Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa – baseado em uma das “pedras” do COM-VIDA para Ação

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Quando os alunos da COM-VIDA fizeram o levantamento das Pedras no Caminho para a Agenda 21 da escola constataram que o problema de descarte de resíduos reutilizáveis no pátio, pelos alunos, continuava grande, apesar dos cartazes de orientação e das lixeiras específicas que haviam. Não bastasse isso, eles também chamaram a atenção para os potes e tubos de produtos de limpeza vazios e acumulados em diferentes espaços da escola. Viram que esses resíduos acabavam sendo descartados na lixeira comum em frente a escola e que alguns moradores próximos também usavam essa lixeira para descartar os resíduos de suas casas. Foi a partir disso que definiram o tema para o Projeto de Pesquisa, que é:
TEMA:
Reutilização de resíduos recicláveis (até porque, os alunos da COM-VIDA já desenvolvem trabalhos com esse foco em alguns encontros)
PROBLEMA:
Resíduos reutilizáveis espalhados e descartados de forma errada tanto no pátio da escola quanto nas residências.
HIPÓTESES:
Os alunos pensam/acreditam que isso acontece porque:
1. Não tem serviço de coleta seletiva no bairro;
2. As pessoas não tem noção ou não acreditam no quanto podem estar prejudicando o meio ambiente,
3. Não sabem como acontece o trabalho dos recicladores nas usinas de reciclagem nem dos perigos e dificuldades que enfrentam; (já assistiram a vídeos relacionados)
4. Não tem ideia de que podem aproveitar alguns resíduos recicláveis reutilizando-os para outras finalidades de forma criativa, transformando-os em objetos bonitos e úteis, podendo servir para uso próprio e até como maneira de ganhar dinheiro fazendo artesanato.
OBJETIVO GERAL:
Mostrar a comunidade escolar que é possível separar e também reutilizar, de forma simples, criativa muitos dos resíduos que são descartados seja no pátio da escola ou nas casas dos alunos e nas lixeiras comuns, contribuindo, assim, tanto para com o meio ambiente quanto para com o trabalho dos recicladores.
CRONOGRAMA:
De agosto a dezembro de 2016.

Pesquisa elaborada pelos alunos da COM-VIDA
Pesquisa elaborada pelos alunos da COM-VIDA
Alunas da COM-VIDA fazendo o levantamento das respostas
Alunas da COM-VIDA fazendo o levantamento das respostas
Alunada COM-VIDA fazendo a tabulação das respostas
Alunada COM-VIDA fazendo a tabulação das respostas
Alunas da COM-VIDA entrevistando a diretora
Alunas da COM-VIDA entrevistando a diretora
Alunas da COM-VIDA entrevistando alunos na biblioteca
Alunas da COM-VIDA entrevistando alunos na biblioteca
Alunas da COM-VIDA entrevistando funcionárias
Alunas da COM-VIDA entrevistando funcionárias

COM-VIDA para Ação – conforme ODS nº 12 da Agenda 2030 e Início do Projeto de Pesquisa

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Nesse encontro, dando continuidade ao programado no COM-VIDA para Ação e atendendo o ODN nº 12, que diz respeito ao “Consumo e Produção Responsáveis” bem como dando ação ao Projeto de Pesquisa, os alunos discutiram a prioridade/problema, baseados nas “Pedras do Caminho”, levantaram as hipóteses e bolaram as perguntas. Na sequência, foram de turma em turma entrevistando os colegas, professores e funcionários a fim de saber quais famílias fazem a separação dos resíduos e se não o fazem, o motivo. Eles realizaram a s atividades durante o dia todo, visto que o grupo de 14 (quatorze) alunos foi separado nos dois turnos.
Eles se dividiram entre os que apresentaram a proposta, os que perguntaram, o que fez o registro escrito e os que tabularam, embora as meninas tenham participado mais dessa etapa. Coube aos meninos, recolher resíduos, no caso galões, para cortar, lavar e preparar para o plantio de temperos (temperário).
Essas atividades envolveram a todos na escola, nos dois turnos (4h manhã e 2h tarde)

Alunos da COM-VIDA com a folha para entrevista manuscrita e digitada
Alunos da COM-VIDA com a folha para entrevista manuscrita e digitada
Alunos da COM-VIDA entrevistando funcionárias
Alunos da COM-VIDA entrevistando funcionárias
Alunos da COM-VIDA entrevistando turmas manhã
Alunos da COM-VIDA entrevistando turmas manhã
Alunos da COM-VIDA separando resíduos
Alunos da COM-VIDA separando resíduos
Alunos da COM-VIDA tabulando as respostas
Alunos da COM-VIDA tabulando as respostas
Alunos da COM-VIDA montando o temperário com as funcionárias
Alunos da COM-VIDA montando o temperário com as funcionárias
Alunos da COM-VIDA entrevistando turmas tarde
Alunos da COM-VIDA entrevistando turmas tarde

COM-VIDA para Ação conforme ODS nº 12 da Agenda 2030 – parte 4

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Nesse encontro, dando continuidade ao programado no COM-VIDA para Ação, atendendo o ODN nº 12, que diz respeito ao “Consumo e Produção Responsáveis”, os alunos tiveram outra oficina de Artesanato, por meio da qual trabalharam novamente com a reutilização resíduos recicláveis.
Na ocasião os alunos confeccionaram um “porta celular carregando” fazendo uso, também, de restos de tecido, fitas e botões para dar um melhor acabamento.
Concluída essa etapa, os alunos aproveitaram para montar e mandar para impressão as Regras de Cuidados no Trânsito, as quais já haviam pesquisado na internet e ensaiar a paródia musical que haviam iniciado ainda no mês de julho.

Alunos da COM-VIDA cortando os tubos de xampu
Alunos da COM-VIDA cortando os tubos de xampu
Alunos da COM-VIDA colando retalhos de tecido e demais enfeites nos tubos de xampu
Alunos da COM-VIDA colando retalhos de tecido e demais enfeites nos tubos de xampu
Alunos da COM-VIDA ensaiando a paródia musical
Alunos da COM-VIDA ensaiando a paródia musical
"Porta celular carregando" feito com reutilização de resíduo reciclável
“Porta celular carregando” feito com reutilização de resíduo reciclável

COM-VIDA para Ação – conforme ODS nº 12 da Agenda 2030 – parte 3

Escola Emílio Leichtveis – EMEL
Nesse encontro, conforme programado no COM-VIDA para Ação, atendendo o ODN nº 12, que diz respeito ao “Consumo e Produção Responsáveis”, os alunos tiveram uma oficina de Artesanato, por meio da qual trabalharam a reutilização resíduos recicláveis, no caso, caixinhas de leite trazidas por eles mesmos.
Na ocasião os alunos confeccionaram porta-trecos para acondicionar seu próprio material (lápis, canetas, réguas, etc. em sala de aula.
Concluída essa etapa, os alunos aproveitaram para pesquisar, na internet, orientações sobre segurança no trânsito, selecionando as informações que julgassem mais significativas, conforme a realidade local.

Alunos da COM-VIDA selecionando e cortando as caixas de leite para reutilização
Alunos da COM-VIDA selecionando e cortando as caixas de leite para reutilização

Alunos da COM-VIDA selecionando e cortando as caixas de leite para reutilização
Alunos da COM-VIDA selecionando e cortando as caixas de leite para reutilização
Alunos da COM-VIDA encapando as caixas de leite com restos de E V A
Alunos da COM-VIDA encapando as caixas de leite com restos de E V A
Caixas de leite reutilizadas e transformadas em porta-trecos e/ou material escolar
Caixas de leite reutilizadas e transformadas em porta-trecos e/ou material escolar

Trabalho de Pesquisa

Porquê tem lixo no arroio?

Nome da escola: EMEF DONA LEOPOLDINA

Taquara-RS

Profª: Karen Amanda dos Santos

Membro CEA: Solange Teresinha da Silva

Nome dos alunos:

Adriano G. de Oliveira

Camile R. Pedroso

Cíntia T. S. Becker

Cláudia F. Henrich

Érik F. de O. Fedrigo

Gabriela de A. Moreira

João Vítor F. Teixeira

Miguel E. Blumm da Silva

Raniel I. da Silva

Rian T. V. da Silva

Tema:

Lixo no arroio

 

Justificativa

A turma da COM-VIDA, ao ver o lixo no arroio, procura soluções para resolver o problema, como; conscientizar a escola e a comunidade.

 

Problema:

Buscar soluções para conter o acúmulo de lixo nas margens do arroio, para impedir que este lixo chegue até aos nossos rios.

 

Hipótese:

  • As pessoas vão jogando papéis no chão, e as águas da chuva vão levando o lixo para o arroio.
  • Tem muito cachorro nas ruas, rasgando os sacos de lixo.
  • Pessoas jogam sacolas com lixo no arroio ao invés de largarem nas lixeiras.
  • O caminhão do lixo passa apenas uma vez por semana.

 

Objetivos:

Realizar campanhas educativas, como distribuir fanzines, fazer cartazes, colocar placas no arroio, visitar as casas e sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar do lixo e dar a ele um lugar apropriado.

 

Metodologia:

  • Conversar com os alunos das outras turmas, para mostrar o problema e buscar ajuda para solucionarmos o problema.
  • Confeccionar cartazes, informando as condições do arroio e como queremos deixá-lo limpo.
  • Distribuição de fanzines para a comunidade.
  • Colocar placas informando para não colocar lixo no arroio.
  • Visitar as casas e mostrar o trabalho que está sendo realizado.
  • Fazer visitas periódicas ao arroio, para vermos se estamos tendo resultado positivo.
  • Registrar tudo com fotos e anotações.

Cronograma:

  • Visita ao arroio, 06/07/16, 1 hora
  • Divulgar trabalho nas turmas, 09/08/16, 30m
  • Distribuição de fanzines para as turmas, 09/08/16, 30m
  • Colocação da placa no arroio, 10/08/16 30m
  • Visitar as casas e distribuir fanzines, 09/08/16, 1 hora
  • Visitas periódicas ao arroio, 17 e 24/08/16

Recursos:

  • Ajuda dos alunos para a construção das placas.
  • Utilização de materiais da escola para a confecção de cartazes e fanzines.

Resultados esperados:

  • A conscientização do problema.
  • Arroio limpo.
  • Divulgação do projeto para que a comunidade ajude a manter nossos arroios limpos.
  • A comunidade colocar o lixo nas lixeiras, nos dias de coleta..

Referências:

Folder: Resíduos sólidos. Programa de Educação Ambiental-PRÓ-SINOS.

Niemayer Mark- Água – a essência da vida em suas múltiplas formas, Ed. Publifolha

 

Anexos:

Fotos

Lixo nas margens do Arroio Morro da Pedra.
Lixo nas margens do Arroio Morro da Pedra.
Alunos recolhendo o lixo do arroio.
Alunos recolhendo o lixo do arroio.
Confeccionaram cartazes, placas e fanzines.
Confeccionaram cartazes, placas e fanzines.
Distribuíram fanzines, para as turmas.
Distribuíram fanzines, para as turmas.
Distribuíram fanzines para a comunidade.
Distribuíram fanzines para a comunidade.
Apresentando o projeto para a comunidade.
Apresentando o projeto para a comunidade.
Fanzine parte da frente.
Fanzine parte da frente.
Fanzine.
Fanzine.

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Projeto de Pesquisa – O lixo no entorno da EMEF 17 de Abril

Projeto de Pesquisa

 

1 – Dados de identificação:

Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril

Município: Taquara – RS

Título do Trabalho: Lixo: Produção e descarte consciente.

Alunos envolvidos: Integrantes da COM-VIDA

Professor Orientador: Edemar Bueno de Souza

Assunto: O lixo

 

2 – Tema:

O lixo no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril.

 

3 – Problema:

            Por quê tem tanto lixo espalhado nas ruas e terrenos baldios no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril.

 

4 – Hipóteses:

Os moradores jogam o lixo nas ruas, falta de lixeiras adequadas, catadores trazem o lixo e descartam nas ruas.

 

5 – Justificativa:

O tema deste Projeto de Pesquisa surgiu nas reuniões semanais da COM-VIDA, quando os integrantes analisavam as discussões da Semana do Meio Ambiente. O assunto despertou curiosidade entre os educandos que realizam mutirão de recolhimento de lixo semanalmente, cientes que a atitude dos moradores está causando um grande mal para o planeta, no momento e no futuro. Busca-se com este estudo identificar os fatores que levam os homens ter tais atitudes.

 

6 – Objetivos

6.1 Objetivo Geral:

Compreender e avaliar o contexto relativo ao lixo no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril, a partir do ponto de vista ético, com a finalidade de desenvolver a cidadania coletiva, aplicando o conhecimento cientifico.

6.2 Objetivos Específicos:

            Observar o ambiente através de saídas de campo e realização de registros;

Verificar as principais doenças disseminadas pelo lixo acumulado;

Mapear se no bairro existem lixeiras suficientes;

Identificar se é os animais que rasgam os sacos de lixos e espalham;

Avaliar o impacto ambiental do lixo;

Identificando outros fatores.

 

7 – Referencial Teórico:

A crescente ampliação das áreas urbanas têm sido uma constante para degradação do Meio Ambiente, contribuindo com o crescimento dos impactos ambientais. Pois a produção e descarte inconsciente dos resíduos são responsáveis pelas alterações ambientais que ao longo do tempo modificam a paisagem e comprometem o ecossistema. Segundo Fernandez (2004) “as alterações ambientais ocorrem por inumeráveis causas, muitas denominadas naturais e outras oriundas de intervenções antropológicas, consideradas não naturais”, sendo esta a atuação do homem.

Todo o ser humano, independente de posição social, anseia viver em um espaço saudável. Para isso, é necessário a conscientização do homem, tomando medidas de mudança urgente.

A cultura de um povo ou comunidade caracteriza a forma de uso do ambiente, os costumes e os hábitos de consumo de produtos industrializados e da água. No ambiente urbano tais costumes e hábitos implicam na produção exacerbada de lixo e a forma com que esses resíduos são tratados ou dispostos no ambiente, gerando intensas agressões ao meio.

Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo urbano produzido estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água. Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças, tais como cães, gatos, ratos, baratas, moscas, vermes, entre outros. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente.

Diante de todos os fatores citados, pensamos que a lógica é a conscientização e mudança urgente. No entanto, isso só poderá acontecer quando o homem perceber o caminho que está trilhando. Para Ferrara (1999, p. 153) percepção ambiental é “[…] informação na mesma medida em que informação gera informação: usos e hábitos são signos do lugar informado que só se revela na medida em que é submetido a uma operação que expõe a lógica da sua linguagem”. A esse contexto dá-se o nome de percepção ambiental. Mucelin e Bellini (2006) enfatizam que no contexto urbano as condições apresentadas pelo ambiente “[…] são influenciadas, entre outros fatores, pela percepção de seus moradores, que estimulam e engendram a imagem ambiental determinando a formação das crenças e hábitos que conformam o uso”.

 

8 – Metodologia:

Pesquisa qualitativa e quantitativa, mapeamento, pesquisa, entrevista, relatório final, banner.

 

9 – Referencias Bibliográficas:

 

FERNANDEZ, F. A. dos S. O poema imperfeito: crônicas de Biologia, conservação da natureza, e seus heróis. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2004.

FERRARA, L. D´A.. Olhar periférico: informação linguagem, percepção ambiental. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1999.

MUCELIN, C. A., BELLINI, L. M. A percepção de impactos ambientais no ecossistema urbano de Medianeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, 3, Medianeira. Anais… Medianeira: UTFPR, 2006. 1 CD-ROM.

www.Ibge.gov.br>. Acesso em: 10 nov. 2004.

www.lixo.com. Visita no dia 31/07/2016, as 22 horas.

PROJE1
Integrantes da COM-VIDA após reunião analisando textos e elaborando o Projeto de Pesquisa.

COM- VIDA para ação da EMEI Alice Maciel

Um dos sonhos descritos na Agenda 21 escolar foi realizado com sucesso. Foi solicitado junto a secretaria de obras a pintura de uma parte da calçada em frente a escola e colocação de uma placa indicando horários para o desembarque de escolares assim não atrapalhando o trânsito em frente a escola… ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades . Os alunos do COM- VIDA foram observar como ficou a pintura e viram que o trânsito ficou melhor em frente a escola. Não dando congestionamentos.

 

Observando a pintura da calçada
Observando a pintura da calçada
Placa de orientação de embarque e desembarque de escolares
Placa de orientação de embarque e desembarque de escolares
Pintura da calçada
Pintura da calçada

 

EMEI Alice Maciel contra o Aedes Aegypti- 1ª postagem

Os alunos do COM- VIDA da Alice Maciel, a partir de uma história contada pela professora, realizaram uma caminhada pelo bairro afim de achar possíveis focos de mosquitos, fomos em um terreno abandonado que fica do lado da escola onde podem existir focos. Eles ficaram impressionados pelo lixo e sujeira existente no local. Quando voltamos para a escola relataram para os outros coleguinhas o que tinham encontrado durante a caminhada.

 

Livro da história sobre o Aedes
Livro da história sobre o Aedes
Olhando um pneu velho
Olhando um pneu velho
Procurando focos do mosquito
Procurando focos do mosquito
Garrafa velha com água
Garrafa velha com água
Olhando os lixos abandonados
Olhando os lixos abandonados

Rudi Contra o Aedes

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 A EMEF Rudi Lindenmeyer juntamente com pais e alunos,estão mobilizados na luta para combater o Mosquito Aedes Aegypti…

Foram confeccionados fanzines que foram distribuídos na comunidade com dicas de combate ao mosquito

 

 

Todos contra a dengue

 

 

Os alunos da E.M.E.F Luís Böes, juntamente com seus professores desenvolveram várias atividades de prevenção e conscientização quanto ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Aprenderam como se prevenir, cuidados com o local onde vivem, mantendo a higiene e prevenindo assim a proliferação do mosquito.

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confecção de cartazes

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Calisto Eolálio Letti no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Os alunos do Terceiro Ano da Escola Calisto Eolálio Letti, juntamente com os alunos do COM VIDA desenvolveram várias atividades para conscientizar toda a comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Foram realizados diversos trabalhos em sala de aula, cartazes, bonés e confecção de panfletos, que foram distribuídos pelo bairro para conscientização da comunidade. Os alunos também realizaram uma visita a Prefeitura Municipal de Taquara e conversaram sobre o assunto com o Prefeito Titinho.

 

Roda de conversa
Roda de conversa
Saída da escola
Saída da escola
Panfleto
Panfleto
Caminhada pelo bairro
Caminhada pelo bairro
Entrega dos panfletos
Entrega dos panfletos
Visita ao gabinete do Prefeito
Visita ao gabinete do Prefeito

Dona Leopoldina-Vídeo Sobre Educação Ambiental

Os alunos da escola trabalharam sobre Educação Ambiental, visitando o Arroio e os arredores da escola. Compartilharam ideias e trabalhos, fizeram apresentação para as outras turmas. Toda a escola se envolveu no projeto, mas somente os alunos do 3º ano, fizeram o vídeo e depois todos os alunos assistiram o vídeo.

O vídeo fala da destruição do ambiente, dos riscos que a população corre, destruindo nosso Planeta. Os alunos passam a mensagem de conscientização que as pessoas precisam ter. Precisamos cuidar do nosso Planeta. O vídeo foi postado no facebook da escola. EMEF Leopoldina.

https://www.facebook.com/donaleopoldinaemef

Os alunos visitando o Arroio Morro da Pedra.
Os alunos visitando o Arroio Morro da Pedra.
Muito lixo nas margens do arroio.
Muito lixo nas margens do arroio.
Plantando flores nos pneus, para enfeitar a escola.
Plantando flores nos pneus, para enfeitar a escola.
Apresentação dos trabalhos.
Apresentação dos trabalhos.

Tempo de trabalho: 3h

Educomunicação – EMEI Alice Maciel

Na Emei Alice Maciel foi feita a chamada de rádio com uma aluna do Maternal IIB (da turma representante do COM- VIDA). Essa atividade estava prevista para ser realizada na Semana do Meio Ambiente, mas foi realizada posteriormente. Realizei um trabalho de conscientização com a turma e todos aprenderam a cantar a “música”, mas gravei apenas com uma.

Treinando a música com a turma...
Treinando a música com a turma…
Gravando o áudio com a aluna!
Gravando o áudio com a aluna!

EMEF Jorge Fleck na luta contra o Aedes Aegypti

A COM-VIDA, que participa do Projeto “Agente de Endemias Mirim” está fazendo a sua parte e incentivando a comunidade escolar a fazer o mesmo, não deixando água parada. Na escola, o projeto,uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Parobé, teve início com a palestra com agentes da Vigilância em Saúde. Logo, a COM-VIDA estudou um pouco mais sobre o mosquito, tanto em sala de aula com seus professores, como nos encontros do grupo. A partir daí, vistoriaram o pátio da escola, bem como o de suas casas, procurando evitar a existência de água parada. Os alunos realizaram trabalhos sobre o assunto com o incentivo de seus professores, apresentando e expondo-os na escola, confeccionaram e fixaram cartazes pela localidade, abordaram o assunto na Semana do Meio Ambiente através de momentos de conscientização sobre o lixo e de uma animada paródia sobre o Aedes Aegypti. Também formou-se uma parceria com as Farmácias Panvel e distribuiu-se folders sobre o assunto para as famílias e houve a apresentação da escola no Seminário de Socialização das Ações do Projeto Agente de Endemias Mirim, em Parobé.

Palestra com a Vigilância em Saúde
Palestra com a Vigilância em Saúde

 

COM-VIDA se apropriando mais do assunto.
COM-VIDA se apropriando mais do assunto.

 

Conversando com o diretor sobre os problemas de água parada detectados no pátio da escola.
Conversando com o diretor sobre os problemas de água parada detectados no pátio da escola.

 

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Agindo na eliminação dos possíveis focos do mosquito no pátio da escola.
Agindo na eliminação dos possíveis focos do mosquito no pátio da escola.

 

Confeccionando cartazes de conscientização.
Confeccionando cartazes de conscientização.

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Divulgando os cartazes na escola.
Divulgando os cartazes na escola.

 

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Apresentação e mostra de trabalhos das turmas.
Apresentação e mostra de trabalhos das turmas.

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Momento de conscientização sobre o lixo encontrado no pátio.
Momento de conscientização sobre o lixo encontrado no pátio.

 

Apresentando a paródia.
Apresentando a paródia.

 

Distribuindo e recebendo os folders das Farmácias Panvel.
Distribuindo e recebendo os folders das Farmácias Panvel.

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Participando do Seminário de Socialização das Ações do Projeto Agente de Endemias Mirim, em Parobé.
Participando do Seminário de Socialização das Ações do Projeto Agente de Endemias Mirim, em Parobé.

Com-Vida do Colégio Theóphilo plantando mudas de árvore

No mês de junho a Com-Vida do Colégio Municipal Theóphilo Sauer plantou algumas mudas de árvore na frente da escola. O objetivo era propor local com sombra para os alunos e automóveis de pessoas da comunidade escolar.

As mudas de árvore foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de nossa cidade. Foram doadas seis mudas. Todas foram plantadas e os alunos tem cuidado e tratado das mesmas. Houve um pouco de dificuldade no plantio pelo fato de o solo ser pedregoso, mas foi colocada terra adubada de nossa horta e as mudas tem se desenvolvido.IMG_20160503_141836522_HDRIMG_20160623_162303876_HDR IMG_20160503_142646995 IMG_20160503_142656756_HDRIMG_20160623_162303876_HDR

Ação da Agenda 21 da Com-Vida do Colégio Theóphilo

No dia 11 de julho foram remodeladas  e colocadas outras lixeiras no pátio interno do Colégio Municipal Theóphilo Sauer. Observamos que era necessário haver mais lixeiras no pátio e corredores. O grafiteiro Jonilson realizou uma verdadeira obra de arte ao grafitar as lixeiras da escola na qual os alunos muitas vezes não as procuravam para colocar o lixo.

Entendemos a importância de chamar a atenção dos alunos através da arte, e fizemos isso pensando em mobilizá-los a olharem para as lixeiras e se deslocarem até as mesmas e depositarem seus resíduos. Foi uma experiência muito interessante e que já deu algum resultado.IMG_20160711_110644360 IMG_20160711_110619629 IMG_20160711_110929540 IMG_20160711_130805949

Conscientização na comunidade: todos contra o mosquito Aedes Aegypti

No mês de julho, a Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) do Colégio Municipal Theóphilo Sauer realizou uma campanha de conscientização na comunidade próxima à escola contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Na ocasião, algumas alunas do programa visitaram os lares conscientizando e orientando as pessoas à não deixarem recipientes com água parada, foram entregues panfletos de orientação a cada morador. Também aproveitamos para falar da separação do lixo, na qual deixamos juntamente panfletos orientando sobre como separar o lixo seco do orgânico, bem como os dias de coleta seletiva e a tradicional.

Concluímos com esta atividade o quanto é importante orientar as pessoas quanto as formas de proceder em relação ao cuidado com o meio ambiente, e os alunos da Com-Vida ficaram muito satisfeitos com o resultado do trabalho.

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Dona Leopoldina Contra o Mosquito Aedes Aegypti

Os alunos da EMEF Dona Leopoldina, trabalharam a prevenção do mosquito em suas várias formas de contágio. Aprenderam como se prevenir, mantendo a higiene do lugar onde vivem, cuidando para não deixar lixos, e utensílios espalhados pelo ambiente, prevenindo assim a reprodução do mosquito, com a água parada. Fizemos saída de campo, para verificarmos se pelos arredores da escola tem lixo acumulado, verificamos que tem muito lixo espalhado, principalmente nas margens do Arroio, fizemos coleta deste lixo.  Fizemos distribuição de folhetos informativos para a comunidade.

Na escola as professoras trabalharam, fazendo debates, confecção de cartazes, teatros, maquetes, jogos, ver um mosquito no microscópio, e apresentação dos trabalhos para as outras turmas.

O trabalho foi feitos por todas as turmas, Com mais de 2h de trabalho.

“SABEDORIA é saber o que fazer, VIRTUDE é fazer!” (David Star Jordan),

Cartazes com informações sobre a prevenção do mosquito.
Cartazes com informações sobre a prevenção do mosquito.

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Teatro: Os mosquitos ficaram felizes de ver tanto lixo pelo chão.
Teatro: Os mosquitos ficaram felizes de ver tanto lixo pelo chão.
Os heróis vieram fazer a limpeza do local.
Os heróis vieram fazer a limpeza do local.
Os mosquitos ficaram desesperados, tentavam impedir a limpeza.
Os mosquitos ficaram desesperados, tentavam impedir a limpeza.
Por fim passaram a mensagem da prevenção.
Por fim passaram a mensagem da prevenção.

Todos contra o mosquito Aedes Aegypti!!!

A  E.M.E.F Getúlio Vargas desenvolveu várias atividades de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Todas as turmas participaram e os professores no decorrer de suas aulas realizaram debates, trouxeram vídeos, construíram cartazes e confeccionaram mosquitos com material reciclável juntamente com os alunos para expor nas salas de aula.

Foi realizada também, uma caminhada no pátio da escola e no bairro procurando os focos do mosquito. Na caminhada do bairro foram distribuídos panfletos para a comunidade e os alunos foram passando as informações quanto a prevenção, os sintomas da pessoa com o vírus e o combate contra o mosquito Aedes Aegypti, informações essas que adquiriram em sala de aula.

Mosquitos confeccionados pelos alunos!
Mosquitos confeccionados pelos alunos!
Todos os mosquitos prontos para pendurar na sala de aula!
Todos os mosquitos prontos para pendurar na sala de aula!
Dicas de prevenção, feita pelos alunos, espalhadas pela escola!
Dicas de prevenção,espalhadas pela escola!
Cartaz explicando o ciclo do mosquito!
Cartaz explicando o ciclo do mosquito!
Cartazes informativos expostos nos corredores da escola!
Cartazes informativos expostos nos corredores da escola!

“Aedes aegypti: um problema de saúde pública”.

A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO MARTINS RANGEL está desenvolvendo o projeto: “Aedes aegypti: um problema de saúde pública”.

Tendo conhecimento que o ano de 2016 começou com aumento dos casos de dengue e divulgação do surgimento de casos da chikungunya e zika e sabendo da epidemia que assola várias regiões do Brasil e a necessidade de esclarecimento à população escolar, torna-se de alta relevância este projeto, que tem como OBJETIVOS: Trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes. Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença.

Depois do tema ser trabalhado em sala de aula com o apoio de todos professores e alunos, foi realizada uma caminhada pela comunidade escolar afim de aprimorar os conhecimentos sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito que é o transmissor de doenças que podem trazer graves consequências.

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CAMINHADA PELA COMUNIDADE

Realização:

Apoio: