras no caminho e árvore dos sonhos.
1
Agenda 21 – EMEF 17 de Abril

Nos últimos encontros do mês de abril, a COM-VIDA da EMEF 17 de Abril, colocou em pauta para discussão, quais as medidas a ser tomadas, como iniciativa para amenizar,  problemas identificados na escola durante os encontros semanais. Após os problemas serem identificados foi construído um mural com os problemas (pedras no caminho) e os objetivos a serem alcançados (árvore dos sonhos). O mesmo fica no refeitório onde todos tem acesso.  O resultado foi a construção da Agenda 21.

Diagnóstico para elaboração da Agenda 21 Escolar

Em conversa com os alunos, explicamos que a escola tem alguns problemas que necessitam de reparos e modificações, em seguida os representantes da COM-VIDA juntamente com as professoras realizaram uma caminhada pelo pátio da escola para fazer um levantamento sobre os problemas que precisam ser solucionados.

Após o levantamento dos dados (pedras no caminho), pensamos em maneiras de solucionar os mesmos (árvore dos sonhos), organizamos o material e fizermos a Oficina do Futuro (pedras no caminho e árvore dos sonhos).

Diagnóstico dos problemas.
Diagnóstico dos problemas.
Diagnóstico dos problemas.
Diagnóstico dos problemas.
Oficina do Futuro.
Oficina do Futuro.
Oficina do Futuro.
Oficina do Futuro.

 

Oficina do Futuro.
Oficina do Futuro.

Ideias novas na Escola Lauro!

Boa tarde!

Seguem alguns relatos das novidades na Lauro Müller:
No dia 5 de maio, a escola retomou suas atividades da COMVIDA, agora com a Professora Andreza Schmitt.
Foi marcado o primeiro encontro para dia 12 para formar a comissão. Ao total tivemos 20 inscritos.
No dia 12, nosso primeiro encontro oficial, tivemos 15 alunos presentes e a galera mostrou interesse em participar das atividades e (re) construiu a oficina de futuro.
Dentre as pedras que apareceram estão as situações difíceis de relacionamentos e as dúvidas relacionadas a mudança na vida com a chegada da adolescência, a quadra que ainda não ficou pronta e alguns aspectos se mantiveram como a manutenção da horta e mais cuidado com os resíduos.
Como as coisas estão um pouco corridas, e atrasadas, a árvore dos sonhos ainda será terminada, assim podemos partir para um novo plano de ação para 2016.
Ainda no dia 12, os alunos foram desafiados a escolher alguns assuntos, dentro dos ODS, que sejam de interesse de todos, para serem trabalhados na semana do Meio Ambiente. Ainda em organização.
O nosso objetivo é que o plano de ação seja apresentado na semana do meio ambiente, que ocorrerá em junho.
Em breve mais novidades!

Passeio para observar o Arroio Sonda

Continuando as atividades sobre o Rio do Nosso Bairro os alunos da Com Vida realizaram um passeio até o Arroio Sonda para observar as condições em que se encontra, puderam ver o tanto de sujeira e lixo, pneus, dentro e nos arredores do arroio, puderam também sentir o mal cheiro que o lixo jogado nos rios e arroios pode causar,

20160401_16183120160401_162816

Os alunos observaram a quantidade de lixo nos arredores do arroio

COM-VIDA PARA AÇÃO

Os alunos do COM-VIDA da Escola Calisto Eolálio Letti iniciaram suas atividades através de uma caminhada e diagnóstico realizado com as turmas da escola, neste destacaram as dificuldades encontradas e os problemas a serem solucionados.

A partir dos apontamentos os alunos passaram a desenvolver as oficinas do futuro, através de um cartaz com as pedras no caminho.

Logo após a construção do cartaz das pedras no caminho os alunos do COM-VIDA realizaram a construção da árvore dos sonhos, onde ali puderam destacar todos os sonhos e metas a serem desenvolvidas no decorrer do ano de 2016.

Para finalizar, de todos os sonhos observados, foram destacados os três mais importantes e as ações para serem realizadas durante o ano.

Questionamento e apontamento de problemas
Questionamento e apontamento de problemas
DSCF8159
Cartaz das pedras no caminho
20160509_151236
Árvore dos sonhos

20160509_155330 20160509_155320 DSCF8156

COM-VIDA para Ação-2016

Em conversa com as professoras e alunos, chegamos a conclusão que trabalharemos os ODS 2, 3 e 6.

EMEF Dona Leopoldina
COM-VIDA para Ação-Agenda 21

Antônio Martins Rangel

Escola Antônio Martins Rangel nos encontros do COM-VIDA do mês de abril desenvolveu atividades, onde os alunos fizeram uma caminhada para identificar os problemas que haviam na escola, que viriam a ser as pedras no caminho, após esta identificação foram feitas pedras com sinalização de cada problema e distribuídas pela escola para que os demais alunos ficassem cientes de cada problema.

Após esta proposta, os alunos desenvolveram um cartaz, a Árvore dos sonhos, que viria a ser a escola já com os problemas resolvidos.

Logo que já havíamos encontrado os problemas, e já sabíamos como a escola ficaria melhor com eles resolvidos, elaboramos a agenda 21 onde discutimos e propomos 3 soluções para cada um. Esses problemas serão resolvidos durante o ano com o COM-VIDA para ação.

IMG_20160503_100139 IMG_20160503_100222

Pintura das pedras no caminho.

IMG_20160503_100129

IMG_20160426_083835

alunos produzindo a árvore dos sonhos.

tabela com-vida

tabela do COM-VIDA para ação

Agenda 21 e COM-VIDA para ação!

E.M.E.F.Getúlio Vargas – Foram 2 encontros no total de 8 horas.

No nosso primeiro encontro, os alunos da COM-VIDA caminharam pela escola para identificar os principais problemas(pedras) que havia na nossa escola. Depois fizeram um caminho com cartazes onde colocaram as pedras, e em cada “pedra” escreveram um problema, onde todos que entravam na escola tinham que passar por eles.

No segundo encontro, os alunos pensaram em como amenizar e resolver os problemas encontrados. Construíram então, a árvore dos sonhos bem na entrada da escola, cada maçã da árvore tem um sonho que eles almejam.

Para isso, contamos com a ajuda da Profª Marcielli que pintou a árvore pra nós, e com todos os alunos, professores e funcionários que foram “obrigados” a passar no caminho com as pedra

Pedras no caminho, na entrada da escola!!
Pedras no caminho, na entrada da escola!!
Construindo a árvore dos sonhos!
Construindo a árvore dos sonhos!

20160427_160809

Tabela Com- Vida para ação!
Tabela Com- Vida para ação!

Rio do Nosso Bairro

 

Os alunos da Com Vida da EMEI São João Batista, realizaram atividades sobre os rios e trabalharam sobre como gostariam de ter os rios e de como se tem atualmente, juntamente com a Professora Gisele Marques confeccionaram um rio para demonstrar como gostariam de vê-los, Também puderam imaginar como seria navegar em um barco viajando através da sua imaginação por um grande rio de águas cristalinas em que conseguimos observar os peixes no fundo

,  20160405_154714 20160405_154934  20160405_154940 .20160405_155021 20160405_155033 20160405_155038. 20160405_162016 20160405_162421 .20160405_162436 20160405_162442 20160405_162701 20160405_162730 20160405_162737 20160405_162749 20160405_163001 20160405_163007 20160405_163013 20160405_171204 20160405_171520 20160405_171526 20160405_172807 20160405_172812 20160405_172832 20160405_172943 20160405_172953 20160405_172959 20160405_173850 20160405_173857 20160405_173909

20160405_173916 20160405_174641 20160405_175117 20160405_175123 20160405_175245 20160405_181007 20160420_112843 20160420_112924 20160420_112930 20160420_112937 20160420_112945

Agenda 21 e COM-VIDA para a Ação

COM-VIDA para Ação: pedras, sonhos e ações
COM-VIDA para Ação: pedras, sonhos e ações
Escola Emílio Leichtveis – EMEL. Foram dois encontros, de 8 horas, no total.
Durante esses encontros, os alunos da COM-VIDA fizeram uma caminhada pelo pátio e entorno da escola, visando o levantamento dos principais problemas observados dando origem as “Pedras no Caminho.”
A partir daí, para cada pedra os alunos estabeleceram sonhos, dando origem a “Árvore dos Sonhos” e as possíveis ações para solucionar os problemas.
Uma das ações já postas em prática pela comissão foi o recolhimento das garrafas pet encontradas espalhadas pelo pátio da escola e a realização de uma oficina de artesanato ensinando e reforçando a reutilização desses resíduos recicláveis, da qual participaram alunos de todas as turmas.

DSCN8586

Oficina de Reutilização de Resíduos Recicláveis
Oficina de Reutilização de Resíduos Recicláveis

DSCN8633

Pedras no Caminho
Pedras no Caminho
Árvore dos Sonhos
Árvore dos Sonhos

Ação Contra o Mosquito Aedes Aegypt

Durante o mês de março, a escola e a COM-VIDA iniciaram o Projeto: “Dengue: vamos prevenir”. O objetivo é trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo e incentivando atitudes de prevenção.

Sob a coordenação da professora Kitia Lopes, coordenadora pedagógica, todas as turmas desenvolveram atividades de sensibilização da comunidade escolar e prevenção da dengue. As atividades foram desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, atingindo a comunidade de uma forma geral. A  COM-VIDA realizou um mutirão de recolhimento de lixo, identificando locais de desenvolvimento do mosquito.

Helena 02
Turma 131 demonstrando máscaras confeccionadas durante as atividades de conscientização sobre o mosquito Aeds
DSC05388
Turma 141 fazendo visita aos moradores do bairro com a finalidade de conscientizar os moradores sobre o tema.
13092188_1606411749680465_3969475905049212445_n
Integrante da COM-VIDA identificando locais de possíveis focos do mosquito
142-01
Turma 142 demonstrando mosquito construídos durante as aulas sobre a prevenção da dengue.
10391864_472924659565491_8080053461953350626_n
Turma 121 demonstrando mosquitos construídos durante as atividades sobre a dengue.
111-03
Aluna da turma 111 realizando atividade sobre o mosquito Aedes

Cuidando do nosso futuro ( Rio do Nosso Bairro)

Os alunos foram fazer uma visita ao arroio próximo da nossa escola, para reconhecer o ambiente e ver as condições do mesmo. Este arroio “corta” toda a localidade do Pega Fogo Alto.

Os alunos averiguaram que a água apesar de não aparentar ser suja, com lixos e resíduos de esgoto, não é própria para beber, apesar de algumas famílias fazerem uso de vertentes que existem em torno do arroio. Entretanto, verificaram muitos lixos em torno deste, sendo que, em vista dos anos passados a quantia já diminuiu bastante. Água também aparenta se encontrar no seu volume normal.

Alunos em visita ao
Alunos em visita ao

Rio do Nosso Bairro

EMEI TIA BETE e o RIO PARANHANA

No dia 04 de abril nosso Rio Paranhana estava de aniversário, neste dia passeamos pelo nosso bairro e chegamos perto do rio, não foi possível chegarmos até a beira, devido a falta de acesso. Neste passeio conseguimos explanar para a turma da Comvida da nossa escola EMEI TIA BETE, o caminho do Rio Paranhana, que ele vem da cidade de Iguejinha, passa pelo nosso bairro Santa Maria e segue para a cidade de Parobé, e o significado do nome dele, que é um nome indígena : Paranhana vem do “guarani” e significa “ rio que corre ligeiro”, através da junção Pará(mar) e nhana (correr).

Aproveitamos para acompanhar a hora do conto com a história do Peixe Dourado de Arno Kayser, assistimos o vídeo sobre o ciclo da água, visualizamos o painel confeccionado pela COMVIDA do ano passado, onde mostra o percurso do Rio Paranhana,  e como era aniversário do rio  comemoramos com bolinhas de sabão.

IMG-20160404-WA0001[1]
Chegamos perto do Rio
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Painel demonstrativo percurso do rio
IMG_20160328_090315776
Nosso mundinho é feito de muita água.

IMG-20160404-WA0022[1]
Nossa saída para visitar o Rio Paranhana
IMG-20160413-WA0005[1]
Falando sobre o ciclo da água
 

IMG_20160415_090718239
Hora do Conto Peixe Dourado e mascote do peixe

IMG_20160415_090645554

RIO DO NOSSO BAIRRO

No decorrer dos dias  30 de março a 12 de abril, os alunos do 4° ano da escola Luís Böes se empenharam em realizar atividades voltadas à proposta do Rio do Nosso Bairro.

Durante este período foram desenvolvidas atividades de conhecimento e conscientização sobre cuidados com este recurso natural que  nos é proporcionado ” ÁGUA”.

 

DSC01242DSC01241DSC01246DSC01245DSC01243DSC01244

Criação dos cartazes nosso rio sem poluição!

 

DSC01230 DSC01232 DSC01234 DSC01235 DSC01238 DSC01239

Dicas de economia de água.

 

O RIO DO NOSSO BAIRRO

O Rio que temos…. O Rio que queremos….

Os alunos da COM-VIDA da E.M.E.F. Rudi Lindenmeyer,realizaram atividades sobre a importância de preservação dos rios e arroios que nos cercam.Tiveram em sala de aula uma conversa sobre o tema e a importância da preservação dos rios com fotos e vídeos sobre os rios do nosso bairro e também sobre o Arroio Irma Schuck que localiza-se perto da escola.

Os alunos da COM-VIDA confeccionaram cartazes com o título:“No percurso deste rio,marco minha existência…   Devemos garantir sua sobrevivência!!!”                                                                                                                                                                                                                                       Também foram  realizadas atividades de conscientização da preservação dos rios com todas as turmas da escola.

 

 

Alunos da COM-VIDA confeccionando o cartaz
Alunos da COM-VIDA envolvidos na confecção do cartaz

 

Alunos da COM-VIDA confeccionando o cartaz
Alunos da COM-VIDA mobilizados na confecção  do cartaz

 

 

Alunos da COM-VIDA com o cartaz que confeccionaram
Alunos da COM-VIDA com o cartaz que confeccionaram

 

 

Cartaz produzido pelos alunos do 2º Ano
Cartazes produzidos pelos alunos do 2º Ano

 

Realização:

Apoio: