Coletivo Educador Ambiental Regional

COM-VIDA para ação … Plantar árvores na escola ODS 15

Sabemos que as plantas desempenham um papel fundamental na manutenção do meio ambiente. Afinal, elas são responsáveis por absorver gás carbônico – um dos principais causadores do aquecimento global – e liberar oxigênio. Além disso, elas auxiliam na limpeza do ar, ao eliminarem vapor d’água na atmosfera, diminuindo, com isso, os danos causados pelo clima extremamente seco e quente, controlam as enchentes através da absorção da água proveniente das chuvas, mantêm a fauna silvestre e também são essenciais para a espécie humana, pois a quantidade delas no ambiente em que vivemos pode influenciar na qualidade da nossa saúde e o estilo de vida, proporcionando também alimentos.
Analisando que as árvores só trazem benefícios para nós e os demais seres vivos, a COM-VIDA realizou mais uma ação, plantio de árvores pela escola e a construção de um pomar de laranjeiras, bergamoteiras, bananeiras e limoeiro.
Para realizarmos as atividades contamos com a ajuda dos demais alunos e professores que sensibilizaram com a ideia, apoio a construção do pomar e pensando futuramente aumentar com outras árvores frutíferas.

Plantando árvores pelo pátio da escola
Plantando árvores pelo pátio da escola

plantio 2

plantio 3

plantio 4

plantioplantio 6

plantio 5

plantio 7

Construção do pomar.
Construção do pomar.

Relatório do Projeto de Pesquisa – EMEI Vovó Mathilde

Resumo: A E.M.E.I. Vovó Mathilde traz em sua proposta pedagógica o trabalho com a Horta Escolar (projeto em parceria com a SMECE), porém observamos que nos arredores dessa começaram a aparecer alguns animais peçonhentos e também que a horta estava desproporcional a faixa etária dos alunos. Por esse motivo iniciamos um projeto de pesquisa buscando respostas para solucionar nosso problema e que nos fizesse prosseguir com o esse projeto, pois partimos da ideia de que a escola é um espaço que proporciona aos educandos a aquisição de novas aprendizagens, a formação de hábitos e atitudes, sendo necessário estimular uma alimentação saudável e variada, promovendo um contato direto com o ambiente e com o solo.

Objetivo Geral: Disponibilizar uma horta escolar de fácil acesso e manejo aos alunos da escola.

Metodologia:

Os alunos da COM-VIDA, juntamente com as professoras realizaram um projeto de pesquisa sobre os problemas que estavam sendo enfrentados ao desenvolver as atividades de manutenção e plantio na Horta Escolar. Após o estudo realizado, percebeu-se a necessidade de construir uma nova horta.

Fizemos uma campanha para arrecadar o material necessário para a construção dos novos canteiros e quando juntamos o que precisava construímos o novo espaço, para que as crianças pudessem dar continuidade as atividades relacionadas ao projeto da Horta Escolar.

Material:

            Durante o desenvolvimento desse projeto de pesquisa utilizamos os seguintes materiais: caixas de verdura, tinta, terra para produção das hortaliças, pregos, mudas de hortaliças, material de jardinagem para a manutenção da horta, caderno, lápis de cor, hidrocor, giz de cera.

Resultados:

            Com base na pesquisa realizada percebeu-se a importância de ter uma Horta Escolar de fácil acesso e manipulação para as crianças, onde ocorre a integração entre as turmas e as professoras, despertando o interesse, a participação e a curiosidade de todos durante a construção da horta na escola, visando a preservação do ambiente, a sustentabilidade e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, auxiliando, assim, na melhoria da qualidade de vida dos envolvidos no projeto, através de uma alimentação saudável e nutritiva com hortaliças cultivadas por elas e enriquecendo a merenda escolar a partir da produção das hortaliças.

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, porém é na infância o período mais importante, pois é neste momento que ocorre o estabelecimento de hábitos alimentares adequados, sendo que levarão esses para a vida adulta.

Juntos contra o mosquito Aedes Aegypti – 2ª postagem

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) confeccionou um fanzine sobre a conscientização do combate ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas por ele, além disso, foram realizadas atividades lúdicas (boliche) sobre o assunto.

Posteriormente, fizemos a entrega dos fanzines para os alunos da escola, funcionárias e comunidade escolar.

Jogo de boliche com imagens sobre maneiras de evitar a proliferação do mosquito.
Jogo de boliche com imagens sobre maneiras de evitar a proliferação do mosquito.
Crianças brincando.
Crianças brincando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrega do fanzine para a turma do Maternal II.
Entrega do fanzine para a turma do Maternal II.
Entrega do fanzine para a turma do Maternal II.
Entrega do fanzine para a turma do Maternal II.
Entrega do fanzine para o motorista.
Entrega do fanzine para o motorista.

Lugar de lixo é na lixeira1

Assistimos ao vídeo musical da turma da Mônica: Lugar de lixo é na lixeira.

Enquanto assistimos o filme aprendemos a musiquinha. Todos adoraram o ritmo animado da música. Alguns já aprenderam a musiquinha.

20160927_104808 20160927_104828

Que sujeira!

Enquanto passeávamos pelas proximidades da escola, as crianças pediram para irmos um pouco no campo, ao chegar lá ficaram muito chateados de ver lixo jogado no chão. “Que sujeira!; Eles não sabem que tem que colocar o lixo na lixeira!; Esqueceram!; Vamos ter que limpar.”

Combinamos de juntar, buscamos sacos de lixo na escola e limpamos tudo. De pois todos se divertiram brincando no campo limpo.

20160308_153156    20160328_145551

PLACAS Aedes

Nossos pequenos confeccionaram placas informativas . Sinalizando que não queremos o mosquito da dengue, e que não podemos deixar águas paradas.

Enquanto conversávamos sobre o tema, todos colaboraram com muitas informações sobre o Aedes. Já sabem o que precisamos fazer para prevenir, proteger nossa escola e nossas casas da dengue.

Colocamos as placas no jardim da frente da escola. Enquanto colocavam as placas um aluno comentou: “Muito bem, agora os adultos vão ver. vão aprender.” Neste momento passou uma senhora na calçada; “Um adulto já viu, aprendeu”.

20161004_100346 20161004_100451

Viva Primavera

 

Em comemoração a estação mais colorida do ano, plantamos mudinhas de flores nas floreiras de pneu que colocamos na entrada da escola.

Todos ficaram encantados e animados com o resultado, ao ver como ficaram lindas as floreiras.

20160707_152038 20160707_154125

 

Utilizando os produtos da horta! Hora da colheita! ODS 3

A turminha 113 colhendo seus temperinhos!
A turminha 113 colhendo seus temperinhos!

Após cada turma adotar um canteiro e fazer o plantio na nossa horta, chegou a hora da colheita!

Alunos de algumas turmas e a galera da COM-VIDA colheram os pés de alface, couve, temperos e chás. Rendeu tanto que além de serem usados na merenda escolar, algumas turmas puderam levar uma provinha para suas casas.

Foi uma ótima experiência para alunos e professores. Muito gratificante poder comer o que se plantou, regou, cuidou e amou!

Turminha da COM-VIDA auxiliando na colheita das couves e alfaces.
Turminha da COM-VIDA auxiliando na colheita das couves e alfaces.

 

IMG_0452
Alfaces, couves e temperos colhidos!

 

entregando nossos produtos recém colhidos para serem preparados para nossa merenda escolar!
Entregando nossos produtos recém colhidos para serem preparados e servidos na nossa merenda escolar!

 

 

Aluno Iago, da turma 113 entregando os temperos para a merendeira.
Aluno Iago, da turma 113 entregando os temperos para a merendeira.

 

Temperos separados para os alunos levarem para suas casas.
Temperos separados para os alunos levarem para suas casas.

Pesquisa Científica-Porquê tem lixo no arroio?

Conclusão do trabalho.

Depois de algum tempo os alunos foram visitar novamente o arroio, e qual foi a surpresa destes alunos ao verem o arroio, quase que totalmente limpo. Somente algumas partes com pouco lixo. Fizeram então uma pesquisa para saberem, quantas pessoas depositam seu lixo em lugar apropriado, e quantas pessoas fazem a separação do lixo seco e orgânico.

Constataram que 99% das pessoas entrevistadas separam o lixo e descartam em lugar apropriado. Chegaram a conclusão, que informação é tudo! Que pessoas bem informadas, ajudam a proteger o ambiente.

Arroio limpo.
Arroio limpo.
Alunos visitando o arroio.
Alunos visitando o arroio.
Arroio limpo.
Arroio limpo.
Arroio limpo.
Arroio limpo.
Pouco lixo.
Pouco lixo.

Iniciação científica — Lixo

TÍTULO: Degradação do meio ambiente

ALUNOS: Integrantes da Com-Vida da escola/ 5º ANO

PROFESSORA ORIENTADORA: Patrícia Rejane González Müller

TEMA: Lixo

JUSTIFICATIVA:

Em um debate juntamente com os alunos, conversamos sobre os problemas que degradam o meio ambiente; chegando a conclusão de que o principal problema é o lixo, pela falta de conscientização da população em geral que em grande maioria não tem a preocupação em separa o seu lixo para reciclar, nem tem cuidado onde descarta o mesmo; sendo na maioria em lugares inapropriados para descarte, sendo assim poluindo o meio ambiente.

PROBLEMA: Por que há tanto lixo no meio ambiente?

HIPÓTESES:

*As pessoas não respeitam o meio ambiente.

* Por causa do grande aumento da população.

* A falta de conscientização em separar e reciclar o lixo.

* Por descartarem o lixo em lugares inapropriados.

OBJETIVO: Identificar os principais problemas polui o meio ambiente e através de ações, procurar conscientizar os aluno e pais da importância de se preservar o meio ambiente.

REFERENCIAL TEÓRICO:

O lixo deixado em áreas públicas urbanas é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente. São resíduos difíceis de serem captados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio ambiente e cofres do Estado. Jogar lixo no chão pode ser compreendido como um comportamento anti- social, delituoso e anti- ambiental, caracterizando-se como um problema social. A Psicologia – Ambiental e Social – pode em muito contribuir para a compreensão das bases psicológicas dos comportamentos pró- ambientais e, entre estes, a destinação correta de resíduos sólidos. As pesquisas sobre descarte inadequado de lixo vêm ocorrendo no exterior há quase quatro décadas, principalmente sob o enfoque teórico da ciência do comportamento e normas sociais. No Brasil os estudos são quase inexistentes, pelo menos na perspectiva do comportamento do cidadão.

Cleide Maria de Sousa

METODOLOGIA:

*Pesquisa na internet sobre o crescimento populacional e descarte do lixo.

*Elaborar questionário para entrevistar para entrevistar os moradores da localidade e alunos da escola.

*Entrevistas e analises das entrevistas.

*Confecção de fanzines para serem distribuídos na mostra de trabalho da escola.

*Conclusão a partir de pesquisar e entrevistas.

CRONOGRAMA:

08/08—Debate sobre a degradação do meio ambiente, e seus principais causadores.

15/08 – Conversas para concluir as hipóteses e decoração do diário de pesquisa (desenho na capa)

22/08 – Elaboração do questionário para as entrevistas.

29/08 – Analise das entrevistas.

05/09 e 12/09 – Confecção do fanzine.

19/09 – Elaboração de dicas de prevenção e criação de um super  herói do meio ambiente.

23/09 – Pesquisas sobre crescimento populacional e descarte do lixo.

26/09 – Conclusão da pesquisa.

RECURSOS: internet, folhas de ofício e desenho, lápis borracha, lápis de cor, cola tesoura.

RESULTADO ESPERADOS: Descobrir a principal causa da degradação do meio ambiente e soluções de como solucionar o problema.

Educomunicação – áudio da campanha contra o Aedes Aegypti

A COM-VIDA da nossa escola gravou um recadinho muito importante para lembrar a comunidade que não devemos deixar água parada se quisermos acabar com o “mosquitinho”, o Aedes Aegypti.

Não podemos nos descuidar, com a chegada do calor e a estação das chuvas o “vira-vira” é a solução!

Relembrando o perigo que o "mosquitinho" oferece"
Encontro para a gravação do áudio do Educomunicação
Encontro para a gravação do áudio
Encontro para a gravação do áudio

 

Vira-vira e acaba o mosquitinho (Música do grupo Palavra Cantada).

EDUCOMUNICAÇÃO-Gravação do áudio- Você não que ter dengue? Nem eu!

Os alunos da COM-VIDA gravaram um áudio sobre o descarte correto dos pneus velhos a fim de evitar a dengue. O áudio foi gravado com a intenção de alertar a vizinhança da escola sobre esse tema que é também o tema do nosso projeto de pesquisa. O áudio será usado, juntamente com as placas que a gurizada está confeccionando para fazer uma nova caminhada pelo bairro conscientizando a população.

20160906_084324
Gravando o áudio! Muitas tentativas e risadas!

 

COM-VIDA PARA AÇÃO … Desperdício de energia e de água – ODS12

Pensando que pequenas atitudes podem amenizar o desperdício de energia elétrica, além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente. O GRUPO DA COM-VIDA da Escola Antônio Martins Rangel produziu um cartaz “deixa só suas ideias acesas”, com o objetivo de mostrar para os demais alunos e professores que pequenas ações de consumo consciente de energia elétrica que nós podemos controlar em nosso dia a dia como aproveitar a luz solar e evitar acionar luzes em ambientes que poderiam ser naturalmente iluminados; evitar banhos demorados e ajustar a chave de potência do chuveiro para um nível confortável de acordo com a estação do ano; manter os carregadores fora das tomadas; evitar dormir com a TV ligada; entre outras pequenas ações que inclusive refletem em economia financeira. Melhor para você, melhor para o mundo.
Sabendo que a água é a essência da vida em nosso planeta. Dentre as várias funções que lhe são delegadas, uma delas é a de produzir energia elétrica nas usinas hidroelétrica (lembrando que esta é, apenas, uma das formas de gerar energia elétrica). Sendo assim, quanto maior o consumo de energia elétrica, maior a quantidade de água exigida para a sua geração. Em tempos de escassez de água, a necessidade de economia se faz mais presente. Em nosso país, a produção de energia elétrica a partir de usinas hidroelétricas, chega, segundo alguns especialistas, a 95%. Pense nisso!! Economizando energia elétrica, estará economizando água!!!

Construção do cartaz
Construção do cartaz
Construção do cartaz
Construção do cartaz
Conclusão do cartaz
Conclusão do cartaz

Além da construção dos cartazes informativos sobre o desperdício de energia e água, os alunos também construíram cartazes para colocar em todas as salas de aula e outros locais da escola, lembrando para desligar a luz sempre que sair do ambiente. ODS 12

Cartaz colocado na sala de aula.
Cartaz colocado na sala de aula.

COM-VIDA PARA AÇÃO … ODS12

Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar seriamente.
Com o objetivo de diminuir as perdas hídricas, evitar o desperdício e economizar nossos recursos naturais, a COM –VIDA da Escola Antônio Martins Rangel produziu um cartaz com dicas para que o uso da água seja feito de forma mais consciente e apresentaram para os demais alunos e professores explicando que pequenas ações como tomar banhos mais rápidos, fechar as torneiras enquanto não utiliza a água ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos, deixar de lavar os quintais e as calçadas com esguichos e consertar os vazamentos em casa, dentre outros, são suficientes para o desenvolvimento sustentável do planeta. Atitudes conscientes são fundamentais para garantir que água de qualidade continue disponível! Não desperdice!

Construção do cartaz
Construção do cartaz
Cartaz concluido
Cartaz concluido

Educomunicação – Vídeo “Combatendo o Aedes Aegypti”

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MARTINI

PRODUZINDO O VÍDEO SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

O nosso 2º sonho, se encaixa dentro do 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Saúde de Qualidade, onde a meta do sonho é que toda comunidade possa compreender a importância de não deixar água parada, para prevenir doenças e ter melhor qualidade de vida.

A nossa 3ª ação em relação a este sonho era organizar e gravar um vídeo com o objetivo de postar no face da escola, para que além da comunidade escolar também chegue até as famílias o importante recado de combatermos o mosquito aedes aegypti.

Então o grupo COM-VIDA organizou o material, ensaiou e gravou um vídeo com a seguinte mensagem:

Não de abrigo,

Para quem te oferece perigo.

Revise em volta da sua casa,

Não deixe locais com água parada.

Assim acabamos com o aedes,

E se o mosquito não fica …

Tchau dengue, tchau chikungunya, tchau zika.”

Ensaio para gravação do vídeo
Ensaio para gravação do vídeo

 

Ensaio...
Ensaio…

 

Ensaio ...
Ensaio …

Realização:

Apoio: